Confira datas importantes para serem trabalhadas em sala de aula em 2023

Confira datas importantes para serem trabalhadas em sala de aula em 2023

+
23/12/2022

As datas especiais representam ótimas oportunidades para explorar as mais diversas atividades e materiais com os estudantes, tornando a aprendizagem mais significativa

Já é de praxe que as escolas trabalhem datas comemorativas com os alunos, especialmente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A celebração dessas datas é importante tanto para conectar os estudantes ao significado delas quanto para a abordagem e conscientização sobre temas importantes para a sociedade.

A escolha das efemérides que serão trabalhadas em sala de aula deve ser feita em conjunto. Professores e gestores educacionais decidem em reunião de planejamento, antes do início do ano letivo, levando em consideração os valores a serem ensinados e como cada data comemorativa reforça o plano pedagógico da instituição.

Acima de tudo, as escolas precisam estar conectadas com o mundo e estimular seus estudantes a refletirem criticamente sobre a sociedade, contribuindo para seu desenvolvimento cultural, emocional e social.

Tudo isso, porém, diferenciando a abordagem das datas de acordo com a faixa etária dos alunos, para que elas sejam plenamente compreendidas.

A seguir, sugerimos algumas efemérides a serem exploradas em seus calendários escolares no próximo ano. Confira!

Fevereiro

Semana de Arte Moderna

Entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, o Teatro Municipal de São Paulo sediou a Semana de Arte Moderna. Durante o evento, diversos artistas brasileiros se reuniram para realizar conferências, recitais e exposições. Dentre os nomes de destaque estão Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Anita Malfatti, entre outros. É inegável o papel da arte na sensibilização e socialização das pessoas. Além do estímulo à criatividade, a abordagem das diversas manifestações artísticas trabalha a linguagem, as habilidades motoras e a noção espacial. A dança, a pintura, a musicalização e o teatro são opções de abordagem do tema, de acordo com a faixa etária do estudante. 

 

Março

Dia Internacional da Mulher (08/03)

Instituído pela ONU em 1977, a data celebra as conquistas políticas e sociais das mulheres ao longo dos anos. A escolha do dia se deu devido ao “Pão e Paz”, protesto ocorrido em 8 de março de 1917, quando cerca de 90 mil operárias russas foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho e de vida, devido às dificuldades decorrentes da Primeira Guerra Mundial. Reconhecer o papel da mulher na sociedade, estimulando o respeito e a igualdade de gênero é fundamental para que o ambiente escolar seja também um ambiente livre de discriminações.

 

Abril

Dia dos Povos Indígenas e Povos Originários (19/04)

Com o objetivo de homenagear a diversidade dos povos originários, fundamentais na construção da identidade cultural brasileira, a data propõe também uma reflexão sobre a condição do grupo na sociedade na atualidade.  Deixando de lado as abordagens estereotipadas e redutivas, sua introdução pode se dar através da celebração das suas tradições com materiais de qualidade sobre o tema, apresentação de objetos, músicas e brincadeiras típicas. 

 

Maio

Dia do Orgulho Nerd/Dia da Toalha (25/05)

Tudo começou em 2001, quando fãs do escritor Douglas Adams, autor da franquia geek “Guia do Mochileiro das Galáxias”, se reuniram para homenageá-lo, duas semanas após seu falecimento. A data escolhida se deve ao seu legado e ao início da jornada do personagem Luke Skywalker em Star Wars. É impossível ignorar a importância e a influência da cultura geek no cotidiano dos jovens, uma vez que seus elementos estão presentes em livros, games, vestuário e séries amplamente consumidas. Sendo assim, a data pode ser celebrada das maneiras mais lúdicas e criativas possíveis, como jogos temáticos, filmes e cosplays.

 

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre criação de games em sala de aula

 

Junho

Festa Junina

As festas juninas já são tradição e fazem parte da cultura escolar. A celebração carrega influências variadas, como costumes da zona rural, comidas e trajes típicos, brincadeiras e danças. A comemoração da data não precisa se limitar à festa e pode ser explorada através de outras atividades, como brincadeiras típicas, rodas de conversa, projetos de pesquisa e danças. 

 

Julho

Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial (03/07)

Em 21 de março de 1960, ocorreu um massacre a manifestantes que protestavam contra a segregação racial em Sharpeville, bairro da cidade de Joanesburgo, na África do Sul. Mais tarde, em 1966, a ONU determinou a criação do Dia Internacional Contra a Discriminação Racial em referência à data. A ocasião se mostra como uma boa oportunidade para abordar a questão racial no ambiente escolar, considerando a demanda por uma educação antirracista como parte da formação integral do aluno.

Mandela Day (18/07)

Além de principal personagem da luta contra o Apartheid sul-africano, Nelson Mandela também foi responsável por grandes mudanças na educação do país. Por isso, a ONU instaurou a data para homenagear o líder e toda a sua agenda pela paz. Seguindo o exemplo da Fundação Nelson Mandela, o tema pode ser abordado através de ações de transformação e material de apoio, considerando a atuação do líder. O legado de Mandela e sua luta contra a segregação podem ser abordados das mais diversas formas, porém as ações do Mandela Day precisam ser perpetuadas ao longo do ano.

Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha (25/07)

Em 1992, mulheres negras de 70 países se reuniram no 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, na República Dominicana, a fim de dar visibilidade e discutir temas relativos à condição feminina nessas localidades. E, a partir desse encontro, a data comemorativa foi instituída. Introduzir o tema em sala de aula significa abordar o racismo e o sexismo nos mais diferentes esferas e ṕode ser explorado através de rodas de conversa, projetos e pesquisas sobre o assunto.

 

Agosto

Dia do Folclore (22/08)

O Folclore representa a identidade de um povo e seus saberes populares passados de geração para geração. No Brasil, o Dia do Folclore foi instituído em 1965 e a escolha da data se deve a publicação da carta de William John Thoms, arqueólogo britânico e entusiasta do estudo do folclore, que propunha a criação da expressão. A sua celebração em sala de aula aproxima os estudantes da tradição popular e das particularidades culturais em que estão inseridos, e pode ser realizada das mais diversas maneiras: tanto através da contação de histórias, quanto de danças e brincadeiras folclóricas.

 

Leia mais: Brincadeiras do folclore brasileiro podem ser aliadas da Educação Infantil

 

Setembro

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09)

Fruto da ação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a data foi escolhida pela proximidade com a primavera e o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A celebração da efeméride em ambiente escolar é uma forma de refletir e buscar novos caminhos para a inclusão social de deficientes, e promover um debate sobre o preconceito e a falta de acessibilidade.

 

Outubro

Dia da Ciência e Tecnologia (16/10)

16 de Outubro foi escolhido como o Dia da Ciência e da Tecnologia a fim de valorizar grandes descobertas e estimular os cientistas a desenvolverem novas pesquisas. Atualmente, vivemos cercados por inovações e elas estão inseridas até mesmo no ambiente escolar. Isso exige que os estudantes se adaptem constantemente às novidades, enquanto os motiva a adquirirem novos conhecimentos. Com isso, a data se mostra como uma boa oportunidade para incentivá-los a ampliar seus conhecimentos de maneira criativa, através de trabalhos práticos, gamificações, experimentos e gincanas.

 

Novembro

Consciência Negra (20/11)

A data que celebra Zumbi dos Palmares, líder quilombola e maior representante da luta contra a escravidão, é ideal para promover a reflexão sobre a realidade das pessoas negras no Brasil, onde pretos e pardos representam 56% da população do país, mas ainda apresentam os piores indicadores de renda, moradia e escolaridade. Em 2011, foi instituído um decreto que tornou obrigatório o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira em todas as escolas do país. E, como a escola é fundamental para a formação integral do aluno, abordar a diversidade racial em conteúdos didáticos, brinquedos, debates e mídias é também uma forma de estimular o estudante a entender o mundo ao seu redor e respeitar as individualidades.

 

Inicie o ano com novos aprendizados, confira os cursos com inscrições abertas!

 

 

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 4


Luciene Franco Melo
03/01/23 22:58
sim inspirador mas faz necessário algumas datas ao meu ver  dia do professor onde esta nossa valorização pois sem nos não teria doutor, advogado, aniversario da cidade onde mora, dia do aluno, etc.
Maria Aparecida Batista de Oliveira
04/01/23 08:53
Gostei muito das datas,claro que devemos fazer as adaptações de acordo com a faixa etária da turma.
Liete Dacio Garcia
11/01/23 19:09
Eu me interessei de participar o curso para me aperfeiçoar o meu perfil de aprendizagem.
Liete Dacio Garcia
11/01/23 19:09
Eu me interessei de participar o curso para me aperfeiçoar o meu perfil de aprendizagem.

Conteúdos recentes