Educação Antirracista é tema de webinar realizado pela plataforma Escolas Conectadas

Educação Antirracista é tema de webinar realizado pela plataforma Escolas Conectadas

+
29/11/2022

O webinar gratuito convidou professores de todo o Brasil para refletirem sobre suas práticas a fim de promover uma educação verdadeiramente antirracista em sala de aula. Saiba como foi!

“A educação antirracista é a forma mais eficaz de combater uma estrutura que ainda se beneficia da desigualdade de oportunidades entre negros e brancos”. Essa foi uma das reflexões trazidas pelo webinar sobre educação antirracista, promovido pela plataforma Escolas Conectadas.

No dia 24 de novembro, a aula on-line foi transmitida ao vivo pelo Canal da Fundação Telefônica Vivo no Youtube. O debate foi conduzido pelas educadoras Carolina Chagas Schneider e Fernanda Chagas Schneider. 

Ambas são as autoras da publicação digital “Escola para Todos: Promovendo uma Educação Antirracista”, e tutoras do curso de mesmo nome, disponível aqui na plataforma Escolas Conectadas. 

Além disso, a live foi mediada por Karina Daidone, Gerente de Projetos da Fundação Telefônica Vivo. Ao longo do encontro, as educadoras apresentaram conceitos-chave para promover práticas pedagógicas verdadeiramente antirracistas em sala de aula.

Para ilustrar, temas como racismo estrutural, mito da democracia racial, educação afrocentrada e ambiência racial serviram como base para amparar a discussão. Ao todo, mais de 600 educadores participaram simultaneamente da interação no chat, compartilhando percepções e fazendo perguntas.

Leia mais: Como a educação antirracista pode ajudar a combater o racismo estrutural

 

Introdução à educação antirracista

“Apesar de existir diversas maneiras de trabalhar uma educação antirracista, há algo que deve ser essencial a todas as práticas: elas não podem ser pontuais. Ou seja,  tem de estar integradas às demais áreas do conhecimento, em todos os dias do ano. Dessa forma, os estudantes têm a chance de desenvolver um letramento racial efetivo”, apontou Carolina Schneider.

Sendo assim, uma das maiores conquistas do movimento negro  foi a aprovação das leis n° 10.639 e 11.645. Ambas estabeleceram um ponto de partida para a educação antirracista nas escolas brasileiras. 

A primeira lei, sancionada em 2003, estabelece diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Já a segunda, aprovada em 2008, surge como um complemento da lei n° 10.639, adicionando a obrigatoriedade de incluir a cultura indígena.

“Como resultado, reconhecemos legalmente que o racismo estrutural ainda afeta crianças e jovens dentro e fora da escola. De modo que as leis oferecem bases para construir uma educação afrocentrada e antirracista, oportunizando a todos os estudantes a possibilidade de prosperar”, acrescentou a professora Carolina Schneider.

As educadoras acrescentaram, ainda, que não basta apenas abordar temáticas como a da escravidão e continuar usando como referenciais livros, histórias e brinquedos eurocêntricos. É preciso criar uma ambiência racial afrocentrada, trazendo referências que falem sobre a resistência dos povos negros e originários no Brasil e na África.

“Esses referenciais impactam todas as relações étnico-raciais, podendo ser decisivos até mesmo para a permanência dos estudantes na escola. Em um país onde não ser escolarizado aumenta a probabilidade de morrer de forma violenta, precisamos fazer com que as crianças estejam na escola para sobreviver”, ponderou Fernanda. 

 

Conclua o itinerário formativo sobre Educação Antirracista e garanta o seu certificado!

Aprimore os seus conhecimentos sobre Educação Antirracista de maneira rápida e gratuita.

A partir dos conteúdos que foram apresentados durante o webinar, as professoras Carolina Chagas Schneider e Fernanda Chagas Schneider elaboraram um percurso formativo com materiais importantes, como vídeos e e-book, para o seus estudos sobre essa temática.

Assim, se você, professor, concluir todas as etapas dessa trilha, terá direito a um certificado emitido pela Fundação Telefônica Vivo!

São somente 16 horas de aula, que podem ser assistidas pelos cursistas no momento que for melhor, conforme a rotina, já que o curso é autoformativo.

Clique aqui para acessar a página e começar agora mesmo!

 

Sobre o curso Escola para Todos: promovendo uma educação antirracista

Embora mais da metade da população brasileira se autodeclare negra (56,10%), a presença nas escolas particulares, nos cargos de liderança, na política, nas telas e nos livros ainda é proporcionalmente incompatível com o número apresentado.

Nesse contexto, a sala de aula também se mostra um ambiente propenso a perpetuar o racismo estrutural. Pensando nisso, a proposta do curso Escola para Todos: promovendo uma educação antirracista é justamente promover reflexões junto aos educadores que formarão os futuros cidadãos da sociedade brasileira.

Alinhado às competências e habilidades estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular, o curso busca integrar teoria e prática a fim de criar um ambiente escolar antirracista em todos os períodos do ano. Assim, as relações étinico-raciais também se desenvolvem de forma crítica, ética e empática. 

A formação gratuita tem carga horária de 50 horas, é certificada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e conta com mediação das professoras Carolina e Fernanda Schneider. Inscreva-se para a próxima turma!

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 10


Cássia Cristina de Jesus Santos
05/12/22 20:19
Foi um dia de conhecimentos e de grande valia para pormos em prática em sala 
Jeferson Moreira Souza
06/12/22 00:17
Excelente abordagem 👏🏼👏🏼
Marcia Cristina Datilio Morgado
06/12/22 05:07
Sim pois entra na pauta das escolas como uma boa discussão 
Kátia Soares de Oliveira
06/12/22 06:33
100 %sim além de entrar na pauta das escolas gera uma boa discussão com todas as turmas que leciono. E de como posso contribuir como professora a baixar esse tabu sobre o racismo.
Mario da Medalha Milagrosa Faria
06/12/22 10:59
PARABÉNS PELA ABORDAGEM
Cleide Aparecida Volpe Soares
06/12/22 14:28
Com certeza de grande valia, as vezes temos algumas atitudes que não percebemos que são racistas, tais como palavras que utilizamos no dia a dia. O curso foi muito esclarecedor.
Maria Socorro Sousa
06/12/22 19:08
Esse tema foi bem elaborada com colocações, conteúdo e textos ricos . Coerência total como deveríamos vivenciar na prática 
Maria Socorro Sousa
06/12/22 19:11
Tema bem abordado e pautado de boas referências bibliográficas e vivências.

Regina Célia Balardino Paste
07/12/22 09:51
Muito bom esse tema. Pois, nos deparamos todos os dias com situações que envolve racismo no ambiente e escolar e no cotidiano.
Josiele Serra da Silva
19/12/22 17:08
Excelente pauta para que possamos criar métodos no qual podemos  ter uma preparação para combater o racísmo no ambiente escolar.

Conteúdos recentes