Novas formas de avaliar: conheça a experiência da professora Neilde Rosa
A educadora da cidade de Rafael Jambeiro (BA) colocou em prática nas escolas da rede municipal de ensino novos modelos de avaliação de aprendizagem, a partir da formação oferecida pela Escolas Conectadas. Confira!
Assim como as práticas pedagógicas de ensino, o modo de avaliar e validar aprendizagens em sala de aula pode mudar de acordo com o perfil de cada aluno e as diferentes realidades das turmas. Repensar e replanejar os processos avaliativos é uma demanda atual para entender o novo momento da educação após um longo período de afastamento dos estudantes das aulas presenciais.
Saiba como é possível promover novos modelos de avaliação a partir da experiência da professora Neilde Rosa dos Santos Cardoso, que compartilhou seus conhecimentos sobre o assunto com seus colegas da rede de educação do interior da Bahia.
Modelos de avaliação alinhados com o contexto educacional
Neilde Rosa é coordenadora dos anos finais do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação da cidade de Rafael Jambeiro (BA). Com mais de 20 anos de atuação, seja em sala de aula ou na coordenação, ela reconhece a importância de educadores se adaptarem às demandas na educação, que surgem em diferentes momentos sociais e econômicos.
Na retomada das aulas presenciais, em 2022, ela percebeu uma queda de desempenho geral dos alunos da rede de cinco escolas da cidade: cerca de 70% não atingiram a média 5 no primeiro semestre.
“Os professores estavam contrários às realidades que os alunos estavam vivendo, avaliando-os como se não tivessem passado distantes da escola por um período”, conta.
Ao conhecer a plataforma Escolas Conectadas, por meio do site da Undime, ela prontamente se interessou pelo curso Avaliação para os Anos finais do Ensino Fundamental: estratégias para recompor e desenvolver aprendizagens. Isso porque um dos grandes desafios que a professora identificou na rede de ensino em que atua foi a dificuldade no processo avaliativo pelos professores.
Durante as unidades formativas do curso, Neilde Rosa entrou em contato com novas formas de avaliação para diferentes contextos. Os recursos apresentados foram desde questionários e modelos de autoavaliação, até rubricas, portfólios, produções colaborativas, resolução de situações-problema.
Dentre essas estratégias, a professora Neilde destaca a avaliação por rubrica: “Com ela, a gente tem o retorno do aluno e pode avaliar, de fato, o que ele aprendeu e como aprendeu com critérios mais claros”, explica. De acordo com a educadora, “o curso resultou em um amadurecimento na forma de pensar a avaliação feita em sala de aula.”
Novas propostas de avaliação compartilhadas entre educadores
O conhecimento adquirido com a formação foi além das suas próprias práticas: a professora fez questão de levar os novos modelos de avaliação para educadores que integram a rede de ensino da cidade. Ela fez isso a partir da organização de oficinas docentes.
Sobre essas experiências, Neilde relata: “A gente abordou questões como avaliação formativa, avaliação diagnóstica e somativa. E também refletimos sobre o retorno pós-pandemia, sobre o nível dos alunos e a defasagem. Dividimos os professores em grupos e pedimos para que fizessem um planejamento de validação por rubrica”.
Essas ações também tiveram outros resultados práticos. “Depois do curso, orientamos os professores para que fizessem o planejamento de avaliação. Assim, a partir do acompanhamento dos resultados desse planejamento, eles podem focar naquilo que o aluno não aprendeu”, diz a professora.
Avalie com um novo olhar: conheça o curso da Escolas Conectadas
Muito além das provas, o curso Avaliação para os Anos finais do Ensino Fundamental: estratégias para recompor e desenvolver aprendizagens, disponível na plataforma Escolas Conectadas, tem como objetivo apresentar novas e melhores formas de avaliação.
Nesta formação, você, educador(a), pode entender como evidenciar aprendizagens a partir de recursos variados, digitais e analógicos. Também vai elaborar avaliações diagnósticas com base nos conhecimentos prévios dos alunos e utilizar estratégias com foco na recomposição de aprendizagens.
Em 10h de formação, você será capaz de repensar e planejar objetivos pedagógicos. Além disso, diversificar as maneiras de avaliar e adaptá-las à cada turma, descobrindo como envolver os estudantes nesse processo e promover a autorregulação das aprendizagens.
Conheça, inscreva-se e renove a sua forma de avaliar! Inscrições limitadas.
Comentários - 3
13/08/23 09:41
do
13/08/23 19:06
26/06/23 14:47