Escolas Conectadas realiza webinar gratuito sobre Educação Inclusiva

18/09/2023

Professores de todo o país poderão tirar dúvidas sobre o tema durante a aula ao vivo que será transmitida pelo YouTube

A educação inclusiva é estabelecida no país, há oito anos, pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI)A determinação foi feita para assegurar que pessoas com deficiência frequentem instituições públicas de ensino a partir do desenvolvimento de infraestruturas e abordagens pedagógicas adequadas. Afinal, não há dúvidas sobre a importância da inclusão para a redução de desigualdades e a construção de um futuro mais equitativo.

No entanto, o preparo das escolas, da comunidade escolar e dos educadores ainda não acompanha as necessidades estabelecidas pela lei. Além disso, mais do que estabelecer padrões estruturais e ações inclusivas necessárias às escolas, é preciso destinar corretamente os investimentos às instituições de ensino.

Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) anunciou um plano para a expansão da Educação Inclusiva no país. A meta será matricular 100% dos alunos com deficiência em turmas regulares. O investimento previsto é de R$3 bilhões, que serão revertidos em matrículas, recursos de acessibilidade e formação de professores.

Webinar gratuito: Educação inclusiva na prática

Como educadores e demais atores da educação podem tornar a inclusão uma realidade efetiva em sala de aula? É a partir dessa questão que o webinar Educação inclusiva na prática será conduzido, explorando ao vivo, em uma aula completa, o conceito de Educação Inclusiva, levando esse tema para o dia a dia escolar, inclusive com exemplos de como pode ser aplicado com apoio de recursos digitais.

Será uma grande oportunidade para que docentes de todo o país participem de uma troca de experiências e esclareçam dúvidas sobre como é possível possibilitar a integração de estudantes com deficiência em suas turmas.

O webinar será apresentado pela professora Fernanda Chagas Schneider, mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU/UFRGS e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação – PPGIE/UFRGS, e mediado por Karina Daidone Pimentel, responsável por projetos educacionais para desenvolvimento de competências digitais em educadores e estudantes e de formação docente continuada da Fundação Telefônica Vivo.

Como participar?

O Webinar gratuito: Educação Inclusiva na prática será realizado no dia 21 de setembro, às 19h, no canal do YouTube da Fundação Telefônica Vivo

Clique aqui para fazer a sua inscrição e participar dessa grande aula!

Sirlei Ricci
21/09/23 13:37
Eu quero participar, porque acredito que será importante.
Sirlei Ricci
21/09/23 13:40
sim
Sueli Lourenço de Araujo