Dia da Consciência Negra: trabalhe a igualdade racial em sala de aula

11/11/2022

Celebrado em 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra marca a data de morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola, em 1695.

Zumbi foi uma das figuras fundamentais na luta e resistência contra o movimento escravagista. O pernambucano, que nasceu livre e foi escravizado aos seis anos de idade, foi líder do Quilombo dos Palmares, um dos mais famosos da história brasileira.

Nesse sentido, a data busca lembrar da importância dos povos e cultura africana para a construção social e cultural do país, além de levantar o debate sobre a desigualdade e o preconceito racial nas mais diversas esferas.

Além disso, a celebração fomenta o debate sobre os avanços na luta do povo negro e a diversidade racial. Quer saber como introduzir o tema em sala de aula? Descubra a seguir.

Respeito e valorização da história e cultura negra no Brasil

A data de comemoração da Consciência Negra foi incluída no calendário escolar em janeiro de 2003 pelo projeto Lei n.º 10.639, a mesma que tornou obrigatório o ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Em 2011, com a oficialização de 20 de novembro como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, foi-se criando espaço para uma reflexão sobre as causas históricas e a superação da desigualdade racial no país.

De acordo com a pesquisa Desigualdades Sociais por Cor ou Raça, lançada pelo IBGE em 2019, a sociedade brasileira é constituída por 56% de pessoas autodeclaradas pretas e pardas. Ao mesmo tempo, essa parcela da população é a que apresenta os piores indicadores de renda, moradia, escolaridade e serviços.

Nesse contexto, o Dia da Consciência Negra se mostra como uma data fundamental para o debate da questão étnico-racial brasileira. Como um espaço de formação para os cidadãos do futuro, a escola possui um papel importante na luta pelo respeito e valorização da história e cultura negra no Brasil.

Promovendo uma educação antirracista em sala de aula

O principal mecanismo de combate ao racismo é a educação. No contexto escolar, promover um ambiente antirracista é fundamental para a aproximação de estudantes racializados.

Para apoiar você, professor, na introdução desse tema em sala de aula, indicamos o plano de aula Consciência Negra, que traz aspectos da cultura negra e oferece possibilidades de trabalhar o tema de forma lúdica com os estudantes.

Para complementar suas aulas, conheça o Objeto Digital de Aprendizagem Consciência Negra: Negritude e Cidadania, que aborda a data e suas especificidades através de atividades de pesquisa.

E mais! Para que você, educador, se empodere cada vez mais desse tema, a Fundação Telefônica Vivo irá realizar gratuitamente, no dia 23 de novembro, às 19h30, o Webinar Educação Antirracista. A aula de introdução ao curso Escola para todos: Promovendo uma Educação Antirracista será apresentada pelas professoras Carolina Schneider e Maria Carolina Schneider, que trarão os principais pontos da formação oferecida pela plataforma Escolas Conectadas.

Uma certificação de participação será entregue aos participantes,.  Inscreva-se aqui nesse link e aproveite essa oportunidade!

Gostou das nossas indicações sobre o tema? Comente abaixo qual foi a sua favorita!