Explore o Dia do Saci e o Halloween através de jogos e brincadeiras

18/10/2022

Não é por acaso que o Dia do Saci e o Halloween são celebrados na mesma data, 31 de outubro. Depois que os Estados Unidos tornaram popular o Halloween, uma festa que tem origem celta, crianças de diversos países, inclusive do Brasil, se divertem usando fantasias de bruxas e monstros para ganhar doces ou fazer travessuras.

O Halloween existe desde o século 18 e é originário do festival celta Samhain (termo que significa "fim do verão").

Já o Dia do Saci foi instituído no Brasil em 2003, com o objetivo de contrapor a festa internacional e reafirmar a cultura brasileira, por meio da figura mitológica, responsável pela proteção das florestas. A lenda do Saci surgiu no Brasil no fim do século 18 entre tribos indígenas e se popularizou anos depois, com a obra “Sítio do pica-pau amarelo”.

A importância do brincar no processo de aprendizagem

O brincar é fundamental para o desenvolvimento integral do aluno. Jogos e brincadeiras ajudam na construção de pensamentos próprios, na autonomia, na busca de soluções e no estímulo da criatividade. Além disso, brincar auxilia na comunicação, na expressão de sentimentos, no desenvolvimento de habilidades e na interação da criança com a realidade.

Uma boa opção para trabalhar em sala de aula o Dia do Saci e o Dia do Folclore são as práticas pedagógicas criativas e lúdicas. Cantigas, brincadeiras e contação de histórias são atividades que podem despertar o interesse dos alunos e engajá-los no processo de aprendizagem.

No e-book A importância do brincar no processo de aprendizagem, você, professor, tem acesso gratuito a um conteúdo que detalha o potencial educativo das brincadeiras, recursos imprescindíveis para uma educação integral. Acesse e faça o download!

Jogos e brincadeiras: para além da seriação

Para apoiar os educadores que desejam inserir brincadeiras em práticas pedagógicas, recomendamos a formação Jogos e brincadeiras: para além da seriação, disponível gratuitamente aqui na plataforma Escolas Conectadas.

Analisando a potencialidade das brincadeiras e estabelecendo seus vínculos com o aprender e o crescer, o curso mediado apresenta ainda inspirações e práticas inovadoras dentro da temática.

Com 20 horas de duração e certificado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, é destinado a educadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Inscreva-se agora mesmo e participe da próxima turma!

Você tem sugestões de brincadeiras para celebrar as datas comemorativas em sala de aula? Deixe nos comentários.