Descubra a relação entre pedagogia e curadoria para transformar seus planos de aula

23/07/2022
O formador de professores Júlio César Amaral resgata a importância da curadoria para a prática pedagógica em tempos de transição curricular. Saiba mais!

Todo professor é também um curador”, afirma o formador de professores Júlio César Amaral. Depois de mais de 15 anos lecionando Matemática na rede estadual de ensino do Amapá, o educador assumiu o desafio de se juntar à Secretaria de Educação do estado.

Ainda assim, nem sempre enxergamos essa relação entre o nosso dia a dia e a capacidade de fazer curadoria”, acrescenta Júlio César, que concluiu o curso Escola Digital: curadoria de Objetos Digitais de Aprendizagem, na plataforma Escolas Conectadas, em maio de 2022.

Atualmente, ele integra o Centro de Inovação da Educação do Amapá (CEAP), que funciona como uma escola, mas também como um polo de formação e pesquisa de práticas pedagógicas inovadoras.

Orientado pelo diretor da instituição, Júlio César e sua equipe embarcaram em uma jornada formativa na plataforma Escolas Conectadas. Ao todo, foram cinco cursos realizados.

“De imediato, notei que as formações do Escolas Conectadas tinham tudo a ver com o que fazemos aqui no CEAP, uma vez que nosso propósito é inovar enquanto trabalhamos com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dentro do estado”, concluiu o educador.

Quebrando barreiras através da formação continuada

Júlio Cesar aponta que um dos maiores desafios da rede é conduzir essa transição curricular dentro da sala de aula. Sobretudo no que diz respeito à construção de planos de aula alinhados à BNCC.

“Além disso, a gente precisa que professores, diretores e secretários estejam na mesma página para cumprir com essas diretrizes. Na prática, os professores realizam mais formações que os demais profissionais da educação, o que dificulta o diálogo dentro da escola”, complementa.

Por outro lado, o educador reconhece a dificuldade de conciliar a necessidade de aperfeiçoamento e o tempo para realizá-lo. Ainda que reforce a importância de quebrar barreiras através da formação continuada. “Daqui para frente, meu objetivo é usar o conhecimento que adquiri para formar outros professores”, conta Júlio César.

A importância da curadoria

Outro objetivo de Júlio César é resgatar a relação entre pedagogia e curadoria. “Quando fazemos a contextualização e a transposição didática, na verdade estamos selecionando conteúdos relevantes para os estudantes”, explica.

Isso é fundamental para que o estudante compreenda e transforme aquele conteúdo em conhecimento prático. Sendo assim, fazemos curadoria o tempo todo. Costumo dizer que nós, professores, gerenciamos aprendizagens”, complementa Júlio.

Ao resgatar essa concepção, o formador de professores destaca  o plano de aula como um objeto educacional que beneficia não apenas o professor, mas também o aluno. “É também um tipo de tecnologia, quando bem utilizado”, reforça Júlio César.

Mas, para o educador, a importância da curadoria vai além disso. “Ser curador é assumir uma aprendizagem sempre em evolução. Ou seja, traz elementos para que os professores sintam-se mais capazes e valiosos do que já são”, conclui.

Sobre o curso Escola Digital: curadoria de Objetos Digitais de Aprendizagem

O objetivo do curso de curadoria digital é estruturar ações estratégicas para o uso de tecnologias digitais em sala de aula. Isto é, ele promove o debate sobre critérios de seleção, analisa os benefícios da apropriação técnica e crítica de recursos digitais e estimula o professor a se tornar investigador do próprio planejamento. Tudo isso levando em consideração as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O curso é autoformativo, ou seja, pode ser realizado por você, educador, no horário que for mais conveniente para a sua agenda. A carga horária é de 30 horas.