Aprenda a cultivar um pomar doméstico na sua escola!

24/01/2020
O curso Pomar doméstico: um futuro saudável com frutas o ano todo, um dos mais procurados na plataforma Escolas Conectadas, terá nova edição logo no início do ano, em 3 de fevereiro. Mais de 1,5 mil cursistas já passaram por essa formação. Cultivar árvores frutíferas é um investimento na saúde dos alunos e de toda a comunidade escolar.

Independente da região do país, o Pomar doméstico traz opções de espécies perfeitas para o seu clima e as instruções de como aplicá-lo com os alunos, incluindo propostas pedagógicas para o estudo das frutas em sala de aula.

O curso é dividido em três unidades, cada uma com um objetivo diferente rumo à criação de um pomar na sua escola. Começamos ao entender a fruticultura e como podemos desenvolver frutos conforme as regiões do país. A segunda unidade é a etapa de planejar, abrangendo elementos como seleção das variedades, preparação do terreno, calendário de plantio e colheita, disposição das plantas e tratos culturais.

Por último, vamos entender um pouco sobre alimentação saudável e os benefícios de promover a experiência de plantar os próprios alimentos. Durante o curso, também são exploradas as conexões da temática das frutas e da alimentação saudável com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, comunicação, autoconhecimento e autocuidado e responsabilidade e cidadania.

A dedicação total é de 20 horas, sendo que é você que decide seu ritmo e percurso no período de quatro semanas. Certificados são emitidos pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) a alunos que alcançam ao menos 60% da pontuação exigida ao desenvolverem as atividades avaliativas obrigatórias, que convidam a colocar em prática os conhecimentos construídos por meio do planejamento da implementação de um pomar.