Aprendizagens prioritárias: diversifique suas estratégias metodológicas para enfrentar desafios

Aprendizagens prioritárias: diversifique suas estratégias metodológicas para enfrentar desafios

+
20/04/2023

Professora Cleoneide Santos Reis Barbosa, de Itupeva, transformou seus alunos em protagonistas em sala de aula com o uso de atividades lúdicas. Saiba mais!

 

Priorizar as aprendizagens essenciais para garantir que os estudantes tenham a base necessária para avançar no ensino básico e se desenvolverem em cada uma das etapas escolares é um dever da escola. Mas também um desafio para educadores de todo o país. 

Além disso, a identificação de quais são essas aprendizagens e o entendimento de como aplicá-las é uma tarefa que se tornou ainda mais complexa depois da pandemia, que fez com que os níveis de defasagem de aprendizagem aumentassem.

Em 2021, apenas um em cada 20 jovens brasileiros terminam a educação básica com o conhecimento esperado em matemática, segundo dados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). O Brasil é o segundo colocado no ranking de proficiência nessa área do conhecimento entre jovens de 15 anos, de acordo com a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). 

É preciso entender o novo contexto geral da educação e, para além disso, avaliar cada aluno individualmente com o objetivo de  identificar suas dificuldades e incentivar suas potencialidades. Depois, é hora de partir para a prática e colocar as aprendizagens prioritárias em primeiro lugar no planejamento pedagógico. 

Quer saber como isso é possível no contexto educacional em que você está inserido? Confira a seguir um exemplo prático vivenciado por uma educadora que concluiu a formação gratuita de Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático, da Escolas Conectadas. 

 

Identificar necessidades é o primeiro passo

Cleoneide Santos Reis Barbosa (41) mora e leciona na cidade de Itupeva, no interior de São Paulo. Ela dá aulas para turmas do 3º ano do Ensino Fundamental no CEMEB (Centro Municipal de Educação Básica) Vereador Laerte Retondo. A professora começou a participar das formações na plataforma Escolas Conectadas pois viu nelas a possibilidade de aprimorar seus conhecimentos e práticas de ensino.

Professora Cleoneide Santos Reis Barbosa, de Itupeva (SP)

Atuante em sala de aula há 12 anos, Cleoneide entendeu o curso Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático como uma oportunidade para solucionar um desafio em sala de aula: a retomada do ensino presencial após um período de ensino remoto nunca antes enfrentado. Afinal, assim como outros educadores, ela voltou às atividades na escola sem saber quais dificuldades os alunos iriam apresentar.

“Escolho os cursos sempre para melhorar meu desempenho na sala de aula. O que mais me chamou atenção durante a formação foi a chance de aprender técnicas novas para aplicar com minha turma: os jogos e as dinâmicas desenvolvidos com ludicidade e agrupamentos produtivos”, conta a professora Cleoneide.

Além de entender melhor como trabalhar a priorização curricular a partir de ferramentas como os mapas de foco, a educadora se muniu de ideias e inspirações para aplicar todos os conceitos aprendidos de forma prática.

 

Lúdico como ferramenta de aprendizagem

Como priorizar aprendizagens essenciais e promover a recomposição de aprendizagens nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para a professora Cleoneide, a resposta está em propor e diferenciar atividades que envolvam todos os estudantes. 

A formação feita pela educadora se transformou, em sala de aula, em jogos, rimas, quizzes, palavras secretas, passa ou responde, bingos e desafios, “tudo desenvolvido e aplicado de forma lúdica”, como ela mesma explica.

Os resultados não poderiam ser melhores: “Isso não só melhorou a aprendizagem da turma como incentivou as crianças a serem seus próprios protagonistas das suas aprendizagens", conta Cleoneide sobre o andamento das aulas no período pós-pandemia. Experiências positivas como essa a incentivam ainda mais a seguir na formação continuada.     

 

Aprenda e aplique também

O curso Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático proporciona a você, educador, o desenvolvimento de uma série de habilidades que vão levar ao entendimento do que deve vir em primeiro lugar ao pensar cada um de seus planos de aula. 

A partir da formação, a ideia é que você selecione focos essenciais a serem trabalhados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com instrumentos da priorização curricular; localize e investigue nos Mapas de Foco as habilidades prioritárias a serem desenvolvidas; identifique a progressão de aprendizagens e desenvolva atividades capazes de promover a aceleração das aprendizagens.

A formação tem como foco transformar todos esses conhecimentos em atitudes efetivas. Ela é totalmente gratuita e on-line, além de autoformativa, ou seja, sem mediação. Dessa forma, fica mais fácil encaixá-la na sua rotina. Ao todo, são 10 horas de carga horária. 

As inscrições já estão abertas: acesse a plataforma, saiba mais detalhes e comece agora mesmo!

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 21


Cleoneide Santos Reis Barbosa
20/04/23 16:02
Amo, aprender e pôr em prática os conhecimentos adquiridos.! gratidão Escolas conectadas! 
Sonia Aparecida Silva Rodrigues
24/04/23 17:42
Tenho realizado os cursos e meu crescimento profissional está incrível sempre conectada com o que esta se discutindo no momento. Espero continuar e crescer ainda mais, colocando em prática e também tendo como resultado um crescimento pessoal.
Izonete Maria do Prado I
24/04/23 18:11
Esse conteúdo foi muito bom e interessante! 
Izonete Maria do Prado I
24/04/23 18:13
Esse conteúdo foi excelente !
Vilma Sarafina Soares Conceição
24/04/23 18:26
Cada dia mais inovador e interessante 
Maria da Conceição Queiroz
24/04/23 19:18
Depoimento muito interessante e incentivador para nos professores se renovar a cada dia da nossa trajetória como profissional da educação 
Maria Aparecida dos Reis Santos
25/04/23 18:15
Sempre que tenho oportunidade realizo cursos de formação aqui na plataforma,que nos oportuniza transformar conhecimentos em atitudes efetivas com nossos alunos bem como o nosso crescimento profissional.
Maria Aparecida dos Reis Santos
25/04/23 18:17
Sempre que tenho oportunidade realizo cursos de formação aqui na plataforma,que nos oportuniza transformar conhecimentos em atitudes efetivas com nossos alunos bem como o nosso crescimento profissional.
Sergio Luis Sarrao
03/05/23 22:09
Estou dentro, quero participar
Claudia Barboza Oliveira
03/05/23 23:21
Conteúdo  incentivados.
Antonia Rodrigues de Sousa
04/05/23 11:27
MUITO BOM
Agda Nonata da Cruz
04/05/23 22:22
Tudo de bom 
Geane Maria Pereira da Silva
05/05/23 16:35
Muito importante pra educação das nossas crianças 
Sueli Eugenia Querido de Freitas
06/05/23 21:32
Excelente adorei 
Jamille Alves da Silva
06/05/23 22:33
Excelente trabalho.
Tassia Dias Paranhos Mattos
07/05/23 07:34
Gostei muito da proposta! Sempre apostei no lúdico e aprender mais é sempre muito bom.
Maria Edileuza de Brito Silva
08/05/23 19:56
Excelente trabalho! Bom compartilhar trabalho de outros profissionais! Quantas contribuições.Obrigada!
Maria Angela de Arruda Bastos
09/05/23 18:45
Aprender com ludicidade é  mais leve.
Jefferson Barbosa Venâncio
15/05/23 13:06
Aprender é necessário para aprimorar a prática no ensino educacional.
Andreia Silva de Melo Lino123
23/05/23 10:30
Apaixonada pelos cursos da Escolas conectadas sempre atualizados para osnprofessores aprender e coloca  em prática na sala de aula. Gratidão....
Débora Pizapio Moreno
17/06/23 22:21
Cresci muito profissionalmente e melhorei minha pratica graças as formações na plataforma escola conectada. Desde 2020 tenho feito vários cursos e por incrível que parece o pior momento para muitos durante a pandemia foi a melhor experiencia que já tive na educação. muitas ideias dos cursos pude colocar em pratica planejando atividades significativas com metodologias ativas e usando as tecnologias com recursos primordiais. Gravação de vídeos, fotografias, aulas por aplicativo , pesquisas na internet, compartilhamento de experiencias entre outros. Há que saudades das experiencias de aprendizagem no período da pandemia! 

Conteúdos recentes