Da sala de aula para dentro de casa: como adequar os estudos?

Da sala de aula para dentro de casa: como adequar os estudos?

+
09/04/2020
Em tempos de distanciamento social e da inevitável suspensão das aulas em todo Brasil, muitos pais e professores procuram alternativas para manterem o estudo na rotina de crianças e jovens. Um dos desafios nesse contexto é gerar o interesse dos alunos pelo estudo e fazer com que essa atividade tenha maior importância entre outras de lazer. Mas de que forma conciliar aprendizagem, distância e o interesse dos estudantes? A resposta é: através da tecnologia

Em 2019 o Google divulgou a pesquisa Challenger desenvolvida para analisar o posicionamento de pais e professores a respeito do uso de tecnologias em sala de aula. Os dados apontam que 81% dos professores acreditam que a parte mais importante do seu trabalho é ensinar aos alunos as habilidades do futuro. Além disso, 90% acreditam que a tecnologia pode ajudá-los a economizar tempo, assim como 91% consideram que a tecnologia pode tornar o aprendizado mais envolvente. Em relação aos pais, 88% acreditam que a tecnologia pode ajudar os estudantes a reterem melhor as informações e 74% acreditam que as plataformas online permitem que os estudantes aprendam no seu próprio tempo. Logo, se pais e professores identificam as potencialidades da tecnologia no aprendizado, por que não explorar essas ferramentas agora mesmo? 

Atualmente há diversas plataformas digitais de ensino à distância disponíveis na internet. Essas plataformas podem ser ferramentas importantes no processo de aprendizagem tornando-o mais interessante, interativo e até divertido ao conciliar estudo com entretenimento. Na plataforma Escola Digital você encontra uma série de recursos digitais de ensino para os estudantes. Ao acessar, o usuário pode explorar cada uma das áreas de conhecimento ou ainda adicionar filtros para facilitar a sua busca. Ao filtrar por “tipos de mídia” por exemplo, é possível escolher com mais facilidade o tipo de atividade que gostaria de realizar entre animações, apresentações multimídias, jogos, livros digitais, simuladores, vídeos e muito mais.

 Para os professores que desejarem se aprofundar nas tecnologias digitais, o curso Escola Digital: Tecnologias e Currículo está com inscrições abertas na plataforma Escolas Conectadas. Essa formação permite aos educadores incluírem a cultura digital nas escolas, integrando-a ao currículo e fortalecendo atividades, projetos e planos de aula. 

Aproveite para se inscrever clicando aqui.