No Dia dos Professores, veja três histórias inspiradores que marcaram o Escolas Conectadas

15/10/2021
No dia 15 de outubro é comemorado o Dia dos Professores e nós queremos parabenizar todos aqueles que inspiram e transformam a vida de crianças, jovens e adultos por meio da educação. Para nós, a data é ainda mais especial pois é o momento de celebrar, também, a confiança depositada em nossa plataforma por tantos educadores que buscam aprender novas metodologias e práticas pedagógicas.

Para inspirar, reunimos relatos de educadores que participaram de nossas formações e nos marcaram com suas experiências, como é o caso do professor de artes Murilo Carvalho Rodrigues, de 34 anos, que percorre 22,5 km para chegar à escola que trabalha e atender mais de 400 alunos da comunidade ribeirinha da Ilha de Cotijuba, na cidade de Belém. Por meio dos cursos do Escolas Conectadas, ele descobriu uma forma de implementar a brincadeira na sala de aula e disso nasceu um projeto de horta colaborativa, que envolve outras diversas matérias na produção.

“As crianças fazem arte quando estimulam a imaginação pensando nas situações que ocorrem normalmente em hortas e ilustram individualmente as cartas ou coletivamente o tabuleiro. Racionam e usam a matemática quando contam as casas ou calculam os lados opostos do dado que devem somar o numeral sete. Pensam em Ciências ao falar sobre os aspectos biológicos dos vegetais, em Geografia ao abordar a vegetação local. Tudo isso sendo explicado por meio de Português, de História e até pela crença popular de que conversar com as plantas as deixa felizes”, explica o educador sobre o caráter multidisciplinar do projeto.
Além dele, a professora Elenice Costa também encontrou formas de inovar na sala de aula com os 500 alunos da escola Escola Municipal de Tempo Integral Alonso Dias Pinheiro, em Goiânia (GO).
Depois de participar de alguns cursos da plataforma, ela conseguiu novos formatos de estimular a autoestima e as potencialidades criativas dos estudantes. Troca de experiências nos fóruns, um meio para tirar dúvidas e, principalmente, obter conhecimentos que tragam inspirações para a inovação em sala de aula são ganhos listados pela professora "Se não formos transformadores na nossa prática, a gente fica parado no tempo", explica.
As inspirações não param por aí. A professora Fátima Hammes, de Caçador, em Santa Catarina, conseguiu transformar o desafio de como utilizar o tempo de espera do transporte para promover uma atividade com os alunos. Ela criou uma oportunidade de inovar depois de assistir aos cursos da EC e mudou a realidade de 120 crianças em uma escola rural da região com muitas outras atividades. A partir destas relações entre os cursos surgiram ações tanto para aprimorar as práticas já existentes, quanto para implementar elementos inéditos.
“O que mais me encantou na plataforma foi a relação entre os cursos, um complementa o outro. A linguagem acessível, a rapidez da formação e as temáticas de extrema importância para a prática educativa, nos motivam a buscar novas formas de agir ao mesmo tempo em que nos fazem refletir sobre a nossa prática”, finalizou a gestora sobre a experiência com os cursos.
Esses são apenas alguns dos relatos que nos inspiram diariamente e que marcaram a história do Escolas Conectadas. Gostou das histórias inspiradoras? Venha celebrar conosco e fazer parte da nossa comunidade para podermos multiplicar ainda mais experiências educativas. Esperamos você.

Marcia Aparecida Silva Tessaro
15/10/21 17:59
Muito inspirador, ver o desempenho dos educadores para impactar e fazer diferença na vida destas crianças, jovens e adultos.  Me motiva a continuar acreditando que é possível construir algo especial para as próximas gerações.  Muito Obrigada, por fazer parte disso!!!  Parabéns a todos que Lutam pela Educação!!!

Iara Catarina de Oliveira Ferraz
15/10/21 18:17
Parabéns à todos que lutam pela educação! Muito Obrigada!
Maria de Lourdes Cupertino Gomes
15/10/21 19:39
Ser professor é um grande desafio. Esta é uma profissão que precisa fazer a diferença, precisa desenvolver o trabalho com amor e determinação. É um prazer fazer a diferença na vida de cada aluno
Berenilde do Socorro Guerreiro Lima
15/10/21 23:57
Ser professor nunca foi uma tarefa fácil no Brasil, mas perdurar até hoje, são os sonhadores, os construtores do amanhã, são aqueles que sorriem, pois sabem que das suas mãos saem vida. Feliz dia dos professores.
Ederlucio Luciano Dornelas
16/10/21 21:54
          Não há nada mais gratificante que reencontrar um ex-aluno e ouvir que você fez a diferença na vida dele, é isso que me motiva a querer continuar nesta profissão primordial.
Maria Doralice Alfano Silveira
18/10/21 00:06
Maria DORALICE Alfano Silveira   Diante da realidade em que vivemos ao longo do tempo e muito gratificante fazer parte da história escolar dos alunos que serão o futuro de um mundo melhor cheio de esperança. Porque a Educação e a base o caminho da transformação na  vida de qualquer ser humano.
Alvacir Silva Fernandes
18/10/21 20:23
Realmente é muito bom participar dos cursos de Escolas Conectadas e tomar conhecimento des-tas valorosas experiências que colegas tiveram com seus educandos, tendo por base conhecimen-tos e experiências que adquiriram nos cursos dessa expressiva escola! Afirmo categoricamente que os cursos que participei foram de extrema importância, não só para enriquecer a minha baga-gem de conhecimentos, mas muito mais para somar com os educandos e demais pessoas do meu convívio diário! E para concluir sou muito grato pela homenagem que editaram pelo "Dia do Professor" e aproveito para parabenizar a todos os mestres pelo justo seu merecido dia!
Lucas Gabriel de Castro Macedo
08/11/21 22:19
fera!!!
Sirlei Marcelo Souza dos Santos
12/11/21 20:41
PARABÉNS PELO SEU DIA PROFESSOR.  SIRLEI MARCELO SOUZA DOS SANTOS.
Isadora Moura Souza
03/12/21 17:12