Datas importantes para ficar de olho em 2024

Datas importantes para ficar de olho em 2024

+
12/01/2024

Selecionamos algumas efemérides que podem render temas e abordagens interessantes para serem trabalhados em sala de aula

 

Para começar o ano letivo bem é preciso planejamento e organização. Por isso, vale a pena ficar por dentro das efemérides que, ao longo do ano, podem ser oportunidades para enriquecer o aprendizado dos estudantes. Dessa forma, você, educador, alia o planejamento pedagógico às pautas atuais e amplia as possibilidades de reflexões e atividades. 

Confira algumas das principais datas comemorativas que podem ser exploradas em sala de aula.

Leia mais: 5 eventos importantes em 2024

 

14 de Fevereiro: Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências

Com origem em 2015, essa data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O objetivo, com isso, foi dar visibilidade à necessidade de igualdade de direitos entre homens e mulheres. Anualmente, a UNESCO, junto com a ONU Mulheres, trabalha a data a partir de diferentes focos.

Nas suas aulas, vale a pena destacar a contribuição das mulheres na área científica ao longo da história e atribuir grandes avanços e criações femininas aos nomes de quem as desenvolveu. Essa também é uma chance de discutir a importância da igualdade de gênero na ciência e incentivar meninas a considerarem essa carreira.

Leia mais: Como o currículo escolar pode incentivar a trajetória de mulheres e meninas na Ciência?

 

21 de Março: Dia Mundial da Infância

Boa parte da infância se dá no ambiente escolar, por isso é tamanha a importância da educação para o desenvolvimento das crianças em uma fase determinante. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicefinstituiu a data justamente para reforçar a defesa dos direitos das crianças.

É importante que os próprios estudantes tenham consciência dos seus direitos em educação, saúde e bem-estar – no Brasil, eles são definidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Esse conhecimento pode ser passado por você, educador, em sala de aula. Além disso, podem ser apresentadas às turmas diferentes realidades e desafios enfrentados por crianças ao redor do mundo.

 

19 de Abril: Dia dos Povos Indígenas

No Brasil, os povos indígenas buscam pelo reconhecimento da sua história e pela garantia de direitos. A data, que até 2022 era chamada de "Dia do Índio", passou a ser conhecida como  "Dia dos Povos Indígenas" para representar, de fato, a diversidade cultural dos povos originários do país.

Esse é um momento oportuno para mergulhar na riqueza cultural, histórica e social dos povos considerados os primeiros ocupantes do território brasileiro do ponto de vista das disciplinas de História e Geografia, Sociologia, além de explorar idiomas nativos, por exemplo. Você pode, ainda, promover discussões sobre preservação cultural e respeito à diversidade étnica.

 

6 de Maio: Dia Nacional da Matemática

Instituído por um projeto de lei de 2004, o Dia Nacional da Matemática surgiu em homenagem a Malba Tahan, pseudônimo de Júlio César Mello e Souza, importante matemático, escritor e educador brasileiro. A Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) celebra a data também para promover a reflexão sobre a educação matemática e incentivar o conhecimento na área.

Na escola, o dia pode ser dedicado a despertar o interesse dos estudantes por essa disciplina, a partir da demonstração da sua aplicação prática e relevância em diversas áreas da vida. Professores podem incentivar uma visão positiva em relação a esse conhecimento a partir de atividades interdisciplinares que envolvam o pensamento matemático.

O ensino de Matemática é um dos temas prioritários para a educação este ano. De acordo com os dados do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (Pisa), o Brasil registrou queda de cinco pontos em matemática (de 384 para 379). Por isso, pensar a recomposição nessa disciplina é essencial. 

Neste mês, a plataforma Escolas Conectadas promove a Imersão em Recomposição de Aprendizagem, que irá oferecer ideias e estratégias para promover a recomposição em diversas áreas, da avaliação aos planos de aula. Inscreva-se até o dia 21 de janeiro para participar!

 

5 de Junho: Dia da Língua Nacional

A Língua Portuguesa está presente no Brasil a partir da chegada dos portugueses no país, em 1.500. Porém, o idioma  como conhecemos hoje se consolidou com características únicas ao longo dos anos, a partir de influências trazidas dos povos originários, como o tupi-guarani, e dos africanos, como o iorubá.

Para além do conhecimento técnico, a Língua Portuguesa carrega uma série de elementos culturais, identitários e históricos em seu aprendizado. Dessa forma, ela pode ser incluída em planejamentos pedagógicos de diferentes disciplinas. O Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) também pode ser estudado para promover a inclusão.

 

25 de Julho: Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha

Desde 1992, o Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha é celebrado para  dar visibilidade para o combate à opressão de gênero, exploração e racismo de mulheres negras. Sua instituição aconteceu durante o Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas em Santo Domingo, na República Dominicana, e teve apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

No Brasil, a data homenageia Tereza de Benguela, líder quilombola e símbolo de luta e resistência do povo negro. Juntamente à história de Tereza, o Brasil tem uma série de personalidades notáveis, com construções sociais e culturais, que podem ser assunto nas aulas. A data também é um convite para promover discussões sobre igualdade, diversidade e combate ao racismo.

Para garantir que a educação antirracista seja cumprida da forma adequada, o curso Introdução à Educação Antirracista, da Escolas Conectadas, traz as determinações das Leis Leis nº 10.639 e 11.645 para a realidade prática em sala de aula. A partir de grandes eixos do tema, elaborados por docentes da Educação Básica, essa formação torna possível a elaboração de práticas de combate ao racismo e construção de identidade nos estudantes. Acesse e dê início.

 

12 de Agosto: Dia Nacional dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1948. Já o Dia Nacional dos Direitos Humanos surgiu em 2012. A data é um tributo à Margarida Maria Alves, líder sindical que foi morta na mesma data em 1983, em Alagoa Grande (PB).

Abordar esse tema em sala de aula é essencial para que estudantes entendam princípios fundamentais como liberdade, igualdade e dignidade. Além disso, a compreensão desses conceitos sensibiliza sobre a importância do respeito aos direitos humanos em âmbito global.

 

21 de Setembro: Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Apesar de ser um tema cada vez mais presente nas discussões sobre educação, a inclusão ainda depende de muitos esforços, atitudes e mudanças para se tornar uma realidade plena nas escolas e na sociedade. O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência representa, justamente, a busca pela promoção da cidadania e participação em igualdade de condições de pessoas com deficiência, e faz parte do calendário oficial do país desde 2005.

Essa é uma oportunidade para promover debates sobre  desafios e possibilidades de inclusão nas escolas, não só com os alunos, mas também com gestores e toda a comunidade escolar. A inclusão pode ser vista dos pontos de vista de acessos, da colaboração, da linguagem, entre outros.

Ainda que a inclusão seja uma premissa essencial nas escolas, os caminhos para torná-la efetiva podem não ser tão claros. No curso Introdução à Educação Inclusiva: Caminhos para a Equidade, disponível na plataforma Escolas Conectadas, você irá entender como tornar o ambiente escolar mais acessível a partir da revisão de conceitos e consolidação de estratégias. Além disso, na formação, são abordadas as diversas dimensões sobre deficiência e acessibilidade. O curso é on-line, gratuito e gera certificado após a conclusão. Conheça!

 

29 de Outubro: Dia Nacional do Livro

Em 29 de Outubro de 1810, foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia. Hoje, a mesma biblioteca é considerada a maior da América Latina e está entre as dez maiores do mundo. Ao longo desse tempo, a leitura tomou diversas formas – inclusive a digital – mas manteve sua incrível importância nos processos de ensino e aprendizagem.

A data dedicada ao livro, portanto, pode representar o momento ideal para estimular o amor pela leitura. É possível envolver toda a escola em eventos ou atividades que estimulam a leitura como ferramentas de conhecimento, imaginação e desenvolvimento pessoal.

 

20 de Novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

Concebido em 1971, o Dia da Consciência Negra foi formalizado, oficialmente, apenas em 2003. A data passou de ponto facultativo para feriado nacional em 2024. Sua instituição coincide com a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e representa a busca pela conscientização sobre racismo e desigualdade social. Ao longo dos anos, a pauta racial vem tomando cada vez mais espaço nos grandes eventos e no dia a dia da educação. 

Do ponto de vista histórico, esse pode ser um ponto de partida para refletir sobre a história, cultura e lutas do povo negro. Já na perspectiva social, você, educador,  pode fomentar discussões sobre igualdade racial e valorização da diversidade étnica com o envolvimento de estudantes.

 

Ao trabalhar essas datas em sala de aula, educadores podem abranger e contextualizar ainda mais os conteúdos já programados com base na própria realidade dos estudantes. Além disso, fortalece o desenvolvimento do pensamento crítico, a empatia e o respeito à diversidade, enriquecendo o ambiente escolar. Você já sabe para qual dessas datas vai se programar? Comente!

 

 

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 6


Denise de Vito Maechler
12/01/24 19:04
O conteúdo disponibilidado pela plataforma ajudará muito na elaboração das datas comemorativas!!!( Dia da Consciência Negra e Zumbí dos Palmares)! TDS as datas favorecem a discussão em sala de aula e aumentam as possibilidades de construção de saberes!👏👏👏
Ivoneila Pedrosa do Amaral
19/01/24 19:42
   As datas comemorativa dao temas relevante e faz parte do nosso cotidiano
Marcia Aparecida Oliveira Morais
22/01/24 16:50
Temos que trabalhar em sala sobre essas datas tão importantes 
Maria Justina de Arruda e Silva
09/02/24 09:46
Trabalhar as datas comemorativas é muito relevante para a formação do aluno . 
Dionne de Siqueira Azevedo
12/02/24 08:11
Excelente!
Neide Corrêa da Guia Silva
16/02/24 20:40
Espetacular.

Conteúdos recentes