Imersão | Práticas pedagógicas potencializadas pelas tecnologias digitais

15/12/2023

Bem-vindo(a) ao terceiro desafio da nossa imersão!

Nossa proposta é trocar ideias e construir em conjunto enquanto nos divertimos! Esta não é uma atividade obrigatória para a certificação.

Vamos então às etapas:

1 - Relembre uma prática pedagógica que você implementou, vivenciou ou presenciou no espaço educativo e que considera uma inspiração para todos os profissionais que trabalham com educação. Você pode destacar os motivos de ela ser inspiradora, os detalhes que você observou e de que forma ela te marcou.

2 - Compartilhe o seu relato no espaço abaixo. Não esqueça de colocar seu nome, cidade e município onde está.

3 - Inspire-se no compartilhamento feito por seus colegas.

Um abraço!

Elecio Morais do Nascimento
27/12/23 18:19
Faço quiz no App Kahoot com conteúdos ministrados na semana. E eles adoram participar! Entretanto não faço com muita frequência para não ficar enfadonho.
Luciene dos Santos Oliveira
27/12/23 23:17
Faço com pouca frequência um quiz pesquisando no google ou youtube de várias questões de raciocínio lógico, matematizando e trabalho com meus alunos pelo menos duas vezes no mês e eles adoram.
Maira da Silva Firmino
29/12/23 14:38
Máira Firmino - São João Dos Patos                                                                                                                   Eu respondo quiz e questões na internet

Maria Rivanda Penha do Nascimento
05/01/24 21:46
Maria Rivanda Penha do Nascimento, Lago da Pedra-Ma.

Uso slide com animação e quiz.

Sérgio de Sousa Farias
10/01/24 19:01
Slide com animação
Geane Pinheiro Costa
13/01/24 19:39
Utilizo slides, quiz.
Rafael Luis Fernandes
14/01/24 15:39
Rafael Luis Fernandes
Mirador-MA

Utilizo slides para exposição de conteúdo, complementando estudos disponíveis no livro didático, além de utilizar recursos interativos, mas expositivos,  como o Prezi.
Maria do Desterro Carlos de Sousa
19/01/24 08:44
Uma pratica inpiradora que acontece na escola é o trabalho de grupos com um aluno liderando pequenos grupos e o professor mediando. O aluno líder se sente importante,  valorizado e os liderados se sentem muito mais a vontade pra tirar dúvidas com o colega e a aprendizagem acontece.
Mirna Bispo Viana Soares
01/02/24 12:03
Como trabalho na Eja, é muito complicado utilizar tecnologias inovadoras com os alunos, o tempo é muito curto, eles chegam cansados nas aulas, e não tem Internet nas salas de aula. Geralmente uso o data-show, eles gostam bastante, peço pra pesquisarem algo em sala de aula e utilizamos bastante PDFs pois eles não têm livros e a escola nem sempre consegue tirar xerox. Já tentei fazer Quiz, poucos participaram, se enviar algo no Google forms, poucos respondem. Como não tem Internet na sala de aula, eles usam a Internet deles para baixar o PDF, material didático q eu mesma elaboro para cada bimestre.
Eliana Ferreira das Neves Cunha
01/02/24 15:21
Eliana Ferreira das Neves Cunha
Bacabal-MA
Utilizo quiz sobre o conteúdo ministrado em sala de aula com pouca frequência, mais percebo que eles participam e interagem bastante.
Marjoel Jerônimo Silva Campelo
04/02/24 16:27

Turiaçu/MA

Um dos momentos cruciais é no mês de inscrição para ENEM, temos um quantitativo muito baixo de alunos inscrito no ENEM, pois nesse mês um professor teve e ideia de fazer inscrição dos alunos na escola.

Madalena Rodrigues Sousa
05/02/24 18:37
Madalena Rodrigues Sousa
Alto Alegre do Maranhão - MA

Faço com pouco frequência um Quiz de perguntas, pesquisas no Google e trabalhos com meus alunos.

Célia Maria de Melo Machado
06/02/24 10:12
Célia Maria de Melo Machado
Timon - MA
Após a conclusão do curso de Introdução a Educação Digital, como prática, escrevi um projeto para levar minhas turmas ao laboratório de informática da escola. Criamos o Blog de Literatura do Higino Cunha, orientei o básico sobre como pesquisar, coloquei como atividade uma pesquisa sobre literatura, que eles teriam de postar no blog com seu nome, foto e fonte da pesquisa. Durante naquelas aulas, meus alunos eram os primeiro a chegarem e nenhum deles faltou as aulas, estavam super animados, então percebi, que a mudança de espaco das aulas, a inclusão deles no mundo digital, o protagonismo que exerceram , tudo isto contribuiu para o sucesso desta experiência que mudou minhas práticas pedagógicas e a vida daqueles discentes.
Karla Mikaelly Araújo Noleto
08/02/24 10:27
Faço uso de um quiz ligado ao meu componente, envio o link aos alunos, todos acessam e respondem às questões com um determinado espaço de tempo para cada uma. No final, o resultado dos que mais acertaram questões e quanto cada um levou para responder.
Luciano José da Silva Azevedo
09/04/24 14:24
Luciano José da Silva Azevedo
PIO XII -MA
Utilizo a avaliação em forma de vídeo nas disciplinas de Química e Física, onde os estudantes fazem demonstração de práticas experimentais e/ou apresentação de conteúdos específicos, atividades utilizando o Google Forms que inclusive apresentam gráficos de desempenho da turma e a plataforma de simuladores educacionais: PhET, uma ferramenta essencial para os Professores da Ciência da Natureza.
Nádia Rúbia Oliveira da Silva
28/04/24 09:22
Sou Nádia Rúbia Oliveira da Silva, moro em Buriti Bravo - MA e atualmente sou Gestora no CEM Professora Zuleica Santos. Como gestora presenciei duas prática interessantes. A primeira foi um vídeo que a professora de Biologia mostrou aos alunos sobre o aparelho reprodutor masculino e feminino, mostrou os aparelhos na essência, como são na realidade. Outra prática é o uso do Kahoot que tem sido utilizado pela maioria dos professores. Vê-se, assim, o quanto o uso das tecnologias em sala pode ser útil para o aprendizado de nossos estudantes.