Imersão | Práticas pedagógicas potencializadas pelas tecnologias digitais
Bem-vindo(a) ao primeiro desafio da nossa imersão, Educador(a)!
Nossa proposta é trocar ideias e construir em conjunto enquanto nos divertimos! Esta não é uma atividade obrigatória para a certificação.
Vamos então às etapas::
1 - Retome a lista de barreiras que você fez no tópico anterior “Enfrentando barreiras de acesso à tecnologia”. Se ainda não realizou essa atividade, só clicar neste link: https://cutt.ly/imersaopraticas-topico3
2 - Organize os itens dessa lista, separando-os em barreiras operacionais, conceituais, pessoais e sociais.
3 - Depois, indique o que você pode fazer para contornar essas barreiras, minimizá-las e até superá-las. Por exemplo, se você identificou dificuldade para fazer pesquisas na internet, reconhecer os problemas e armadilhas que existem naquele ambiente, o que você pode fazer para superar essa barreira? Participar desta formação é uma resposta possível?
5 - Publique uma reflexão que fez sobre as atitudes positivas que você pode ter diante das barreiras de acesso à tecnologia.
Escreva seu comentário na caixa de texto abaixo! Informe seu nome completo, município e estado.
Esteja à vontade para navegar pelos comentários dos colegas e apreciar as demais contribuições. Boa atividade!
Comentários - 39
13/12/23 13:34
14/12/23 14:54
CONCEITUAIS - ausência de domínio das ferramentas; - resistência e desinteresse dos alunos em aprender a usar as novas ferramentas
OPERACIONAIS - falta a infraestrutura (internet rápida, projetores, tvs smart)
PESSOAIS - habilidade para adequar as aplicações às práticas pedagógicas com eficiência e fluidez; - dificuldade em aprender à usa as TIC's.
Expor os problemas geralmente é mais fácil que colocar as soluções. Mas falando do aspecto pessoal podemos buscar conhecer melhor as propostas que estão disponíveis, começando pelo mais simples e ir ganhando confiança no uso; compartilhar com os colegas e "trocar figurinhas", etc.
18/12/23 19:34
Na medida do possível estou disponível a aprender.
Elessandra Nascimento Moura'- Maracaçumé-MA
19/12/23 19:18
22/12/23 12:09
22/12/23 20:54
são João do caru
fazer roda de conversa com a turma, pra resolver de forma agradável.
26/12/23 14:26
Mirador - MA
Embora as barreiras apresentadas sejam evidentes no ambiente escolar, as de ordem conceitual, cultural e social pesam muito no acolhimento das TDICs dentro do chão da escola. Essas barreiras se manifestam na resistência em se ter dispositivos acessíveis aos estudantes em sala de aula em virtude de dois fatores: 1o - A crença resistente de que o livro e unicamente ele já é recurso suficiente para a prática pedagógica; 2o - A necessidade de se construir, junto ao estudante, uma cultura que potencialize o uso de dispositivos (celulares) para fins investigativos e não meramente para entretenimento.
26/12/23 19:52
01/01/24 12:59
Passagem Franca - MA
Quando se fala de tecnologias dentro de sala de aula, encontramos uma via de mão dupla onde a mesma pode trazer inúmeras vantagens como inúmeras desvantagens, já que o alunado com os seus celulares, que o objeto tecnológico de mais fácil acesso, utiliza o mesmo de forma errônea, mesmo com todo auxilio e aporte do professor para utilização correta em suas disciplina.
04/01/24 00:12
Viana - MA
Em um mundo cada vez mais digital, as barreiras de acesso à tecnologia podem ser desafiadoras para muitas pessoas. No entanto, encarar esses obstáculos com uma mentalidade positiva pode abrir caminhos surpreendentes e promover mudanças significativas. Entender que aprender a usar novas tecnologias pode levar tempo e esforço é crucial. Em vez de se sentir sobrecarregado, encarar o processo como uma jornada de aprendizado pode transformar a experiência, permitindo que cada passo seja uma conquista. Desse modo, diante das barreiras de acesso à tecnologia, cultivar uma mentalidade positiva, buscando recursos educacionais, colaborando com outros, e sendo criativo podem ser atitudes poderosas. Ao fazer isso, não apenas se superam as dificuldades, mas também se constrói um caminho para um futuro digital mais inclusivo e acessível a todos.
05/01/24 20:10
OPERACIONAIS- a maior barreira que enfrentamos em escola pública é a falta de infraestrutura, pois isso dificulta o acesso às tecnologias na educação.
CONCEITUAL- desmotivação , desinteresse em aprender sobre as inovações que a tecnologia pode bos propocionar, por parte dos alunos e professores e equipe escolar.
SOCIAIS- essa barreira é a que mais afeta a educação, pois nem todos os envolvidos têm a possibilidade de utilizar os mesmos meios tecnológico devido a condição social desigual dos indivíduos.
09/01/24 20:42
Itapecuru Mirim, MA
As Barreiras Operacionais, destacando a infraestrutura, dificulta o combate as barreiras conceituais, pessoais e sociais no processo de aprendizagem com a utilização das tecnologias digitais, já que os professores e estudantes não foram apresentados as maravilhas da tecnologia no ambiente escolar, aliando teoria e prática. O que podemos fazer é solicitar infraestrutura e treinamento no ambiente escolar para proporcionarmos melhor atendimento. Enquanto isso não ocorre, passa-se orientações de como agir no ambiente virtual, indica vídeos, sites, jogos, cria-se redes sociais para compartilhamento de informações, porém sempre haverá estudantes prejudicados por não terem celulares, computadores ou mesmo acesso à internet.
17/01/24 06:46
30/01/24 20:00
Timon - MA
As primeiras barreiras que precisam ser transpostas são de natureza OPERACIONAIS: ausência de uma internet rápida, tv’s, computadores, datashow, suporte técnico e treinamentos constantes.
Como supera-las? Os desafios serão superados quando envolvermos todos os atores do processo educacional na busca ativa por elucidar todas as barreiras.
A participação nesta formação é o primeiro passo para alcançarmos a fluência digital.
04/02/24 18:18
Alto Alegre do Maranhão
Maranhão
Barreira operacional: suporte técnico - a falta de suporte técnico, por isso que dificulta o funcionamento da tecnologia.
Barreira conceitual: articulações entre todos os envolvidos - nem todos estão alinhados por falta de disponibilidade.
Barreira pessoal: insegurança e resistência - insegurança em utilizar alguns recursos digitais desconhecidos.
Um dos pontos é que precisamos de equipamentos, suporte técnico e internet de boa qualidade podemos ganhar mais confiança no uso.
09/02/24 13:51
ESTADO: MARANHÃO
Barreira operacional
- Infraestrutura: algumas escolas há questão da falta de dispositivos é uma realidade lamentavel, sendo naquelas em que possuem computador, infelizmente, ainda exibem internet de baixa qualidade o que impedem o uso dessas tecnologias.
- Preconceitos e concepções obsoletas: É possível que tanto os professores quanto os gestores escolares não tenham uma compreensão clara das vantagens do uso de tecnologias digitais na educação, principalmente na sala de aula, o que leva a uma subestimação e desvalorização de sua implementação.
- Falta de motivação: refere-se à falta de interesse em aprender a operar e explorar novos dispositivos e funcionalidades. Há uma resistencia para integrar novas tecnologias em sua vida e no ambiente de trabalho.
- Desigualdades: as questões de disparidades sociais e econômicas são os principais fatores que impedem que alunos e professores tenham acesso aos recursos digitais necessários para uma educação moderna. Essas desigualdades podem incluir falta de acesso a dispositivos como computadores/tablets e acesso limitado à internet.
27/03/24 11:01
ESTADO: MARANHÃO
Acredito que o maior entrave é:
Barreira Operacionais, estou me referindo a localidade onde eu moro, pois ainda há uma carência muito grande nos dispositivos de acesso a internet, o sinal é muito baixo e não suporta a demanda dos trabalhos que se tem vontade de realizar em sala de aula.O outro agravante é o Suporte técnico que não é atuante, pois leva - se muito tempo para o problema ser resolvido dificultando ainda mais o trabalho com a tecnologia.
27/03/24 11:12
27/03/24 22:36
Cidade Vargem Grande
Município Maranhão
Um dos problemas maiores na minha cidade, está relacionado ao acesso a internet devido o sinal ser se pouca qualidade. E devido trabalhar na zona rural fica ainda pior trabalhar com as tics.infelizmente, ainda exibem internet de baixa qualidade o que impedem o uso dessas tic . Tenhamos sempre a força se levar essas tecnologias para dentro das salas de aula devido toda essa dificuldade.
O que almejamos é mais qualidade de ensino para podermos trabalhar sem impecilios.
01/04/24 16:25
Cidade: Brejo de Areia
Estado: Maranhão
*Barreira Operacional:*
Falta de dispositivos, acesso à internet de baixa qualidade e recursos obsoletos podem criar barreiras que impedem o uso dessas tecnologias.
Se tratando dessa barreira operacional, o que pode ser feito é um pouco mais de um investimento por parte do estado com o intuito de melhorar as condições digitais das nossas escolas.
*Barreiras Conceituais:*
- Preconceitos e concepções obsoletas: professores e gestores escolares podem não ter uma compreensão nítida sobre as potencialidades do uso de tecnologias digitais, por isso subestimam e desvalorizam sua adoção na educação.
- Inseguranças e resistências: questões que alicerçam a vida da pessoa, como ética, desconfiança no desconhecido e privacidade, podem gerar insegurança e resistência em utilizar alguns recursos digitais. Há também a preocupação em ter menos conhecimento sobre essas tecnologias que os estudantes.
- Desigualdades: estudantes e professores não conseguem utilizar dispositivos digitais e ter conectividade adequada devido a desigualdades sociais.
01/04/24 16:44
CIDADE: BREJO DE AREIA.
ESTADO:MARANHÃO.
ENFRENTANDO BARREIRAS DE ACESSO À TECNOLOGIA
No âmbito escolar em que vivemos, há muitas barreiras para se alcançar a fluência digital. a seguir, listarei algumas destas barreiras e possíveis ações para minimizá-las!
BARREIRAS OPERACIONAIS
Falta de infraestrutura (equipamentos, salas de informática e internet de qualidade). ações como implantações de programas voltados à fluência digital nas escolas, bem como apoio técnico, aparelhos e acessibilidade gratuita à comunidade escolar.
BARREIRAS CONCEITUAIS
Dificuldade em envolver todo o corpo docente e discente nesta onda digital, pois infelizmente a maioria destes não têm acesso de qualidade a internet e muitos têm uma certa resistência em aderir a inovação tecnológica. ações como implementar alinhamentos aos envolvidos na comunidade escolar, voltados para a era digital, podem mudar esta realidade.
BARREIRAS PESSOAIS:
Este tipo de barreira, torna-se um grande impedimento para a disseminação digital, pois traz consigo resistência, insegurança e ações que dificultam a adesão tanto dos profissionais, quanto dos alunos. ações como a motivação por meio de formações continuadas, incentivos... seria opções benéficas para o sucesso digital.
BARREIRAS SOCIAIS:
Esta barreira, é bem delicada. pois trata-se da realidade de cada ser participativo nessa jornada da era digital. retrata desigualdades sociais, e atinge diretamente a cultura e o modo de viver destas pessoas, levando-as a terem dificuldades em aderir aos avanços tecnológicos e suas demandas. ações como promover acessibilidade e amenizar as desigualdades entre os envolvidos nos sistemas de ensino, facilitará a adesão de muitas pessoas, incluindo desde os mais favorecidos até aqueles que não têm acesso direto à internet, proporcionando-lhes uma cultura digital de qualidade e igualitária.
Portanto, é muito importante que juntos possamos unir forças para enfrentarmos todas essas barreiras e as que possam surgir!
03/04/24 15:19
CIDADE: TIMON
ESTADO: MARANHÃO
Sobre a temática, acredito que estas barreiras muitas vezes estão interligadas, pois as barreiras operacionais como a falta de equipamentos de informática juntamente com o acesso a internet, desencadeiam na falta de estímulo, na falta de vontade de aprender a lidar com essa tecnologias. Sendo necessária a implantação de programas voltados para esse tipo de capacitação.
As barreiras conceituais são vistas em ações de professores resistentes a estas novas tecnologias, que apresentam um certo "conformismo" com o fato de não estarem habituados com ferramentas digitais. Nesse caso, as orientações, incentivos e formações são muito bem vindas.
Quando falamos em barreiras pessoais, levamos em consideração a insegurança que muitos têm em trabalhar com aquilo que não conhecem, no caso, as tecnologias. Fato que pode ser superado a medida em que os professores vão tendo contato frequente com as ferramentas, e consequentemente a insegurança se desfaz.
Já as barreiras sociais acredito que sejam as mais complexas a serem superadas, já que dependem muito do meio onde estão inseridas as pessoas que vão lidar com essas ferramentas tecnológicas. O poder público, por sua vez, deve ter total comprometimento desenvolvendo ações para eliminar ou pelo menos diminuir bastante essas barreiras.
06/04/24 20:38
MUNICÍPIO: Belágua
ESTADO: Maranhão
OPERACIONAIS; Infraestrutura e treinamentos
CONCEITUAIS; articulações entres os envolvidos
SOCIAIS; desigualdades e expectativas sociais
Espero que o curso contribuía para aprimorar meus conhecimentos no mundo tecnológico, levando a vencer essas barreiras citadas.
08/04/24 12:53
MUNICÍPIO: LAGO DA PEDRA
ESTADO: MARANHÃO
Diante das barreiras de acesso às tecnologias, faz-se necessário, solicitar junto as autoridades competentes, ações que promovam a redução das desigualdades sociais e o acesso aos recursos tecnológicos no Sistema de Ensino.
09/04/24 11:01
MUNICÍPIO: URBANO SANTOS
ESTADO: MA
Todas as barreiras tecnológicas apresentadas, infelizmente fazem parte da nossa realidade, especialmente de quem trabalha na zona rural. superá-las se faz necessário e urgente para que a aprendizagem dos alunos ganhe mais uma aliada, assim como pode melhorar o trabalho docente. Investimento por parte do poder público deve ser feito para que o mundo das tecnologias seja acessível a todos os alunos.
09/04/24 13:26
Pio XII - MA
A primeira etapa que devemos nos atentar quando falamos de Tecnologia é a estrutura das escolas (Barreira Operacional) e a necessidade de formações especificas na área, pois é nítido a necessidade de estamos em constante aprendizado.
09/04/24 23:07
Bom jardim - MA
As dificuldades enfrentadas pelos professores residentes em áreas distantes está relacionado à acessibilidade , falta de formação no manuseio da ferramenta de ensino e baixo poder aquisitivo para a compra desse instrumento.
10/04/24 10:40
Belágua- Maranhão
As dificuldades são muitas, tanto pessoais como de infraestrutura a falta de treinamento, disponibilade de equipamentos, cultura escolar, antiga e tradicional, que as vezes desmotiva o professor a adotar práticas inovadoras com o uso da tecnologia.
10/04/24 14:38
Timbiras-MA/ URE- Codó
Os desafios são muitos: operacionais: infra-estrutura ( falta de acesso à internet), falta de conhecimento de utilização de dispositivos e softweres.
pessoais: insegurança ao manusear as mídias, falta de motivação na montagem em sala de datashow e desconhecimento da conexão de dispositivos.
sociais: falta de internet nas salas de aulas para os estudantes e professores realizarem juntos pesquisas para que possa ser ensinado a cultura digital.
Uma das formas de contornar esses desafios é utilizar quando possível vídeos interativos e pesquisas extra-escola no google. Participar de cursos para usar os recursos digitais é uma maneira de encarar os desafios, a pandemia também aflorou a necessidade dessa adaptação quanto ao uso dessas ferramentas.
O curso imersão nas práticas pedagógicas vem contribuir de forma positiva pois vem permitir o acesso ao conhecimento e manuseio de mídias digitais.
10/04/24 21:25
Santa Inês- MA
É fácil a observação dos desafios estruturais quando nos deparamos com escolas sem nenhuma condição relacionada a equipamentos tecnológicos causando sem sombra de dúvidas o desinteresse no uso de inovações tecnológicas.
Aos desafios pessoais certamente ao meu ver não são significativos pois sempre procurei manter um nível satisfatório e particular no que se refere a ter e usar inovações tecnológicas.
E o aspecto social deve ser revisado sobre a ótica do oferecimento e acesso democrático da Internet e das novas tecnologias no ambiente escola tanto para professores bem como para alunos.
14/04/24 21:53
Município: Presidente Juscelino
Estado : Maranhão
Uma das grandes dificuldades para utilização das tecnologias digitais na educação, é no que se diz respeito à barreira operacional quanto a estrutura, pois ainda a falta de equipamentos em muitas escolas ainda é uma realidade. Isso faz com que o professor não tenha a totalidade dos recursos para planejamento e consequentemente a excução das suas aulas com o auxilio da tecnologia.
Por conta disso, temos ainda outra barreira , agora pessoal, pois falta desses equipamentos nas escolas faz com que o professo não tenha como praticar e desenvolver a habilidade de uso das tecnoçogias digitais.
15/04/24 13:33
15/04/24 16:58
é nítido que vamos enfrentar inúmeros desafios nesse percurso formativo, porém, resultará em uma aprendizagem bem diferenciada.
19/04/24 11:10
BARREIRAS OPERACIONAIS - Falta de conhecimento sobre a utilização de equipamentos eletrônicos, falta de equipamentos como cabos e adaptadores específicos - Treinamento sobre a utilização dos equipamentos, espelhamento em tv, conexão de data show, conexão de cabos e adaptadores de cabos.
BARREIRAS CONCEITUAIS - Desconhecimento sobre equipamentos e aplicativos que podem ajudar na aprendizagem do aluno. - Fazer um curso sobre tecnologias, e pesquisar sobre aplicativos que podem ajudar o aluno.
BARREIRAS PESSOAIS - Dificuldade de entendimento sobre a utilização de determinados equipamentos, e medo de não conseguir aprender como utiliza-lo. - Treinamento sobre tecnologias digitais, assim trará mais conhecimento para o professor, e fará com que o medo de utiliza-lo diminua!
BARREIRAS SOCIAIS - Falta de internet para os alunos, em casa e na escola - Acesso à internet na escola.
A TECNOLOGIA PODE SER UMA GRANDE AJUDA AO PROFESSOR, PARA MINISTRAR AULA PARA ALUNOS QUE FALTAM MUITO NA ESCOLA, E PRECISA DO MATERIAL PARA ESTUDAR!
27/04/24 09:56
Quanto as operacionais, entendemos ser o não conhecimento de como se usa os materiais tecnológicos, assim como a sua ausência em suas casas que sirvam de suporte para a sua prática; As conceituais, já se percebe ser o não conhecimento de assuntos que se relacionam às tecnologias e a não atualização acerca dos mesmos; As pessoais, podemos dizer ser as dúvidas de como usar os aplicativos e demais materiais com frequência; E, as sociais, verificamos ser a ausência da net no ambiente escolar que seja atribuída aos nossos estudantes.
Diante de tudo que foi exposto, percebemos que se faltar as tecnologias e a internet, consequentemente faltarão bases para que tanto os alunos quanto os professores parem logo no inicio as suas atividades.
27/04/24 18:02
Vitorino Freire - MA
Quanto as dificuldades: operacionais, conceituais, pessoais e sociais para aprimorar o uso das tecnologias no ensino e aprendizagem, são enormes. Porém, estamos contornando, pois a Pandemia, de alguma forma, impôs a utilização das mesmas no cotidiano escoar, assim muitos aprenderam o básico, manusear os equipamentos sem medo. Sendo assim, mesmo de forma tímida, melhorou o investimento em equipamentos e cursos para todos que fazem a escola, com ênfase nos professores. Equipamentos, espaço físico ideal e internet de qualidade são necessários, mas a qualificação de quem vai utilizar é indispensável.
27/04/24 23:37
Codó - MA
Os pontos que listei no exercício anterior foram: Falta de aparelhos/recursos na escola; - Possibilidades limitadas de formação prática em tecnologias digitais para os professores e demais colaboradores da escola; e - A própria escola, sequer possui computadores nas salas administrativas, muito menos laboratório de informática, que possa contribuir na formação dos estudantes.
Os classifiquei como operacionais, pois apesar de existirem diversas situações que dificultam a escola ser um ambiente digital o que torna isso mais difícil é o fato das escolas não possuírem tais recursos/ferramentas. Pouco vai adiantar o professor saber ou querer aprender, se a escola não pode ofertar o material para o(a) professor(a) trabalhar.
Tronou-se um hábito, ao meu ver erroneamente naturalizado, professores(as) comprarem seus materiais/aparelhos e todos os dias levarem para a escola caso queiram trabalhar uma aula "diferenciada" com suas turmas. Não digo aqui que não pode ser feito isso, mas considero que ainda que o professor queira usar seu material particular, o ideal seria a escola ser equipada com isso.
Sem contar a desigualdade em nível nacional, quando se fala de recursos digitais na escola. Enquanto aqui, na minha realidade, estamos discutindo a necessidade de equipamentos (caixa de som, data show, internet na escola, computadores, etc.) em outras cidades/estados os estudantes estão discutindo ou construindo propostas de aprimoramento de recursos e técnicas digitais, atualização ou manuseio de programas, aplicativos, criação de programas ou equipamentos, entre outros.
28/04/24 17:48
Tutóia: MA
Os entraves que persistem na maioria das escolas maranhenses em relação as barreiras; são os materiais necessários para desenvolver uma aula criativa, como os aparelhos eletrônicos, muitas das vezes esses equipamentos são do próprio docente, que faz de tudo para adquirir e o pior a falta de internet nas escolas .
13/12/23 10:30