Educação antirracista: por que devemos levar esse tema para a escola?

08/02/2023

Entenda a importância de pautar o antirracismo em sala de aula e recursos para colocá-lo em prática

Trabalhar o antirracismo é uma das prioridades para o trabalho em sala de aula ao longo de 2023. O mundo está imerso na discussão racial, a partir de casos como o de George Floyd e movimentos como o Black Lives Matter. É claro que a escola não pode ficar alheia a isso. Pelo contrário: deve ser a primeira a debatê-lo.

Mais do que desenvolver a consciência sobre a existência e a prática criminosa do racismo – seja no mundo real ou ambiente virtual – é preciso agir ativamente nesse enfrentamento. O papel da formação escolar também é preparar futuros cidadãos prontos para se posicionarem na direção contrária ao preconceito.

A pauta antirracista pode ser trabalhada como tema primário, mas também deve ser integrada a demais conteúdos da grade curricular. É dessa forma que o combate à discriminação e o respeito às diferenças passam de temas de estudos para atitudes naturalizadas.

Materiais para abordar o antirracismo

Para colocar o antirracismo em prática, você, educador, tem uma série de recursos à disposição, de livros a músicas. Dois pontos importantes no processo de selecioná-los é confirmar a presença de pessoas negras na autoria e como protagonistas das obras.

Em debate nas redes sociais do Grupo Mulheres do Brasil, a fundadora do Criando Crianças Pretas, Deh Bastos, afirmou que “a negação do racismo estrutural é um dos maiores desafios da nossa sociedade". Precisamos nos questionar em que lugar estamos vendo os corpos pretos, porque é essa presença ou ausência que vai normalizar essa relação.”

Confira alguns conteúdos que podem ser úteis nesse sentido:

Livros

Se você já usa livros como base para suas práticas pedagógicas, conheça algumas obras que trazem abordagens diferentes sobre a pauta antirracista. O livro “O Mar que Banha a Ilha de Goré” (Kiusam de Oliveira) aborda uma ilha localizada na costa do Senegal que foi centro de escravização, mas também do protagonismo negro.

Já os quadrinhos “Jeremias – Pele” contam histórias do primeiro personagem negro da Turma da Mônica, que dessa vez é protagonista no 18º álbum pela Graphic MSP. Na obra, Mauricio de Sousa convida artistas para criarem novas versões das histórias clássicas.

Filmes

Produções audiovisuais são opções para combinar aprendizagem e entretenimento. O curta animado “Hair Love” aborda a relação de uma família preta com os cabelos. A série “Fábulas da Conexão” traz curta-metragens ilustrados sobre temas como ancestralidade e afrofuturismo. Outra série, “Bia Desenha”, é protagonizada por uma menina negra de cinco anos ao lado de seu primo.

Recursos auditivos

Em “Sementes”, música de Emicida e Drik Barbosa, escrita para o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil (12 de junho), traz uma crítica à realidade da infância em periferias. Já o podcast “Negro da Semana”, feito pelo escritor Alê Garcia, traz como tema as próprias personalidades negras, suas conquistas e protagonismos.

Publicação digital sobre antirracismo

Na Fundação Telefônica Vivo, a educação voltada ao combate do racismo já foi tema da publicação digital “Escola para Todos: Promovendo uma Educação Antirracista”. O material foi lançado em um encontro online que reuniu as autoras Carolina Chagas Schneider e Fernanda Chagas Schneider, além da escritora Conceição Evaristo, referência em publicações desse e de outros temas.

A publicação foi elaborada durante mais de seis anos, junto a educadores de todas as etapas da Educação Básica do Brasil. Além dos capítulos teóricos, a obra reúne 22 planos de aula práticos, relacionados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e comentados pelas autoras.

A proposta trazida no livro é de ambiência racial, ou seja, como o ambiente escolar pode (e deve) contemplar a diversidade.

Introdução à educação antirracista: aprofunde-se no assunto

Falar sobre educação antirracista é mais do que uma nova proposta pedagógica: faz parte do cumprimento Leis nº 10.639 e 11.645. Mas como colocar tantos conceitos complexos em prática no conteúdo programático? É esse ensinamento que está presente no curso Introdução à Educação Antirracista.

A formação é dividida em sete competências e uma atividade avaliativa e está totalmente alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os principais objetivos traçados pelas autoras e professoras Carolina e Fernanda Chagas Schneider são que os educadores possam avaliar a qualidade da educação antirracista, implementem a Educação das Relações Étnico-Raciais, compreendam e apliquem o conceito de ambiência racial e sensibilizem o olhar dos alunos sobre o tema.

Conheça e aproveite o início do ano letivo para aprender sobre o antirracismo com o curso da plataforma Escolas Conectadas!

Graziela Schausst da Silva
24/02/23 05:09
Olá, gostaria de indicar mais dois filmes que sensibilizam sobre a temática antirracista: Recoiled (2019) animação de 8min, Youtube, que narra a vida de duas irmãs e o preconceito sofrida na escola por possuírem cabelos crespos. E o filme Beleza da Noite, GloboPlay (gratuito), Michellini, mãe que levou sua filha Suellen para comprar uma boneca em comemoração ao aniversário de 8 anos da menina. No local, Michellini encontrou nas prateleiras da loja uma boneca preta linda mas, a filha preferiu levar para casa a boneca branca. “Será que ela não quis a outra boneca porque ela não consegue enxergar beleza na boneca preta?” A história segue um rumo emocionante!