Três pessoas acenam sorrindo, com ícones que representam criatividade e tecnologia ao redor, como câmera, lâmpada de ideias, design gráfico e modelagem 3D.

Educadores contam suas experiências com ferramentas digitais na prática

+
21/07/2025

Curso gratuito apoia educadores a assumir o controle de novos recursos tecnológicos para aplicar em suas práticas pedagógicas

Há um ano, em agosto de 2024, a plataforma Escolas Conectadas lançou a Imersão Ferramentas Digitais na Prática. Desde então, o curso se tornou um hit da plataforma, atraindo milhares de educadores interessados em dominar a tecnologia e assumir o controle de novos recursos tecnológicos para aplicar no dia a dia da sala de aula.

De forma prática, a formação apresenta ferramentas de design, programação, escrita, inteligência artificial, fotografia e vídeo que ajudam a elaborar experiências de aprendizagem mais envolventes, despertando o interesse, a criatividade e a ação dos estudantes.

Totalmente gratuita e on-line, a imersão é direcionada para todos os professores da Educação Básica. Ao longo do ano, a plataforma Escolas Conectadas conversou com alguns educadores que realizaram a formação e tiveram a sua prática impactada pelos conhecimentos adquiridos durante a jornada.

Conheça suas histórias: 

  • Marenice Costa (Professora de Artes e Língua Portuguesa em Salvador, BA)

A educadora criou o projeto "Visões do Cotidiano", incentivando os alunos a usarem celulares para fotografar a realidade e problemas sociais de sua comunidade. A inspiração veio após realizar a imersão, com destaque para o módulo "Use fotografias e vídeos para criar aulas mais atrativas".

“O curso foi de grande ajuda na elaboração do projeto, pois apresentou a imagem como um poderoso meio de registro, memória, crítica e expressão – um recurso valioso de comunicação. Oferecer aos alunos a chance de se expressarem por meio da fotografia revelou-se uma estratégia enriquecedora em várias áreas do conhecimento”, reflete.

Conheça a história completa aqui.

  • Elaine Soares (Professora de Ciências em Belford Roxo, RJ)

A professora iniciou um trabalho de divulgação científica sobre a vacinação contra o HPV com sua turma de Ensino Médio, após perceber a insegurança dos jovens sobre o tema. Para isso, ela utilizou os aprendizados da imersão, especialmente em ferramentas como Canva e Adobe Express.

“Os cursos da plataforma trazem para a gente visões diferentes, e sempre aprendemos algo. Quando recebi o link da imersão, na hora eu pensei: com certeza vou aprender algo aqui”, relembra Elaine.

Acesse a história completa aqui.

  • Rosilene Xavier (Professora de Matemática e Educação Financeira em Curitiba, PR)

Foi após participar da imersão que a docente descobriu os inúmeros recursos disponíveis no Canva para Educação, algo que ela não tinha tempo de explorar antes. Ela também utilizou a Inteligência Artificial para elaborar atividades de educação financeira.

“[A IA] é a melhor coisa que já criaram para uso do professor. Ela me dá diferentes abordagens de alguns conteúdos, estou maravilhada, tenho usado cada vez mais, e principalmente depois do curso”, afirma.

  • Romelita Oliveira (Professora de Língua Portuguesa em Petrópolis, RJ)

Depois de participar da imersão, Romelita utilizou a Inteligência Artificial do Canva em uma atividade. Ela pediu aos seus alunos para criarem cordéis com temática antirracista, que foram ilustrados com xilogravuras geradas por IA. Os trabalhos foram expostos na escola.

“O curso reforçou o uso de tecnologias que já aplico na sala de aula e trouxe novas ideias para melhorar o ensino. O que mais gostei foi aprender a usar as ferramentas de forma mais prática”, declara Romelita.

  • Rosineide Brazilino de Andrade (Técnica Articuladora na Secretaria de Educação de Recife, PE)

A educadora destacou que a imersão a ajudou a se sentir mais confiante e com propriedade para usar diversas plataformas digitais, como Canva, Scratch, Voki, entre outras.

“Por ser acessível e intuitivo, o aprendizado torna-se descomplicado, especialmente com os links oferecidos durante as aulas, que ampliam ainda mais nossa visão sobre os conteúdos”, observa. Ela também elogia os especialistas responsáveis pelas cinco aulas do curso, avaliando o conteúdo aprendido como “riquíssimo”. “A experiência é dinâmica e prática, nunca monótona ou cansativa. Além disso, os recursos fornecidos vão além dos temas abordados, abrindo novas possibilidades para aprimorar nossas aulas, o que é extremamente gratificante.”

Leia todas essas histórias aqui.

Volte às aulas dominando a tecnologia!

Com o retorno às aulas se aproximando, é fundamental que os educadores estejam munidos das ferramentas mais eficazes para engajar sua turma e prepará-la para um mundo cada vez mais digital. A imersão “Ferramentas Digitais na Prática para Professores” oferece a oportunidade de transformar e potencializar suas práticas pedagógicas.

Mais do que apenas o uso instrumental, o curso enfatiza o papel chave do educador no apoio ao desenvolvimento de um uso crítico e reflexivo das tecnologias digitais pelos estudantes. Não perca a chance de se apropriar desses conhecimentos práticos para um retorno às aulas mais significativo e com impacto na vida de seus estudantes.