Curso Educação socioemocional: aprendizagens-chave

19/01/2022
Pesquisas realizadas no Brasil mostram que uma grande porcentagem dos estudantes se viu com sintomas de ansiedade e depressão e passou por problemas de aprendizado desde o começo da pandemia. Ainda em 2021, os números já eram impactantes: cerca de 77% dos alunos relataram dificuldades, segundo pesquisa do Datafolha. Infelizmente, a pandemia ainda não ficou para trás, e, mesmo nas escolas que já retornaram o ensino presencial ou híbrido, relatos de professores dão conta de jovens desmotivados, amedrontados e emocionalmente vulneráveis. Em tal cenário, mais do que nunca, a educação socioemocional torna-se fundamental para dar aos estudantes as ferramentas que lhes permitirão navegar nesse novo mundo incerto.

Historicamente, as escolas vêm assumindo um papel cada vez mais abrangente na formação dos jovens. Espera-se que o professor vá além do conteúdo das disciplinas, preparando cidadãos conscientes e solidários. Por isso, o conceito de desenvolvimento integral é um dos pilares do curso Educação socioemocional: aprendizagens-chave, que traz exercícios práticos tanto para alunos quanto professores.

O envolvimento dos professores é crucial: segundo pesquisas de Howard Gardner, autor da teoria das Inteligências Múltiplas, os alunos aprendem sobre educação socioemocional sobretudo observando o comportamento dos adultos na escola. Por isso, é necessário que eles encontrem no corpo de funcionários e no corpo docente os valores e ensinamentos dos currículos colocados em prática. Trata-se do chamado "currículo oculto", que não está sistematizado nos programas, mas que opera em tempo integral.

Convidamos os professores a uma imersão de mente aberta neste curso, para que estejam dispostos a percorrer a estrada do autoconhecimento, já que, apenas assim, poderão guiar os alunos pelos seus próprios caminhos. O autoconhecimento, chamado por Gardner de inteligência intrapessoal, está inerentemente conectado à inteligência interpessoal, que é nossa capacidade de exercer empatia, compreender o mundo do outro e nos relacionarmos com as pessoas. Tais qualidades são desenvolvidas no indivíduo conforme as oportunidades que o meio de convívio lhe apresenta, daí a importância da escola em promover habilidades socioemocionais.

Este é um curso criado para professores de todas as etapas da educação básica, no qual cada participante vai ter a possibilidade de desenvolver um maior entendimento do estresse e das reações primitivas, conhecer conceitos básicos de neurociência vinculados ao desequilíbrio emocional, compreender a aceitação das emoções – inclusive as "negativas" –, aprofundar seus conhecimentos sobre os modelos de aprendizagem social e compreender o valor da diversidade. Todo o curso está vinculado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

Inscreva-se agora mesmo para embarcar nessa jornada de autoconhecimento e de encontro com o outro.

O curso, disponível a partir do dia 17 de janeiro, é autoformativo e oferece certificado pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro mediante aprovação. Tem carga horária de 12 horas, mas você escolhe como distribuí-las. Todos os materiais e a atividade avaliativa ficam disponíveis no primeiro dia de formação.

No caso de dúvidas com relação ao curso e à plataforma de aprendizagem, entre em contato com a nossa equipe de acolhimento pelo e-mail contato@escolasconectadas.org.br ou pelo WhatsApp +55 51 9647-4362.