Escolas Conectadas lança imersão de Recomposição de Aprendizagem para Educadores

25/07/2023

A imersão será realizada em comunidade pelo WhatsApp e oferecerá conteúdos que impulsionam o aprendizado dos alunos, considerando as diferentes realidades na aprendizagem

A recomposição de aprendizagem tem sido um dos principais desafios dos educadores em sala de aula no pós-pandemia. Afinal, muitas foram as perdas enfrentadas pelos estudantes devido ao modelo de ensino estabelecido no período de isolamento social. Para se ter uma ideia, crianças que cursavam os primeiros anos do Ensino Fundamental I há cerca de dois anos, e que não evoluíram no processo de alfabetização, enfrentam dificuldades por não terem a aprendizagem esperada para a turma em que estão atualmente.

Consequentemente, os professores precisam lidar com essa diversidade em sala de aula: dar conta da alfabetização de uns ao mesmo tempo em que estimula outros alunos mais avançados em seus conhecimentos. E isso não acontece apenas no Ensino Fundamental I. As lacunas de aprendizagem afetam turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

“A aprendizagem é um direito de todos os estudantes. E se por algum motivo ela não for construída na trajetória da criança ou do adolescente, a oportunidade de avançar em seu processo cognitivo precisa ser ofertada a esse aluno”, declara Eliane de Siqueira, coordenadora de programas educacionais na Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos e autora do curso Defasagem de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: (re)planejar para avançar, da plataforma Escolas Conectadas.

Leia mais: Quais são os caminhos para a recomposição de aprendizagem na educação pública brasileira?

Imersão em recomposição de aprendizagem

Diante desse cenário, em que educadores têm de planejar estratégias pedagógicas que considerem diferentes vivências, saberes e ritmos de aprendizagem dos estudantes, a personalização do ensino em turmas grandes e heterogêneas torna-se algo complexo.

Para apoiar os professores nesse processo, a plataforma Escolas Conectadas desenvolveu uma imersão em recomposição de aprendizagem na qual serão compartilhados conteúdos e práticas concretas para ajudar os estudantes a superarem suas dificuldades e recomporem aprendizagens, contemplando todo o fluxo do planejamento, da avaliação diagnóstica à implementação das propostas.

Em três semanas de muita aprendizagem e interação, serão compartilhados 10 conteúdos com inspirações para a sua prática. Além disso, serão realizados três desafios para estimular a troca de experiências com os colegas educadores.  E mais: a imersão será realizada diretamente pelo WhatsApp!

Como participar?

A imersão em recomposição de aprendizagem é 100% gratuita e com certificação. Além disso, por ser realizada pelo WhatsApp, permite que você acesse os conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar.

As inscrições estão abertas até 06 de agosto. A aprendizagem em comunidade  será realizada de 01 a 21 de agosto.

Clique aqui e inscreva-se agora mesmo!