Especial Mês dos Professores: aprender para ensinar!

Especial Mês dos Professores: aprender para ensinar!

+
16/10/2023

Inspire-se com as histórias dos professores cursistas da plataforma Escolas Conectadas, que compartilham suas experiências a partir das nossas formações gratuitas

Um bom professor sempre será um ótimo aluno. Essa é a máxima que guia os educadores que buscam estar em constante evolução por meio da formação continuada. Afinal, além do conhecimento técnico para desenvolvimento de conhecimentos previstos no currículo pedagógico, a vivência em sala de aula envolve uma série de habilidades psicossociais dos educadores.

No entanto, aliar o aprendizado com o dia a dia da profissão ainda é um desafio, seja pelas exigências da rotina ou pela falta de estrutura. A Pesquisa Percepções e Desafios dos Anos Finais do Ensino Fundamental nas redes municipais de ensino, feita pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) junto ao Itaú Social retrata esse cenário. 

De acordo com mapeamento do estudo, apenas metade das redes (49,2%) oferecem aos professores formações uma vez a cada dois meses. Cerca de um quarto (26,1%) uma vez a cada seis meses e 6,8% uma vez ao ano. 

Leia mais: Qual é a importância da formação continuada para educadores?

A plataforma Escolas Conectadas existe como uma alternativa para educadores que querem dar continuidade à formação profissional de uma forma que seja possível aliar a busca de conhecimento à rotina, com cursos on-line e totalmente gratuitos. 

No Mês dos Professores, homenageamos docentes convictos de que para ensinar bem é preciso estar em constante atualização. Para isso, fizeram parte das formações disponibilizadas em nossa plataforma e se destacaram em algumas categorias. Conheça as suas histórias e inspire-se!

Foco e motivação para aprender

O Professor João Krames tem como principal motivação fazer com que os jovens atinjam seu pleno potencial. Atualmente, ele mora em Chapecó (SC) e leciona na cidade catarinense de Nova Itaberaba. Todos os dias, ele procura promover um espaço acolhedor em sala de aula, onde o respeito e a inclusão floresçam, de forma que cada estudante se sinta encorajado e estimulado enquanto aprende.

Ele se formou em Geografia e Pedagogia e, após as licenciaturas, foi atrás de especializações como educação especial, gestão de pessoas, gestão pública e psicanálise. Na plataforma Escolas Conectadas, já concluiu 31 cursos e conta como mantém a rotina intensa de estudos.

"Motivação e foco são importantes, mas, principalmente, a curiosidade em aprender. Também conto com o apoio do Núcleo de Tecnologias Educacionais de Chapecó, que fomenta a prática e o entusiasmo para estudar. É importante definir metas de aprendizagem específicas e mensuráveis. Pode ser em uma agenda, mas é fundamental  seguir um horário específico para estudo. As formações são importantes para o desenvolvimento contínuo de habilidades e conhecimentos. Também nos dão a base para continuar nos cursos mais elaborados e em um nível de aprendizado a mais, podendo assim promover uma cultura de melhoria contínua no ensino.˜

Formações para melhorar a prática

Vanessa Souza Caetano da Palma mora em Ibirarema (SP) e sempre teve contato com a educação. Antes de entrar para o Ensino Superior, ela atuava como monitora em uma creche. Atualmente, leciona no Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Thereza Favali Pocay, na cidade de Salto Grande (SP). 

Desde 2012, quando se formou em Pedagogia, buscou formações complementares. A primeira delas foi a pós-graduação em Educação Especial Inclusiva e Alfabetização Matemática. Agora, está cursando licenciatura em Matemática. Já o contato da educadora com a plataforma Escolas Conectadas existe desde 2018, quando a professora realizou sua inscrição.

"Conheci a Plataforma Escolas Conectadas por indicação do Departamento de Educação da cidade onde trabalho. Gosto de participar dos cursos oferecidos desde então, para adquirir novos conhecimentos e por serem formações gratuitas e com certificação, que ajudam no meu crescimento profissional.  Os cursos influenciaram as minhas práticas a serem mais dinâmicas. No dia a dia em sala de aula, temos muitos desafios. Como as formações apresentam muitas ideias, a partir delas somos movidas a criar estratégias e práticas. Um curso que me recordo é o Alfabetizando na diversidade, que me fez ter um olhar voltado a cada aluno que necessita do meu apoio. Como professora alfabetizadora, meu trabalho é ajudar incessantemente o aluno que apresenta alguma dificuldade, mas também incentivar aquele que já está alfabetizado a buscar sempre mais e crescer em suas aprendizagens. E assim, aos poucos, busco deixar minha contribuição na transformação da educação. Com certeza, continuarei fazendo mais cursos na plataforma."

Aprender para ensinar

A professora Rozângela Batista Rodrigues, que mora em Corumbá (MS), fez magistério, se formou em Ciências Biológicas e concluiu o mestrado em Biologia Vegetal. Ela ainda fez uma pós-graduação em Coordenação Pedagógica, se formou em Matemática e, atualmente, está nos últimos meses da graduação em Pedagogia. 

Sua experiência inclui a docência para turmas multisseriadas nas regiões ribeirinhas no Pantanal do Mato Grosso do Sul. Ela atua pelo estado com turmas do 6º, 7º e 8º anos, na disciplina de Ciência, na Escola Estadual Rotary Club. Já no município, ela trabalha com turmas do 5º, 6º, 8º e 9º anos em Matemática e complementa a carga com Educação em Direitos Humanos.

Fica claro que a busca por formações é uma constante na carreira de Rozângela. Com a oportunidade oferecida pela plataforma Escolas Conectadas, ela deu vazão à sede de aprender.

"Participar do curso fornecido pela Escolas Conectadas foi uma experiência incrível. Desde o início, fiquei impressionada com a abordagem inovadora e a qualidade do conteúdo oferecido. O curso foi muito bem estruturado, abrangendo uma ampla variedade de tópicos relevantes para a era digital em que vivemos. Os materiais pedagógicos foram excelentes e extremamente úteis. Eles foram elaborados de forma clara e organizada, facilitando o processo de aprendizagem. Além disso, a equipe responsável pelo curso estava sempre disponível para responder a perguntas e fornecer suporte, o que tornou a jornada de aprendizado ainda mais enriquecedora. Uma das coisas que mais gostei no curso foi a ênfase na aplicação prática dos conceitos. Não se tratava apenas de aprender teoria, mas de como aplicar esse conhecimento no mundo real. As atividades práticas e os estudos de caso fornecidos ajudaram a consolidar o aprendizado e a entender como os conceitos se traduzem em situações reais. Em sala de aula, o curso gerou um sentimento de tranquilidade ao retomar os conteúdos. Com a utilização de uma metodologia diferenciada, foi possível contribuir com o processo de recomposição do conteúdo, contribuindo com o aprendizado dos alunos. O curso também promoveu a interação entre os participantes. Através de fóruns de discussão e grupos de estudo, tive a oportunidade de me conectar com outros estudantes e trocar experiências. Isso enriqueceu ainda mais o processo de aprendizagem, permitindo-nos aprender uns com os outros. Recomendo fortemente o curso da Escolas Conectadas a todos os interessados em aprimorar suas habilidades digitais. Independentemente do seu nível de conhecimento prévio, tenho certeza de que você encontrará valor neste curso. Aprendi muito e me sinto mais preparada para enfrentar os desafios do mundo digital atual."

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 10


Fátima Lúcia Florêncio da Costa
18/10/23 14:44
Sim! Este canal é sempre uma oportunidade para o per urso formativo dos professores.
São sempre cursos com temáticas e demandas emergentes da escola que requerem de nós um acompanhamento e intervenções qualificadas.
Terezinha Marques do Nascimento Medeiros
20/10/23 19:39
Excelente conteúdos . Eu estou tão feliz e agradecida por fazer parte desse grupo. Gratidão 
Luzia Gomes Ferreira
20/10/23 20:38
Muito bom , gratidão por participar desse grupo.
Vanessa Souza Caetano da Palma
23/10/23 22:49
Excelentes cursos! 
Roseni Pavret Nascimento
26/10/23 21:42
Essa plataforma e muito boa
Valdelúzia Maria Coelho
15/11/23 22:22
Obrigada pelos relatos das experiências dos professores.
Gratidão
Edson de Souza Lopes
19/11/23 15:01
Parabens execelentes cursos!
Jaira Ferreira da Costa
02/12/23 00:37
Excelente formação parabéns, gratidão sempre. 
Alidir de Oliveira Nonato
12/12/23 08:40
Parabéns muito bom o cursos 
Célia Regina Lago Coglievina
19/12/23 00:37
Muito esclarecedor.

Conteúdos recentes