Dia da Literatura | Curso TRILHAS: Leitura em Voz Alta pelo Professor

Dia da Literatura | Curso TRILHAS: Leitura em Voz Alta pelo Professor

+
29/04/2021
Hoje é o dia da literatura! As expressões literárias estão presentes em todas as civilizações, o ensino da disciplina na escola é fundamental para construir o senso de humanidade nos alunos, formando leitores sensíveis e inteligentes. Uma boa forma de inserir as crianças no universo literário desde cedo é incentivá-las com a leitura e contação de histórias.  Que tal se aprofundar mais no assunto com o curso do TRILHAS Leitura em Voz Alta pelo Professor

O TRILHAS é uma plataforma colaborativa pensada para professores alfabetizadores e estudantes de pedagogia, que desejam aprimorar os conhecimentos com cursos on-line e gratuitos, referenciados pela BNCC e com troca de experiências com educadores de todo Brasil. 

O curso de Leitura em Voz Alta pelo Professor apresenta o trabalho com textos narrativos, poéticos e informativos, dirigidos a crianças desde a educação infantil. Por meio da tematização de vídeos, transcrição de conversas literárias e embasamento teórico, propõe-se discutir as principais situações didáticas de leitura, promover as reflexões acerca do fazer pedagógico e apoiar o trabalho de professores no ensino da leitura, escrita e oralidade.

Ouvir histórias lidas e contadas pelo professor desenvolve o repertório de palavras, possibilita o conhecimento de múltiplas formas discursivas e facilita um contato mais aprofundado com a língua escrita, aproximando as crianças do universo das letras. O trabalho com textos literários também permite a evolução das habilidades socioemocionais e cognitivas, visto que permite que os alunos vivenciem diferentes realidades e situações, favorecendo o conhecimento de si e do mundo. 

O ensino de literatura é fundamental para formar alunos livres, autônomos e críticos. O contato com textos literários na escola contribui para que os educandos aprendam a lidar com a diversidade, uma vez que o mesmo texto pode ser interpretado de diferentes formas pelos estudantes. As diversas interpretações formam uma comunidade de leitores que aprendem juntos, além de estimular a criatividade e a imaginação. 

Gostou do conteúdo? Inscreva-se no Portal TRILHAS e aprimore suas práticas de leitura em voz alta!
ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 3


Neuza Aparecida Gomes Soares
14/05/21 09:12
Muito bom o material, alunos só gostam de leitura quando o professor também gosta. Não adianta fazer com que os alunos tenham contato com textos literários se o professor desconhece ou não gosta de ler.
Tais Cristina Relva Lima
13/09/21 18:56
Curso maravilhoso só tenho que agradecer...
Maria das Dores de Andrade Ferreira
24/03/23 10:32
Já fiz o curso, quero ver meu certificado. 

Conteúdos recentes