Imersão | Práticas pedagógicas potencializadas pelas tecnologias digitais

+
15/12/2023

Bem-vindo(a) ao segundo desafio da nossa imersão!

Nossa proposta é compartilhar ideias e construir em conjunto enquanto nos divertimos! Esta não é uma atividade obrigatória para a certificação.

Vamos então às etapas:

1 - Reflita sobre a seguinte questão:

Quais ações você poderia realizar com seus estudantes para prevenir a disseminação de notícias falsas?

2 - Compartilhe suas reflexões. Para isso, inicie o seu comentário informando seu nome completo, o município e o estado onde está e depois suas considerações.

Para responder, utilize a caixa de comentários ao fim da página. Digite sua mensagem e clique em ENVIAR.

Um abraço!

 

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 40


Albênes da Silva Marques
21/12/23 22:41
Gostei das perguntas 
Mirna Bispo Viana Soares
22/12/23 12:14
Timon-ma
Rodas de conversas, debates, leituras de textos sobre as fakenews...

Cosme José Teixeira Maciel
22/12/23 15:59
Cosmej.t.maciel
Icatu-ma
Ter uma consciência  pré-definida fundamentada em um olhar crítico para as informações advindas do ambiente digital se faz necessári  sendo tal ato uma demonstração de cidadania digital.


Sérgio de Sousa Farias
22/12/23 18:52
Sérgio de Sousa Farias 
São João do caru 
Rodas de conversas e palestras.
Vania da Silva Moreira
22/12/23 19:58
debater sobre o tema, para que eles possam entender os perigos das noticias falsas e o que ela pode causar danos na vida de alguém.
Maria dos Milagres Pessoa da Silva
22/12/23 21:05
Maria dos milagres pessoa da Silva 
são João do caru. 
fazer uma roda de conversa 
Paulo Conceição de Sousa
23/12/23 22:37
Paulo Conceição de Sousa 
Centro do Guilherme 
A tecnologia digital e muito útil para ser trabalhada em sala de aula só que precisamos obter mas conhecimentos sobre o tema..
Marjoel Jerônimo Silva Campelo
26/12/23 13:49
 Marjoel Jerônimo Silva Campelo

Turiaçu-MA

O mundo tecnológico propicia mudanças constantes e hábitos, essa tecnologia abre o espaço para debates e conscientização do que podemos e do que não podemos. 

E nessa caminhada suscita-se em mostra a   Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).  (Redação dada pela Lei nº 13.853, de 2019) – (...) dispor sobre a proteção de dados pessoais (...), mostrando que existe toda uma legislação no mundo virtual e precisamos seguir de maneira consciente. Esse seria o início do debate e abrindo espaço para a conscientização dos alunos no uso das tecnologias digitais. 

https://encurtador.com.br/dtv09

Geane Pinheiro Costa
26/12/23 19:40
Geane Pinheiro Costa - Matinha, MA. É importante desenvolver projetos interdisciplinares envolvendo todos os profissionais da escola e toda a comunidade escolar, porém certos projetos como cidadania digital  encontra resistência por parte da gestão escolar. O conhecimento da equipe pedagógica é fundamental, através da formação continuada de toda a equipe pedagógica podemos obter a colaboração entre pares e a conscientização sobre o potencial da tecnologia digital na educação.
Elecio Morais do Nascimento
27/12/23 17:42
Promover roda de conversa e debater o tema, respeitando ideias adversas. 
Maira da Silva Firmino
29/12/23 14:21
 Máira Silva Firmino                                                                                                                                                Cidade: São João Dos Patos - Maranhão                                                                                                          Resposta: Desenvolveria projetos e palestras com o tema, debatendo e alertando então sobre os riscos e consequências.
                                                                                                        

 

Aline Paiva da Silva
02/01/24 15:33
Aline Paiva da Silva
Rodas de conversas, debates, projetos são algumas ideias de conscientização que possibilitam abordar o tema.
Maria Rivanda Penha do Nascimento
05/01/24 20:53
Conscientiza-los a verificar fontes  confiáveis e comparar com outras fontes antes de disseminá-las, para evitar fazer News .
Maria Rivanda Penha do Nascimento
05/01/24 20:54
Maria Rivanda Penha do Nascimento.Lago da Pedra-Ma
Conscientiza-los a verificar fontes  confiáveis e comparar com outras fontes antes de disseminá-las, para evitar fazer News .
Ozeane Ferreira dos Santos
09/01/24 20:51
Ozeane Ferreira dos Santos
Itapecuru Mirim, MA

Levar várias notícias para sala de aula e colocar os estudantes para descobrirem quais as falsas e quais as verdadeiras. E logo depois, discutir os impactos das notícias falsas na vida das pessoas.
Rafael Luis Fernandes
13/01/24 22:30
Rafael Luis Fernandes
Mirador, MA

Uma das ações possíveis a ser realizada junto aos estudantes é ensiná-los a realizar um trabalho de curadoria, pesquisando fontes confiáveis e identificando sítios que estão comprometidos em veicular uma notícia verídica. Numa era em que muitos jovens acessam redes sociais para se informarem, não é raro que eles assimilem informações advindas de perfis dessas redes que se dizem "comprometidas" com a informação. Muitas vezes, o único comprometimento dessas redes sociais é com o sensacionalismo, que ajuda a movimentar a visita em suas páginas.


Maria Jucirene Carlos de Sousa
20/01/24 16:32
Rodas de conversas e debates em sala
Célia Maria de Melo Machado
30/01/24 20:34
Célia Maria de Melo Machado 
Timon - MA 

Uma das possibilidades é conscientiza-lós da necessidade de exercer a cidadania digital, orientando-os a realizar pesquisas em fontes confiáveis, identificarem sítios que veiculam notícia inverídica, mas principalmente desenvolver uma consciência e visão crítica para navegar em meios digitais com segurança, ética  e responsabilidade. 
Eliana Ferreira das Neves Cunha
01/02/24 14:52
ELIANA FERREIRA DAS NEVES CUNHA
BACABAL-MA
Debater sobre o tema das noticias falsas e Fakenews no ambiente escolar, é de fundamental importância. É importante que o professor oriente seus alunos do perigo que a fakenews causa na vida de uma pessoa
Madalena Rodrigues Sousa
05/02/24 15:22
Madalena Rodrigues Sousa 
Alto Alegre do Maranhão 
Explicar para os estudantes os perigos das noticias falsas e suas consequências. 
Madalena Rodrigues Sousa
05/02/24 15:22
Madalena Rodrigues Sousa 
Alto Alegre do Maranhão 
Explicar para os estudantes os perigos das noticias falsas e suas consequências. 
Madalena Rodrigues Sousa
05/02/24 15:23
Madalena Rodrigues Sousa 
Alto Alegre do Maranhão 
Explicar para os estudantes os perigos das noticias falsas e suas consequências. 
Madalena Rodrigues Sousa
05/02/24 15:23
Madalena Rodrigues Sousa 
Alto Alegre do Maranhão 
Explicar para os estudantes os perigos das noticias falsas e suas consequências. 
Karla Mikaelly Araújo Noleto
08/02/24 10:21
Debates e rodas de conversas 
Joseane Cantanhede dos Santos Morais
09/02/24 14:04
JOSEANE CANTANHEDE
CODÓ,  MA
 
Promover discussões em sala de aula é de fundamental importância a respeito do impacto das notícias falsas na sociedade e nas decisões individuais, destacando exemplos e consequências reais da disseminação de informações incorretas.
Romario Bizerra da Silva
04/04/24 10:28
É essencial promover discussões em sala de aula sobre o impacto das notícias falsas na sociedade e nas escolhas individuais, destacando exemplos do mundo real e o impacto da propagação de desinformação
Jocenilson Marques de Lima
04/04/24 10:33
A tecnologia é um recurso de fundamental importância no processo de ensino aprendizagem, a mesma atualmente é um instrumento indispensável.
Cilene Mendonça Ferreira
09/04/24 11:31
NOME: CILENE MENDONÇA FERREIRA
MUNICÍPIO: URBANO SANTOS
ESTADO: MARANHÃO
É importante promover discussões sobre o tema, realizar projetos interdisciplinares com os alunos afim de tentar evitar essa rede de desinformação.
Luciano José da Silva Azevedo
09/04/24 14:07
Luciano José da Silva Azevedo
Pio XII - MA

Nesse caso especifico é importante falar sobre as referencias das pesquisas que fazemos e quais são os sites com informações realmente confiáveis. Principalmente pesquisar a mesma informação em vários sites afim de verificar a veracidade da informação antes de fazer compartilhamentos e divulgações, pois inclusive qualquer cidadão pode responder processos criminais devido ao compartilhamento de noticias falsas nas redes sociais e afins. 
Claudivane Viana Granjeiro da Silva
10/04/24 11:07
Claudivane Granjeiro 
Belágua-ma 
Leitura de texto sobre a  problemática e roda de conversa. 
Claudivane Viana Granjeiro da Silva
10/04/24 11:12
Claudivane Granjeiro
Belágua-Ma
*Criar discussões e debates em sala de aula sobre o impacto das notícias falsas na sociedade e como podem prejudicar a democracia. 
*Incentivar os alunos a compartilharem apenas informações confiáveis e verificadas em suas redes sociais. 
*Realizar atividades práticas, como jogos educativos, simulações de verificação de informações e análise de notícias falsas.


Marcelo da Silva Batista
10/04/24 11:15
Marcelo da Silva Batista
Belágua-Maranhão
As notícias falsas é um pauta que ganhou bastante relevância, saber como identicar e se proteger de golpes e pessoas mal intencionadas e primordial no uso dos meios digitais. A escola tem papel significativo no combate a Fake News.




Maria Lucia Soledade Silva
11/04/24 00:30
NOME: Maria Lúcia Soledade Silva
MUNICÍPIO: LAGO DA PEDRA 
ESTADO: MARANHÃO
 - Propor a análise e reflexão de textos informativos, jornalísticos e publicitários, distinguindo fatos de opiniões, notícias falsas e/ou sensacionalistas.
 - Pesquisas, produções textuais e debates sobre o impacto das fake News na sociedade;
 - Orientar os alunos a utilizarem recursos digitais para produzirem cards e vídeos curtos que a população a  população para 
 - Roda de conversa sobre as transformações ocorridas nos meios de informação e comunicação;
 - Orientar os estudantes a realizar uma campanha educomunicativa com ações midiáticas através de cards digitais e vídeos curtos no Instagram e WhatsApp para disseminar as produções de combate as fake News.
Maura Pires de Sousa
13/04/24 21:31
NOME: MAURA PIRES DE SOUSA. BACABAL- MA
Uma palestra sobre fake news nas redes sociais explanando suas consequências e leis que punem criminosos que usam as mídias para prejudicar as pessoas. Além de uma mesa redonda sobre virtudes, caráter, integridade e respeito. 
Luiz Furtado Sousa Santos
14/04/24 22:15
Nome: Luiz Furtado Sousa Santos 
Presidente Juscelino- MA

Opotunamente durante as aulas, orientações são passadas aos alunos para que observem alguns detalhes de verificação da veracidade das informações, comopor exemplo a fonte da infomação
Maria Jose Silva Costa
15/04/24 16:05
NOME: Maria José da Silva Costa
MUNICÍPIO: Rosário
ESTADO: Maranhão
Realização de rodas de conversas com temas reflexivos voltados para fake News, suscitando a eles exemplos e ao mesmo tempo mostrando os perigos da disseminação de notícias falsas para a sociedade de modo geral. Ensinando-os a buscar primeiro a veracidade dos fatos antes de espalhar as notícias falsas em redes sociais.
Maria Lucia Soledade Silva
18/04/24 05:49
NOME: Maria Lúcia Soledade Silva
MUNICÍPIO: Lago da Pedra - MA
ESTADO: MARANHÃO
Pesquisas, rodas de conversa, palestras e discussão sobre o modo como as notícias falsas surgem e são disseminadas, e o impacto que elas podem causar, contribuirão para prevenir a propagação da desinformação.
Dominic Pires Serejo
18/04/24 09:49
ome: Dominic Pires Serejo
Rosário - Maranhão

As minhas barreiras operacionais listadas, são: falta de dispositivos e equipamentos adequados no local de trabalho, baixa qualidade de sinal da Internet, ausência de tutoriais, procuro adquirir meus equipamentos próprios; as pessoais: resistência ao uso das tecnologias digitais por desconhecer e ter pouca habilidade na utilização, para superar essa barreira, preciso me desafiar a tentar, praticar, pesquisar ..., concluir o curso.
Wânia Vasconcelos dos Santos
19/04/24 13:47
Wânia Vasconcelos dos Santos - CAXIAS, MARANHÃO

Acessar sites confiáveis, que tenham o cadeado fechado no canto do site, abrir sites de Jornais e de instituições renomadas, pois as notícias são mais confiáveis.
Camila Maria Barbosa da Cruz
28/04/24 01:02
Camila Maria Barbosa da Cruz
Codó - MA
Trabalhando a temática já realizamos em sala de aula, momentos: com vídeos interativos apresentando dicas de como identificar uma notícia falsa, como denunciar páginas, não compartilhar antes de observar se é informação verdadeira ou não. Já tivemos rodas de conversas sobre os hábitos de dia a dia com celulares ou computadores ( o que pesquiso e o que compartilho). Dinâmicas (o correio da má notícia ou telefone sem fio, é fato ou fake?, entre outras).

Conteúdos recentes