Lidere a inovação na sua escola!

20/04/2020
Você que está em busca de novidades para a sua sala de aula, escola e carreira. O Escolas Conectadas tem uma novidade no portfólio de 2020: o curso Quero inovar! Por onde começo? que foi elaborado  para quem quer provocar a transformação entre os alunos e entre os professores. Você pode ser o líder da inovação na sua escola.

O curso oferece ao educador uma abordagem introdutória, porém potente e inspiradora, sobre meios de começar a transformação de práticas pedagógicas. O foco é o desenvolvimento do estudante, mas os exemplos trazidos e as ações discutidas permitem analisar dois aspectos fundamentais: mudanças educacionais promissoras demandam esforços de toda a comunidade escolar – incluindo professores, gestores, alunos e famílias – e têm na sua origem intencionalidade: desde o princípio, os objetivos a alcançar – o porquê das transformações – são claros.

Está na modalidade de  autoformativo, isto é, sem mediação de um tutor e deve ser concluído em até quatro semanas, no tempo do participante. O certificado, emitido pelo Instituto Singularidades, é concedido aos cursistas que obtiverem ao menos 70% de aproveitamento nas atividades.

Estruturado em sete etapas, sendo a primeira introdutória e as outras seis com conteúdos complementares àqueles encontrados nas formações mediadas da iniciativa Inova Escola, o que significa que você conhecerá mais inspirações e práticas relacionadas aos temas dos seis cursos do projeto. Depois de concluir este curso, feito sob medida para ser a introdução da inovação na sua sala de aula, recomendamos que você procure fazer os seis cursos Inova Escola, se aprofundando nos assuntos que mais lhe interessem. Clique aqui para conhecer todos os cursos.

Conheça os seis eixos do Inova Escola

Personalização
Cada estudante é único e merece a chance de traçar o próprio caminho de aprendizagem. Um importante conceito do século XXI é a personalização na educação. Neste curso, os participantes construirão conhecimento relativo a esse tema por meio de atividades práticas, reflexões, leitura de casos, desenvolvimento de projetos de aprendizagem e de outras abordagens inovadoras.

Papel do professor
Com todas as transformações na sociedade e na educação que estão ocorrendo no século XXI, o papel do professor passa a ser reconfigurado. Hoje, o professor é um mediador do conhecimento. Nesse novo contexto, como deve posicionar-se? Quais habilidades deve desenvolver? Quais desafios enfrenta? Este curso tem como objetivo propor reflexões e debates sobre o tema, auxiliando os participantes a perceberem essas mudanças e os caminhos para acompanhar a educação do século XXI, melhorando a qualidade da educação e inovando nos processos pedagógicos.

Projeto de vida
O estudante deve ter espaço e apoio para dedicar-se aos seus interesses e objetivos de vida. Apesar de ainda ser um tema pouco abordado no contexto escolar, trazer o projeto de vida dos estudantes para dentro da escola é primordial para a transformação da educação do século XXI. Com este curso, pretende-se ampliar o repertório do cursista sobre o tema, com ideias e caminhos possíveis para trazer para a escola planejamentos e direcionamentos que levem os estudantes a construírem projetos de vida, sendo capazes de ter e perseguir sonhos.

Recursos tecnológicos
Descubra as possibilidades de uso dos recursos tecnológicos no contexto educacional. Os participantes deste curso serão estimulados a debater e compreender como tais recursos estão atualmente ligados às práticas docentes. Além dos notebooks, tablets e computadores, daremos foco ao uso de recursos que estão sempre à mão, como os smartphones. O curso promove reflexões sobre a inovação educativa e a aprendizagem apoiada pelas tecnologias digitais.

Espaços diferenciados
A sala de aula não precisa estar organizada ao redor do professor, mas ser repensada de forma a facilitar a aprendizagem. Onde é que a gente aprende? Baseado nesta pergunta, o curso pretende expandir a visão dos educadores sobre espaços e ambientes de aprendizagem, mostrando quais são as tendências em termos de infraestrutura escolar e como se inova em tais espaços com ações desde as mais simples até as mais complexas. Os participantes são convidados a refletir sobre espaços de aprendizagem e ampliam seus repertórios em contato com alguns casos reais. São ainda estimulados a compreender como as atividades dentro da escola, bem como extramuros, podem ser otimizadas com um simples repensar desses espaços.