Saiba como foi o Webinar gratuito: Educação Socioemocional

11/10/2022

A educação ainda vive os impactos da pandemia de Covid-19. O isolamento social afetou a saúde mental de alunos e professores, de forma que essa questão se tornou prioridade no período de retomada das aulas presenciais.

Pensando em você, educador, e na promoção de um ambiente escolar mais saudável, a plataforma Escolas Conectadas realizou, em 10 de outubro, o Webinar gratuito: Educação Socioemocional.

A data em que ocorreu a aula on-line não foi escolhida em vão: no dia 10 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental, que tem como objetivo levantar o debate e alertar sobre a importância do equilíbrio psicológico para o bem-estar.

Curso apoia o educador nas práticas educacionais

Ministrado pela formadora María del Carmen G. Chude, o webinar promoveu uma introdução aos principais tópicos do curso Educação Socioemocional: aprendizagens-chave, oferecido gratuitamente aqui na plataforma Escolas Conectadas. A professora reforçou a importância da formação para o educador que deseja promover um ambiente de ensino saudável.

María del Carmen, que é autora de projetos, currículos e programas na área de Ciências da Educação, destacou, principalmente, os desafios dos educadores na atualidade e deu exemplos de como trabalhá-los em sala de aula.

Nesse sentido, ela falou sobre a importância da educação socioemocional para estudantes e professores. Além disso, deu exemplos de práticas pedagógicas para estimular o desenvolvimento das inteligências na escola e sobre as janelas de oportunidade para desenvolver e ajudar os alunos a praticarem as habilidades socioemocionais.

Em momentos de interação, os professores que assistiram ao Webinar sobre Educação Socioemocional participaram de um exercício em que foi proposto o desafio de pensar em como desenvolveriam intencionalmente a competência consciência social em sala de aula.

Educação Socioemocional: aprendizagens-chave

Oferecido gratuitamente na plataforma Escolas Conectadas, o curso autoformativo prepara o educador para reconhecer e mobilizar os aspectos sociais e emocionais do desenvolvimento dos alunos, traduzindo propósitos em ações pedagógicas.

On-line e com 12 horas de duração, o curso também é uma oportunidade para que você, professor, invista na sua formação continuada e conquiste uma certificação de instituição reconhecida pelo MEC

Se interessou pelo tema? Inscreva-se aqu e participe da próxima turmai!

Deliany Almeida de Queiroz
12/10/22 07:50
Foi incrível participar do webinar.
Poder vivenciar essa troca de experiências   enriquecedoras para nossa atuação, tanto como professor, como  ser uma pessoa emocionalmente mais segura .
Obrigada toda equipe!!
Neuza Deolinda Grolla de Meira
16/10/22 22:20
Foi ótimo participar, e esta troca de aprendizado e experiências só vem enriquecer o trabalho pedagógico, também nos alivia ao saber que nossos anseios fazem parte do cotidiano de outros colegas também.
Francisca Bernardo da Silva Cadete
06/11/22 17:06