Transforme a sala de aula com o uso das metodologias ativas

Transforme a sala de aula com o uso das metodologias ativas

+
20/12/2023

Conheça a história do professor Carlos Roberto Ramos Moura, que encontrou na Plataforma Escolas Conectadas sua evolução como docente

 

Em meio às transformações constantes na educação, o professor Carlos Roberto Ramos Moura, da cidade de Macapá (AP), decidiu embarcar em uma jornada de aprimoramento profissional que o levaria a repensar suas práticas pedagógicas. Mesmo depois de mais de duas décadas de atuação como professor.

Neste relato, compartilhamos a trajetória do educador e suas experiências ao participar do curso Metodologias Ativas: Aprendizes Protagonistas, oferecido pela plataforma Escolas Conectadas. Confira!

 

Escolas Conectadas e o aperfeiçoamento para aulas mais tecnológicas

Carlos Roberto é graduado em Artes, pós-graduado em Educação Especial e Inclusiva, além de ser formado em Direito e Arquitetura. Ele encontrou na rede pública de ensino do Estado do Amapá sua verdadeira vocação como professor. Desde 1994, leciona atendendo turmas de diversas modalidades, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os Ensinos Fundamental e Médio. 

Atualmente, ele dá aulas para turmas do Colégio Amapaense, uma escola de tempo integral que abraça a diversidade de estudantes de diferentes origens. “Nossa escola atende alunos de bairros periféricos, de municípios vizinhos, de quilombos e de aldeias indígenas, além de oriundos de Atendimento Educacional Especializado (AEE)”, explica.

A necessidade de explorar o digital na educação tornou-se mais forte em 2020, quando a pandemia forçou a busca por alternativas virtuais para que os alunos tivessem acesso às aulas. Foi nesse contexto desafiador que o professor Carlos Roberto conheceu a Escolas Conectadas, por sugestão da Secretaria de Educação do Amapá.

A decisão de participar do curso Metodologias Ativas: Aprendizes Protagonistas foi impulsionada pela necessidade de adaptar-se ao retorno pós-pandemia. 

“Eu buscava estratégias para aperfeiçoar o formato tradicional de aulas e ter acesso a metodologias de ensino que pudessem dar continuidade teórica e prática às aulas virtuais. Mas que ao mesmo tempo envolvessem os estudantes, por meio de resolução de situações-problemas e propostas de soluções práticas e acessíveis. Quando li a sinopse do curso, ficou evidente que ele possuía as estratégias que eu necessitava para aprimorar minha prática docente diante da nova realidade de ensino-aprendizagem pós-pandemia”, conta Carlos.

Leia mais: A importância das metodologias ativas para o processo de ensino e aprendizagem

 

Implementação de projetos inovadores

O aspecto da formação que mais impressionou Carlos Roberto foi a forma interativa de apresentação dos conceitos de metodologias ativas, proporcionando uma compreensão prática. Essa abordagem tornou o curso acessível, segundo o professor, incentivando-o a visualizar cada tema como uma prática em sala de aula.

Dessa maneira, Carlos Roberto enxergou a possibilidade de aplicar as metodologias ativas em suas turmas da escola de tempo integral, e com base nos conhecimentos adquiridos, o professor já implementou projetos inovadores. Por exemplo, iniciativas voltadas para Educação Ambiental, Empreendedorismo, Multiculturalismo, e outros, evidenciando a aplicação prática das metodologias ativas. 

“Fizemos a eletiva Ecoarte, que funciona como um ponto de mutação: direcionado à reciclagem de vidro, à produção de releituras de pinturas modernistas e contemporâneas e multiculturalismo. Também a eletiva Saberes e Sabores Tucujus, que busca o resgate da culinária indígena e quilombola amapaenses, com produção de e-book. E ainda a eletiva Contos e Causos Amapaenses, focada no resgate dos mitos e lendas amapaenses, com produção de vídeos e podcast”, conta o professor.

Leia mais: Educação inclusiva: professora desenvolve novas práticas a partir de formação continuada

 

Evolução profissional com a Escolas Conectadas

O professor Carlos Roberto já concluiu 23 cursos na plataforma Escolas Conectadas, totalizando 536 horas de formação. Sua busca constante por aprimoramento destaca a contribuição significativa da plataforma em sua evolução docente. 

De acordo com o educador, o curso de Metodologias Ativas foi o ápice da sua trajetória profissional em busca de conhecimentos. “Expandiu meus horizontes em busca de aperfeiçoamento, disponibilizando ferramentas e estratégias de práticas de ensino em sala de aula, possibilitando vislumbrar inúmeras possibilidades educacionais”, declara.

No curso Metodologias Ativas: Aprendizes Protagonistas, o foco é o conceito fundamental das metodologias ativas e o conhecimento de algumas das estratégias que compõem esse conjunto diversificado de abordagens metodológicas. Ao assistir às aulas, o educador tem acesso a recursos pedagógicos que têm o potencial de aprimorar as práticas dos profissionais, destacando a importância da autoria e autonomia dos estudantes.

Além disso, é discutido formas práticas de implementar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dando ênfase especial às competências digitais que estão integradas ao escopo formativo da educação básica brasileira. É explorada a conexão entre essas competências digitais e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, reconhecendo a relevância desse enlace para a formação integral dos estudantes.

Uma nova turma do curso Metodologias Ativas: Aprendizes Protagonistas estará disponível na plataforma Escolas Conectadas em 8 de janeiro de 2024. Fique atento!