Imersão em Recomposição de Aprendizagens

Imersão em Recomposição de Aprendizagens

+
19/07/2023

Bem-vindo(a) ao segundo desafio da nossa imersão, professora e professor!

  1. Para começar, observe as imagens a seguir:
  

2. Agora, selecione uma delas e reflita: no momento representado, poderia estar acontecendo algum tipo de avaliação? Se sim, que possíveis evidências de aprendizagem seriam coletadas? Que instrumentos poderiam ser utilizados? Você pode considerar aspectos cognitivos e socioemocionais!

3. Publique sua reflexão como comentário na caixa abaixo. Informe o número da imagem, seu nome completo, município e estado.

Esteja à vontade para interagir com colegas e apreciar as demais contribuições!

Um abraço!

Equipe Pedagógica Escolas Conectadas

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 440


Evelyn de Queiroz Souza
07/08/23 09:50
A avaliação de aprendizagem é um método utilizado para avaliar a evolução do ensino-aprendizagem dos estudantes. Ela faz parte do processo educativo que exige, além do preparo técnico, a observação e acompanhamento dos professores ao longo de todo o desenvolvimento do aluno em sala de aula.
Anna Vanessa Eurich
07/08/23 11:17
Na figura 2 as crianças estão construindo o conhecimento, juntas, dessa forma a avaliação na concepção formativa consiste no ato de avaliar tanto a trajetória de construção das aprendizagens e dos conhecimentos dos educandos, como também o trabalho do professor, por permitir analisar, de maneira frequente e interativa, o progresso dos alunos, e  para identificar o que eles aprenderam e o que ainda não aprenderam, para que venham a aprender e para que reorganizem o trabalho pedagógico. 



Urbanete Lucia de Barros Schmieleski
07/08/23 15:41
O processo de avaliação é necessário, pois ele nos norteia para a evolução do ensino aprendizagem.
Lucelia Almeida Tito
07/08/23 17:19
imagem 2
LUCÉLIA ALMEIDA
ALTO PARAGUAI, MT

FORMA DE AVALIAÇÃO E INTERAÇÃO ONDE TODOS SE INTERAGEM E DA SUA OPINIÃO E SUGESTÕES.
CONSTROEM CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS JUNTAS.
Vanderlandia do ó Loyola Fernandez
12/08/23 10:33
Na figura 2 podemos observar a construção do conhecimento de forma que os alunos interagem com a situação proposta pelo professor. Colocar os alunos como protagonista durante o processo de ensino aprendizagem é tornar o momento muito mais significativo.
Jose Paulo de Moura Pinto
12/08/23 10:38
Na Figura 1 O interessante é observar a concentração, o foco  e a interação e trabalho em grupo, para que depois, todos possa a colocar em evidência o seu trabalho e a sua ideia
Amanda dos Santos Gomes
12/08/23 10:39
Na figura número 2 . Podemos observar que as crianças estão fazendo uma atividade coletiva junto com a professora . Que é um momento muito significativo e construtivo .
Amanda dos Santos Gomes.
São João de Meriti, RJ.
Marisa Diniz de Oliveira
12/08/23 10:46
Marisa Diniz de Oliveira. Mairiporã - SP
A figura observada é a figura de número 1. Sim. Pode estar ocorrendo uma situação de avaliação. Percebe-se a concentração das crianças. A análise e observação.  O clima parece ameno e agradável.
Silvania Linck
12/08/23 10:49
A Imagem 2 nos traz o protagonismo das crianças onde o professor é o colaborador. É possível observar aspectos cognitivos e socioemocionais na interação e na expressão das crianças, 
bem com no engajamento do coletivo na atividade realizada.
Silvania Linck
Picada Café, RS.
Aline Valter
12/08/23 10:49
Imagem 2
Aline Valter. Monte Carlo SC
Na imagem 2 podemos ver a forma coletiva em que está sendo trabalhada o conteúdo, em que todos os alunos estão participando e a professora interagindo com os seus alunos onde os alunos são protagonistas.
Geniel Araujo Silva
12/08/23 10:49
A avaliação de aprendizagem é um método utilizado para avaliar a evolução do ensino-aprendizagem dos estudantes. Ainda, cabe destacar que na figura 2, os alunos estão construindo saberes consolidados de acordo com BNCC mediante a orientação do professor. A escola precisa oportunizar dados relevantes e observar que mensurar dados não é uma tarefa fácil.  O aluno sempre está em fase de construção. Avaliar, julgar e mensurar são termos complexos devido dependendo do professor massacra o aluno para o resto da vida, ou seja condena a abandonar os estudos.
Geniel Silva
Mato Grosso
Ana Cláudia Miquelão Aquino Nogueira
12/08/23 10:57
Ana Cláudia Miquelão Aquino Nogueira
Rio Casca/Minas Gerais
Imagem 2
Aqui os alunos juntamente com a professora estão construindo o seu conhecimento, de uma forma participativa e sem cobranças. Assim também é possível o professor fazer a sua avaliação com questionamento e deixando que cada um crie e continue expandindo os saberes. 

Mauro Roberto de Seixas Raposo
12/08/23 11:07
Na figura 1 podemos ver que estão concentrados na elaboração de alguma tarefa onde podemos observar que estão presentes os pilares: comparar, testar e concluir 
Ione Benedita de Oliveira
12/08/23 11:10
A avaliação e a interação são  necessárias,pois fazem  parte do processo ensino aprendizagem.
Lucilene Aparecida Fernandes
12/08/23 11:20
Figura 1 Muito interessante observar a concentração, o foco  e a interação e trabalho em grupo, para que depois, todos possa a colocar em evidência  sua ideia
Ivanete Martins da Silva
12/08/23 11:20
A avaliação é  contínua e processual  valorizando todo processo escolar.  As duas figuras representam isso.
Márcio Daniel Boldori
12/08/23 11:25
As imagens mostram o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, pesquisa e exploração.
Sinval Ferreira Coelho
12/08/23 11:29
Figura 1 trabalha o poder de concentração das crianças. Nesse momento ela, a criança, foca na atividade. Sem contar que ela está particularmente interessada no assunto. [Barra do Garças MT]
Cleir Benedita Costa Queiroz
12/08/23 11:31
Figura 1
Avaliação diagnóstica

A avaliação diagnóstica é aquela que busca analisar o desenvolvimento dos alunos ao longo do processo. A partir desse tipo de avaliação, é possível identificar os pontos fortes e fracos de cada estudante, gerando dados que servirão de base para as futuras decisões pedagógicas da instituição. 

Jackson Raimundo Lopes Conceição
12/08/23 11:35
Jackson R Lopes Conceição 
Salvador- Bahia
Figura 2

A avaliação é um processo , neste caso está sendo utilizada a observação na participação, na expressão oral e nas habilidades  motoras dentre outras.
Myllena Petrovisk Freire da Silva
12/08/23 11:39
A imagem 2 é o momento onde os alunos poderão além de trabalhar em equipe, desenvolver a autonomia, interação e o diálogo com seus pares e mediaçãodl do docente, colocando em prática a observação, a pesquisa prévia e a investigação através de interpretação de imagem e o uso de recursos concretos.

Myllena Petrovisk Freire da Silva, João Pessoa, Paraíba.

Leoneide dos Santos Francisco Oliveira
12/08/23 11:40
Leoneide dos santos Francisco Oliveira/Itupeva São Paulo 
1 Imagem
A avaliação formativa é uma metodologia contínua que auxilia os professores a monitorar o progresso do estudante e identificar quaisquer desafios que ele esteja enfrentando à medida que aprende
Leoneide dos Santos Francisco Oliveira
12/08/23 11:41
Leoneide dos santos Francisco Oliveira/Itupeva São Paulo 
1 Imagem
A avaliação formativa é uma metodologia contínua que auxilia os professores a monitorar o progresso do estudante e identificar quaisquer desafios que ele esteja enfrentando à medida que aprende
Elidia Soledad Velasco Gonçalves Camacho
12/08/23 11:41
FIGURA 2
Há possibilidade de observar e avaliar em espaços diversos da sala de aula e a partir de um grupo menos de crianças, com e sem direcionamento.
Myllena Petrovisk Freire da Silva
12/08/23 11:46
A avaliação se dá através de todos os processos desenvolvidos pelo aluno, sendo uma atividade contínua e onde nós docentes podemos verificar através do acompanhamento sistemático onde poderemos utilizar novas estratégias para que os alunos se desenvolva de maneira a utilizar diferentes habilidades e sempre buscando diversificar nossos processos avaliativos.
Marilene Moura Lopes
12/08/23 11:58
Imagem 1 
Marilene Moura Lopes 
Guanambi- Bahia

Observei uma avaliação diagnóstica que aluno traz informação sobre o quanto  domina seu conhecimento, habilidade e competência. 

Eliene Gomes Nascimento
12/08/23 12:13
Eliene Gomes Nascimento 
Várzea Paulista/São Paulo 
Na figura 1 notamos a concentração dos alunos, o foco com o trabalho em grupo. 
O processo de avaliação é necessário, pois faz parte do processo de aprendizagem. 
Ederson Cesar Perucini
12/08/23 12:29
As ações de recomposição das aprendizagens, por meio do planejamento das avaliações diagnósticas, prioriza a formação integral a partir de um projeto elaborado com base nas habilidades que se pretende recompor com os estudantes, contextualizando um problema real e engajando a turma em etapas com metodologias Ativas e busca por soluções.
Oélita Aparecida de Almeida Custódio
12/08/23 12:36
Imagem 1
Na imagem 1, é possível identificar uma avaliação formativa,dessa forma, mapear os pontos fortes e de dificuldade  de cada aluno.
Luziene de Souza Lima
12/08/23 12:46
Na figura 1 as crianças muito bem concentradas em sua atividade e é muito bom, estão focados na interatividade
Luziene de Souza Lima
Manaus Amazonas
Irineu Schwarz
12/08/23 13:11
Na figura 1 os alunos estão realizando as atividades pedagógicas de forma individual, portanto a avaliação pode sim ser realizada de maneira pontual. Mas como estão próximos é possível que aconteça a internação entre eles. 
Irineu Schwarz
Cruz Machado/PR
Fabiano de Freitas
12/08/23 13:25
Figura 1
Nome: Fabiano de Freitas.
Cidade: Jataí - Goiás
Estado: Goiás.

 A imagem 01 vem demonstrando a interação dos alunos na resolução de atividades verificando a parceria entre os colegas de ajudar os demais que estão com dificuldade de aprendizado sobre o tema trabalhado em sala.
Francisca Vitória Leite Silva
12/08/23 13:49
Figura 1 
Nome : Francisca vitória Leite Silva .
Cidade : Trizidela Do Vale 
Estado : Maranhão.
Imagem 1 os alunos estão realizando uma atividade pedagógica avaliativa individual onde o professor irá avaliar um nível dos estudantes.



Francisca Vitória Leite Silva
12/08/23 13:49
Figura 1 
Nome : Francisca vitória Leite Silva .
Cidade : Trizidela Do Vale 
Estado : Maranhão.
Imagem 1 os alunos estão realizando uma atividade pedagógica avaliativa individual onde o professor irá avaliar um nível dos estudantes.



Lucicleia Matos Sobrinho
12/08/23 13:55
PODE SE OBSERVAR A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E PROFESSOR.  OBSERVA -SE  A ANALISE E  INTERAÇÃO ENVOLVIDOS  NO PROCESSO DE APRENDIZADO.
Dalva Maria de Lima Peres
12/08/23 14:04
Na figura 1 podemos ver que estão concentrados na elaboração de alguma tarefa onde podemos observar que estão presentes os pilares: comparar, testar e concluir .
Luciano Ferreira da Silva
12/08/23 14:48
Figura 1
Luciano Ferreira da Silva
Várzea Grande MT
Observamos que nessa figura os alunos estão fazendo uma atividade bem didática com orientação docente.
Essa é uma forma em que os alunos conseguem entender melhor os conteúdos que não conseguiram compreender anteriormente.
Cristiano Pontes dos Santos
12/08/23 15:28
Avaliação é sempre bem vinda já que engroba muitas áreas do conhecimento do aluno.
Elierge Barros Costa
12/08/23 15:31
Na figura 2, a avaliação é mútua,  estudantes aplicados e professores auxiliando com isso todo processo ensino aprendizagem apresentam maior resultado, já que avaliar também o fazer pedagógico conduz o estudante bem orientado.  
Elierge Costa 
Várzea Grande, MT 

Ericson Pablo Nunes Souza Thaines
12/08/23 15:56
Boa tarde. Analisando a Figura 1. Identifiquei a minha realidade hoje em sala de aula e irei desabafar 🤣🤣.
O momento de recomposição de aprendizagem por meio da leitura matemática e aulas de reforço é crucial para fortalecer as bases conceituais dos alunos. Essa abordagem permite que eles revisitem os conceitos, preencham lacunas de compreensão e construam uma base sólida para avançar. Quanto à avaliação, é recomendável incluir uma variedade de abordagens para avaliar tanto os aspectos cognitivos quanto os socioemocionais. Evidências de aprendizagem podem ser coletadas por meio de: 1. **Avaliações Tradicionais:** Testes escritos que abordam conceitos-chave podem ser úteis para avaliar o domínio dos conteúdos. 2. **Material de Projetos no entanto não posso deixar de discorrer sobre uma outra perspectiva, o momento atual de recomposição da aprendizagem pode ser fortalecido através do uso de ferramentas digitais no ensino, como a plataforma Khan Academy. Uma aplicação ideal seria a integração dessa plataforma como complemento às vantagens de reforço e leitura matemática. Aos meus alunos sempre mostro como acessar a Khan Academy para revisar conceitos matemáticos de forma interativa e personalizada. A plataforma oferece lições em vídeo, exercícios práticos e estimativas que se alinham aos objetivos de reforço. Os professores tendo um papel de curadoria, recomendando módulos específicos com base nas necessidades individuais de cada aluno. As evidências de aprendizagem seriam coletadas de diversas maneiras: Progresso na Plataforma: A plataforma acompanha o progresso dos alunos, mostrando quais lições foram concluídas e com que nível de proficiência. Desenvolvimento de Habilidades: Os exercícios concluídos com sucesso demonstraram o nível de domínio de diferentes habilidades matemáticas. Participação Ativa: A frequência e conformidade das pessoas acomodadas do aluno com a plataforma indicariam seu engajamento. Resultados em Avaliações: A plataforma ofereceria estimativas regulares para medir o progresso e a compreensão dos alunos. E acredito que o Feedback do Professor:  usaria os dados da plataforma para adaptado a instrução presencial, focando nas áreas que passaram de mais atenção. A aplicação ideal também considera aspectos socioemocionais: Autonomia: A plataforma permite que os alunos avancem no seu próprio ritmo, promovendo um senso de controle sobre o aprendizado. Motivação: As conquistas desbloqueadas ao completar lições e exercícios poderiam aumentar a motivação dos alunos. Suporte Socioemocional: Os professores poderiam identificar alunos que estão enfrentando desafios e fornecer apoio emocional adicional. Feedback Positivo: A plataforma pode oferecer feedback construtivo de forma não ameaçada, incentivando uma abordagem de aprendizado livre de medo de erros. Personalização: A plataforma adaptativa da Khan Academy atende às necessidades individuais dos alunos, aumentando a autoestima e a confiança. Em resumo, a aplicação ideal das ferramentas digitais no ensino, como a plataforma Khan Academy, seria uma combinação de instrução presencial e aprendizado autônomo. Isso permitirá uma abordagem personalizada, oferecendo evidências sólidas de progresso cognitivo e socioemocional, enquanto os alunos recuperam e reforçam seu domínio da matemática, enfim isso que me surgir quando olhei para a primeira imagem 🤣
Wanderley Evangelista de Souza
12/08/23 16:31
Nome:         Wanderley Evangelista de Souza
 Município: Arapiraca
Estado:       Alagoas
figura:         1

       Observei que de certa forma é uma avaliação devido a concentração dos estudantes analisando o proposto e essa evidência demonstra alunos focados, embora a leitura sendo física que de certa forma  eu admiro, também poderia ser uma leitura via internet para outros domínios de letramento, mostrando assim empenho no aspecto cognitivo dos envolvidos.
Jane Cristine Rodrigues Pereira
12/08/23 17:43
imagem 2 é o momento onde os alunos poderão além de trabalhar em equipe, desenvolver a autonomia, interação e o diálogo com seus pares e mediaçãodl do docente, colocando em prática a observação, a pesquisa prévia e a investigação através de interpretação de imagem e o uso de recursos concretos.

Jane Cristine Rodrigues Pereira 
Belo Horizonte- MG
Liliane Aparecida de Resende Moreira Assis
12/08/23 18:39
Boa noite! Sou Liliane professora em Lagoa Dourada, MG. As imagens refletem sobre o processo de aprendizagem e a avaliação deve ser continua. A imagem 1 demostra a interação dos alunos no processo de aprendizagem, podendo ver o interesse dos alunos em registrar as descobertas e pesquisas. 
Ivani Moreira de Souza
12/08/23 18:48
FIGURA 1
IVANI 
PONTES E LACERDA-MT
OBSERVEI A FIGURA 1, DEVIDO A ORGANIZAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DOS ALUNOS QUE COM CERTEZA ESTÃO REALIZANDO UMA AVALIAÇÃO E ESTA SERÁ AVALIADO O APRENDIZADO DOS ALUNOS E SER ATRIBUIDO A CADA UM UMA NOTA OU CONCEITO. 
Etelma Gonçalves da Cruz
12/08/23 19:55
Figura 2, os alunos além do trabalho em equipe, desenvolvem a autonomia, interação e o diálogo com seus pares estão construindo conhecimentos mediante a orientação daprofessor. 
Etelma Gonçalves da Cruz 
Nova Olimpia MT 
Dulcileide Ferreira da Silva
12/08/23 21:05
A imagem trabalhando conteúdo com imagem ajudando na compreender assunto não aprendido e imagem trabalhando na prática  conteúdo não aprendido
Alessandra Cristina Castro Rando
12/08/23 21:44
Alessandra Cristina Castro Rando
Na imagem 2  a professora está complementando o aprendizado com habilidades práticas e expositivas,o que proporciona uma aula descontraída e participativa 
Mikarla Dantas de Souza
12/08/23 21:53
Para mim, ambas imagens pode representar uma forma de avaliação. A diferença no meu ponto de vista é que na imagem 2, o conhecimento está acontecendo de forma lúdica e é compartilhado entre os pares.
Mikarla de Souza. Natal/ RN
Jucemare Pereira
12/08/23 22:25
Jucemare Pereira
Cuiabá-MT
 Imagem 2. Mostra a interação das crianças com o professor que  é o colaborador . E o envolvimentos das crianças no processo ensino aprendizado na interação em aprender as atividades proposta, e conseguir realizá-las com competências e habilidades. 
Edilma Gonçalves Barbosa
13/08/23 00:00
Edilma Gonçalves Barbosa 
Salgado/ SE
O número 2
As crianças estão envolvidas em uma atividade que além da experiência adquire novos conhecimentos e interagem , ajudando na socialização. Habilidades e conhecimento adquirido. Trabalha assim com a bncc
Edilma Gonçalves Barbosa
13/08/23 00:06
A número 1 mostra alunos concentrados ,mas não deixa de está envolvido na atividade tentando fazer sua pesquisa com autonomia.
Neilce Maria do Espírito Santo do Desterro
13/08/23 05:35
Neilce Maria do Espírito Santo do Desterro 
A imagem 2, o professor como um agente facilitador do processo de aprendizagem como os variados instrumentos.
Maria Lucianade Rezende Escher
13/08/23 07:28
Maria Luciana de Rezende Escher O estudante deve estar no centro do processo, participando da avaliação. Isso pode ser feito de diferentes formas, sempre com uma comunicação clara. Podem ser feitas rodas de conversa sobre os trabalhos, produção textual ou mesmo um questionário digital, que pode incluir uma autoavaliação. “Com uma coletânea de evidências, o estudante se olha e consegue se avaliar
Lilian Tassini de Amorim
13/08/23 10:57
Na figura dois as crianças estão explorando e sendo protagonista da sua aprendizagem, possibilitando várias observações pelo adulto levando uma avaliação crítica que permite identificar as próximas etapas da aprendizagem.
Carmen Deise de Paula da Silva
13/08/23 14:39
Crianças focadas no que está sendo ensinado

Jaqueline Ferreira Braulino Bezerra
13/08/23 16:12
 JAQUELINE FERREIRA BRAULINO BEZERRA .
MUNICÍPIO DE SÃO ROMÃO:MG
É PRECISO QUE NA APRENDIZAGEM HAJA UMA AVALIAÇÃO ,POIS É ATRAVÉS DELA QUE VIMOS A EVOLUÇÃO DO ENSINO E ONDE PODEMOS MELHORAR.
FIGURA 2:NA FIGURA 2 AS CRIANÇAS ESTÃO SE INTERAGINDO JUNTAS ,É MUITO INTERESSANTE E COM CERTEZA UM AUXILIA O OUTRO E SE COMPLETAM ,SOB O OLHAR DO PROFESSOR.
Fátima Rodrigues Chaves
13/08/23 16:53
FÁTIMA RODRIGUES CHAVES - MUNICÍPIO DE NATALÂNDIA - MG
NA FIGURA 2 ACONTECE UMA AULA INTERATIVA, ONDE O PROFESSOR TRAZ SEU CONHECIMENTO, BUSCA O CONHECIMENTO JÁ ADQUIRIDO PELO ALUNO E COMPARTILHA CONHECIMENTOS DE AMBOS LADOS.NESSE PROCESSO ACONTECE NATURALMENTE A AVLIAÇÃO POR PARTE DO PROFESSOR E SE A TURMA TIVER MATURIDADE PARA TANTO, O ALUNO TAMBÉM CONSEGUE FAZER UMA AUTO AVALIAÇÃO DO SEU CONHECIMENTO DAQUELE ASSUNTO.A AULA MOTIVADORA AJUDAR EM TODOS OS ASPECTOS DE UMA FORMAÇÃO INTEGRAL DO INDIVIDUO.
João Camargo Krames
13/08/23 17:00
Processo de avaliação é essencial, porem deve ser feita com variedades de pautas, Na figura 1  Podemos observar que as crianças precisam de concentração e engajamento, auxiliando ao tema e ao convívio em sociedade, uma atividade coletiva junto com a professora, podendo ser avaliado por perguntas, engajamento, trabalho, evolução, e sim é um momento muito significativo e construtivo, tanto para o aluno e tanto para o professor, para nortear as dinâmicas e técnicas que lhe convem... João Camargo krames 
Luiza Helena Batista Reis
13/08/23 17:16
Meu nome é Luiza Helena Batista Reis. Moro em São Gabriel da Palha ES. Imagem 1- sim está havendo uma avaliação. Os alunos estão com imagens de mapas e respondendo tarefas. A avaliação é individual, mas os alunos estão sentados em círculos. Parece que estão bem inseridos nas atividades e a avaliação passa a ideia de ser uma avaliação progressiva e permanente, ou seja, acontece no decorrer das aulas e tudo que o aluno faz é valorizado e avaliado. Como a atenção, o interesse, o empenho, a autoria e a responsabilidade de dar conta daquilo que está sendo realizado na aula.
Luzilene Alves Barbosa da Silva
13/08/23 17:51
Figura 2

Luzilene Alves Barbosa da Silva 
Santo Afonso - MT
Na figura 2 está acontecendo uma produção artística onde os alunos de forma interativa estão compartilhando seus saberes para preencher a atividade proposta com mediação da professora. Neste tipo de atividade os aspectos cognitivos e socioemocionais  são notáveis através das interações entre todos. 

Mauri Grzechota
13/08/23 20:39
Figura 01. Os alunos estão interagindo. Porém há uma concentração total pois pelo que se percebe cada educando realiza sua tarefa. Mauri Grzechota. CONFRESA-MT.
Tereza da Silva Batista
13/08/23 22:58
As duas imagens podem ser de avaliação, pois todos os alunos estão envolvidos em desenvolver a proposta. Avaliar é analisar o todo.
Tereza da Silva Batista 
São Paulo- Rio Pequeno

Cervan Gomes Ferreira
13/08/23 22:59
Cervan Gomes Ferreira
Município de Juína - MT
Na figura 2 a proposta para estudar o objeto de conhecimento é o trabalho com mapa, um instrumento muito importante para localizar cidade, estado, rios, relevos e outros. Percebe-se que o mapa é utilizado como instrumento para verificação da aprendizagem. É uma situação de aprendizagem em grupo em que alem de proporcionar a aprendizagem coletiva, a professora consegue observar o desenvolvimento de cada aluno. 
Patrícia Marcelino
14/08/23 01:04
Na figura 2 podemos observar que os aspectos cognitivos e  socioemocionais estão presentes na vivência das crianças, é possível observar também que os alunos estão construindo o conhecimento juntos e o professor dá ênfase ao protagonismo dos mesmos, oportunizando a construção coletiva das aprendizagens. Dessa forma a avaliação pode ser efetivada através da observação e registro do percurso do processo da construção da aprendizagem.
Rosicleia do Socorro de Vasconcelos Lima
14/08/23 10:01
Rosicleia do Socorro de Vasconcelos Lima
Cidade: Soure - Marajó- Pará
Figura 2
A figura 2 apresenta dois  importantes elementos do processo avaliativo que se dá através da interação e do trabalho em grupo, na busca da construção do conhecimento, tendo, pois, o auxílio da professora a qual busca orientar seus alunos a encontrar possíveis caminhos para sistematização das aprendizagens.
Thiago Marques Pereira
14/08/23 11:13
Thiago Marques Pereira - União dos Palmares - AL
Imagem 2 - Na imagem fica evidente a construção conjunta do conhecimento, nesta metodologia, onde todos contribuem há uma troca de saberes importantíssima no processo de ensino aprendizagem, pois, ajuda aquele aluno com maior dificuldade a progredir junto do grupo e desenvolver em todos habilidades como trabalho em equipe, respeito a opiniões diferentes ou discordantes e etc.

Uara Luísa Gonçalves Almeida
14/08/23 11:14
Uara Luísa Gonçalves Almeida

Buritis – MG

 Imagem 01

Na primeira imagem pode acontecer uma avaliação diagnóstica, na qual busca analisar o desenvolvimento dos alunos ao longo do processo. A partir desse tipo de avaliação, é possível identificar os pontos fortes e fracos de cada estudante, gerando dados que servirão de base para as futuras decisões pedagógicas. Ela pode ser aplicada com atividades ou avaliações escritas individuais que visem avaliar o conhecimento adquirido por cada aluno.

Silvia Regina Lange
14/08/23 11:50
Figura 1 
Nome :Silvia Regina Lange
Cidade : Curitiba
Estado : Paraná

Na figura 1 podemos observar que os estudantes estão concentrados realizando uma atividade individual.  A avaliaçao nesse contexto pode ser processual,  na qual a professora pode avaliar como eles se organizam, quais as dificuldades individuais  de cada um, como desenvolvem todas as etapas propostas e não somente o resultado final.

Leuzelia Carvalho Nobrega
14/08/23 15:26
Leuzélia Carvalho Nóbrega
Barra do Garças - MT.

Imagem 1 – Nesta imagem é notório que os alunos estão concentrados na atividade que está sendo realizada, podemos mapear tanto os pontos  fragilizados e quanto os pontos fortes de cada  estudante, com isso, identificando o nível de cada aluno 
Herminda Pinheiro Bacca Ramos
14/08/23 16:00
Imagem 1 pois observamos a concentração dos alunos. O processo de aprendizagem acontece a partir da aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes através do estudo, do ensino ou da experiência. A construção de conhecimentos em sala de aula deve se constituir de forma gradativa adequando-se a cada estágio do desenvolvimento da criança.
Antonio José dos Santos
14/08/23 17:16
Na primeira imagem podemos observar uma atividade individual onde cada um está apto a resolve-la de acordo com o conhecendo específico que o tem. Já na figura 2, temos um trabalho sendo desenvolvido em grupo, havendo trocas de conhecimentos. No entanto, ambos, não deixam de ser uma avaliação, já que ela é um processo continuo de aprendizagem.

Maria Aparecida Olímpio Alves
14/08/23 18:03
Aparecida Olimpio ,Itabaianinha/Se. A imagem  1,apresenta uma atividade  de pesquisa  e construção  da escrita  através  das observações, pois todos estão  bem concentrados  na atividade  proposta. 
Silvana Pereira dos Santos
14/08/23 18:29
SILVANA PEREIRA ----CAMPO GRANDE MS 
Na figura 2, existe um procedimento de interação entre professor e  aluno, isso é muito importante para o processo e a construção de conhecimento dos educando, esse método de aprendizagem leva o professor (a) realizar sua avaliação, visto que ela busca avaliar o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas do seu educando.




Gilvani Teresinha de Souza
14/08/23 18:43
Imagem 2
Nome: Gilvani Teresimha de Souza.
Sou de Lucas do Rio Verde/MT.
Fazer desenhos no chão pode ser uma atividade muito interessante para avaliar diferentes aspectos cognitivos e socioemocionais em indivíduos, especialmente em contextos educacionais. Essa atividade pode fornecer percepções  valiosas sobre a forma como as pessoas pensam, se expressam, interagem e lidam com desafios. Aqui estão algumas maneiras pelas quais essa atividade poderia estar relacionada a uma avaliação e as possíveis evidências de aprendizagem que poderiam ser coletadas: Criatividade, Resolução de Problemas, Habilidades Visuais, Expressão Emocional e Colaboração. 

Hellen Regina Silva Furtado
14/08/23 18:56
Imagem 2
Na imagem 2 o professor planejou aos alunos uma aula diferenciada, com interação e socialização dos alunos na proposta da atividade. É notável através do registro(foto) que os alunos demonstraram interesse e satisfação pela atividade. Isso proporciona uma vivência fantástica, saindo da zona de conforto e proporcionando aulas diferentes.
Keli Cristina Lima Jacob
14/08/23 19:16
Nome: Keli Cristina Lima Jacob
Município: Juquitiba
Estado: São Paulo

Imagem 2:
Na imagem 2 estava acontecendo também um momento de avaliação onde o professor estaria observando o aluno no coletivo e no individual.
As evidências de aprendizagens coletadas seriam, se o aluno interage com os pares e com adultos, 
o desenvolvimento da expressão através de manifestações artística, a curiosidade deste aluno pela cultura escrita, sua consciência de corporeidade e limites, sua autonomia, reciprocidade e interdependência. 
Em um visão geral, a integração dos conhecimentos e experiências cotidianas das crianças ao patrimônio cultural, fortalecendo aprendizagem e desenvolvimento.



Sheyla de Fátima Ferreira
14/08/23 19:44
Sheyla de F.Ferreira,Minas Gerais.Sim,pode estar ocorrendo uma avaliação,figura 1.É possível analisar e avaliar a concentração das crianças,mesmo sentadas uma ao lado da outra,elas estão focadas na sua atividade.Mostrando-se capazes de concentrar e não atrapalhar a concentração dos colegas,demonstrando respeito ao próximo.
Vanessa de Souza Rabelo
14/08/23 19:56
Vanessa de Souza Rabelo Guarapari es a figura 2 mostra o trabalho coletivo basicamente para compartilhar informações e tomar decisões para se ajudarem mutuamente no desempenho em suas áreas distintas de atuação. Além de ser um excelente momento para observação do professor como o individual participa do coletivo.
Maria de Fatima Bezerra
14/08/23 20:19
Eu A maria de Fatima Bezerra
Moro em São Paulo
A figura 1 
A figura um observamos  os alunos concentrados e interagindo avaliando o seu aprendizado  e assim o professor  acompanha e observa para  ver o nível de seu aprendizado  e daí retomar seus objetivos  e alinhar  o seu planejamento confor a bncc
Sônia Candido e Silva
14/08/23 20:35
Analisei a figura 2, em que os alunos estão construindo a aprendizagem e consolidando os saberes de acordo com BNCC mediante a orientação e intervenção da professora, uma vez que a avaliação de aprendizagem é um método utilizado para avaliar a evolução do ensino-aprendizagem dos estudantes. Ainda, cabe destacar. A escola precisa oportunizar dados relevantes e observar que mensurar dados não é uma tarefa fácil.  O aluno sempre está em fase de construção. Avaliar, julgar e mensurar são termos complexos devido dependendo do professor massacra o aluno para o resto da vida, ou seja, condena a abandonar os estudos.
Sônia Candido e Silva, Novo São Joaquim, MT 

Edith Lucia da Silva
14/08/23 20:55
Edith Lucia da Silva
Várzea grande MT.

Analisei a figura número 01.O importante é que o aluno tenha a oportunidade de expressar suas ideias e demonstrar seu nível de compreensão sobre o tema avaliado.
Sheyla de Fátima Ferreira
14/08/23 21:01
Nome: Sheyla de Fátima Ferreira
Minas Gerais
Figura 1:
Sim,pode estar ocorrendo uma avaliação.É possível analisar e avaliar a atenção e concentração das crianças.Pois,mesmo sentadas uma ao lado da outra,elas estão focadas nas suas atividades, demonstrando assim capacidade de concentração e respeito ao próximo.Com atenção e focado nas atividades,não houve conversa ,portanto,o colega não foi incomodado.


Simoni Zilio Araújo Martins
15/08/23 08:23
Simoni Zilio Araujo Martins
Cachoeiro de Itapemirim - ES
Analisando a figura de número 1, observei que o importante é  que o aluno tenha a oportunidade de expressar suas ideias e demonstrar seu nível de compreensão sobre o tema avaliado.
Walmir Araújo da Silva Júnior
15/08/23 10:01
Imagem nº 1
Walmir Araújo da Silva Júnior
Unaí - MG


Aspectos Cognitivos:

  1. Resolução de Problemas: A professora pode estar apresentando aos alunos desafios ou perguntas que exijam raciocínio lógico e habilidades de resolução de problemas. As respostas e abordagens das crianças ao resolver esses problemas seriam evidências de sua compreensão e aplicação do conteúdo.
  2. Compreensão de Leitura: As crianças podem estar trabalhando com material impresso, como textos ou atividades de leitura. A forma como elas interpretam o texto, respondem a perguntas sobre o conteúdo ou discutem os temas abordados seriam indicadores de sua compreensão da leitura.
  3. Habilidades Matemáticas: Se houver material matemático envolvido, as crianças podem estar resolvendo problemas matemáticos, fazendo cálculos ou explorando conceitos matemáticos. Suas respostas e estratégias usadas seriam evidências de suas habilidades matemáticas.

Aspectos Socioemocionais:

  1. Colaboração: A maneira como as crianças interagem entre si enquanto trabalham em uma mesma mesa pode refletir suas habilidades de colaboração, como compartilhar ideias, ouvir os outros e trabalhar em equipe.
  2. Autonomia: Se as crianças estão realizando atividades independentes ou trabalhando em grupos pequenos, a forma como elas abordam as tarefas e tomam decisões pode indicar seu nível de autonomia e confiança em suas próprias habilidades.

Instrumentos de Coleta de Evidências:

  1. Observação Direta: A professora está observando as crianças individualmente, o que permite detectar suas ações, interações e abordagens durante a atividade.
  2. Registros Escritos: A professora pode fazer anotações sobre as respostas, abordagens e interações das crianças durante a atividade.
  3. Produções dos Alunos: Qualquer material escrito, respostas a perguntas, soluções de problemas ou conclusões alcançadas pelas crianças seriam documentos de suas realizações.


Luciane Lambert Maciel Morgado
15/08/23 10:29
Figura 2
Luciane Lambert Maciel Morgado
São Paulo / SP

Observando a imagem 2, podemos ter certeza que está acontecendo um processo de avaliação.
A educadora, mediadora está interagindo com o grupo, se envolvendo na atividade proposta.
Avaliar um trabalho de grupo tem seus desafios, e não é fácil. Estar atenta para avaliar tanto no individual como no coletivo. A atenção deve ser redobrada, pois existe aquele aluno que pega carona no raciocínio do colega, ou aquele que carrega o trabalho sozinho.
Com a mediação por perto fica mais fácil articular esse movimento de aprendizado em grupo, a aprendizagem cooperativa deve ser estimulada alcançando o desenvolvimento individual e coletivo.
A avaliação deve ter um olhar sensível e reflexivo sobre a criança/ grupo, favorecendo o máximo possível do desenvolvimento do nosso educando.
Terezinha de Jesus de Souza
15/08/23 14:05
 IMAGEM 2
TEREZINHA DE JESUS DE SOUZA
CAMPO GRANDE,MS

 De maneira geral, professores devem participar efetivamente  de métodos baseada em evidências, não só demonstrando o que é relevante para a sua prática na sala de aula, mas participando efetivamente no desenvolvimento das atividades em grupos. As informações expostas oferecem uma introdução às características que determinam práticas educacionais como eficazes, auxiliam o professor na leitura e na compreensão de estudos  em Educação e na procura por práticas educacionais baseadas em evidência para a sua sala de aula e seus alunos. 
Luciana Maria de Sousa
15/08/23 15:46
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SE DÁ DE VÁRIAS FORMAS: PELO PLANEJAMENTO DA AULA; MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS; ENGAJAMENTO; E QUE BUSCA ANALISAR O DESENVOLVIMENTO DA TURMA E/OU DO ALUNO AO LONGO DE TODO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
Ivaneide Maria Melo Sá
15/08/23 16:40
Meu nome é Ivaneide Maria Melo Sá,moro em Glória Bahia.
O processo de avaliação é de extrema importância pois é através do mesmo que podemos avaliar o aprendizado dos nossos alunos,podendo-se utilizar diversas atividades avaliativas.
Escolhi a imagem 1
A imagem representa os alunos realizando uma atividade de pesquisa onde eles tiram dúvidas e ao mesmo tempo estão construindo conhecimentos e ao mesmo tempo fazem interação com os colegas e tira dúvidas com o professor. É importante que haja a interação na turma e assim juntos podem trocar conhecimentos.
Girlene Araújo de Sousa
15/08/23 19:26
 Girlene Araújo de Sousa
Barra do Corda  - Maranhão
Imagem  1
 Onde o professor pode estar avaliando a capacidade dos alunos em  realizar uma atividade  seja ela uma pesquisa,leitura  ou uma interpretação de texto,e que a partir dessa observação possa detectar quais são as  necessidade do educando e traçar novas estratégias para  avançar seu ensino aprendizagem.
Elisângela de Jesus Gomes
16/08/23 01:29
Elisângela de Jesus Gomes.                              Rua cajueiro - Monte Dourado -Almeiri  -Pará.                                                                  Imagem 1 Observa-se que os alunos estão concentrados  na atividade,algo que despertar neles o interesse, pela pesquisa,leitura,textos literários.E assim mostrado terão avanços.
Vandenaldo Campos da Gama
16/08/23 10:00
Vandenaldo Campos da Gama
Lucas do Rio Verde Mt
Imagem 1 pode se obdervar a iinteração entre as crianças, e ao mesmo tempo a aprendizagem.
O professor consegue perfeitamente mediar, analizar, e avaliar.

Joao Batista de Figueiredo
16/08/23 11:02
João Batista de Figueiredo de Cuiabá -MT . Na figura 2 existe um compartilhamento de saberes entre as crianças e todos aprendem juntos de acordo com o conhecimento de cada um.
Cristiane Regina Rodrigues Bittencourt da Silva Campos.
16/08/23 17:45
Imagem 02, Cristiane Regina Rodrigues B.S.Campos, município Natividade/RJ.Na figura 2 as crianças estão interagindo em conjunto (Prof/aluno) com material concreto mapa para melhor entendimento, prestando atenção no que o prof está falando, revisando se ficou em dúvida, poderá ser esclarecido.
Mauricélio da Silva Freitas
16/08/23 18:14
Mauricélio da Silva Freitas, Porteirinha-MG
Imagem 01, onde o professor avalia a competência de um estudante na leitura, interpretação e na resolução das atividades.
Maria Elisabete de Farias Hara
16/08/23 20:05
Elis Hara Santo André
Duas formas de avaliação. Individual e focada com professor como mediador ou em grupo com protagonismo do aluno e vivenciando e interagindo na construção do seu conhecimento.
Marluce Mittmann
16/08/23 23:47
 
Na figura número 2 podemos observar que as crianças estão fazendo uma atividade coletiva, com o auxílio da professora. Nesta figura observa-se o protagonismo das crianças onde o professor é o colaborador. É possível observar aspectos cognitivos e socioemocionais na interação e na expressão das crianças, 
bem com no engajamento do coletivo na atividade realizada. Que é um momento muito significativo e construtivo.
Cleciane Santos Alves
18/08/23 14:07
Cleciane Santos Alves/Sergipe
Imagem 2 - A referida imagem representa um processo de avaliação pautado na interação, na colaboração e na horizontalidade. 
Wilson Pereira de Castro Filho
18/08/23 14:08
Wilson Pereira de Castro Filho / Juína-MT
Na figura 2 demonstra um processo de construção coletiva que favorece a aprendizagem considerando os saberes prévios dos alunos e o compartilhamento de informações durante a ação. A observação da atuação de cada participante permite uma avaliação de cada um dentro de suas próprias possibilidades.
Michele Aparecida de Oliveira
18/08/23 14:27
Michele Aparecida de Oliveira/ Mogi das Cruzes- SP
Tanto na figura 1 como na figura 2 poderíamos aproveitar os dois momentos para avaliar, seja para uma avaliação diagnóstica para levantamento de conhecimentos prévios, seja para uma avaliação formativa onde serão observados por parte do educador, aquilo que os alunos aprenderam após o desenvolvimento do conteúdo.
As figuras por si só, sugerem num primeiro momento, o levantamento de conhecimentos prévios na figura 2 enquanto que na figura 1 observa-se um momento mais formal.
Mas ambas avaliações podem ser feitas, tanto numa situação como na outra.
Neura Salete Rissardi Schelle
18/08/23 20:17
Me identifico muito com a figura 2, onde as crianças constroem o conhecimento juntas, dessa forma a avaliação na concepção formativa,  permite avaliar trajetória da aprendizagem de o progresso dos alunos. Na minha disciplina, idiomas, o feedback é imediato, quando se percebe que os alunos conseguem decifrar códigos e emiti-los.
Elis Regina de Paulo Rodrigues
18/08/23 21:28
 Elis Regina
Rondonópolis - MT
Imagens 2 -  a imagem retrata uma atividade coletiva, onde poderão desenvolver trabalho em equipe,   autonomia, socialização, interação, diálogo e a reflexão do conteúdo abordado com demais colegas, sob a orientação e mediação do professor. 
Viviane Barboza Gomes
19/08/23 06:04
Viviane Barboza Gomes
São Paulo - SP 
Na figura 2 podemos visualizar a professora juntamente com a turma atribuindo uma avaliação onde todos podem esboçar aquilo que de fato aprendeu durante o processo de aprendizagem e de que forma isso ocorreu, cada um contribuindo com sua idéia e opinião, ajudando assim melhor a compreensão e contribuindo com o auxílio também dos alunos que não conseguiram captar devidamente o que queremos retratar, um apoiando o outro a avaliação se torna calorosa e acolhedora.
Mylene Mendes Cornelio
19/08/23 08:29
Mylene Mendes Cornélio
Buritis MG
figura 2: Ela mostra um aprendizado em conjunto, onde os alunos aprendem juntos e o professor é o intermediador. O aluno mais atento poderá fazer pontuações interessantes que com certeza ajudará não só o colega mas também o professor.
Leila Pereira de Matos Ferreira
19/08/23 21:53
Figura 1
Leila P. De Matos Ferreira 
Naviraí MS
Nessa imagem, podemos observar a concentração dos alunos, essas atividades propostas aos estudantes, como esta , os estudantes gostam , ficam concentrados, toda vez que você desperta o lúdico, seja na pintura ou outro tipo de atividades, a participação é muito boa.
Leila Pereira de Matos Ferreira
19/08/23 21:53
Figura 1
Leila P. De Matos Ferreira 
Naviraí MS
Nessa imagem, podemos observar a concentração dos alunos, essas atividades propostas aos estudantes, como esta , os estudantes gostam , ficam concentrados, toda vez que você desperta o lúdico, seja na pintura ou outro tipo de atividades, a participação é muito boa.
Roselene Nardi Batista
20/08/23 19:01
A imagem 2 evidencia  o aspecto cognitivo quando todos estão focados, demonstrando interesse na atividade. Percebe-se o aspecto  socioemocional  na interação  e socialização do grupo de alunos, onde o professor é o facilitador do processo. 

Elenier Zuza dos Santos
21/08/23 18:10
Imagem 2

Elenier Zuza dos Santos 

Nesta imagem pode se avaliar  colaboração, participação, interação,  o cuidado com os objetos, a produção e apresentação final do painel.

Josilene Marçal Silva
21/08/23 19:59
Imagem 2. Josilene Marçal Silva. Serra Azul de Minas forma de avaliação com lúdico onde os alunos saem da sala de aula, corriqueira e interage de forma socializadora e dinâmica. Trablho enriquecedor de aprendizagem.
Tereza Magdalena Aparecida Endlich Coelho
21/08/23 22:28
Tereza Magdalena Aparecida Endlich Coelho 
Rosário Oeste-MT
Na figura 2, podemos visualizar a professora  com a turma atribuindo um tipo de avaliação, ou uma atividad  de consulta, onde os estudantes  podem esboçar aquilo que de fato aprendeu durante o processo de aprendizagem e de que forma isso ocorreu, cada um contribui  com sua idéia e opinião diferentes, e isso faz realmente o diferencial nesse processo, ajudando assim melhorar a compreensão e contribuindo com o auxílio também dos alunos que não conseguiram captar devidamente o que queremos retratar, um apoiando o outro a avaliação se torna calorosa, acolhedora e eficaz. 
Tereza Magdalena Aparecida Endlich Coelho
21/08/23 22:28
Tereza Magdalena Aparecida Endlich Coelho 
Rosário Oeste-MT
Na figura 2, podemos visualizar a professora  com a turma atribuindo um tipo de avaliação, ou uma atividad  de consulta, onde os estudantes  podem esboçar aquilo que de fato aprendeu durante o processo de aprendizagem e de que forma isso ocorreu, cada um contribui  com sua idéia e opinião diferentes, e isso faz realmente o diferencial nesse processo, ajudando assim melhorar a compreensão e contribuindo com o auxílio também dos alunos que não conseguiram captar devidamente o que queremos retratar, um apoiando o outro a avaliação se torna calorosa, acolhedora e eficaz. 
Maria Nilda de Souza Carvalho
22/08/23 10:36
Maria Nilda
Rondonópolis - MT

Na imagem 2, observa-se o trabalho coletivo para fixação do conteúdo, em que todos desenvolver a autonomia, a interação e o diálogo entre a equipe. Nota-se a participação dos alunos e a mediação da professora ao utilizar recursos concretos com os seus alunos, onde eles são protagonistas.
Emerson Felipe Bernaz
22/08/23 11:05
Na imagem 1, é possível identificar uma avaliação formativa,dessa forma, mapear os pontos fortes e de dificuldade  de cada aluno.
José Caetano dos Santos
22/08/23 15:50
José Caetano dos Santos
Cuiabá – MT
Observando as 2 figuras, ( 1) e (2),  podemos aproveitar os dois momentos para avaliar, seja para uma avaliação diagnóstica para levantamento de conhecimentos prévios, seja para uma avaliação formativa onde serão observados por parte do educador, aquilo que os alunos aprenderam após o desenvolvimento do conteúdo.
 As figuras por si só, sugerem num primeiro momento, o levantamento de conhecimentos prévios na figura 2 enquanto que na figura 1 observa-se um momento mais formal.
 

Geliana Ferreira Galvão da Silva
23/08/23 09:44
Esse conteúdo é maravilhoso , excelente!
Renata Cristina Natividade dos Santos
23/08/23 10:14
Imagem 1
Avaliação formativa: onde o professor através de atividades diárias consegue mapear as potencialidades e defazagens dos estudantes, conseguindo agir de forma mais rápida e eficaz no processo de ensino aprendizagem.
Ederson Cesar Perucini
23/08/23 10:17
As duas imagens retrata uma possibilidade de valorizar as metodologias Ativas, focada no protagonismo dos alunos, através do engajamento e trabalho colaborativo e cooperação entre todos os integrantes do grupo.
Genilson Barbosa do Carmo
23/08/23 10:50
Nome completo: Genilson Barbosa do Carmo

Local: Jauru-MT

Imagem selecionada: 2

Reflexão:

Acena representa uma situação propícia para a avaliação. O professor, ao interagir com as crianças enquanto elas estão desenhando, já está realizando uma avaliação formativa. A avaliação, neste caso, não é apenas sobre o desenho em si, mas também sobre como as crianças interpretam e representam o que aprenderam sobre o planeta Terra.

Possíveis evidências de aprendizagem coletadas:

·         A capacidade das crianças de representar graficamente o que aprenderam sobre o planeta Terra.
·         A habilidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
·         A capacidade de expressar oralmente suas ideias e compreensões ao professor e aos colegas.
·         A habilidade de usar o giz como ferramenta de desenho.
·         A habilidade socioemocional de lidar com feedbacks, sejam eles do professor ou dos colegas.

Instrumentos que poderiam ser utilizados:

 

·         Observação direta: O professor pode observar e anotar comportamentos, interações e habilidades demonstradas pelas crianças durante a atividade.
·         Rubrica: Uma ferramenta de avaliação que lista critérios específicos e níveis de desempenho relacionados ao desenho e à interação durante a atividade.
·         Autoavaliação: Ao final da atividade, as crianças podem ser incentivadas a refletir sobre o que fizeram, como se sentiram e o que aprenderam.
·         Diálogo e perguntas: O professor pode fazer perguntas específicas para as crianças, buscando entender suas escolhas e interpretações no desenho.

Ao considerar aspectos tanto cognitivos quanto socioemocionais, o professor pode obter uma visão holística do aprendizado e desenvolvimento das crianças, utilizando a avaliação não apenas como uma ferramenta de medida, mas também como uma ferramenta de promoção da aprendizagem.

Ceres Maria Luke
23/08/23 11:49
CERES MARIA LUKE
FIGURA 2, ONDE OS ALUNOS INTERAGEM NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
Carina Ferreira de Sousa Murta
23/08/23 14:00
Em ambas as figuras pode ocorrer o que chamamos de avaliação, pois esta deve funcionar como método para atingir objetivos de Aprendizagem. São  apenas maneiras diferentes de atingir um mesmo objetivo,o que oportuniza às crianças em fases de desenvolvimento diferentes a construirem conhecimentos, juntas,  ou individualmente. Percebe-se com essas atividades o progresso dos alunos e se reorganiza o trabalho a partir do que  aprenderam . O fazer  pedagógico  já é um  instrumento de avaliação constante. 
Figuras 1 e 2
 Como processo de avaliação 
Carina Ferreira de Sousa Murta 
Araçuaí MG
Carina Ferreira de Sousa Murta
23/08/23 14:00
Em ambas as figuras pode ocorrer o que chamamos de avaliação, pois esta deve funcionar como método para atingir objetivos de Aprendizagem. São  apenas maneiras diferentes de atingir um mesmo objetivo,o que oportuniza às crianças em fases de desenvolvimento diferentes a construirem conhecimentos, juntas,  ou individualmente. Percebe-se com essas atividades o progresso dos alunos e se reorganiza o trabalho a partir do que  aprenderam . O fazer  pedagógico  já é um  instrumento de avaliação constante. 
Figuras 1 e 2
 Como processo de avaliação 
Carina Ferreira de Sousa Murta 
Araçuaí MG
Antonia Luiza da Costa Leite
23/08/23 14:31
 PERCEBI que de certa forma é uma avaliação devido a concentração dos estudantes analisando o proposto e essa evidência demonstra alunos focados, embora a leitura sendo física que de certa forma  eu admiro, também poderia ser uma leitura via internet para outros domínios de letramento, mostrando assim empenho no aspecto cognitivo dos envolvidos.
Benamares Lemos de Magalhães
23/08/23 15:07
imagem 1-
  • Aspectos cognitivos:

    • Compreensão do conteúdo do livro: o professor poderia avaliar se as crianças estão entendendo o que estão lendo, observando se elas estão fazendo perguntas relevantes, se estão fazendo anotações ou comentários no texto, ou se estão participando de discussões sobre o livro.
    • Capacidade de copiar informações: o professor poderia avaliar se as crianças estão copiando o texto com precisão, observando a caligrafia, a ortografia e a pontuação.
    • Capacidade de organizar ideias: o professor poderia avaliar se as crianças estão organizando as informações do texto de forma lógica, observando se elas estão criando um índice ou um esquema para o texto.
Crizalva Pereira Lopes
23/08/23 16:46
Crizalva Pereira Lopes  - Juina - MT

Figura 2
O estudante é protagonista de seu aprendizado. Para isso, deve interagir, criar, enfim se envolver. E nesse momento o professor pode realizar a avaliação. 
Andréa Gomes dos Santos
23/08/23 18:27
Imagem 2, Andréa Gomes dos Santos, Natal - Rio Grande do Norte.

No momento representado, poderia estar, sim, acontecendo uma avaliação. Possíveis evidências de aprendizagem seriam coletadas  a partir de falas e atitudes, para a realização da atividade, bem como de falas e ações, por exemplo, com empatia e encorajamento para aqueles que apresentavam dificuldades. Para tanto, poderiam ser utilizados os seguintes instrumentos: registros parciais e final da elaboração do desenho por meio de vídeos, fotografias e áudios.
Marines Alves
23/08/23 20:20
Figura 2: onde a professora faz com que os alunos participe efetivamente da atividade construindo conhecimento, com materiais concretos.
Edvaldo Albino dos Passos
23/08/23 20:29
Imagem 1- Os alunos podem passar por uma avaliação diagnóstica onde a partir de suas visões temáticas a cerca dos conteúdos expostos estão atentos e participativos. A leitura, a copia  de trechos como se fossem resumos propicia a eles uma aprendizagem e dessa forma o professor pode fazer uma avaliação formativa também. 
Waldirene Moreira da Silva
24/08/23 00:09
Imagem 2 :Quando você compartilha conhecimento, você mostra aos colegas que conhece o assunto, que traz uma boa bagagem de conhecimento; as pessoas passam a ter você como referência, você cria conexões e se torna um canal confiável de conhecimento. Agora se for para obter um diagnóstico de conhecimento cognitivo mais individualizado ,a imagem 1 seria a referencia. Hoffmann  destaca que, “avaliar não é julgar, mas acompanhar um percurso de vida da criança, durante o qual ocorrem mudanças em múltiplas dimensões, com intenção de favorecer o máximo possível seu desenvolvimento”.
Simone Pinheiro da Silva
24/08/23 09:26
Simone Pinheiro da Silva
Cidade de Cuiabá - estado de Mato Grosso.
Figura 2
Neste momento da figura 2 percebemos que pode estar acontecendo uma avaliação tanto cognitiva quanto socioemocional, pois o contexto proporciona o desenvolvimento das duas habilidades. É possível observar que os alunos estão sentindo e pensando em torno da imagem e ativando assim, a memória, a atenção, tendo a noção de espaço e praticando a leitura visual da atividade e o desenvolvendo da linguagem verbal e artística. Tudo isso, em meio a um clima saudável e descontraído na interação com os colegas e a professora.

Jéssica Aparecida Ferreira de Paulo
24/08/23 10:17
O processo de avaliação é necessário, pois ele nos norteia para a evolução do ensino aprendizagem. foto 1
Eloide Aparecida Carvalho
24/08/23 10:22
Na figura número 2 . Podemos observar que as crianças estão fazendo uma atividade coletiva junto com a professora . Que é um momento muito significativo e construtivo fazer em equipe.
Patricia Siqueira May
24/08/23 10:32
imagem 2 é o momento onde os alunos poderão interagir além de trabalhar em equipe, assim irão desenvolver a autonomia, interação e o diálogo com seus pares com auxílio do docente, colocarão em prática a observação, a pesquisa prévia e a investigação através de interpretação de imagem e o uso de recursos concretos.
Teresina Galluzzi
24/08/23 10:58
Teresina Maria Aparecida D'Amato Galluzzi
São Paulo/SP
As figuras 1 e 2
Demonstram formas diferentes avaliação, uma individual para de observar a autonomia do aluno, e a outra em grupo para se observar como trabalham em grupo.
Formas maravilhosas do dia a dia para se avaliar o progresso dos estudantes.
Helemerce Soares Ledesma
24/08/23 11:15
Helemerce Soares Ledesma 
Campo Grande,  MS
Escolhi a figura 1
Pois a concentração, o foco e a realização da atividade que acontece na figura é fundamental para o bom êxito de todo processo 
Patricia Cardoso de Medeiros Rosa
24/08/23 11:39
Patrícia Cardoso de Medeiros Rosa São Paulo Na figura n 2 percebe que as crianças estão aprendendo juntas e que são as protagonistas a avaliação é possível através da observação e escuta ativa.
Camila Pereira da Silva Santos Mendonça
24/08/23 13:22
Imagem 1
Camila Pereira da S S Mendonça 
Araguapaz-Go

A avaliação continuada é uma metodologia imponente, que possibilita o profissional identificar as necessidades dos alunos. Na atividade realizada é possível levantar alguns questionamentos que registre desenvolvimentos como: reconhecimento de situações vividas, desenvolvimento da leitura e interpretação de textos de gêneros diversos, verificar se a compreensão do aluno é apresentada através da oralidade. Entre outros métodos que podem ser aplicados.
Taise dos Anjos Reco
24/08/23 15:13
TAISE DOS ANJOS RECO
TURVO SC.
FIGURA NUMERO 2: 
 POIS PARTIR DO MOMENTO QUE VC COLOCA O ALUNOS COM PROTAGONISTA , ONDE ELE MESMO TEM A CURIOSIDADE NO MOMENTO DA EXPLICAÇÃO O PROFESSOR PODE ESTAR AVALIANDO. DESSE MODO O ALUNO COMO PROTAGONISTA PODE ESTAR CONSTRUINDO O SEU CONHECIMENTO. NÃO NECESSARIAMENTE TEM QUE SER UMA AVALIAÇÃO DESCRITIVA. O ATO EM QUE O PROFESSOR ESTA EXPLICANDO E O ALUNO TEM ESSE INTERESSE JÁ PODE SER AVALIADO. 
Ruth Luíza dos Reis Machado
24/08/23 15:54
Imagem 1 
 Percebe que as crianças estão focadas no que estão fazendo.
Seila Paula de Souza
24/08/23 16:28
Seila Paula de Souza
CáceresMT
Imagem 2 Onde podemos observar os alunos com a professora, juntamente com seus colegas, isso é bom pois ajuda a fazer trabalhos em grupo e tambem a socializar.
Lindinalva Campos Pinto
24/08/23 16:56
 Lindinalva Campos Pinto 
Nobres - MT
Figura 2 - Pode ser uma avaliação tanto cognitiva quanto socioemocional, pois o contexto proporciona o  desenvolvimento das duas habilidades. É possível observar que os alunos estão se interagindo em torno da imagem e ativando assim, a memória, a atenção, tendo a noção de espaço e praticando a leitura visual da atividade e o desenvolvendo da linguagem verbal e artística. Esse ato de avaliar permite analisar, de maneira frequente e interativa, o progresso dos alunos, e  para identificar o que eles aprenderam e o que ainda não aprenderam, para que se  reorganize o trabalho pedagógico. 

Jane Alves Lemes
24/08/23 17:52
A avaliação e a interação são componentes essenciais do processo de ensino-aprendizagem. Ambos desempenham papéis cruciais na compreensão do progresso dos alunos, na adaptação do ensino e na criação de um ambiente de aprendizado eficaz. 
Andrea Cristina Leite Resende
24/08/23 18:20

Nas duas imagens podemos observar vários aspectos: cognitivo, foco na atividade, cooperação, socialização entre outros fatores evidentes no processo de aprendizagem.
Cuiabá- MT
Edineia Maria dos Santos
24/08/23 18:21
Imagem 2
A aprendizagem ocorre de forma coletiva, sendo possível avaliar de forma cognitiva e socioemocional já que o contexto permite desenvolver essas habilidades.
Edinéia Maria dos Santos 
Nova Mutum -MT
Bruna Ribeiro Diniz Campos
24/08/23 18:25
Na imagem 2 a professora poderia realizar uma avaliação formativa e as evidências de aprendizagem poderiam ser a identificação dos nomes dos continentes apontados por ela ou os oceanos. 
Bruna Ribeiro Diniz Campos
Campo Grande - MS
Lauzinete Oliveira Miranda
24/08/23 20:02
Na imagem 2 a professora poderia realizar uma avaliação formativa.

Maria Madalena Luiz Brandâo
24/08/23 21:22
   Maria Madalena Luiz Brandao
   Imagem 2
  Podemos analisar que as crianças estão tão concentradas, dialogando e de uma forma tão     natural, isso é muito gostoso de se ver. pode ser avaliados em vários aspectos. estão como protagonistas de seus conhecimentos.

Eliane Floriano Silva
24/08/23 22:37
Eliane Floriano Silva - Município de Mirassol D'Oeste MT. DRE Cáceres.

Podemos observar na imagem 1 o foco e a concentração da criança para desenvolver a atividades com propostas a partir da pesquisa e a resolução de atividades dirigidas. Já a imagem 2 a proposta é de desenvolver na prática as habilidades  sendo que o aluno participa ativamente na construção coletiva do conhecimento e o professor é colaborativo. 
Evelyne Munoz
24/08/23 23:12
Evelyne MUNOZ
Rosário Oeste MT 
Na imagem 2 podemos ver a forma coletiva em que está sendo trabalhada o conteúdo, em que todos os alunos estão participando e a professora interagindo com os seus alunos onde os alunos são protagonistas.
Valdecir Martins de Lima
24/08/23 23:32
Valdecir M de Lima
União do Sul -MT
Figura 1 observa  a concentração, o foco  e a dedicação a um trabalho.
Aline de Melo de Souza
25/08/23 08:26
Aline de Melo Souza 
Cidade: Juara MT

Na imagem 2 pode ser avaliado através da participação do aluno em conjunto, a interação com os outros colegas, pode ser avaliado também a partir da dedicação que o aluno tem diante da atividade proposta pela professora. 


Daniela Chaves de Araújo
25/08/23 08:30
imagem 1 e imagem 2. nas duas figuras podem estar acontecendo várias formas de avaliação.
nem sempre os alunos devem ser avaliados pelos métodos tradicionais.
daniela chaves de araújo
rio de janeiro/rj
Ricardo Rocha Balani
25/08/23 08:48
A avaliação de aprendizagem é um método utilizado para avaliar a evolução do ensino e da aprendizagem dos estudantes.   
Maria do Carmo Soares Miranda
25/08/23 09:24
Maria do Carmo Soares Miranda
Ribeirão Cascalheira - MT
Nas imagens 1 e 2 podem estar acontecendo diferentes formas de avaliação.
O que mais chamou minha atenção foi a imagem 2. As crianças estão interagindo juntas, é um momento rico de troca de conhecimento, interação e partilha de saberes na construção de conhecimentos.

Mario Lousada de Andrade
25/08/23 10:50
Na Figura 2 é possível percebermos um trabalho colaborativo da aprendizagem. Comparado com a Figura 1, é um método diferente e muito valioso para o desenvolvimento das habilidades e para a confirmação da aprendizagem.
Andrea Augusta da Silva Castro
25/08/23 11:11
Na imagem 1, é possível identificar uma avaliação formativa, dessa forma, mapear os pontos fortes e de dificuldade  de cada aluno.
Marlon Andreas Dahlke
25/08/23 11:23
Marlon Andreas Dahlke - Chapecó - SC
Na imagem 2 acontece um processo de construção e aprendizagem mais colaborativo, onde várias mãos contribuem em um mesmo projeto. Ali pode haver várias opiniões e percepções para a edificação e conclusão dos objetivos previstos. Cada um tem seu papel importante no projeto.
Erica Taisa de Brito Raimundo
25/08/23 11:26
Eu escolho a imagem número 1.

No momento representado, poderia estar acontecendo algum tipo de avaliação relacionada ao aprendizado de matemática. Possíveis evidências de aprendizagem que poderiam ser coletadas são:

  • Resolução de problemas matemáticos: Os alunos podem estar resolvendo problemas matemáticos em suas mesas, mostrando sua compreensão dos conceitos e habilidades matemáticas que foram ensinados.
  • Uso de estratégias de resolução de problemas: Os alunos podem estar discutindo suas estratégias de resolução de problemas com seus colegas, demonstrando sua capacidade de usar diferentes abordagens para resolver problemas matemáticos.
  • Comunicação de ideias matemáticas: Os alunos podem estar apresentando suas respostas e explicando o raciocínio por trás delas, mostrando sua capacidade de comunicar conceitos matemáticos de forma clara e coerente.
Para coletar essas evidências de aprendizagem, poderiam ser utilizados instrumentos como:

  • Provas escritas: Os alunos podem ter sido solicitados a resolver problemas matemáticos em uma prova escrita, onde teriam que mostrar sua compreensão dos conceitos e habilidades matemáticas.
  • Discussões em grupo: Os alunos podem estar participando de discussões em grupo, onde são encorajados a compartilhar suas estratégias de resolução de problemas e explicar suas respostas. O professor pode observar e registrar as contribuições dos alunos durante essas discussões.
  • Observação e registro: O professor pode observar as interações dos alunos com os problemas matemáticos, suas comunicações com os colegas e suas respostas escritas. Essas observações podem ser registradas em um formulário de observação para que o professor possa avaliar o progresso de cada aluno.
Erica Taisa De Brito Raimundo
 Juara,MT.

 

Jessica Leite Ortega
25/08/23 11:33
Jéssica leite Ortega
Bonito MS
Na figura 1 observação da concentração e na aprendizagem 
Eliane de Jesus Araujo
25/08/23 11:48
Eliane de Jesus Araujo, Novo Gama, Goiás.                                                                                                 Na figura 2, as crianças estão colaborativamente construindo conhecimento, o que implica que a avaliação, dentro da perspectiva formativa, envolve a análise contínua e interativa do progresso dos alunos, bem como a apreciação do trabalho do professor. Essa abordagem permite a avaliação da trajetória de aprendizagem e aquisição de conhecimento dos estudantes, identificando o que eles já aprenderam e o que ainda precisam aprender. Além disso, a avaliação formativa possibilita a reorganização do trabalho pedagógico, visando apoiar o desenvolvimento contínuo das competências dos alunos
Loyane Leite de Miranda
25/08/23 12:03
Na figura 2 nos traz o protagonismo das crianças onde o professor é o colaborador. É possível observar aspectos cognitivos e socioemocionais na interação e na expressão das crianças, 
bem com no engajamento do coletivo na atividade realizada. Assim aumentando o aprendizado pois são formas diferentes de aprendizagem Loyane Leite Miranda Porto Esperidião Mato Grosso 
Rosilene Oliveira da Silva
25/08/23 12:10
A partir desse tipo de avaliação, é possível identificar os pontos fortes e fracos de cada estudante, gerando dados que servirão de base para as futuras decisões pedagógicas da instituição. As ações de recomposição das aprendizagens, por meio do planejamento das avaliações diagnósticas, prioriza a formação integral a partir de um projeto elaborado com base nas habilidades que se pretende recompor com os estudantes, contextualizando um problema real e engajando a turma em etapas com metodologias Ativas e busca por soluções.

Guilherme Madeira
25/08/23 12:26
Na figura 2 as crianças estão construindo o conhecimento. Os alunos juntos criam  uma concepção formativa consiste no ato de avaliar tanto a trajetória de construção das aprendizagens e dos conhecimentos dos alunos. O professor com condutor, por permitir analisar, de maneira frequente e interativa, o progresso dos alunos, e  identificando o que eles aprenderam para a reorganizar o trabalho pedagógico. 
Mariana Mattos Pereira
25/08/23 13:21
Mariana Mattos Pereira - Rondonópolis-MT

Figura 2: Podemos avaliar continuamente os estudantes durante as atividades, sem necessariamente aplicar avaliação escrita. Na figura, é possível perceber a interação, a concentração e a experiência de aprendizagem proporcionadas através da atividade, que é uma proposta de metodologia ativa, uma vez que proporciona aos estudantes problematizar as concepções estudadas e tomada de decisão para a aplicabilidade. O estudante será capaz de identificar os continentes, listar os países, comparar o espaço geográfico do mundo, relatar conhecimentos sobre cada continente, imaginar viagens aos países que desejam conhecer pessoalmente, criando narrativas ou relatos de viagem, concluindo a intertextualidade permitida entre a geografia, história e língua portuguesa.




Orleanny de Lima Silva
25/08/23 13:48
a figura  número 2. As crianças envolvidas na atividade está construindo uma aprendizagem mais significativa e dinâmica, a medida que o professor está construindo a atividade com os educando está podendo avaliar as habilidades e dificuldades que os mesmos estão tendo ao longo do processo.
Cleide Souza Rodrigues
25/08/23 14:36
Todas as figuras compõe um processo de aprendizagem seja como na figura 2 o trabalho em grupo ou individual
Marilaine dos Santos Lautete
25/08/23 14:48
Figura 2
Trabalham o conjunto, além da concentração sendo protagonistas no processo de ensino aprendizagem.
Rosângela Falácio Gimenes
25/08/23 14:54
Rosângela Falácio Gimenes - Mirassol D'oeste/MT.
A figura 2, porque o aprendizado se torna mais produtivo quando realizado coletivamente. A troca de experiências enriquece o ser humano.

Glauciene Barbosa de Negreiros Pereira
25/08/23 15:35
As evidências de aprendizagem para a habilidade encontradas na figura 2. identificarmos e analisamos permanências e transformações de diferentes características do ambiente, das formas de vida e das atividades humanas em diferentes tempos e lugares" envolveria tanto aspectos cognitivos quanto socioemocionais. Aqui estão algumas possíveis evidências e instrumentos que poderiam ser utilizados:


Aspectos Cognitivos:

  1. Apresentações orais ou escritas: Os estudantes poderiam fazer apresentações individuais ou em grupos, descrevendo e comparando as mudanças e permanências em diferentes ambientes e contextos históricos. Isso demonstraria sua capacidade de identificar e explicar as transformações e continuidades.
  2. Projetos de pesquisa: Os alunos poderiam realizar pesquisas sobre um determinado período histórico e sua relação com o ambiente e a cultura. Eles poderiam produzir relatórios escritos ou multimídia que destacassem as mudanças observadas.
  3. Mapas conceituais: Os alunos poderiam criar mapas conceituais que ilustrassem as conexões entre os elementos do ambiente, formas de vida e atividades humanas ao longo do tempo. Isso demonstraria sua capacidade de sintetizar informações complexas.
  4. Análise de fontes históricas: Os alunos poderiam examinar fontes históricas, como documentos, pinturas, fotografias, para identificar e discutir as mudanças ao longo do tempo. Isso avaliaria sua capacidade de analisar evidências históricas.

Aspectos Socioemocionais:

  1. Trabalho em equipe: Atividades em grupo poderiam ajudar a desenvolver habilidades de colaboração e comunicação, permitindo que os alunos compartilhem ideias e perspectivas sobre as mudanças históricas.
  2. Empatia histórica: Discussões e atividades que convidam os alunos a imaginar como as pessoas de diferentes épocas se sentiam em relação às mudanças em seus ambientes podem desenvolver a empatia e a compreensão de diferentes pontos de vista.
  3. Reflexão pessoal: Tarefas que pedem aos alunos que reflitam sobre as conexões entre as mudanças históricas e os desafios contemporâneos podem promover a consciência socioemocional e a aplicação do conhecimento histórico à vida real.
  4. Debates e discussões: Envolver os alunos em debates sobre as implicações das mudanças históricas nos dias atuais pode estimular o pensamento crítico e a habilidade de argumentação, enquanto exploram questões sociais e éticas.

Ao abordar a coleta de evidências, é importante garantir uma variedade de abordagens que avaliem tanto as habilidades cognitivas quanto as socioemocionais. Dessa forma, você estará obtendo uma compreensão abrangente do desenvolvimento dos alunos nessa habilidade da BNCC.
Juliana de Lima Moura
25/08/23 17:35
Juliana de Lima Moura

Entre Rios de Minas

Minas Gerais

 Imagem 1
 Para avaliar tal atividade, sugiro uma autoavaliação onde os alunos escrevem sobre suas aprendizagens ao longo do desenvolvimento da atividade ; ou, a própria confecção de um texto coletivo sobre essas mesmas atividades pode ser elaborado.
Regina Aparecida Kobylacz
25/08/23 18:00
Observando a imagem 1 tem~se a impressão que os alunos fazem uma pesquisa sobre um determinado assunto,Acredita-se que haja aprendizagem ,porém não compartilhada.
Celso Kiyoshi Hazama
25/08/23 18:37
Figura 01 - Eu sou Professor de Matemática e acredito que o conhecimento deve ser construído e compartilhado, desta forma fica mais fácil dos alunos que tem dificuldades de falar com o Professor se comunicar com os colegas.
Silvina Jana Gomes
25/08/23 18:52
O processo de avaliação é necessário, pois ele auxilia no trabalho do professor e também ajuda na evolução de aprendizagem dos alunos.
Khatlen Lohanne Martins de Almeida
25/08/23 19:31
Na figura 2 é possivel ver que as crianças estão construindo conhecimento juntas e também estão no centro de sua aprendizagem.

Khatlen Lohanne Martins de Almeida, Boa Vista, Roraima.
Rosane Dias Farinha
25/08/23 22:24
Observando a figura 2, podemos observar a interação no aprendizado entre as crianças do grupo, com participação efetiva na construção do seu próprio conhecimento.
Gilvania Pereira Ramos Mendes
25/08/23 22:34
Percebe-se na imagem 2 o dinamismo dos estudantes com a metodologia ativa, desenvolvendo com autonomia e protagonismo em seu processo de aprendizagem.
Mercina Barbosa dos Santos
25/08/23 23:04
Ressaltei que na avaliação diagnóstica o aluno traz informação sobre o quanto domina seu conhecimento, habilidade e competência. 

Adriana Racco Cestari
27/08/23 11:22
Figura 2 - Aprendizagem do conteúdo, interação com o grupo, desenvolvimento emocional, independência e integração.
Elaine de Fátima Ceolin do Carmo
28/08/23 09:50
Elaine de Fátima Ceolin do Carmo
Paranaíta - MT

Figura 2 - Neste momento o professor está realizando uma avaliação através da interação com os alunos. Quando você compartilha conhecimento, você mostra aos colegas que conhece o assunto, que traz uma bagagem de conhecimento; as pessoas passam a ter você como referência, você cria conexões e se torna um canal confiável de conhecimento.  Na medida que o professor está construindo a atividade com os educando está podendo avaliar as habilidades e dificuldades que os mesmos estão tendo ao longo do processo.
Sonia Luiza de Souza Pinheiro
28/08/23 10:15
  Figura 2 - Essas atividades práticas na vida da criança são importantes na construção de conhecimentos, pois quando ela tem contato direto com o objeto de conhecimento, facilita a sua compreensão e consequentemente sua evolução e autonomia. Dessa forma, a aprendizagem ocorre de forma lúdica e prazerosa.
Cleane Lima do Nascimento
31/08/23 19:59
Figura 2- traz domínio e competência quando trabalha de forma lúdica e com prazer.
Natalia de Oliveira Peixoto
01/09/23 10:32
Natalia Peixoto

Abaetetuba,Pará.

Figura 2- podemos perceber na ilustração a maneira como é construído o conhecimento mútuo entre as crianças através da cognição e interação entre as mesmas e relacionamento professor-aluno pois facilita muito o desenvolvimento afetivo, emocional e intelectual das crianças.  A metodologia do conhecimento ativo faz com que elas se libertem para uma viajem no mundo particular de cada uma. Essa construção melhora muitos as relações em sala de aula e na vida intelectual do aluno.

Nilma da Cruz Amaral
01/09/23 10:35
Imagem 2
Os alunos estão em grupos, desenvolvendo uma atividade lúdica. 
 
Jose Luiz Cavalcante
01/09/23 14:02
José Luiz
Imagem 2  - socialização  e a construção do conhecimento coletivo.

Gabriel Prestes de Freitas
01/09/23 14:21
Todas as figuras compõe um processo de aprendizagem seja como na figura 2 o trabalho em grupo ou individual.
Luana Espirito Santo Rangel
01/09/23 16:43
A cópia e o trabalho em grupo são dois aspectos importantes a serem considerados no contexto escolar de aprendizagem. Ambos têm impacto na maneira como os estudantes adquirem conhecimento e desenvolvem habilidades, mas têm abordagens e implicações distintas.


Cópia:


A cópia refere-se ao ato de reproduzir o trabalho de outra pessoa, seja de forma literal ou em parte, sem dar o devido crédito ou sem compreender o conteúdo. A cópia é geralmente vista de forma negativa no contexto educacional, pois mina a integridade acadêmica e prejudica o desenvolvimento pessoal do aluno. Aqui estão algumas considerações sobre a cópia:

  1. Plágio: O plágio é uma forma comum de cópia, onde os alunos usam o trabalho de outras pessoas (textos, ensaios, relatórios, etc.) como se fossem seus, sem citar adequadamente as fontes. Isso é uma violação séria da ética acadêmica.
  2. Falta de compreensão: Quando um aluno simplesmente copia o trabalho de outra pessoa, ele perde a oportunidade de aprender e compreender o conteúdo por conta própria. Isso pode prejudicar seu desenvolvimento acadêmico a longo prazo.
  3. Consequências: A cópia pode levar a penalidades severas, como notas baixas, reprovação em cursos ou mesmo expulsão da instituição de ensino. Além disso, pode prejudicar a reputação acadêmica do aluno.

Trabalho em Grupo:


O trabalho em grupo envolve a colaboração entre estudantes para realizar tarefas acadêmicas ou projetos. É uma abordagem pedagógica valiosa que pode ter vários benefícios:

  1. Aprendizado colaborativo: O trabalho em grupo incentiva os alunos a compartilhar conhecimento, ideias e perspectivas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Isso pode melhorar a compreensão do conteúdo, já que os alunos podem ensinar uns aos outros.
  2. Habilidades sociais: O trabalho em grupo ajuda os alunos a desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe e resolução de conflitos, que são essenciais na vida real e no ambiente de trabalho.
  3. Diversidade de habilidades: Os grupos podem ser compostos por alunos com diferentes níveis de habilidades e conhecimentos, o que permite que cada membro contribua de acordo com suas forças e aprenda com os outros.
  4. Preparação para o mundo real: Muitas vezes, as situações de trabalho na vida real envolvem colaboração em equipe. O trabalho em grupo na escola prepara os alunos para esses cenários futuros.

É importante notar que o trabalho em grupo bem-sucedido requer uma boa comunicação, distribuição equitativa de tarefas, respeito mútuo e coordenação. Além disso, é fundamental que os alunos compreendam a diferença entre colaboração legítima e cópia, para evitar problemas de plágio durante projetos em grupo.


Em resumo, a cópia é desencorajada no contexto escolar de aprendizagem, pois prejudica a integridade acadêmica e o desenvolvimento individual do aluno. Em contraste, o trabalho em grupo é uma abordagem valiosa que promove a colaboração, o aprendizado colaborativo e o desenvolvimento de habilidades sociais, preparando os alunos para situações do mundo real.




Maria José Arruda das Graças
01/09/23 18:28
Imagem 2
Onde a socialização e o compartilhamento de conhecimentos acontece de forma lúdica e dinâmica, dando melhor sentido ao aprendizado em grupo.
Natana Rodrigues de Moura
02/09/23 08:17
Natana Rodrigues de Moura; Patos-PB
Imagem 2
Nesse tipo de situação, utilizamos uma abordagem oral de avaliação a partir de uma atividade fora da sala de aula. Os estudantes se envolvem de modo coletivo na construção do conhecimento, bem como no seu compartilhamento. 
Assim os estudantes terão a possibilidade de compartilhar experiências pré-existentes sobre a temática que a professora está abordando. Todos os alunos irão ser estimulados a participar e a colaborar com, seus conhecimentos. 
Uma abordagem muito rica e que com certeza é válida como parte de uma avaliação.
Jeswesley Mendes Freire
02/09/23 09:37
JESWESLEY MENDES FREIRE - Salinas/MG.
A imagem número 2 é a minha visão de aula envolvente, na qual todas e todos podemos aprender com as trocas de ideias, evoluindo num processo ensino aprendizagem, de fato, significativo a todas e todos que estão envolvidos na edificação do saber.
Cristieny Marisa de Sena Campos
02/09/23 11:17
CRISTIENY MARISA DE SENA CAMPOS - Confresa/MT
Figura 1: 
É possível avaliar o desenvolvimento individual de cada aluno, pois cada qual está focado em sua atividade. Contudo, podemos também avaliar a colaboração mútua, se levarmos em consideração que estão todos juntos, com seus materiais de estudo próximo aos dos colegas, o que permite uma interação entre os pares e o auxílio mútuo caso necessitem. 
Maria Lucianade Rezende Escher
03/09/23 08:16
Podemos trabalhar de forma simples,  como utilizar alunos monitores.
Lidia A. Sanchez Vargas
03/09/23 17:48
A avaliação é continua, integral e processual. 
Vale destacar que na segunda imagem, os alunos estão trabalhando em conjunto e sendo o protagonista da aula com o auxilio do professor é claro!
Lidia Aparecida sanchez vargas, Ponta Porã - MS
Edxerlin dos Santos Costa
03/09/23 21:04
Figura 1 - Avaliação diagnóstica
Utilizaria este tipo de avaliação,  pois A avaliação diagnóstica é uma avaliação que busca analisar o desenvolvimento do aluno ao longo do processo. Com base nesse tipo de avaliação é possível identificar os pontos fortes e fracos de cada estudante, gerando dados que servirão de base para as futuras decisões educacionais de uma instituição.
Amalia Sarate
04/09/23 13:00
Figura 2
Na figura 2 as crianças estão construindo o conhecimento, juntas, dessa forma a avaliação na concepção formativa consiste no ato de avaliar tanto a trajetória de construção das aprendizagens e dos conhecimentos dos educandos, como também o trabalho do professor, por permitir analisar, de maneira frequente e interativa, o progresso dos alunos, e  para identificar o que eles aprenderam e o que ainda não aprenderam, para que venham a aprender e para que reorganizem o trabalho pedagógico. 
Amalia Sarate. Araputanga MT.

Milena Luiza Lucas Queiroz
05/09/23 10:38
Milena Luiza Lucas Queiroz, Mirassol D'Oeste, MT.
Na figura 2 as crianças estão construindo o conhecimento, juntas, dessa forma a avaliação na concepção formativa consiste no ato de avaliar tanto a trajetória de construção das aprendizagens e dos conhecimentos dos educandos, como também o trabalho do professor, por permitir analisar, de maneira frequente e interativa, o progresso dos alunos, e  para identificar o que eles aprenderam e o que ainda não aprenderam, para que venham a aprender e para que reorganizem o trabalho pedagógico.
Dayane Alvino da Silva Vasconcelos
05/09/23 11:26
DAYANE ALVINO DA SILVA VASCONCELOS, SANTANA DO MUNDAÚ, AL.
Tanto na imagem 1 quanto na imagem 2 podemos verificar evidências de aprendizagem, no entanto, na imagem 2 os alunos estão aprendendo na prática e interagindo entre si. A troca de conhecimento entre as partes, portanto, é melhor evidenciada na imagem 2, uma vez que o professor não está como detentor do saber e os alunos assumem uma aprendizagem voltada para o protagonismo. 
Lidyane Santana de Castro Anjos
05/09/23 17:47
Lidyane Santana de Castro Anjos, Rondonópolis - MT
A imagem 1, apresenta inúmeras situações de aprendizagem, onde o processor pode fazer a verificação do que foi trabalhado durante todo o processo de aprendizagem anterior. Para o professor Unidocente, essa prática é mais comum. Por ser único em sala, conhece os alunos e seus processos de aprendizagem. Para o professor da Disciplina específica, ele pode usar o dia a dia do estuante em suas aulas, ou seja, como os estudantes estão desenvolvendo no cotidiano, porém a Avaliação Formativa, faz se necessário, tendo em vista que o estudante terá que realizar as Avaliações externas, assim, deve ocorrer os dois processos e esses tem sua importância no desenvolvimento dos estudantes.

Josivan dos Santos Cedraz
05/09/23 19:48
 Na primeira imagem há um processo de avaliação individual, de forma a verificar o desenvolvimento cognitivo do indivíduo, com ou sem aplicação ao contexto em que está inserido, nem há como avaliá-lo no contexto social, pois não há interação coletiva.
 Na segunda imagem há um processo de interação coletiva, em que há diferentes formas de avaliação, devido à quantidade de participantes. Podendo ser verificado o contexto de aprendizagem individual e social.
Cristiane Hernandes Pivotti Miller
06/09/23 09:25
A imagens 1,  podemos observar a atenção e concentração das crianças ao realizar aquela atividade, momento de aprendizagem individual. E a imagens 2, há uma interação em grupo, outra metodologia de ensino que proporciona um aprendizado coletivo.
Leia Fernanda Pereira Leite
06/09/23 10:33
A  junção da avaliação e a interação é indispensável para atender as necessidades do processo ensino aprendizagem.
Leia Fernanda Pereira Leite
06/09/23 10:39
LÉIA FERNANDA PEREIRA LEITE, SANTA FÉ DE MINAS/ - Nas duas imagens podemos perceber  evidências de aprendizagem. Vale ressaltar que  na imagem 2 os alunos aprendem utilizando a prática com a necessária integração, com a mediação do professor na troca de conhecimento entre as partes.
Márcia Batista
06/09/23 10:54
Nas duas imagens está acontecendo o processo de aprendizagem ,porém a imagem 1 é aprendizagem individual e á 2 aprendizagem compartilhada.
Elaine Karine Lima dos Santos
06/09/23 11:57
Elaine Karine Lima dos Santos.
Em ambas as imagens o processo de avaliação está sendo aplicado.
Na figura 1 os alunos aprendem de forma sistemática através da observação, concentração e interpretação.
Já na figura 2 os alunos partem do teórico da figura anterior para o concreto, para uma aprendizagem criativa, o antes era teoria vira prática de forma coletiva.
Sueli Vilas Boas
06/09/23 14:34
 Sueli, Sinop/MT. 
Na figura 2 podemos observar a construção do conhecimento onde os alunos interagem com a situação proposta pelo professor. Quando os alunos são protagonistas do seu proprio conhecimento, o aprendizado se torna mais interessante.

Ana Cleide Viegas Pereira
06/09/23 17:02
Rondonópolis-MT.
 Tanto na figura 1, como na 2 podemos perceber formas de avaliação que se colocada em prática corretamente leva o aluno a desenvolver o seu conhecimento de maneira adequada, não tem uma fórmula mágica ou uma figura especifica o importante é o professor conseguir extrair o melhor do aluno com o modelo que achar mais adequado.
Roberto Luna de Carvalho
06/09/23 17:50
Roberto Luna de Carvalho - Prof Luna. Escola Estadual Professora "Edlei Mantovani", Jd São Paulo, Sinop, MT
 Figura 01 - É interessante observar a concentração, o foco  e a interação e trabalho em equipe, para que depois, todos possa a colocar em evidência o seu trabalho e a sua ideia. 
Fabricio Gomes Sampaio
08/09/23 10:14
Fabricio Gomes Sampaio / MG 1 = Ela faz parte do processo educativo que exige, além do preparo técnico, a observação e acompanhamento dos professores ao longo de todo o desenvolvimento do aluno em sala de aula.

Lucia de Fatima de Jesus
08/09/23 17:01
Lúcia de Fatima de Jesus - São Bernardo do Campo- SP, com a evolução das concepções sobre avaliação, passamos a compreender a criança em seu contexto individual por meio de sua vivência social, histórica e cultural, além de seu desenvolvimento cognitivo. Com isto, a avaliação  tornar-se mais do que somente um instrumento de classificação, de conhecimento técnico e focado no que o aluno soube ou não responder.
Norcilene Sales da Silva Mataroco
09/09/23 14:16
Recomposição de aprendizagem nada mais é do conteúdos dos anos anteriores que o aluno perdeu devido pandemia.
Gilmara Silva do Nascimento Matos
11/09/23 10:15
Na figura 2 podemos observar a construção do conhecimento de forma que os alunos interagem com a situação proposta pelo professor. Colocar os alunos como protagonista durante o processo de ensino aprendizagem é tornar o momento muito mais significativo.

Gilmara Silva do Nascimento Matos
11/09/23 10:15
Na figura 2 podemos observar a construção do conhecimento de forma que os alunos interagem com a situação proposta pelo professor. Colocar os alunos como protagonista durante o processo de ensino aprendizagem é tornar o momento muito mais significativo.

Sônia Fernandes Gomes
11/09/23 14:58
Para eles  e também para nós professores
Sônia Fernandes Gomes
11/09/23 14:58
Para eles  e também para nós professores
Sônia Fernandes Gomes
11/09/23 14:58
Para eles  e também para nós professores
Sônia Fernandes Gomes
11/09/23 14:58
Para eles  e também para nós professores
Sônia Fernandes Gomes
11/09/23 14:58
Para eles  e também para nós professores
Sônia Fernandes Gomes
11/09/23 14:58
Para eles  e também para nós professores
Sônia Fernandes Gomes
11/09/23 14:58
Para eles  e também para nós professores
Sônia Fernandes Gomes
11/09/23 14:59
Para eles  e também para nós professores
Sônia Fernandes Gomes
11/09/23 14:59
Para eles  e também para nós professores
Sônia Fernandes Gomes
11/09/23 14:59
Para eles  e também para nós professores
Sônia Fernandes Gomes
11/09/23 14:59
Para eles  e também para nós professores
Sônia Fernandes Gomes
11/09/23 14:59
Para eles  e também para nós professores
Sônia Fernandes Gomes
11/09/23 14:59
Para eles  e também para nós professores
Sônia Fernandes Gomes
11/09/23 14:59
Para eles  e também para nós professores
Sônia Fernandes Gomes
11/09/23 14:59
Para eles  e também para nós professores
Sônia Fernandes Gomes
11/09/23 14:59
Para eles  e também para nós professores
Sônia Fernandes Gomes
11/09/23 14:59
Para eles  e também para nós professores
Sônia Fernandes Gomes
11/09/23 14:59
Para eles  e também para nós professores
Sônia Fernandes Gomes
11/09/23 14:59
Para eles  e também para nós professores
Sônia Fernandes Gomes
11/09/23 15:00
Para eles  e também para nós professores
Regimara Lúcia Cristina Cardoso
11/09/23 15:02
Na segunda imagem podemos perceber que por meio das atividades em grupo, os alunos têm a oportunidade de conviver com diferentes limites e realidades. É possível aprender a respeitar o outro, criar estratégias coletivas para desafios, conhecer os próprios limites e desenvolver uma cognitivamente.
Valdeson Rodrigues de Alcântara
11/09/23 19:31
  Nas duas imagens está acontecendo o processo de aprendizagem .A avaliação da aprendizagem é o instrumento que conecta o processo de ensino com a aquisição de conhecimento. Desenvolver um processo de avaliação pedagógica correto é vital para medir e diagnosticar efetivamente o desempenho dos estudantes.
Eduardo José Oliveira Gonçalves e Silva
11/09/23 21:27
Avaliar é perceber aqui q foi aprendido durante um período, e também aqueles conteúdos q não foram absorvidos pelos alunos 
Eduardo José Oliveira Gonçalves e Silva
11/09/23 21:27
Avaliar é perceber aqui q foi aprendido durante um período, e também aqueles conteúdos q não foram absorvidos pelos alunos 
Adna da Silva
11/09/23 23:45
Adna da Silva .
 Imagem 2 . Avaliação processual onde professor propõe uma interação entre os alunos em uma atividade coletiva, atividade prática, conversa sobre o processo de desenvolvimento , suas impressões  e sensações que tiveram ao longo da prática. 
Lisley Vitória dos Santos da Silva
12/09/23 12:58
Lisley Vitória dos Santos da Silva
Alta Floresta, MT
Imagem 2:
Acredito que sim, na imagem podemos fazer diversas avaliações, a partir da cooperação entre os colegas, interagindo e adquirindo conhecimentos de forma compartilhada.
Thiago Marques Teixeira Silva
12/09/23 14:22
Figura 2.
Podem ser realizadas avaliações através de trabalho em grupo, e  discussões.
Tatiele Caroline da Silva Noronha
12/09/23 15:19
Tatiele Caroline da Silva Noronha, Tabaporã/MT
Na Figura 1 O interessante é observar a concentração, o foco  e a interação e trabalho em grupo, para que depois, todos possa a colocar em evidência o seu trabalho e a sua ideia
Amanda dos Santos Gomes
Nilce Aparecida dos Santos Veloso
12/09/23 21:09
Nilce Aparecida dos Santos Veloso
A imagem 2
O coletivo é muito importante para a interação entre alunos, eles se sentem importante nesse trabalho no coletivo
Zuleide Maria Bertha
12/09/23 21:20
Na imagem 2, percebe-se que alunos estão elaborando  a aprendizagem no coletivo. Neste momento acontece troca de ideias, o aluno trás o seu conhecimento prévio sobre o conteúdo apresentado.
Gilka Nascimento de Novaes
13/09/23 14:58
Gilka Nascimento de Novaes, Floresta- PE
Imagem 1
Na situação retratada na imagem,  podemos coletar evidências de aprendizagem relacionadas:

·à capacidade de pesquisar e de selecionar informações;
·à elaboração de desenhos e outras representações a partir de modelos;
·ao trabalho colaborativo e à aplicação de determinados conceitos na produção dos registros.
Natália Ribeiro da Silva de Azevedo
13/09/23 15:47
Profª Natália R. S. de Azevedo, Saquarema - RJ
A imagem um mostra uma possibilidade de avaliação bem comum, por meio da realização de questionários. Essa forma de avaliação tende a ser mais engessada e deixa os alunos mais apreensivos.
Na imagem 2 mostra uma possibilidade de avaliação por meio do relato oral dos alunos em interação com o professor. Essa forma de avaliação pode ser mais profícua pois, os alunos aos se sentirem mais a vontade, tendem a expressar com maior clareza aquilo que aprenderam.
Shirley de Almeida Brandão
14/09/23 10:58
teste
Terezinha Marques do Nascimento Medeiros
14/09/23 18:15
Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de aula invertida,BNCC 
Maria Jussara Ferreira Viana
15/09/23 10:35
A figura 2 observamos a construção do conhecimento de forma coletiva, onde os alunos se interagem com os colegas e professor tornando o aprendizado mais significativo. 
Ana Cristina Cerqueira dos Santos
15/09/23 10:40
Observei a figura 2, onde os alunos estão construindo juntos, podendo perceber que o trabalho em grupo e muito produtivo e pode igualar todos em uma atividade coletiva, destacando o respeito com o próximo, o seu tempo o tempo do outro, e outros aspectos.
Ana Cristina Cerqueira dos Santos
15/09/23 10:41
Observei a figura 2, onde os alunos estão construindo juntos, podendo perceber que o trabalho em grupo e muito produtivo e pode igualar todos em uma atividade coletiva, destacando o respeito com o próximo, o seu tempo o tempo do outro, e outros aspectos.
Elaine de Fátima Ceolin do Carmo
15/09/23 11:14
Elaine de Fátima Ceolin do Carmo
Paranaíta - MT

Figura 2 - Neste momento o professor está realizando uma avaliação através da interação com os alunos. Quando você compartilha conhecimento, você mostra aos colegas que conhece o assunto, que traz uma bagagem de conhecimento; as pessoas passam a ter você como referência, você cria conexões e se torna um canal confiável de conhecimento.  Na medida que o professor está construindo a atividade com os educando está podendo avaliar as habilidades e dificuldades que os mesmos estão tendo ao longo do processo.
Leonara Lurdes D'cezaro
15/09/23 11:32
Na figura 2 as crianças estão construindo o conhecimento, juntas, dessa forma a avaliação na concepção formativa consiste no ato de avaliar tanto a trajetória de construção das aprendizagens e dos conhecimentos dos educandos, como também o trabalho do professor, por permitir analisar, de maneira frequente e interativa, o progresso dos alunos.

Leonara Lurdes D'cezaro
15/09/23 11:46
...
Ivani Moreira de Souza
15/09/23 18:17
Sou professora Ivani Moreira de Souza, de Pontes e Lacerda MT.
Vejo nas duas imagens crianças realizando atividades em grupos e com certeza interagindo uma com as outras juntamento com a professora que faz um trabalho avaliativo e significativo com todos.

José Genilson Ferreira Muller
16/09/23 11:31
Sou José Genilson Ferreira Muller, Suzano SP. Na imagem 2 é possível avaliar a interação entre os educandos, a socialização e a autonomia, bem como o trabalho coletivo e a performance de cada um e do grupo.


Taís Emanuele Del Pino
17/09/23 15:51
Taís Emanuele Del Pino
Barra do Garças/MT
Figura 1
A avaliação de um trabalho em grupo pode ser feita de diversas maneiras, dependendo dos critérios estabelecidos pelo professor ou do objetivo da atividade. Aqui estão algumas maneiras de como avaliar um trabalho em grupo: participação individual, qualidade do trabalho, cumprimento de prazos, cooperação, comunicação, criatividade, pesquisa, referência, apresentação, autoavaliação, avaliação pelos pares e avaliação do professor. 
É importante que os critérios de avaliação sejam claros e comunicados aos alunos com antecedência, para que saibam o que é esperado. Além disso, incentivar a autoavaliação e a avaliação pelos pares pode promover uma maior responsabilidade e colaboração dentro do grupo.
A escolha dos instrumentos para coletar evidências de aprendizagem em um trabalho em grupo depende dos objetivos de avaliação e do contexto do projeto. Alguns instrumentos comuns que podem ser utilizados: avaliação do produto final, portifólios de aprendizagem, participação em discussões em sala, desempenho em testes, observações de comportamento e Feedback de Colegas. 
Lembrando que a combinação de várias fontes de evidência é muitas vezes a abordagem mais eficaz para avaliar de forma abrangente tanto os aspectos cognitivos quanto os socioemocionais da aprendizagem de um aluno. Além disso, é importante que nós educadores promova um ambiente onde o desenvolvimento socioemocional seja valorizado e encorajado, não apenas avaliado.
Francielle Garcia Campanha
18/09/23 11:00
Francielle Garcia Campanha Tangará da Serra - MT
Sim, poderia ter ali um processo de avaliação. Tais como o processo de pesquisa, trabalho em equipe, a interação entre as crianças um ajudando o outro. 
Mariselma Macário da Cunha
18/09/23 11:39
Mariselma Macário da Cunha - MS
Sim. Lembrando que o processo avaliativo é contante, ocorre um acompanhamento diário e continuo. Os alunos nas imagens estão interagindo, possivelmente colocando em prática através das atividades solicitadas os conhecimentos adquiridos. 
Mariselma Macário da Cunha
18/09/23 11:40
Mariselma Macário da Cunha - MS
Sim. Lembrando que o processo avaliativo é contante, ocorre um acompanhamento diário e continuo. Os alunos nas imagens estão interagindo, possivelmente colocando em prática através das atividades solicitadas os conhecimentos adquiridos. 
Adriana de Souza Freire
18/09/23 15:06
Adriana de Souza Freire, Antônio João - MS. Nas duas imagens podemos perceber a interação de todos os envolvidos, só que na imagem 2 podemos perceber o trabalho tirado fora da sala
 de aula trazendo atividade de cotidiano do estudante de forma a somar a sua aprendizagem. 


Renata Bento da Silva
18/09/23 15:57
Renata 
Registro/SP
Imagem 2 - é possível se traçar uma avaliação baseada em competências socioemocionais como foco, interesse artístico, organização e trabalho em equipe. É possível se coletar produção final, tanto de produção do material finalizado, quanto registro de imagens para divulgação digital como para fins de replicabilidade.
Jayane Pereira Santos
18/09/23 16:43
Jayane Pereira Santos 
Alto Paraguai - MT 
IMAGEM 2

 O processo de avaliação é de suma importância para os alunos e professores, pois, norteia ambos para saber se estamos no caminho certo com as  metodologias utilizadas e ensino-aprendizagem dos alunos.
Jayane Pereira Santos
18/09/23 16:43
Jayane Pereira Santos 
Alto Paraguai - MT 
IMAGEM 2

 O processo de avaliação é de suma importância para os alunos e professores, pois, norteia ambos para saber se estamos no caminho certo com as  metodologias utilizadas e ensino-aprendizagem dos alunos.
Humberto Vital Ferreira Filho
18/09/23 19:59
Humberto Vital 
Porto Feliz - SP
Imagem 1

A atividade oferece a possibilidade de análise e avaliação com evidências de aprendizagem. 
A observação dos alunos sobre uma fonte apresentada pelo professor, e a quantidade de elementos escolhidos no texto fonte de pesquisa e anotados no caderno servem para diagnosticar o acervo de dados que o aluno consegue elencar, observar, escolher e registrara; são evidências de atenção e aprendizagem. 
Márcia Aparecida Silva
18/09/23 21:06
Márcia Aparecida Silva
Serra Azul de Minas - MG
Figura 2
A figura pressupõe a avaliação da participação coletiva, cooperação, ajuda mútua, entrosamento, respeito, disciplina, regras e outras coisas  que evidencia os eixos estruturante - sócio emocionais, lacunas da aprendizagem e evasão escolar. 

Renata Ribeiro Bastos Pereira
18/09/23 21:24
Na figura 1 é possível observar os alunos concentrados e na figura 2 é possível observar os alunos interagindo entre si, aprendendo na prática e construindo o próprio conhecimento.
Lucila Maria de Franca Almeida
18/09/23 23:12

Lucila M. F. Almeida 
Mato Grosso - MT
 Figura 1 
A avaliação diagnóstica é uma ferramenta que traz informações sobre o quanto os estudantes dominam determinados conhecimentos, habilidades e competências. É possível, dessa forma, mapear os pontos fortes e de dificuldade da turma e de cada aluno. Todavia dando um norte para replanejamento, colocando em pratica a recomposição de aprendizagem.


Julio Junior Moresco
18/09/23 23:23
A imagem 2 apresenta a construção coletiva do conhecimento, momento no qual a professora consegue verificar a aprendizagem e as diferentes habilidades que compõem o processo.
Cristhina Venancia de Oliveira
19/09/23 15:09
Na figura 2 podemos observar a construção do conhecimento de forma que os alunos interagem com a situação proposta pelo professor. Colocar os alunos como protagonista durante o processo de ensino aprendizagem é tornar o momento muito mais significativo.
Cristhina Oliveira.
Marlucia da Silva Souza Brandão
19/09/23 15:35
No momento  de aprendizagem representado na  figura de número 02 ( Kali9 via Getty Imagens), ca avaliação pode sim estar acontecendo.  As evidências podem ser as verificações da aprendizagem contínua usadas como parte do processo de ensino. Essas avaliações fornecem devolutivas para o professor e para o aluno. Elas não costumam ser pontuadas, nem recebem notas.
Como instrumentos, pode-se utilizar o questionamento pontual do professor; observações, verificação do trabalho e da postura do estudante; atividades em que os alunos “pensam em voz alta”, relatam e compartilham seus conhecimentos.
Podem ser utilizadas rubricas, rotinas de pensamento, tabelas de autoavaliação ou da valiação em pares e fichas de observação, por exemplo.
Nesse tipo de atividade coletiva e tendo o professor bem próximo a atividade, os aspectos cognitivos e socioemocionais podem ser considerados e trabalhados pelo professor.
Marlúcia da Silva Souza Brandão - Marataízes-ES
Jucimara Felipe Fernandes
20/09/23 21:33
Jucimara, Bombinhas SC
Figura 02, a importância da interação entre o professor e os alunos, em que eles possam se expressar aprenderem juntos. a avaliação é a participação entre eles. 

Adriana Santana Santos
21/09/23 15:31
Adriana santana dos santos, Pojuca- ba 
A imagem 2, mostra crianças interagindo em grupo,associando arte em movimento, uma reflexão bastante utilizada em sala de aula.Utilizando o coletivo.
Roseli de Souza Lima
23/09/23 22:42
A avaliação continua é importante para o processo de aprendizagem do educando, pois com isso podemos manter a flexibilização curricular. 
Hellen Yris Silva
25/09/23 08:49
Podemos ver na segunda imagem a construção é coletiva.
Rafael Malato de Castro Coelho
25/09/23 23:32
Rafael Malato - Marajó, Pará
Na imagem 1, apesar de não trabalhar com educação infantil, percebo que a intenção do espaço é de uma aprendizagem individualizada, ou seja, os alunos estão trabalhando por conta própria, com a orientação do livro. Provavelmente temos a intervenção do professor quando necessário. Com essa estratégia, o professor poderia realizar um diagnóstico de aprendizagem individualizado com cada um dos alunos, claro, havendo o tempo necessário.
Angela Cristina Krungel de Barros
26/09/23 15:03
Angela Cristina Krungel de Barros, Batayporã MS
Na imagem 2 - pode -se observar a construção do conhecimento de maneira que os estudantes estão se interagindo com o professor, o estudante nesse caso é o prtagonista e o professor o mediador.
Angela Cristina Krungel de Barros
26/09/23 15:03
Angela Cristina Krungel de Barros, Batayporã MS
Na imagem 2 - pode -se observar a construção do conhecimento de maneira que os estudantes estão se interagindo com o professor, o estudante nesse caso é o prtagonista e o professor o mediador.
Angela Cristina Krungel de Barros
26/09/23 15:03
Angela Cristina Krungel de Barros, Batayporã MS
Na imagem 2 - pode -se observar a construção do conhecimento de maneira que os estudantes estão se interagindo com o professor, o estudante nesse caso é o prtagonista e o professor o mediador.
Weberson Sarjob Ferreira Cruz
26/09/23 22:12
Weberson Sarjob - Rondonopolis MT
Imagem 2 - atividades de construção principalmente em grupo é fundamental,  gera grandes impactos;
Taís Pinto Rodrigues Saldanha
28/09/23 22:37
Nas figuras 1 e 2 poderiam estar acontecendo um momento de avaliação.

As possíveis evidências de aprendizagem que seriam coletadas a partir dos registros dos alunos:

- produção textual ; 

- produção artística ; 

- relato de experiência.

Taís Pinto Rodrigues Saldanha
28/09/23 22:37
Nas figuras 1 e 2 poderiam estar acontecendo um momento de avaliação.

As possíveis evidências de aprendizagem que seriam coletadas a partir dos registros dos alunos:

- produção textual ; 

- produção artística ; 

- relato de experiência.

Taís Pinto Rodrigues Saldanha
28/09/23 22:37
Nas figuras 1 e 2 poderiam estar acontecendo um momento de avaliação.

As possíveis evidências de aprendizagem que seriam coletadas a partir dos registros dos alunos:

- produção textual ; 

- produção artística ; 

- relato de experiência.

Sinalva Alves Paulino
01/10/23 17:19
Na figura 2 é uma construção do conhecimento em conjunto.
Maria Cleia Chagas Brandão
03/10/23 11:33
Na figura 2, A avaliação pode se dar com base na participação nos momentos de interação com a turma
Luzia Gomes Ferreira
04/10/23 16:42
 podemos observar a construção do conhecimento de forma que os alunos interagem com a situação proposta pelo professor. Colocar os alunos como protagonista durante o processo de ensino aprendizagem é tornar o momento muito mais significativo.
Ronimarcio Duarte da Silva
09/10/23 15:27
Na Figura 1 foi observado a concentração, o foco e a interação e trabalho em grupo, para que depois, todos possa a colocar em evidência o seu trabalho
na figura 2  pode -se observar a construção do conhecimento de maneira que os estudantes estão se interagindo com o professor.
Adelaide Lucas de Souza Norberto
11/10/23 15:58
Observa-se a concentração,  consigam entender as habilidades, as crianças estão construindo o conhecimento, juntas, dessa forma a avaliação na concepção formativa consiste no ato de avaliar tanto a trajetória de construção das aprendizagens e dos conhecimentos dos educandos, como também o trabalho do professor, por permitir analisar, de maneira frequente e interativa, o progresso dos alunos, e  para identificar o que eles aprenderam e o que ainda não aprenderam, para que venham a aprender e para que reorganizem o trabalho pedagógico.  Regula as emoções impulsivas e age de maneira racional. Na tomada de decisões faz escolhas responsáveis considerando o contexto. Compartilha os sentimentos dos outros, desenvolvendo relacionamentos saudáveis e auxiliando os outros.
Jhulie Hellen Barreto Silva
13/10/23 13:01
Figura 2- Pode se avaliar as crianças como o seu processo de socialização, organização e estabelecimento de padrões, utilizando a avaliação, no entanto, é importante observar que a avaliação deve ser realizada de maneira cuidadosa, justa, e baseada em critérios transparentes e objetivos. Quando feita de forma inadequada, a avaliação pode levar a resultados imprecisos ou injustos e minar sua eficáacia. Portanto, a importância da avaliação está diretamente relacionada à qualidade e à integridade do processo de avaliação.

Itiquira- MT.
Leonira do Rocio Javorski Leffer
14/10/23 14:27
Os dois processos são importantes, num momento a criança, sendo protagonista em seu aprendizado, tendo autonomia para realizar e promover seu aprendizado de acordo com seu conhecimento e oportunizando informações para que a professora desenvolva novas estratégias para ampliar ou fazer as interferências necessária para  seu conhecimento, noutro momento  a professora interagindo ativamente  no processo, criando assim um vinculo afetivo, onde também e bastante necessário no período de aprendizagem. 
Celia Catarina Klein Zarbin
18/10/23 22:06
Célia Catarina Klein Zarbin

Fazer desenhos no chão pode ser uma atividade muito interessante para avaliar diferentes aspectos cognitivos e socioemocionais em indivíduos, especialmente em contextos educacionais. Essa atividade pode fornecer percepções  valiosas sobre a forma como as pessoas pensam, se expressam, interagem e lidam com desafios. Aqui estão algumas maneiras pelas quais essa atividade poderia estar relacionada a uma avaliação e as possíveis evidências de aprendizagem que poderiam ser coletadas: Criatividade, Resolução de Problemas, Habilidades Visuais, Expressão Emocional e Colaboração. 
Georgia Carla Gomes Borges
19/10/23 14:32
Tanto na figura 1, como na 2 podemos perceber formas de avaliação que se colocada em prática corretamente leva o aluno a desenvolver o seu conhecimento de maneira adequada, não tem uma fórmula mágica ou uma figura especifica o importante é o professor conseguir extrair o melhor do aluno com o modelo que achar mais adequado.
Pâmela Patrícia de Queiroz Silva
20/10/23 22:52
Pâmela Queiroz atuante na escola Jeronimo Gomes da Silva, em Araguaiana-MT
Figura 2 Os alunos estão vivenciando atividades de forma atuante .

Aldenora Craveiro Brasil
21/10/23 01:41
Avaliação figura 1
Marcia Edevirges Fiel
23/10/23 14:59
Marcia Edevirges Fiel
Itaúba - MT 
figura 01 - Mostra um outro olhar sobre a atividade que foi desenvolvida, provavelmente através de leitura e interpretação, está sendo aplicado agora de forma lúdica.
Maria Lucia Vicente Jacomeli
24/10/23 20:15
Maria Lucia Vicente Jacomeli – Várzea Grande - MT
Imagem 2
Forma de avaliação e interação, onde todos participantes interagem de sua opinião e sugestões com mesmo objetivo 
Construção de conhecimentos e experiências no coletivo 
Jeremias Batista Rodrigues
24/10/23 21:15
Jeremias Batista Rodrigues - Várzea Grande Mato Grosso
Imagem 1
Forma de avaliação, pesquisa, interpretação de leitura, escrita ou desenho.
Suelen da Silva Martins Marques
25/10/23 15:23
Suelen da S. M. Marques - Denise - MT
Podemos observar na figura  1 e 2 que ambas trazem uma forma de avaliação correta, porém o que as diferenciam é o modo como estão sendo realizadas, enquanto a figura 1 mostra o aluno sendo avaliado individualmente a imagem 2 registra um trabalho coletivo com o apoio do professor.
Lucia Helena dos Santos Costa
26/10/23 12:37
Lucia Helena dos Santos Costa _ Varzea Grande - Mt
Na figura 2 as crianças estão construindo o conhecimento, juntas, dessa forma a avaliação na concepção formativa consiste no ato de avaliar tanto a trajetória de construção das aprendizagens e dos conhecimentos dos educandos, como também o trabalho do professor, por permitir analisar, de maneira frequente e interativa, o progresso dos alunos, e  para identificar o que eles aprenderam e o que ainda não aprenderam, para que venham a aprender e para que reorganizem o trabalho pedagógico. 
Jaqueline Elizabeth da Costa
27/10/23 09:01
Jaqueline e.Costa - Várzea Grande-MT.

Na figura 2 os alunos estão construindo o pensamento a partir da imaginação, uma construção coletiva e que os permite se imaginar e no local do que está sendo estudado. O que permite avaliar a trajetória do conhecimento, o progresso dos alunos de maneira interativa.


Gessyca Nayara Santos Souto da Silva
27/10/23 16:04
A avaliação é necessária para testar os conhecimentos dos alunos, e fazer uma análise em nossa metodologia de ensino para perceber o que está funcionando ou não.
Luana Oliveira Freitas
30/10/23 10:06
 A avaliação coletiva refere-se a um processo de avaliação que é realizado em um grupo ou coletividade de pessoas. Isso pode ser aplicado em diferentes contextos, como avaliação de desempenho em equipes de trabalho, avaliação de alunos em salas de aula ou avaliação de grupos em projetos colaborativos. 
Janaína das Chagas Santos
30/10/23 10:11
Janaína das Chagas Santos 
Pedra Preta/MT
Penso que na figura 1 as crianças estão mais à vontade com a avaliação, isso faz com que aprendam melhor o conteúdo. 
Janaína das Chagas Santos
30/10/23 10:11
Janaína das Chagas Santos 
Pedra Preta/MT
Penso que na figura 1 as crianças estão mais à vontade com a avaliação, isso faz com que aprendam melhor o conteúdo. 
Janaína das Chagas Santos
30/10/23 10:11
Janaína das Chagas Santos 
Pedra Preta/MT
Penso que na figura 1 as crianças estão mais à vontade com a avaliação, isso faz com que aprendam melhor o conteúdo. 
Janaína das Chagas Santos
30/10/23 10:11
Janaína das Chagas Santos 
Pedra Preta/MT
Penso que na figura 1 as crianças estão mais à vontade com a avaliação, isso faz com que aprendam melhor o conteúdo. 
Janaína das Chagas Santos
30/10/23 10:11
Janaína das Chagas Santos 
Pedra Preta/MT
Penso que na figura 1 as crianças estão mais à vontade com a avaliação, isso faz com que aprendam melhor o conteúdo. 
Cleide de Almeida Costa
30/10/23 21:24
O processo de avaliação é necessário, como na figura 1 as crianças estão mais à vontade com a avaliação, isso faz com que aprendam melhor o conteúdo, pois ele  norteia para a evolução da  aprendizagem.

Aldenora Craveiro Brasil
01/11/23 00:13
figura 1
Shirlei Gomes Morais
05/11/23 18:17
a partir do processo de avaliação é necessário, como na figura 1 as crianças estão mais à vontade com a avaliação, isso faz com que aprendam melhor o conteúdo, pois ele  norteia para a evolução da  aprendizagem.


Shirlei Gomes Morais
05/11/23 18:17
a partir do processo de avaliação é necessário, como na figura 1 as crianças estão mais à vontade com a avaliação, isso faz com que aprendam melhor o conteúdo, pois ele  norteia para a evolução da  aprendizagem.


Shirlei Gomes Morais
05/11/23 18:17
a partir do processo de avaliação é necessário, como na figura 1 as crianças estão mais à vontade com a avaliação, isso faz com que aprendam melhor o conteúdo, pois ele  norteia para a evolução da  aprendizagem.


Shirlei Gomes Morais
05/11/23 18:17
a partir do processo de avaliação é necessário, como na figura 1 as crianças estão mais à vontade com a avaliação, isso faz com que aprendam melhor o conteúdo, pois ele  norteia para a evolução da  aprendizagem.


Shirlei Gomes Morais
05/11/23 18:24
de forma que trabalham o conjunto, além da concentração sendo protagonistas no processo de ensino aprendizagem.
Juarez Patricio Teles Piris
11/11/23 12:34
o aluno sendo o protagonista e a importância do trabalho em equipe fazem a diferença neste processo
Maria Rosangela Bezerra
16/11/23 21:06
Em ambas as imagens está acontecendo poderia aconcer o processo avaliativo. Na primeira na observação da professora sobre o trabalho desenvolvido pelos alunos, e possível intervenção durante o processo. Na segunda de forma mais interativa e com trocas de experiências mais diretas entre as crianças e o adulto envolvido no processo.
Ivaneide Fatima de Amorim
17/11/23 18:49
figura 2- Ivaneide Fatima de Amorim- Cuiabá-mt - na figura mostra a conexão professor-aluno, onde o conhecimento vem de forma lúdica e experimental, o momento avaliativo da-se a partir das informações contidas na atividades participativas
Irene Célia Bianchini Périgo
22/11/23 11:58
Irene Célia B. Périgo.
Na representação 2, há  uma interação entre os vários  saberes já  adquiridos pelos estudantes o que permite a construção  de novos conhecimentos e aprendizagens intermediadas pelo professor, que tem a possibilidade  de identificar  e avaliar os saberes e os aprendizados adquiridos na atividade  em questão, o que também possibilita orientar novas ações  que contribuam com o ensino e aprendizado dos alunos.


Regiane Aparecida Tavares da Silva Nascimento
24/11/23 23:35
Na Figura 2, as crianças constroem o conhecimento em conjunto, de modo que a avaliação numa concepção formativa inclui tanto o ato de avaliar as trajetórias de aprendizagem e de construção do conhecimento dos alunos, quanto o trabalho dos professores, pois permite análises, avaliações frequentes e interativas e identificar o que elas aprenderam e o que não aprenderam para que possam aprender e reestruturar seus esforços de ensino.



Maciolina Pereira da Silva Juliano
27/11/23 12:28
A figura 1, o trabalho em grupo é muito importante para o desenvolvimento e  o aprendizado do aluno. Onde há união há cooperação.
Maria Luciene Pereira Santos
13/12/23 13:46
A atividade 2. Aprendemos na relação com o outro.
Jucimara Felipe Fernandes
29/12/23 19:49
A figura 2. faz com que os alunos interajam, aprendendo a se comunicar a desenvolver melhor suas ideias e assim aprendendo um com o outro   
Luiz Enrique Simeone
29/12/23 22:13
Na figura 2 podemos observar que há uma construção do conhecimento com a participação de todos alunos e educadora. A avaliação neste caso seria a participação dos alunos dando sua opinião e com a mediação da professora acerca da análise destas colocações.
Miguel Barbosa Carneiro
24/01/24 09:43
 Imagem 2, é possível observar a interação entre a professora e os alunos, de uma maneira acolhedora, permitindo o conhecimento através da troca entre os pares, estimulando o protagonismo.

 Miguel Barbosa Carneiro, Jundiaí São Paulo.
Natália Cristina Sganzella de Araujo
24/01/24 15:04
Na figura 2 percebemos a conexão ativa e concreta de aprendizagem que consegue fazer chegar a um número maior de estudantes, uma vez que estimula sensorialmente, buscando atingir as várias formas de inteligência.
Andréia Seloi Matos Rocha
24/01/24 22:41
Andréia Rocha. Campina das Missões- RS.
Acredito que, nas 2 etapas de trabalhos proporcionados pelo professor, irá desencadear uma aprendizagem. Em minha sala de aula, proporciono esses dois momentos, usando a expressão corporal, oralidade, criatividade, criticidade, ou seja, ele sendo o construtor de seus conhecimentos;  mas como temos de escolher um deles, destaco o número 2, onde há trocas de ideias, criatividade, desinibição, inclusão, participação, iniciativa, através disso o aluno irá desenvolver o gosto pelo aprender, iniciativa e uma melhor autoestima.
Selma Maria de Araujo
25/01/24 09:17
A avaliação e a interação são  necessárias, porque  fazem  parte do processo ensino aprendizagem.
Aniceia Silverio de Oliveira
25/01/24 10:39
Aniceia Oliveira
Aparecida do Leste MT
Nas duas figuras mostra como estão concentradas no assunto e no que estão fazendo.
Aniceia Silverio de Oliveira
25/01/24 10:39
Aniceia Oliveira
Aparecida do Leste MT
Nas duas figuras mostra como estão concentradas no assunto e no que estão fazendo.
Alberto Martins Cesário
25/01/24 10:52
Ao observar a imagem 01, é possível considerar a presença de uma avaliação em andamento. Diversos instrumentos podem ser utilizados para coletar evidências de aprendizagem, abrangendo tanto aspectos cognitivos quanto socioemocionais. Vamos analisar algumas possíveis evidências e instrumentos:
Aspectos Cognitivos:

  1. Participação Ativa:
    • Evidência: Observar o nível de envolvimento de cada criança durante a pesquisa e discussões em grupo.
    • Instrumento: Registro de observações, lista de verificação de comportamentos participativos.
  2. Compreensão do Conteúdo:
    • Evidência: Verificar a compreensão do conteúdo através de perguntas e respostas durante as interações.
    • Instrumento: Questionários, discussões em grupo, apresentações individuais.
  3. Aplicação Prática do Conhecimento:
    • Evidência: Identificar a capacidade das crianças em aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.
    • Instrumento: Projetos práticos, estudos de caso, simulações.
  4. Colaboração e Trabalho em Equipe:
    • Evidência: Avaliar como as crianças interagem, colaboram e resolvem problemas em grupo.
    • Instrumento: Avaliações de trabalho em equipe, observações de interações sociais.

Aspectos Socioemocionais:

  1. Comportamento Social:
    • Evidência: Observar o comportamento das crianças em relação aos colegas durante a pesquisa.
    • Instrumento: Observações diretas, registros de comportamento.
  2. Empatia e Respeito:
    • Evidência: Avaliar a capacidade das crianças em demonstrar empatia e respeito pelas ideias dos colegas.
    • Instrumento: Entrevistas, questionários de autoavaliação, atividades reflexivas.
  3. Autoeficácia:
    • Evidência: Identificar a confiança e a autoeficácia das crianças em relação às suas habilidades de pesquisa.
    • Instrumento: Entrevistas individuais, escalas de autoeficácia.
  4. Habilidades de Comunicação:
    • Evidência: Avaliar a capacidade de expressar ideias e ouvir os colegas de maneira eficaz.
    • Instrumento: Avaliação de apresentações, observações de interações verbais.

A combinação desses instrumentos pode oferecer uma visão abrangente do progresso das crianças tanto em termos de conhecimento acadêmico quanto de habilidades socioemocionais. Essa abordagem holística é fundamental para promover um ambiente educacional que valoriza não apenas a aquisição de conhecimento, mas também o desenvolvimento integral dos estudantes.
Maria José Araújo Meireles de Oliveira
25/01/24 11:19
Na figura um a criança pode estar fazendo a leitura de algum tema para sintetizar , registrar a ideias principais, o que chamou atenção. Então a evidência de aprendizagem seria o registro em folha do que foi lido e ou discutido em aula. Esse registro depois pode ser socializado , feito trocas entre os pares, checar hipótese antes levantadas.
Thiago Melo Alexandrino
25/01/24 11:20
Figura 2 - Thiago Melo Alexandrino
Momento de aprendizado em conjunto com essa troca de experiências pode ser avaliado conforme os descobrimentos irem acontecendo. A professora deve desafiá-los sempre que necessário e avançar a complexidade das atividades e questionamentos.

Midia Sardinha do Amaral
25/01/24 11:46
25/01/24
Midiã Sardinha do Amaral
Figura 2
Sim, a professora mediadora,  pode estar fazendo uma avalição diagnóstica por meio de atividade com metodologia ativa; e neste caso, foi utilizado um instrumento menos formal para identificar os conhecimentos prévios dos alunos.
Marta Luciane Kaiper Ardenghi Brizolla
25/01/24 12:13
Olá, sou a professora Marta Brizolla, de Lucas do Rio Verde/MT. Escolhi a imagem 1, na qual as crianças estão realizando uma atividade. Na imagem selecionada, onde as crianças estão imersas em uma atividade, acredito que estamos vivenciando um momento propício para avaliação. Ao observar a participação ativa, a resolução de problemas e a compreensão conceitual, podemos colher evidências valiosas do progresso cognitivo. Além disso, ao analisar a realização da atividade, talvez em um trabalho em equipe, a resiliência e a expressão emocional, teremos insights importantes sobre o desenvolvimento socioemocional dos alunos. Para coletar essas evidências pode-se utilizar a observação direta, registros escritos das interações e, se possível, entrevistas individuais ou em grupo sobre a avaliação das crianças. Esses instrumentos nos permitem capturar um retrato abrangente das conquistas tanto no aspecto acadêmico quanto no emocional, contribuindo para uma avaliação mais holística do aprendizado das crianças.
Patrícia Castro Monteiro
25/01/24 12:43
Patrícia Monteiro, Manaus-Am.
Na imagem 1 é possível observar uma forma de avaliação em andamento, onde o aluno torna-se protagonista de sua aprendizagem, colocando em prática os conhecimentos adquiridos previamente.
Patrícia Castro Monteiro
25/01/24 12:43
Patrícia Monteiro, Manaus-Am.
Na imagem 1 é possível observar uma forma de avaliação em andamento, onde o aluno torna-se protagonista de sua aprendizagem, colocando em prática os conhecimentos adquiridos previamente.
Patrícia Castro Monteiro
25/01/24 12:43
Patrícia Monteiro, Manaus-Am.
Na imagem 1 é possível observar uma forma de avaliação em andamento, onde o aluno torna-se protagonista de sua aprendizagem, colocando em prática os conhecimentos adquiridos previamente.
Patrícia Castro Monteiro
25/01/24 12:43
Patrícia Monteiro, Manaus-Am.
Na imagem 1 é possível observar uma forma de avaliação em andamento, onde o aluno torna-se protagonista de sua aprendizagem, colocando em prática os conhecimentos adquiridos previamente.
Patrícia Castro Monteiro
25/01/24 12:43
Patrícia Monteiro, Manaus-Am.
Na imagem 1 é possível observar uma forma de avaliação em andamento, onde o aluno torna-se protagonista de sua aprendizagem, colocando em prática os conhecimentos adquiridos previamente.
Patrícia Castro Monteiro
25/01/24 12:43
Patrícia Monteiro, Manaus-Am.
Na imagem 1 é possível observar uma forma de avaliação em andamento, onde o aluno torna-se protagonista de sua aprendizagem, colocando em prática os conhecimentos adquiridos previamente.
Patrícia Castro Monteiro
25/01/24 12:43
Patrícia Monteiro, Manaus-Am.
Na imagem 1 é possível observar uma forma de avaliação em andamento, onde o aluno torna-se protagonista de sua aprendizagem, colocando em prática os conhecimentos adquiridos previamente.
Patrícia Castro Monteiro
25/01/24 12:43
Patrícia Monteiro, Manaus-Am.
Na imagem 1 é possível observar uma forma de avaliação em andamento, onde o aluno torna-se protagonista de sua aprendizagem, colocando em prática os conhecimentos adquiridos previamente.
Ana Cristina Delgado Fontes
25/01/24 12:51
Ana Cristina Delgado Fontes - Jundiaí- SP

Imagem 1- A


Aspectos Cognitivos:

  1. Compreensão de Leitura:
    • Observar se as crianças estão lendo o material com compreensão, identificando palavras-chave e conceitos-chave.
  2. Aplicação do Conhecimento:
    • Verificar se as anotações nos cadernos indicam uma aplicação prática do que estão aprendendo, como resolução de problemas ou aplicação de conceitos a situações do dia a dia.
  3. Questionamento:
    • Encorajar perguntas escritas nos cadernos para avaliar a curiosidade e a capacidade de formular questões sobre o material.

Aspectos Estéticos:

  1. Organização Visual:
    • Avaliar a organização das anotações nos cadernos, observando se as crianças estão utilizando esquemas, mapas conceituais ou outros recursos visuais para representar as informações.
  2. Caligrafia e Apresentação:
    • Verificar a qualidade da caligrafia e apresentação das anotações, incentivando uma escrita clara e legível.

Aspectos Sociais:

  1. Colaboração (mesmo durante trabalho individual):
    • Observar se há sinais de colaboração indireta, como compartilhar ideias ao redor, pedir ajuda ou discutir conceitos com colegas.
  2. Respeito e Interação:
    • Avaliar a interação social, observando se as crianças estão respeitando o espaço dos outros e se há troca de ideias de forma respeitosa.

Aspectos Pessoais:

  1. Engajamento:
    • Observar os sinais de engajamento, como expressões faciais, postura e interesse demonstrado durante a leitura e anotações.
  2. Autoconhecimento:
    • Incentivar reflexões pessoais nas anotações, como pensamentos sobre o próprio processo de aprendizado, dúvidas pessoais e áreas em que se sentem mais confiantes.
  3. Autoavaliação:
    • Estimular a prática da autoavaliação, encorajando as crianças a revisarem suas anotações e refletirem sobre o que aprenderam.


Deivesson de Sousa Lima
25/01/24 15:53
Sou Deivesson Lima, do Instituto Federal de Sergipe, Município de Estância -SERGIPE.

Analisando a Fig. 2, vemos um exemplo de avaliação que pode ser planejada de forma processual, formativa e somativa, considerando-se o fazer individual e coletivo dos estudantes. Uma avaliação neste modelo, alinhada à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para os anos finais do Ensino Fundamental, por exemplo, deve ser pensada de forma que desafie os(as) estudantes a construir conjuntamente um mapa-múndi, como sê; pode-se envolver diversas competências e habilidades previstas na área de Geografia e de forma interdisciplinar. Aqui estão alguns aspectos a serem considerados: 1) promoção da localização espacial, perceber-se de forma local, regional e no mundo; 2) construção do conhecimento de forma colaborativa, dialógica e que envolve 3) a confecção dos elementos geográficos que compõem o mapa-múndi; 4) análise das possíveis influências culturais e políticas dos países e povos entre si, no momento de elaboração de mapas, dentre outros aspectos. Essa avaliação propõe uma abordagem prática, interdisciplinar e colaborativa, alinhada aos princípios da BNCC, que busca não apenas avaliar o conhecimento adquirido, mas também promover habilidades de trabalho em equipe, contextualização e reflexão crítica.

Odileia Cardoso da Silva
25/01/24 16:28
Odileia Cardoso da Silva 
Ferreira Gomes-Amapá
Imagem analisada: 2
Na imagem poderia Sim está acontecendo avaliação 
Sim, possíveis evidências de aprendizagem seriam coletadas
Instrumento de avaliação: diálogo, observação de desempenho, produção audiovisual, trabalho em grupo
Kelly Katia Damasceno
25/01/24 19:45
Kelly Katia Damasceno - MT
Imagem 2
Uma possível avaliação apresentada na imagem 2 trata-se de função formativa. Ao integrar essa função avaliativa no contexto de ensino, é possível obter uma compreensão abrangente das aprendizagens cognitivas e socioemocionais dos estudantes durante a construção coletiva da representação geográfica do planeta Terra. Essa abordagem formativa permite ajustes contínuos para melhorar tanto o conhecimento geográfico quanto as habilidades sociais e emocionais dos alunos. 

Ismenia Luciana Santos de Souza
25/01/24 21:31
 ISMENIA CUIABA - MT
  As imagens me levam a refletir sobre a teoria e pratica da docência, o sistema educacional esta em constante evolução se ajustando com a crescente evolução tecnológica. observa-se que as imagens demonstram as praticas pedagógicas que estão presentes em sala, ou seja dois momentos que  precisam existir para compreensão do conteúdo. Esse processo poderiam  estar sendo auxiliado pelo facilitadores como as ferramentas tecnológicas.

João Batista Henrique dos Santos
25/01/24 22:09
João Batista Henrique dos Santos
Cuiabá - MT
Ambas as figuras
Na figura 1. observa-se o primeiro passo da evolução do ensino e da aprendizagem: o indivíduo precisa ter o contato com o conhecimento a seu modo, intimista e isolado para que assim sejam despertadas suas habilidades e, por conseguinte, há que se ter um momento de interação com outros sujeitos (figura 2) para que juntos explanem seu ponto de vista e um contribua com o aprendizado do outro. O que nos evidencia que o conhecimento apresenta nuances diferentes e são apreendidos em etapas diferentes. Há alunos que em interação se sentem mais abertos ao conhecimento e há quem o prefira ao contrário.

Eliza Ayako Mukai
26/01/24 11:12
Eliza Ayako Mukai, Indaiatuba, SP. 

Imagem 2. 

O professor como mediador da aprendizagem, está realizando avaliação nas interações dos estudantes com a atividade, e nesse caso, as explicações e interações entre as falas dos estudantes, as análises realizadas pelas observações, são evidências coletadas.  A metodologia ativa é observável pois a aprendizagem parece ter significado aos estudantes no entorno da atividade proposta. 

Juliana Rondon
26/01/24 11:24
A imagem 2 - todas as duas podem estar relacionadas a avaliação de aprendizagem, cada um do seu modo específico, na imagem selecionada é possível visualizar que a roda de conversa, a professora media o caminho do conhecimento teórico para o prático, de modo que os alunos não somente falem, mas que mostre e demonstre com o material utilizado aquilo que ele está reproduzindo.
Rosenei Bairros de Freitas Carvalho
26/01/24 14:20
Rosenei Bairros de Freitas Carvalho - Rondonópolis -MT.
Na Fig. 01. É possível evidenciar os alunos desenvolvendo atividades individualmente. Nesse sentido, é possível desenvolver uma avaliação diagnóstica e/ou formativa. Permite que o professor acompanhe o desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno. Na Fig. 02- Evidencia-se o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem em grupo. É possível através da observação acompanhar o desenvolvimento do grupo, bem como, dos alunos individualmente.
Luzia Rosa de Souza
26/01/24 14:59
Luzia Rosa de Souza - Santo Antonio do Leste - MT
Fig. 1 - A avaliação dos alunos em grupo é uma tarefa complexa, pois envolve diversos fatores, como o desempenho individual de cada aluno, o desempenho do grupo como um todo, e a qualidade do trabalho final. Para realizar uma avaliação justa e eficaz, é preciso  considerar todos esses aspectos .
Luzia Rosa de Souza
26/01/24 14:59
Luzia Rosa de Souza - Santo Antonio do Leste - MT
Fig. 1 - A avaliação dos alunos em grupo é uma tarefa complexa, pois envolve diversos fatores, como o desempenho individual de cada aluno, o desempenho do grupo como um todo, e a qualidade do trabalho final. Para realizar uma avaliação justa e eficaz, é preciso  considerar todos esses aspectos .
Luzia Rosa de Souza
26/01/24 14:59
Luzia Rosa de Souza - Santo Antonio do Leste - MT
Fig. 1 - A avaliação dos alunos em grupo é uma tarefa complexa, pois envolve diversos fatores, como o desempenho individual de cada aluno, o desempenho do grupo como um todo, e a qualidade do trabalho final. Para realizar uma avaliação justa e eficaz, é preciso  considerar todos esses aspectos .
Robinson José de Souza
26/01/24 16:05
ROBINSON JOSÉ DE SOUZA - SÃO PAULO, CAPITAL
Nesse contexto, na figura 2, em que as crianças estão construindo conhecimento juntas, a avaliação formativa seria fundamental para entender como cada uma está contribuindo para o processo coletivo de aprendizagem.
A avaliação formativa focaria não apenas nos resultados finais ou em notas, mas sim no progresso individual e coletivo das crianças ao longo do processo. Seria importante observar como elas estão interagindo, colaborando, compartilhando ideias e construindo conhecimento em conjunto. A avaliação formativa também poderia identificar quais habilidades estão sendo desenvolvidas, onde estão as dificuldades e quais são os pontos fortes de cada criança.
Além disso, a avaliação formativa envolveria a participação ativa das crianças no processo, encorajando-as a refletir sobre seu próprio aprendizado, a identificar suas necessidades e a contribuir para a construção do conhecimento do grupo.
Kátia Barbosa Feitosa
26/01/24 17:09
Imagem 2
Kátia Barbosa Feitosa
Pombos/PE
É possível averiguar avaliação nas duas imagens, no entanto, na imagem de número 2 as crianças participam de uma interação maior e com a mediação da professora que, ao deixar que os alunos assumam o papel de protagonistas contribui para a educação cognitiva, motora e emocional, vez que o aluno se sente mais seguro ao assumir responsabilidades e observar que consegue concluí-las. Neste caso, a avaliação formativa e progressiva verifica o envolvimento dos educandos, solidariedade e trabalho em equipe.  
Luzilene Alves Barbosa da Silva
26/01/24 17:24
LUZILENE ALVES BARBOSA DA SILVA- SANTO AFONSO-MT
Na imagem 2, os alunos estão interagindo e compartilhando aprendizagem relacionada ao mapa com mediação da professora, momento importante para contribuir e avaliar o processo de da aprendizagem;

Erico de Oliveira Guimarães
27/01/24 16:23
Imagem 2.
Erico de Oliveira Guimarães.
Pão de Açúcar/AL.
É notório que as duas imagens retrata meios de aprendizagem, visto que elas traz uma abordagem para que o ensino e aprendizagem caminhem unidas. Escolhi a 2ª imagem, pois traz na minha conspeção uma aprendizagem Criativa visto que a mesma traz uma abordagem pedagógica que busca desenvolver conexões pessoais na qual o professor cria um ambiente propício ao estímulo da criatividade, da imaginação e da colaboração, buscando, assim, despertar os interesses dos estudantes.
Zilma Maria Santana Borges
27/01/24 21:58
Zilma Maria Santana Borges
Nova Xavantina MT

A figura 2  ao desenvolver a atividade a professora pode observar como os alunos estão conduzindo a sua aprendizagem, estigando e orientando caso seja necessário.
Lucy Rodrigues Bezerra de Melo
29/01/24 10:17
IMAGEM 2
LUCY RODRIGUES B. MELO
MACEIÓ - AL
Na imagem podemos observar que a atividade proposta refere-se ao componente Geografia e o modo como está sendo desenvolvida permite a interação entre professora/ alunos e alunos/alunos. Durante a atividade a professora dialoga com os estudantes aplicando consignas (por exemplo: localize a América do Sul), obtendo imediatamente a resposta do estudante (que aponta corretamente ou não o local). Desse modo, avalia oralmente os estudantes durante a realização da atividade podendo fazer indagações que possam suscitar dúvidas que levem à aprendizagem, tirar dúvidas e ratificar os conhecimentos ao mesmo tempo em que estimula e encoraja os estudantes a interagir sem medo de serem criticados. 
As evidências são: a participação dos estudantes, resposta oral as indagações feitas (pela professora e por colegas), apontar com o dedo os locais corretos de acordo com as perguntas realizadas, perguntar quando têm dúvidas, fazer anotações no caderno, etc. 
Alessandra Borges Bressane
29/01/24 17:16
Teste
Daiane da Veiga da Silva
29/01/24 17:32
Daiane da Veiga da Silva - RS
2ª Imagem
Em Um Trabalho de Registro e Criação em Conjunto o Professor tem a possibilidade de fazer várias pautas avaliativas tanto da interação das crianças entre si nas vivências relacionadas ao que foi proposto, como suas habilidades individuais de motricidade e criatividade. A avaliação nessa situação pode ocorrer com perguntas pontuais ou apenas pedir o relato se cada um sobre o que estão a fazer. Também é possível anotar num diário de bordo falas significativas e o registro fotográfico também auxilia para avaliar. Amo vivencias e produções de que permitem ver o processo de aprendizagem dessa maneira.
Elaine Valendorf Silva
29/01/24 17:38
Elaine Valendorf Silva 
Cuiabá- MT
Na imagem 2 os alunos são protagonistas. Essa é uma metodologia ativa que constrói  conhecimentos atravé  da prática  vivenciada.
Maria Angela dos Santos Teixeira Ribeiro
29/01/24 17:57
Imagem 2
Maria Angela dos Santos Teixeira Ribeiro
Itabuna-BA
 
É possível observar que a professora está interagindo com os alunos e neste momento, as crianças já estão sendo avaliadas, pois as mesmas estão participando do seu processo de aprendizagem, estão se deslocando do seu espaço, sinalizando alguns aspecto da aula que está sendo explorado, evidenciando o seu protagonismo. Muito importante fazer esta exploração fora da sala de aula, o desenho foi feito no chão, sendo possível inferir que as crianças também tiveram participação na produção, em um dado momento.
Priscila Pereira Paschoa
29/01/24 19:09
Priscila Pereira Paschoa, Urupês/SP

Na figura 2, pode estar acontecendo uma avaliação, como a diagnóstica ou a formativa, pois as crianças estão em uma atividade prática e coletiva, focadas na observação e identificação de detalhes das imagens dentro daquele círculo que parece o planeta Terra. Nesse momento de aprendizagem, elas podem interagir entre si e com a professora, apontando o que lhes chamou a atenção ou o que foi solicitado pela docente, que tem a oportunidade de avaliar as habilidades desenvolvidas ou não, de acordo com a faixa etária. 

As evidências de aprendizagem coletadas poderiam ser: se os alunos conseguem identificar uma localização, caso seja um mapa; se conseguem fazer comparações entre os dados apresentados; se apontam algum erro ou algo que poderia ter ficado melhor nas imagens; se põem em prática algum conceito específico explicado pela professora; se conseguem construir ou completar o que está faltando nas imagens; se têm algo a criticar a respeito do que estão fazendo; se conseguem conviver bem em grupo; se um contribui para a aprendizagem do outro e para a produção da atividade como um todo, de forma colaborativa; se se tratam com respeito e empatia, por exemplo.

Os instrumentos de avaliação poderiam ser: a observação do comportamento das crianças durante a atividade; fotos; vídeos; registros, como diário de bordo, caderno de anotações; planejamento; entre outros recursos que a professora tenha necessidade de utilizar para dar visibilidade às aprendizagens dos alunos. 

Jony Ribas Cardoso
29/01/24 19:23
Jony Ribas Cardoso, Porto Murtinho - MS
Imagem 2.
Sim, estão sendo avaliados.
Essa imagem sugere uma abordagem lúdica e participativa na aprendizagem.
Aprendizagem Artística: Crianças podem estar explorando a expressão criativa enquanto absorvem conceitos educacionais. Narrativa Visual, a professora pode estar contando uma história visualmente, usando os desenhos como elementos narrativos, promovendo a compreensão e a imaginação aprendizagem Colaborativa as crianças podem estar colaborando em um projeto visual, promovendo trabalho em equipe e compartilhamento de ideias. Ensino Multissensorial, Incorporação de diferentes tipos de desenhos pode envolver a aprendizagem tátil, visual e auditiva para atender a diferentes estilos de aprendizagem. Integração de Disciplinas, os desenhos podem representar conceitos de várias disciplinas, integrando o conhecimento de maneira holística. Essas abordagens proporcionam uma experiência educacional envolvente e podem estimular o interesse e a participação ativa das crianças no processo de aprendizagem.


Marineuza Carbolin
30/01/24 09:13
A ação de avaliação é necessária, pois ela  nos orienta para a evolução do ensino aprendizagem.
Cristiane de Oliveira Inhuma Santos
30/01/24 09:39
olá, Cristiane de Oliveira inhuma Santos.
Imagem 1 - Considero uma atividade coletiva, porém se considerar as evidências, posso usá-la como método avaliativo, ressaltando os aspectos cognitivos (de acordo com os objetivos de aprendizagem e objeto do conhecimento)e socioemocionais ( as interações e convívio com o outro). 
Jéssica Priscila Nunes Dlugoss
30/01/24 10:16
Na figura 2 podemos observar a interação dos alunos com a situação proposta pelo professor. 
Heytor Victor Pereira da Costa Neco
30/01/24 13:16
Nas duas imagens, avaliações poderiam estar acontecendo, mas a segunda traz isso mais evidente uma vez que competências como "trabalho em equipe", "criatividade" e "solução de problemas" poderiam estar sendo vistas de modo mais direto.
Rafaela Alves Santos de Santana
30/01/24 13:58
Rafaela Santana - Itaberaba/ Bahia 
Figura 1 - Poderia sim estar acontecendo uma avaliação, num modelo de avaliação mais formal e com consulta de dados nos livros didáticos. Ali os alunos podem fazer sua próprias inferências, ao procurar informações para resolução da atividade. 
Dinaci Fernandes de Jesus
30/01/24 18:38
 Dinaci Fernandes de Jesus - Jangada-MT
Na figura 1 poderia ser uma avaliação, onde o professor poderia observar o desempenho individual e ao mesmo tempo sua interação em grupo. Como os alunos poderiam dividir as tarefas entre os demais do grupo  - consulta de material didático e produção de respostas ; e depois a interação entre eles (como os participantes colocam seu ponto de vista e  entendimento).    
Lilian Daniele Rosendo
30/01/24 19:36

Lilian Daniele Rosendo - Cuiabá/MT
Uma sugestão para explorar  o objeto de conhecimento da Figura 2 é trabalhar pode-se trabalhar todas as disciplinas, levar a sala de aula para parte externa , ou seja mostrar para os alunos diversas forma de se aprender , de observar, de experimentar, na figura 2 está sendo trabalhando os explorar aspectos cognitivos e  socioemocionais. No caso da figura 2 podemos observar um com um mapa sendo desenhando  no chão pelos próprios alunos, nesse instante a professora pode conversar e explicar os conceitos como  a localização de cidades, estados, rios, acidentes geográficos, etc.  Trata-se de uma situação de aprendizagem em grupo onde, além de proporcionar uma aprendizagem coletiva, o professor pode observar o progresso de cada aluno.


Selma Maria de Araujo
31/01/24 11:54
A interação é fundamental na aprendizagem do estudante.
Tatiana de Oliveira Carvalho
31/01/24 14:38
Imagem 2 
Tatiana de Oliveira Carvalho - Contagem Minas Gerais

A imagem 2 é mais expressiva para ocorrência de aprendizagem coletiva, pois há o envolvimento das crianças e da professora na construção da atividade proposta. O regente pode explorar esse momento de várias maneiras, envolvendo as crianças  de todas as formas possíveis.
Janielle Cristina Santos Lima
31/01/24 15:26
JANIELLE CRISTINA SANTOS LIMA, BOCA DA MATA- 
Na figura 2 é possível observar que os alunos estão construindo o conhecimento de forma coletiva e há interação aluno-professor que é muito importante no processo de ensino e aprendizagem.
Rosa Amelia Ferreira da Costa Arantes
31/01/24 17:17
A interação com os colegas sob a orientação do professor faz com que os alunos se tornem protagonista de sua aprendizagem, Ocorrendo assim uma aprendizagem eficiente e interessante conseguida por seus próprios méritos como pode ser observado na figura 01.
Sonia Meloquero Pereira
01/02/24 10:23
 

SONIA MELOQUERO PEREIRA
 JUARA - MT
 
 Imagem 2.
 
 Sim, estão sendo avaliados seus conhecimentos, ou seja, o conhecimento de mundo que o discente traz consigo.
 
 Os códigos e signos que o estudante faz uso durante o processo de decodificação de imagens é o primeiro passo para que ele comece  a entender o significado das cenas do dia a dia, partindo da premissa que  o aluno ainda não domina a leitura de palavras não quer dizer que ele não tenha práticas leitoras.

Simone Dias de Oliveira
01/02/24 21:20
Simone Dias de Oliveira, Cuiabá Mt
 Imagem 2 
 Apresenta alunos interagindo na realização de um trabalho em equipe, sendo desenvolvido com o auxílio da professora. Normalmente, esse tipo de atividade busca a construção de conhecimento adquirido no decorrer do processo de ensino.

Noeli Cristina Perobelli França
01/02/24 21:49
   Noeli Cristina Perobelli França, Cruzeiro do Sul - PR   
   A avaliação escolar é muito mais do que atribuir valores/notas as atividades e avaliações; ela é uma forma de identificar pontos positivos e negativos do ensinoo-aprendizagem, para assim adequar o que for necessário para a aprendizagem realmente acontecer.
Imagem 2 - Alunos realizando trabalho em conjunto sendo auxiliados pela professora que se torna uma orientadora para a realização do trabalho e produção da aprendizagem. Esse tipo de prática auxilia no desenvolvimento das habiidades e autonomia dos alunos.

Itacy Danielle da Silva Huergo
01/02/24 23:52
Imagem escolhida : Imagem 1  
Cursista: Itacy Danielle da Silva Huergo  
Estado: Rio de janeiro  
Cidade: Rio de janeiro  
 
 
Considerando a descrição da cena de crianças fazendo atividades em sala de aula com os colegas, é possível refletir sobre a ocorrência de avaliações, tanto no aspecto cognitivo quanto no socioemocional. 
 
Aspectos Cognitivos: 
 
Observação de desempenho: Durante as atividades em sala de aula, os professores podem observar o desempenho das crianças. Eles podem avaliar sua capacidade de resolver problemas, compreensão de conceitos, criatividade, colaboração com os colegas, entre outros aspectos. 
 
Produção de trabalhos ou projetos: As atividades em sala de aula podem envolver a produção de trabalhos individuais ou em grupo. Os professores podem avaliar esses trabalhos para verificar o nível de compreensão e aplicação dos conceitos ensinados. 
 
Participação em discussões e debates: Durante as atividades em grupo, os alunos podem participar de discussões e debates sobre os tópicos abordados em sala de aula. A participação ativa e a capacidade de expressar ideias de forma clara e coerente podem ser avaliadas. 
 
Aspectos Socioemocionais: 
 
Colaboração e trabalho em equipe: Os professores podem observar como as crianças interagem com seus colegas durante as atividades em grupo. Eles podem avaliar a capacidade de colaborar, comunicar-se efetivamente, resolver conflitos e trabalhar em equipe. 
 
Resiliência e persistência: Durante as atividades, as crianças podem enfrentar desafios que exigem resiliência e persistência para superar. Os professores podem avaliar como os alunos lidam com esses desafios e sua capacidade de perseverar diante de dificuldades. 
 
 
Possíveis Instrumentos de Avaliação: 
 
Observação direta: Os professores podem observar o comportamento e o desempenho dos alunos durante as atividades em sala de aula e fazer anotações sobre suas observações. 
 
Registro de observações: Os professores podem manter registros detalhados das interações dos alunos, incluindo sua participação, colaboração, habilidades de resolução de problemas e expressão de ideias. 
 
Avaliações formativas: Os professores podem usar perguntas direcionadas, discussões em grupo e feedback contínuo para avaliar o progresso dos alunos ao longo do tempo. 
 
Autoavaliação e avaliação por pares: Os alunos podem avaliar seu próprio desempenho e o desempenho de seus colegas durante as atividades em grupo, fornecendo feedback uns aos outros. 
 
Portanto, durante as atividades em sala de aula com os colegas, os professores podem coletar evidências de aprendizagem tanto no aspecto cognitivo quanto no socioemocional, utilizando uma variedade de instrumentos de avaliação para fornecer uma visão abrangente do desenvolvimento dos alunos. 
 
Jaqueline Schuppel
02/02/24 10:46
Imagem 2
A imagem representa uma atividade coletiva com a orientação de um peofessor. Os alunos aprendem juntos, podem acrescentar e trocar informaçõe. A avaliação poderá acontecer através de conversas, a interação, o feedback.

Jaqueline Schuppel
02/02/24 10:46
Imagem 2
A imagem representa uma atividade coletiva com a orientação de um peofessor. Os alunos aprendem juntos, podem acrescentar e trocar informaçõe. A avaliação poderá acontecer através de conversas, a interação, o feedback.

Jaqueline Schuppel
02/02/24 10:46
Imagem 2
A imagem representa uma atividade coletiva com a orientação de um peofessor. Os alunos aprendem juntos, podem acrescentar e trocar informaçõe. A avaliação poderá acontecer através de conversas, a interação, o feedback.

Jaqueline Schuppel
02/02/24 10:46
Imagem 2
A imagem representa uma atividade coletiva com a orientação de um peofessor. Os alunos aprendem juntos, podem acrescentar e trocar informaçõe. A avaliação poderá acontecer através de conversas, a interação, o feedback.

Jaqueline Schuppel
02/02/24 10:46
Imagem 2
A imagem representa uma atividade coletiva com a orientação de um peofessor. Os alunos aprendem juntos, podem acrescentar e trocar informaçõe. A avaliação poderá acontecer através de conversas, a interação, o feedback.

Jaqueline Schuppel
02/02/24 10:46
Imagem 2
A imagem representa uma atividade coletiva com a orientação de um peofessor. Os alunos aprendem juntos, podem acrescentar e trocar informaçõe. A avaliação poderá acontecer através de conversas, a interação, o feedback.

Joseane Carina dos Santos
02/02/24 17:35
A imagem 2 apresenta a cena de um professor envolvido com os alunos em uma aula mais livre, dessa forma os alunos nem percebem que possam estar sendo avaliados, diminuindo a pressão... A avaliação pode ocorrer com a observação atenta do professor que pode fazer perguntas e inferências e dessa forma perceber a evolução dos estudantes. Acredito que se há intencionalidade na aula sempre haverá formas de avaliar se os objetivos propostos estão sendo alcançados.
Vanessa Pereira Barcellos
02/02/24 17:45
Meu nome é Vanessa, sou do Rio de Janeiro. 
Achei a imagem 2 muito interessante pois transmite a ideia de construção de  conhecimento e aprendizagem. A professora, nesse momento pode aproveitar a oportunidade para introduzir muitos conceitos em geografia, história, ciências, diversidade, questões ambientais construindo um entendimento mais amplo do mundo em que  vivemos. E ainda realizar uma avaliação informal e após esse momento consolidar com trabalhos em grupo, escrita de textos sobre o planeta e assim trabalhar diversas habilidades propostas no documento da BNCC,
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:21
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Neiva Aparecida Almeida Matos
03/02/24 12:22
Na imagem 1 é possível fazer uma avaliação diagnóstica. Se os alunos sabem trabalhar em grupo e compartilham materiais q são atividades e momentos sócios emocionais. Tbm são observadas habilidades cognitivas como criar,comparar seu trabalho c comparação os os demais alunos. Observa o trabalho de mediação do professor como orientador da aprendizagem. Neiva Aparecida  Almeida Matos. Cuiabá MT
Andreza Cristiane Grossi Pessa
03/02/24 16:02
Na imagem 2 podemos observar a interação, a construção dos conhecimentos em grupo e a professora interagindo com os alunos .
A avaliação pode ser através da observação com registro do processo da construção da aprendizagem.
Aumari Aparecida Pagotto
03/02/24 18:44
Aumari Ap. Pagotto - Londrina
Figura 02: Pode ser exemplo de uma avaliação formativa, onde a professora acompanha e observa o progresso do aprendizado dos estudantes e aproveita para reforçar algumas questões vistas durante as aulas. A avaliação pode ser complementada com uma tabela para os alunos preencherem,  em grupo, e completarem com suas observações. 
José Alexandrino Gomes
03/02/24 18:57
Professor José Alexandrino Gomes 

Escolhi a segunda imagem e acredito está evidente uma avaliação formativa, pois pecebe-se o fazer como meio para construção da aprendizagem significativa para todos os estudantes. 


Mariana Camargo Borges
03/02/24 21:47
Imagem: 2
Mariana Camargo Borges - Várzea Paulista/São Paulo
Esta imagem me apresenta uma situação de interação com o mesmo tipo de conteúdo da imagem 1, no entanto existi todo um processo de troca de informação entre os envolvidos, o que promove uma aprendizagem mais significativa, do que a análise de um atlas com os mesmos mapas, essa troca de informações entre os envolvidos no processo enriquece o mesmo.
Geane Pinheiro Costa
04/02/24 15:23
 Geane
  Figura 02 - Atividade colaborativa em equipe, comunicação oral.
Cláudia Aparecida Silva Gandra
04/02/24 22:37
Cláudia Ap. Silva Gandra, Bela Vista de Minas - MG. Figura 2 As crianças interagem com um adulto, sendo um momento de aprendizagem interativa apresentando questionamentos, pedindo devolutivas sobre o entendimento, observações e respostas encontradas em conjunto.
Maria Clara Soares Lopes
05/02/24 09:37
Maria Clara Soares Lopes, Maceió - Alagoas
Para mim todas as duas imagens apresentam ações que avaliam, mas vou falar da imagem 1.
Está apresentando aparentemente uma avaliação individual diagnóstica para obtenção de resultados, porém ela garante que os alunos possam interagir trocando ideias, comentando os resultados e tendo o professor para mediar e avaliar os resultados.
Elaine Cristina Caligali
05/02/24 18:15
ELAINE CRISTINA CALIGALI
CHAPA DOS GUIMARÃES-DISTRITO DE ÁGUA FRIA-MT.
IMAGEM 01 - O alunos estão realizando uma pesquisa investigatória, sobre um certo assunto.

Elaine Cristina Caligali
05/02/24 18:15
ELAINE CRISTINA CALIGALI
CHAPA DOS GUIMARÃES-DISTRITO DE ÁGUA FRIA-MT.
IMAGEM 01 - O alunos estão realizando uma pesquisa investigatória, sobre um certo assunto.

Andreza Leandro da Silva
05/02/24 23:41
Figura 2: observamos a construção do conhecimento através  da interação dos alunos na situação proposta pelo professor. Os alunos sã  protagonistas  no processo de ensino aprendizagem e isso torna  o momento muito mais significativo e o processo de avaliação também. 
Andreza Leandro da Silva
05/02/24 23:41
Figura 2: observamos a construção do conhecimento através  da interação dos alunos na situação proposta pelo professor. Os alunos sã  protagonistas  no processo de ensino aprendizagem e isso torna  o momento muito mais significativo e o processo de avaliação também. 
Marcus Vinicius Souza e Souza
06/02/24 13:15
Figura 2 - O processo de interação entre os alunos possibilidades a aprendizagem e a autonomia. 
Rafael Donato
06/02/24 18:35
Rafael Donato Petrópolis RJ
Figura 1 - O momento representado é propício para uma avaliação formativa, onde o foco está na compreensão do processo de aprendizagem, no desenvolvimento socioemocional e na aplicação prática dos conhecimentos. Instrumentos como observação direta, entrevistas, registros em vídeo e rubricas podem oferecer insights valiosos sobre o engajamento dos alunos, suas habilidades criativas, a compreensão das tradições culturais e o respeito às diferenças individuais.
Karoline Gonzaga Oliveira
06/02/24 19:56
 n° da imagem: 2
Nome completo: Karoline Gonzaga Oliveira
Município e Estado: Serra/ES

Os alunos se encontram dispostos de modo que estão realizando uma atividade mão na massa de pintura. Nesse momento, em que todos estão envolvidos, o professor pode observar se os alunos tem conhecimento de continentes, sabe as cores representativas do mapa, onde fica a porção terrestre e de água, conhecimentos geográficos do clima, e daí por diante. Além disso, é uma atividade colaborativa da qual todos encontram-se em plena participação e habilidades socioemocionais podem ser percebidas nesse processo.
Raíla Socorro de Oliveira
06/02/24 22:07
Raíla Socorro de Oliveira
Ribeirão Cascalheira-MT
Ao analisar a figura 2 nota -se que oportuniza a construção do conhecimento no coletivo. As metodologias ativas propostas na BNCC sugeri o educando como protagonista do processo e o educador como mediador
Raíla Socorro de Oliveira
06/02/24 22:07
Raíla Socorro de Oliveira
Ribeirão Cascalheira-MT
Ao analisar a figura 2 nota -se que oportuniza a construção do conhecimento no coletivo. As metodologias ativas propostas na BNCC sugeri o educando como protagonista do processo e o educador como mediador
Sandra Márcia Giaretta
07/02/24 19:27
Sandra Márcia Giaretta - Cuiabá/MT.
Figura 01- Um trabalho mais individualizado, onde podemos observar a atenção focal; a analise do objeto;  a organização de estudo/pesquisa e a habilidade de interpretar figuras e textos. Podemos analisar a visão artística e sua habilidade motora e pendor artístico. O momento representado é propício para uma avaliação formativa, onde o foco está na compreensão do processo de aprendizagem, no desenvolvimento socioemocional e na aplicação prática dos conhecimentos. Instrumentos como observação direta, entrevistas, registros em vídeo e rubricas podem oferecer insights valiosos sobre o engajamento dos alunos, suas habilidades criativas, a compreensão das tradições culturais e o respeito às diferenças individuais.
Eliane Virtuoso Cardoso
11/02/24 17:18
Eliane Virtuoso Cardoso - Município de Dona Emma - Santa Catarina
Figura2: Há uma forte interação entre Professora e estudantes a fim de concluir ou elaborar um trabalho. Pode-se avaliar nesta atividade a capacidade de cooperação e envolvimento com a aprendizagem; o entendimento e e compreensão do aluno em relação ao tema em estudo, sua argumentação, questionamentos, levantamento de hipóteses e sugestões para a elaboração do projeto.
Eliane Virtuoso Cardoso
11/02/24 17:19
Eliane Virtuoso Cardoso - Município de Dona Emma - Santa Catarina
Figura2: Há uma forte interação entre Professora e estudantes a fim de concluir ou elaborar um trabalho. Pode-se avaliar nesta atividade a capacidade de cooperação e envolvimento com a aprendizagem; o entendimento e e compreensão do aluno em relação ao tema em estudo, sua argumentação, questionamentos, levantamento de hipóteses e sugestões para a elaboração do projeto.
Ana Neri de Oliveira Lins Pinto
12/02/24 10:01
Depende muito do que se quer avaliar. Na figura 1 por exemplo, os alunos podem estar localizando informações em um texto para preencher uma ficha por exemplo. Na figura 2, o processo de como o conhecimento é construído, nos remete a uma avaliação formativa.
Elayne Karine Ferreira Figueiredo
12/02/24 22:05
Elayne Figueiredo, Garanhuns-PE. As duas imagens da para se avaliar na imagem 1 o conhecimento está de dando de forma  mais tradicional e individual com a utilização de livro didático e anotações, apesar de estarem nesse formato, compartilhando a mesa,  pode ajudar na interação com o colega. Além disso esse formato da pra desenvolver e avaliar a autonomia aluno, ajuda-lo técnicas de estudo e interagir com o colega. Já na imagem 2 temos uma atividade em grupo que podem desenvolver trabalho em equipe.

Ruth Ramos Roland
14/02/24 20:50
Na figura 1 os alunos parecem estar fazendo uma atividade de pesquisa/investigação. Estão concentrados e atentos. A pesquisa é uma excelente maneira para que os alunos possam desenvolver a capacidade de construir novos conhecimentos e o professor poderá observar se os alunos já conseguem coletar dados em um determinado conteúdo trabalhado em sala de aula.  
Ruth Ramos Roland
14/02/24 20:50
Na figura 1 os alunos parecem estar fazendo uma atividade de pesquisa/investigação. Estão concentrados e atentos. A pesquisa é uma excelente maneira para que os alunos possam desenvolver a capacidade de construir novos conhecimentos e o professor poderá observar se os alunos já conseguem coletar dados em um determinado conteúdo trabalhado em sala de aula.  
Claudia Freire
17/02/24 23:11
Cláudia Freire - São Paulo
De acordo com a situação descrita na figura 2, podemos concluir que a vivência coletiva e compartilhada entre as crianças, favorece a aprendizagem e troca de saberes. De modo, que a avaliação das aprendizagens ocorrerá através das trocas de saberes, das possibilidades do pensar e os valores da empatia, o convívio e as interações entre os pares. 
Nesse contexto, o aprender com intencionalidade, faz sentido quando os pares colaboram e trabalham no coletivo; rumo ao objetivo comum.




Luciane Ferreira
19/02/24 00:04
LUCIANE FERREIRA- SINOP-MT.     Figura 1 e 2 são métodos diferentes que expressam um tipo de investigação sendo realizado. Na figura 1 em trabalho individualizado, os discentes da imagem estão realizando a leitura de um material e fazem anotações sobre. Figura 2 interagem de forma oral com a professora, que parece os questionar sobre o instrumento escolhido, ele é praticamente parte do ambiente, o que transparece tranquilidade e animação na atividade.

Elisiane Medianeira Moro Tolio
19/02/24 10:53
Prof. Elisiane Tolio – Barra do Garças / MT
IMAGEM 2:
Na imagem 2 podemos observar a interação prática dos estudantes com o objeto de estudo. Esses momentos coletivos são essenciais para observarmos a socialização, a cooperação e perceber como cada estudante constrói seus conceitos e relaciona com suas vivências. Identificar as individualidades no processo de formação é muito importante para avaliar o desenvolvimento do estudante. Nesses momentos o professor pode lançar novos desafios, solicitar diferentes percursos para  solucionar ou explicar o fenômeno, instigar e mostrar novas possibilidades. 
Gisele Conceição Tavares
21/02/24 17:29
Na figura 2 as crianças estão construindo o conhecimento, juntas, dessa forma a avaliação na concepção formativa consiste no ato de avaliar tanto a trajetória de construção das aprendizagens e dos conhecimentos dos educando, como também o trabalho do professor, por permitir analisar, de maneira frequente e interativa, o progresso dos alunos, e para identificar o que eles aprenderam e o que ainda não aprenderam, para que venham a aprender e para que reorganizem o trabalho pedagógico, tendo  um momento muito significativo e construtivo.

Conteúdos recentes