Professoras premiadas em estudo de impacto do Escolas Conectadas contam suas histórias

Professoras premiadas em estudo de impacto do Escolas Conectadas contam suas histórias

+
02/10/2020
Para quem faz videochamadas diárias com os alunos da escola Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Humberto Piacente, a professora Ivanete Morais Lino ganhou um tablet do Escolas Conectadas em boa hora. A moradora de Vila Velha, no Espírito Santo, é cursista da plataforma e respondeu a um questionário da Red de Recursos de Evaluación y Aprendizaje (RedCrea). A instituição realizou um Estudo de Impacto Social do Projeto Escolas Conectadas por meio de questionário aos cursistas. Todos que responderam concorreram ao sorteio de dois iPads.

Ivanete é professora de Educação Especial na rede municipal de Vila Velha. Em março, fora da sala de aula, se inscreveu no curso TIC a serviço da educação: conhecimentos avançados. Viu nas capacitações online uma maneira de se manter atualizada dentro da Educação, mesmo que estivesse fora da escola. Por ora, ela faz videochamadas com os alunos, buscando que se engajem nas atividades pedagógicas.

— Tem dia que eles estão de bom humor, tem dias que eles falam que não 'tão' a fim… Se conversar com jeitinho, a gente resolve! Está indo, estou tentando fazer a adaptação do matutino a essa rotina — relata Ivanete. 

Em função das características únicas dos estudantes de Educação Especial, Ivanete não vislumbra um retorno ao atendimento presencial tão cedo no futuro. Por isso, investe em manter um tempo de qualidade com seus estudantes, para que possam preservar o contato com a aprendizagem e o ambiente escolar. 

— Eu não estipulo tempo para passar com eles. Acho que estamos trabalhando bem mais do que se estivéssemos na escola. Tenho um aluno que copia tudo, mas não sabe ler: ele fica mais de uma hora para fazer uma atividade, e é por isso que não podemos estipular tempo — analisa.

A segunda vencedora do sorteio é a professora Jeane de Souza Ribeiro, moradora da cidade baiana de Jussara. Ela atua na etapa de anos iniciais do Grupo Escolar Doutor Djalma Bessa, na mesma cidade. O contato com o Escolas Conectadas aconteceu também durante o distanciamento social, por meio do curso Competência digital básica para a educação

Durante a pandemia, as famílias dos alunos de Jeane estão retirando as atividades impressas na própria escola, uma vez que o acesso a internet não é uma realidade para todos. 

— É uma situação complicada, porque a desigualdade já existe. A gente nunca atende 100% presencial, não consegue. Agora, desse jeito remoto, aí é que complica — reflete a professora.

Para os estudantes com quem consegue entrar em contato, a professora envia os vídeos que ela mesma grava em casa, com explicações e correções das atividades impressas.

— É vídeo da aula de acordo com o conteúdo, tira-dúvidas, vídeo explicando os conteúdos… Fica mais complicado para os alunos que moram no povoado, na zona rural, mas de alguma forma a Educação tem que andar, não pode parar — opina.

Sobre o atendimento online, Jeane ainda se considera em período de adaptação, apesar de manter essa rotina há alguns meses. Ela acredita que os professores brasileiros estão, atualmente, com uma mentalidade de tentar engajar os alunos da forma que for possível, para que eles não percam o vínculo com a aprendizagem durante o distanciamento.

— A gente não tem o pensamento de errar. Ninguém está fazendo errado, estamos tentando solucionar essa questão. Eu tenho quatro alunos com quem não tenho contato, as famílias deles não tem SmartPhone. Eles não estão tendo acompanhamento, se estão fazendo as atividades acompanhados dos adultos… Às vezes, os adultos querem ajudar e acabam fazendo do jeito deles — conjetura.

Sobre o iPad que ganhou no sorteio, a professora já se imagina produzindo conteúdos para enviar para os alunos direto do tablet. 

— Eu gostei muito! É um aparelho muito rápido. Antes, eu fazia tudo mesmo pelo meu celular e fiquei empolgada porque meu interesse era esse, é uma ferramenta de trabalho — conclui.

Nos próximos meses, haverá um novo sorteio de tablets entre os professores cursistas que responderem ao questionário da RedCrea. A iniciativa faz parte do Estudo de Impacto Social do Projeto Escolas Conectadas. A pesquisa visa à compreensão dos efeitos do projeto no processo de aprendizagem dos cursistas para, desta forma, possibilitar melhorias na plataforma.

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 15


Débora Pizapio Moreno
03/10/20 21:03
Muito interessante do relato da colega. Me identifiquei também com esta rotina de trabalho. Viva as tecnologias e a internet pelo fato de podermos aprender tantas coisas legais e importante neste tempo e ainda poder ver nossos alunos. Poder estudar sem sair de casa e poder orientar os alunos e matar um pouco da saudade usando o aparelho celular.
Aide Cardoso dos Anjos Oliveira
03/10/20 23:21
As TICs, quando disponíveis e bem usadas, proporcionam, intensificam e ressignificam aprendizagens. A ausência delas, reforça as desigualdades sociais e o mau uso, inúmeros problemas, como a infodemia, por exemplo. Creio que minhas colegas professoras usarão muito bem o prêmio merecido. Parabéns a elas e aos premiadores!
Marilda Lopes da Silva André
05/10/20 12:18
Parabéns a todos!
Renato Goes
05/10/20 12:28
Quero primeiramente parabenizar a essas duas professoras que com tanto empenho e esmero fazem o possível para desenvolver o seu papel fundamental de ser ( Professor (a))   que é continuar mesmo em época de pandemia se desdobrarem para atingir o máximo de alunos para passar os conteúdos necessários para seus alunos e tenho a absoluta certeza que estes equipamentos surtira  um efeito muito grande em sua metodologia de ensino no desenvolvimento dessas crianças ,jovens e até adultos no seu aprender a ler e escrever  fico muito feliz por elas gratidão ao ESCOLAS CONECTADAS pelo apoio ao professor.   
Luisa Maria de Oliveira Ribeiro
06/10/20 09:14
Parabéns à vocês colegas de trabalho mesmo, sem nos conhecer pessoalmente sei que a luta de vocês é igual a de milhares da nossa classe, que é levar algo de bom , de interessante e de qualidade para os nossos alunos, Escolas Conectadas vocês são nota 1000, adoro todos os cursos pois trazem temas atuais e a plataforma é perfeita, fácil de entender e fazer os cursos.
Silvinha Alves de Oliveira
07/10/20 19:03
Parabésn, professoras!
Vocês merecem tudo de bom!
Maria Elizabeth de Lima Nascimento
20/10/20 00:58
Parabéns!  Para as professoras sorteadas e para  Escolas Conectadas que tem nos presenteados com Cursos excepcionais. 
Márcia da Silva da Rosa
28/10/20 14:09
Parabéns a essas guerreiras que como nós não desistimos que o conhecimento, educação é o caminho mais curto para um mundo mais justo! 
Sebastiana Serrão Corrêa
30/10/20 20:10
Parabéns as professoras, por serem sorteadas pelo maravilhoso prêmio, que Deus continue lhes abençoando e que continuem lutando em pro de melhoria de ensino de qualidade para os seus alunos. A escola conectada está nos ajudando muito nos proporcionando esses cursos maravilhosos! Aprendi muito através desses cursos, quero aqui externar minha gratidão a toda  a equipe.
Patricia Iara Vieira Petinelli
30/10/20 22:03
Parabéns as Professoras contempladas merecidamente!! Histórias que nos identificam enquanto Educadores.. pois ao ler me reconheci..no mesmo caminho do relato. Quero agradecer a grande ajuda que me foi oportunizada nas formações. Pois pude aprender muito sobre tecnologias.. até por que devido a Pandemia começamos a usar sem sequer ter alguma formação prévia.Mas como vc Professores são criativos e otimistas.. sempre nos superamos.. Estou muito grata por TUDO que aprendi.
Valdelice Goncalves Ferri
31/10/20 15:14
Parabéns pelo empenho!🥰👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Josiane Regina Souza Oliveira
01/11/20 09:06
Parabéns guerreiras
Vanessa Ribeiro da Silva
04/11/20 22:48
Parabéns!!!! Jesus abençoe grandemente vocês!
Zuleide Maria Bertha
05/11/20 15:27
Parabéns a todos os professores que tiveram que se adaptar a esses tempos.

Márcio Luís Leitão Barbosa
22/11/20 11:38
Parabéns, professoras! Vocês são vencedoras. As experiências relatadas por vocês demonstram o quanto vocês merecem não só esse prêmio, mas muitas coisas boas.

Conteúdos recentes