Como se preparar para recompor a aprendizagem dos estudantes?

Como se preparar para recompor a aprendizagem dos estudantes?

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14/02/2023

O novo ano letivo marca um momento singular na educação brasileira. Saiba como enfrentar o desafio da recomposição de aprendizagem

 

Nos últimos três anos, as escolas passaram por um desafio nunca antes experimentado: o da pandemia de Covid-19. Entre períodos mais intensos e mais brandos do agravamento da doença, foi preciso adaptar o Ensino Remoto, o que impactou a rotina e a evolução de aprendizagem dos estudantes. 

Na volta à constância presencial, mais do que adaptar, é preciso enfrentar os desafios gerados ao longo desse tempo. E um dos principais deles é a defasagem de aprendizagem. Afinal, para alguns alunos, o período pandêmico pode ter resultado na perda ou atraso do desenvolvimento de certos conteúdos.

Um diagnóstico realizado pela empresa de impacto social Alicerce Educação, e divulgado em março do ano passado, demonstrou que estudantes brasileiros somam até quatro anos de defasagem em funções como leitura, escrita e matemática. Esse resultado se relaciona diretamente ao estudo nos meses de pandemia. 

A pesquisa foi feita com 2.763 alunos, dos quais 2.265 eram crianças entre cinco e 13 anos, 237 eram jovens entre 14 e 25 anos e 261 adultos acima dos 25 anos. As maiores dificuldades diagnosticadas estavam nos primeiros anos do Ensino Fundamental I, especialmente voltadas à alfabetização. E depois no Ensino Fundamental, com habilidades mais complexas.

 

Como se preparar para enfrentar a defasagem?

Nesse sentido, com o início do ano letivo a atenção dos educadores deve se voltar, principalmente, para a recomposição de aprendizagem. Entretanto, além de recuperar a defasagem dos últimos anos, essa é uma tarefa contínua para garantir o avanço dos estudantes nas etapas escolares, especialmente na transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio.

O primeiro passo para propor uma recomposição de aprendizagem efetiva é fazer uma avaliação diagnóstica correta. Essa etapa é essencial para que a defasagem não seja confundida com dificuldades ou diferenças no modo de aprender. Diagnósticos certeiros permitem que as melhores soluções sejam encontradas e estudantes desenvolvam habilidades alinhadas à cada fase de ensino.

Identificada a defasagem, é preciso (re)planejar o desenvolvimento individual de cada aluno, tendo em vista o perfil da turma na qual ele está inserido. Dessa forma, é possível direcionar a atenção para as dificuldades particulares de cada um, com propostas didáticas adaptadas à forma própria de aprender.

Um ponto importante a se observar nesse processo é a proposta de estratégias inovadoras, ajustadas à realidade da escola atual, inclusive ao ensino digital e remoto. 

Em entrevista à Fundação Telefônica Vivo, a Profª Drª Heloisa Jordão explica mais sobre o curso Defasagem de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: (re)planejar para avançar: "Apresentamos bons exemplos desenvolvidos em países que já passaram por contextos de crise (nos quais os estudantes ficaram longos períodos sem aulas presenciais)”.

Formações sobre avaliação diagnóstica e recomposição de aprendizagem estão disponíveis de forma on-line e 100% gratuita na plataforma Escolas Conectadas. Saiba mais e aproveite para preparar-se para o ano letivo de 2023!

 

Cidadania Digital: como ela se conecta com a sala de aula?

É impossível não relacionar as consequências do ensino na pandemia com o intenso relacionamento de educadores e alunos com as tecnologias digitais. Assim como a defasagem de aprendizagem, uma das pautas deste novo ano letivo é a cidadania digital, ou seja, a consciência e a responsabilidade ao usar recursos da internet. 

É com base nessa necessidade que a plataforma Escolas Conectadas promove o curso Cidadania Digital: como ela se conecta com a sala de aula?. A proposta da formação é trazer uma navegação por artigos, pesquisas e vídeos com especialistas no sentido de ensinar os alunos a tirar o maior proveito possível da internet de forma segura.

Contextualizado à realidade das escolas e do ensino, o curso promove o conhecimento sobre temas como ações preventivas e de enfrentamento às situações de desrespeito, discriminação e intimidação on-line, além de recursos e inspirações para abordar tópicos como cidadania, segurança on-line, ética, respeito, responsabilidade e autonomia em sala de aula.

Dinâmica, a formação é dividida em nove etapas interativas que levam até a atividade avaliativa, composta por um questionário objetivo. Ao todo, são 10 horas de carga horária que podem ser concluídas on-line e gratuitamente com a garantia de certificado na conclusão. Conheça e inscreva-se!

 

#EnsinoFundamental #EnsinoMédio

 

Já sabe como enfrentar os desafios da defasagem e do ensino de cidadania digital em 2023? Comente aqui!

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 3


Margareth Lima Siqueira
28/11/23 20:47
INTERESSANTE E COM DINAMISMO EXCELENTE
Edson Felix Barbosa
29/11/23 14:52
As defasagem tem sido realmente um problema a ser superado e com grande esforço pois sabendo que na maioria dos casos o discente não tem sido comprometido de outro lado nossos cidadãos digitais tem sido muito exigente, por conseguinte uma aula usando recursos de mídias digitais tem que ser muito excelente para ter paridade.
Maria Sara Alves Reis Ferreira
29/11/23 22:08
O Decreto estadual de 1.497/2022 nos trouxe mudanças significativas no panorama educacional com as reformas estruturais impactando positivamente na qualidades do ensino e no acesso as tecnologias,  capacitando professores para um didáticas mais atraente onde o aluno possa ser o protagonista de seu conhecimento.

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