Dia Internacional dos Museus: importância cultural e formativa

Dia Internacional dos Museus: importância cultural e formativa

+
16/05/2023

Espaços de preservação da cultura e da memória coletiva, museus apostam no uso de tecnologia e promoção da interatividade. Saiba mais!

 

A arte sempre esteve presente ao longo de toda a evolução da humanidade, como parte de expressões culturais, religiosas, ferramentas de reflexão e registros da memória. Atualmente, enquanto mais expressões artísticas são desenvolvidas todos os dias, os museus concentram os registros considerados mais importantes da nossa história.

O Dia Internacional dos Museus é celebrado em 18 de maio. A data é um convite para relembrar a importância cultural e histórica desses espaços. Diferentemente do imaginário que se construiu ao longo dos anos, os museus estão cada vez mais tecnológicos e interativos, proporcionando experiências participativas aos seus visitantes.

 

Museus como espaços de formação

Conhecer o passado é importante para compreender o presente e imaginar o futuro. Por isso, o investimento público em museus pode ser entendido também como um investimento em educação. Nesse sentido, a pandemia de covid-19 afetou a relação entre escolas e museus. Além disso, trouxe impactos financeiros para essas instituições. 

Segundo levantamento divulgado em 2022 pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), de 2019 para 2020, os museus tiveram uma queda de 70% no número de visitantes por conta da pandemia, o que resultou em 40% a 60% a menos em receitas. Enquanto isso, o investimento público também foi reduzido em 40%.

 

Aposta em tecnologia

Alguns museus brasileiros apostam na tecnologia para reforçarem ainda mais sua posição como espaço formativo e de troca de ideias. Iniciativas como essas ajudam a desconstruir os museus como depositários do passado e a entender como podem nos apresentar uma ideia de futuro.

Leia mais: Museus brasileiros investem em tecnologias digitais e apontam para o futuro

 

  • Museu do Amanhã - Rio de Janeiro (RJ): No centro da capital carioca, o Museu do Amanhã traz vídeos, jogos, sons, instalações e estruturas interativas como forma de promover experiências imersivas aos visitantes. Inaugurado em 2015, ele é descrito no site da instituição como “um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro”.
  • Museu da Língua Portuguesa - São Paulo (SP): Localizado próximo à Pinacoteca de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa teve duas aberturas: uma em 2006 e outra em 2021, após um incêndio que atingiu o local. Desde o início, a proposta foi valorizar o patrimônio imaterial da língua por meio de ferramentas e interações digitais e interativas. Os diversos formatos de mídias presentes nos ambientes do museu trabalham todos os sentidos dos visitantes.
  • Museu Catavento - São Paulo (SP): No Museu Catavento, na capital paulista, a ciência é trabalhada e aprendida de forma divertida. A tecnologia é incorporada na divulgação científica para torná-la acessível desde sua inauguração, em 2009. As redes sociais também são utilizadas como ferramentas de interação entre a instituição e seu público.

 

Foco na fotografia

A fotografia também é um instrumento de registro da memória, uma mídia que representa a evolução do que começou com as pinturas rupestres. Elas também representam muito das expressões artísticas com as quais mais temos contato no nosso dia a dia e, por isso, se tornam mais entendíveis por pessoas de diferentes idades.

Leia mais: Fotografia na aprendizagem trabalha criatividade, autonomia e comunicação

 

  • Museu da Fotografia - Curitiba (PR): O Museu da Fotografia Cidade de Curitiba foi o primeiro do gênero no Brasil e o segundo da América Latina, inaugurado em 1998. No acervo da instituição, são encontradas obras de grandes nomes dessa arte no país. Juntamente com o calendário anual com obras do acervo, o museu abre espaço para mostras de fotógrafos de todo o mundo, sedia eventos e disponibiliza suas obras para outras exposições.
  • Museu da Fotografia - Fortaleza (CE): Em Fortaleza (CE), o Museu da Fotografia é administrado pelo Instituto Paula e Silvio Frota, detentor de uma das mais tradicionais coleções de fotografia do Brasil, e tem exposições com obras do mundo inteiro. Além disso, no espaço são realizados cursos, projetos e eventos que reúnem artistas, público e comunidade desde 2017, quando foi inaugurado.

 

Fotografias e vídeos na aprendizagem

O desenvolvimento de habilidades voltadas à produção de vídeos e fotografias está associado ao desenvolvimento cognitivo e racional. A produção dessas mídias também contribui para a criação de autoria, comunicação, síntese, colaboração, resolução de problemas e negociação de pontos de vista.

Com base nisso, o curso Fotografias e vídeos na aprendizagem: novos olhares para o conhecimento promove a você, educador, uma exploração do potencial pedagógico da produção de fotografias e vídeos. Ao assistir as aulas, você entrará em contato com técnicas fotográficas e audiovisuais, como a câmera de lata e a pin-hole (“buraco do alfinete”), até a utilização de modernos dispositivos digitais e, juntamente com outros professores, vai colocar a mão na massa.

No trabalho com seus estudantes, você poderá desenvolver composições multimídia a partir de fotos e vídeos com conexões com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Enquanto isso, eles poderão se desenvolver no papel de verdadeiros autores e comunicadores. O curso é totalmente on-line e gratuito.

 

Conheça mais detalhes da formação, inscreva-se e comece o quanto antes. As vagas são limitadas!

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 11


Maria Cidália Soares Brito
18/05/23 15:28
Estou juntamente com colegas minhas montando uma oficina sobre museu. Demais.
Welligton Firmino de Souza
18/05/23 15:30
Todos os dias são dedicados as Mulheres...
Izonete Maria do Prado I
18/05/23 16:06
Muito bo. Esse conteúdo 
Izonete Maria do Prado I
18/05/23 16:08
Esse conteudo foi miito expirador
Izonete Maria do Prado I
18/05/23 16:09
Maravilhoso esse conte esse conteúdo 
Izonete Maria do Prado I
18/05/23 16:09
Esse conteúdo é  muito expirador
Cleide Luiza de Oliveira Santos
18/05/23 21:45
Maravilhoso, o conteúdo é espetacular 👏👏👏👏
Sergio Luis Sarrao
19/05/23 06:32
Estou dentro
Márcia Batista
21/05/23 08:14
Todas as escolas  deveriam ter a oportunidade e aproveitar essa,  para estar levando seus alunos  para conhecer  pelo menos  um museu,é  maravilhoso !
Elizete Martins de Oliveira
05/06/23 18:45
Maravilhoso, conteúdo vai ajudar alunos a ter a oportunidade de conhecer mais museus.

Estarei utilizando para enriquecer minhas aulas.
obrigadaaaa!
Evelyn de Queiroz Souza
13/08/23 19:11
O museu é um espaço de práticas, memórias, costumes e tradições de variadas culturas em diferentes momentos da história. Ele liga o presente com o passado e o futuro. 

Conteúdos recentes