5 tendências da educação para 2024

5 tendências da educação para 2024

+
19/01/2024

Inteligência artificial, realidade virtual e gamificação são alguns dos temas em pauta

 

Em um cenário educacional cada vez mais dinâmico e adaptativo, o ano de 2024 promete qualificar o debate sobre o uso de recursos digitais para melhorar os processos de ensino e aprendizagem. 

Para você começar o ano letivo com o pé direito, professor, listamos cinco tendências que vão moldar a educação nos próximos meses. Vale a pena conhecê-las e atualizar seus conhecimentos para o que vem por aí!

 

1. Tecnologia imersiva e realidade virtual

A tecnologia já desempenha um papel fundamental na sala de aula. A imersão e a realidade virtual vêm para proporcionar experiências de aprendizado mais envolventes e interativas. Ferramentas como simuladores e ambientes virtuais de aprendizagem oferecem oportunidades únicas para explorar e aproximar conceitos complexos da realidade dos estudantes.

Em artigo da Revista Educação, a professora Débora Garofalo destaca a intencionalidade pedagógica como o grande diferencial para o uso de tecnologias como ferramenta e objeto de estudo.

 

2. Aprendizado personalizado com Inteligência Artificial

Sistemas de aprendizado alimentados por algoritmos avançados podem ajudar os educadores a personalizarem seus métodos de ensino. De acordo com as necessidades individuais de cada aluno, é possível dar feedbacks e criar trilhas de aprendizagem próprias para cada um, promovendo um aprendizado mais eficiente.

Aos poucos, as preocupações sobre como a inteligência artificial na aprendizagem pode prejudicar a criatividade dos estudantes vai dando espaço ao entendimento de que é uma tecnologia que veio para ficar e que vai se aperfeiçoar cada vez mais.  É o que afirma Luis Laurelli, diretor educacional da plataforma de soluções financeiras voltadas para educação  Isaac, no artigo "6 tendências que estão transformando o futuro da Educação".

 

3. Competências socioemocionais

Se a educação se propõe a ir além do ensino formal pautado na aquisição de conhecimentos acadêmicos, é indispensável tratar a educação socioemocional como uma prioridade na escola. Habilidades como empatia, resiliência, colaboração e pensamento crítico devem integrar o currículo. Elas são fundamentais para melhorar o desempenho escolar e a convivência na escola, mas também enfrentar os desafios de um mundo em rápida transformação. 

Para os especialistas, o trabalho com competências socioemocionais é de longo prazo e exige não só o envolvimento de professores e estudantes, como também gestores, famílias e toda a comunidade escolar. 

 

4. Digitalização 

A pandemia acelerou a adoção de modelos de Ensino Híbrido, tendência que continuará a ser parte integral da educação ao longo dos próximos. A flexibilidade no acesso ao conteúdo educacional, combinando atividades presenciais e virtuais, permitirá que as instituições atendam às necessidades diversas e individuais dos estudantes e criem ambientes de aprendizado mais adaptáveis.

A digitalização, porém, ultrapassa o modelo de ensino para se integrar à gestão das instituições de ensino. "Há uma tendência de testar novos modelos de gestão apoiados em tecnologia, aliado à ferramentas para ter controle acadêmico e financeiro. Assim, as instituições de ensino ganham eficiência em seus processos”, afirma o diretor educacional do Isaac.

 

5. Educação inclusiva 

Apesar de ser uma demanda antiga, a inclusão ainda precisa ser discutida, uma vez que faltam estruturas e estratégias para permitir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar plenamente no processo educacional. Para além de políticas públicas, a  implementação de tecnologias assistivas, adaptações curriculares e a capacitação de professores são passos importantes a serem dados nesse sentido.

"É fundamental que os gestores e professores estejam atentos às necessidades individuais de cada estudante, promovendo a inclusão, igualdade de oportunidades e redução das desigualdades", afirma Débora Garofalo.

À medida em que as inovações chegam na educação, é importante compreender e incorporar essas tendências às práticas pedagógicas. Dessa forma, você, educador, também se prepara para enfrentar os desafios educacionais e proporcionar experiências de aprendizado enriquecedoras.

 

Chegou a hora de se preparar

Para acompanhar todas as transformações que estão prestes a acontecer na educação em 2024 é preciso se preparar. Conte com os cursos da plataforma Escolas Conectadas, que trazem os temas mais importantes da educação de forma prática para serem incorporados ao seu planejamento pedagógico. 

Para conhecer os usos e benefícios da Inteligência Artificial na aprendizagem, participe do curso Inteligência artificial: usos simples e criativos para transformar a aprendizagem. A formação apresenta conceitos básicos para o entendimento e aplicação da tecnologia. Se o seu objetivo é tornar o ambiente escolar mais acessível, o curso Introdução à Educação Inclusiva: Caminhos para a Equidade te ajuda a fazer isso a partir da compreensão de todas as dimensões da inclusão. Por fim, a formação Práticas reflexivas de Educação socioemocional ajuda educadores a incorporar o desenvolvimento das competências sociais e emocionais na rotina escolar. 

Todas as formações são gratuitas e on-line. Assim, você pode encaixá-las na sua rotina de trabalho antes, durante e depois das aulas. 

 

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 8


Ivoneila Pedrosa do Amaral
19/01/24 19:35
  Amei esse topicopois alem de ser bem esclaredor utiliza  uma linguagem acessivel bem insperador
Ivoneila Pedrosa do Amaral
19/01/24 19:40
A tecnologia emerssiva. As relacoes socio emocional. Etc... Temas bem abordagem
Marly de Fatima Garcia Ortiz
29/01/24 20:23
Ótimo curso,aborda tudo que nós professores precisamos.
Neusa Maria Seidler Guimarães
02/02/24 12:20
Amei o curso!Parabéns 👏👏
Roseli Ricardo
09/02/24 09:54
No curso que fiz amei 
Mercedes Zoz
12/02/24 22:22
 Muito bom!!!
 Todos os cursos vem a acrescentar em nossa prática do cotidiano escolar e assim melhorar a docência. Com certeza de uma aprendizagem com maior sucesso para a crianças. 
Maria Liliam Padilha Ferreira
21/02/24 10:46
Com certeza será de um ótimo curso
Cervan Gomes Ferreira
24/02/24 21:15
A proposta do Curso Sócio emocional veio de encontro com o contexto que estamos vivendo. Excelente curso. 

Conteúdos recentes