
Setembro: confira datas importantes para trabalhar em sala de aula durante o mês
Ao planejar as atividades pedagógicas do mês, não deixe de levar em consideração as datas comemorativas
Atualizado em 28/08/2025
Já vai começar setembro! O mês apresenta datas comemorativas que podem ser trabalhadas de maneiras criativas em diversas disciplinas. Com temas atuais que vão de sustentabilidade e defesa da democracia até a valorização da vida, surgem ricas oportunidades de debates com os estudantes.
Na plataforma Escolas Conectadas, você, educador(a), encontra conteúdos e cursos gratuitos para apoiar o seu planejamento pedagógico. Confira a seguir!
Dia da Amazônia (05/09)
Logo no início do mês, o Dia da Amazônia celebra um dos maiores patrimônios naturais do planeta. Muitos superlativos são necessários para falar da maior floresta tropical do mundo: é a maior reserva natural da Terra, possui sete milhões de quilômetros quadrados, é o maior bioma do Brasil e a maior bacia hidrográfica do mundo. O seu território também reúne nada menos que nove países.
Além disso, a Amazônia abriga diversas comunidades indígenas e tradicionais e reúne inúmeras espécies animais e vegetais. Hoje, contudo, a floresta passa por um processo intenso de desmatamento que está deixando um impacto negativo em todo o planeta. Já pensou em usar a Amazônia como ponto de partida para projetos estudantis? Isso vale para a maioria das disciplinas, e uma boa fonte de ideias para os educadores são os cursos gratuitos “Elementar, meu caro! Dados: um universo em expansão” e “Eureka! Investigar, descobrir, conectar, criar e refletir”.
Dia Mundial da Alfabetização (08/09)
Uma das bases da educação é também um dos direitos humanos mais básicos: a alfabetização. Por isso, em 1967, a Organização das Nações Unidas escolheu a data para homenagear esse processo de aprendizagem. Já parou para pensar que, além de um marco para o desenvolvimento de qualquer estudante, a alfabetização também é fundamental para o desenvolvimento social e econômico em todo o mundo?
Para celebrar essa data, os educadores podem organizar concursos de poesia, atividades de leitura e propostas de produção de texto, buscando estimular processos linguísticos relacionados às práticas de letramento em diferentes anos da educação básica. Melhor ainda se forem realizadas de forma lúdica, para que os estudantes aprimorem suas habilidades com a linguagem e reflitam sobre as estruturas e usos sociais da língua.
Aliás, que tal adicionar ao seu repertório algumas competências digitais que impulsionam o ensino da Língua Portuguesa? Aqui na plataforma os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, assim como dos Anos Finais e do Ensino Médio encontram cursos especialmente com essa finalidade.
Dia Nacional de Prevenção ao Suicídio (10/09)
Um tema urgente como esse não pode ficar de fora da escola. A cada ano, mais de 700 mil pessoas tiram a própria vida em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, são aproximadamente 14 mil por ano. A maioria dos casos está relacionada a transtornos mentais, segundo especialistas, e é preciso alertar que esses problemas se manifestam cada vez mais cedo.
Por isso, é importante que os profissionais da educação estejam preparados para levar esse tema para dentro de suas atividades pedagógicas. Ações que valorizem a vida dos estudantes devem estar no centro das discussões – não somente neste dia, mas durante todo o mês, período em que é realizada a campanha Setembro Amarelo.
Atualmente, para falar de bem-estar com os estudantes, é imprescindível que o mundo digital seja abordado. Afinal, as redes sociais costumam ser um espaço de muita exposição e insegurança para os jovens. Para se aprofundar no tema, o curso “Cidadania digital: educando para o uso consciente da internet” incentiva o uso seguro, consciente e responsável da internet entre educadores e estudantes, abordando temas como violência e segurança digital, combate à intolerância e cyberbullying.
Dia do Programador (13/09)
As habilidades presentes na profissão de programador(a) fazem parte das principais competências para o futuro do mercado de trabalho. Nesse sentido, introduzir conceitos básicos de programação em sala de aula é uma forma de estimular o pensamento lógico e a resolução de problemas entre os estudantes.
E, se a programação é o meio pelo qual a teoria da computação é aplicada para criar softwares e sistemas funcionais, por que não se aprofundar em computação com cursos 100% on-lines e gratuitos? Pois os novos lançamentos da plataforma Escolas Conectadas mostram justamente como ensinar computação deve ir muito além da programação: ela ensina a pensar com lógica, ética e criatividade, além de ajudar a fazer boas escolhas no mundo digital.
Conheça todos os cursos e inscreva-se agora mesmo:
- BNCC Computação: Fundamentos e Práticas
- Computação na Educação: Relações Binárias na Prática Educacional
- Computação na Educação: Fundamentos, Ética e Criatividade da IA Generativa
- Computação na Educação: Redes Sociais para o Uso Consciente e Criativo
Dia Internacional da Democracia (15/09)
Um sistema político democrático é o ponto de partida para o desenvolvimento de qualquer sociedade, baseada no respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais.
Em ano de eleições municipais em todo o Brasil, é importante que os educadores reforcem os principais pilares da democracia aos seus estudantes, apresentando também os conceitos de cidadania e representatividade. Já pensou na possibilidade de, periodicamente, realizar assembleias em sala de aula? São momentos de intensa vivência democrática e também uma ótima forma de exercer a cidadania.
Aliás, você conhece a história do professor Hailisson Ferreira? Ele utilizou suas competências digitais para realizar uma eleição com a própria turma e incentivar discussões sobre democracia e representatividade. Leia aqui.
E quando o assunto é democracia, é imprescindível falar também sobre combate à fake news. Nesse sentido, recomendamos o curso “Bem-estar, saúde mental e desinformação online: aprofundando habilidades de cidadania digital”, que busca facilitar e ampliar a incorporação da temática nas salas de aula e nos projetos pedagógicos.
Comentários - 18
31/08/22 22:03
31/08/22 22:14
01/09/22 06:53
01/09/22 11:46
01/09/22 13:06
02/09/22 06:23
02/09/22 14:51
03/09/22 21:18
07/09/22 18:58
09/09/22 21:59
10/09/22 09:46
10/09/22 18:46
11/09/22 19:43
12/09/22 15:48
12/09/22 21:49
13/09/22 09:58
14/09/22 23:54
31/08/22 21:22
Gratidão