Formando indivíduos: a educação socioemocional como alicerce para um futuro brilhante
30/04/2022
Ser educador é trabalhar para o futuro. Longe de passarmos pelo clichê de dizer que as crianças são o futuro da humanidade, sabemos que a maneira como preparamos um pequeno indivíduo em formação no presente vai afetar diretamente o seu papel na sociedade mais adiante.
Hoje, observamos os efeitos da educação essencialmente voltada para a transmissão passiva de conhecimentos que era o padrão de décadas atrás: adultos inflamados, altamente competitivos, com dificuldade de se colocar no lugar do outro e de entender seu papel dentro da comunidade. Para o psicanalista Augusto Cury, “estamos coletivamente vivenciando a era da falência emocional e do esgotamento cerebral”. Mas as coisas podem mudar.
Desenvolvida nos Estados Unidos no início da década de 1990, a educação socioemocional passou a se difundir cada vez mais e, atualmente, integra as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Nos últimos anos, a educação socioemocional ganhou força, especialmente a ideia de que suas habilidades precisavam ser ensinadas propositadamente e que os alunos precisavam de oportunidades para praticar essas habilidades”, diz Pamela Bruening, especialista estadunidense, em entrevista à Revista Educação.
Pilares e habilidades voltados para o protagonismo do estudante
São quatro pilares que alicerçam a educação integral: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser (para saber mais sobre cada um deles, você pode consultar o relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI - Educação: um tesouro a descobrir). Cada um desses pilares foca nas competências do Eu. O estudante é colocado como protagonista da própria vida e das suas ações dentro da comunidade escolar e fora dela. Isso não significa individualismo: é que a partir de si que ele desenvolve as noções essenciais para também reconhecer o outro.
Para Cury, em seu livro Inteligência socioemocional, é o Eu a dimensão que tem capacidade de compreender as situações, questionar, criticar, tomar atitudes, reconhecer equívocos e maneiras de melhorar e de gerenciar as próprias emoções diante das situações impostas pelo cotidiano. E é a partir desse Eu que as habilidades socioemocionais propostas na matriz do CASEL (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning), um dos principais centros mundiais de pesquisa sobre Aprendizagem Socioemocional, foram desenvolvidas. Divididas em cinco pontos principais, temos:
- A autoconsciência: desenvolver no estudante o autoconhecimento, de maneira que ele compreenda seus próprios limites e habilidades e seja capaz de olhar para si mesmo de maneira crítica;
- A autorregulação: a partir de uma autoconsciência cada vez mais complexa, compreender os próprios sentimentos e ser capaz de gerenciá-los diante de momentos de crise ou de interação com o outro;
- As habilidades de relacionamento: se conhecendo e entendendo como seus mecanismos emocionais funcionam, o estudante consegue compreender também o outro, desenvolver empatia, gerenciar conflitos com maturidade e cooperar com o grupo, sabendo se comunicar de maneira clara e responsável;
- A capacidade de tomar decisões: de trabalhar individual e coletivamente de maneira criativa, buscando soluções para os problemas que se apresentam e tomando atitudes construtivas;
- A consciência social: o entendimento de que o indivíduo faz parte de uma coletividade formada por outros indivíduos que também possuem complexidade de pensamentos e sentimentos e que suas atitudes causam impactos tanto no grupo como no ambiente, e que a busca por impactos positivos é mais produtiva.
- A autorregulação: a partir de uma autoconsciência cada vez mais complexa, compreender os próprios sentimentos e ser capaz de gerenciá-los diante de momentos de crise ou de interação com o outro;
- As habilidades de relacionamento: se conhecendo e entendendo como seus mecanismos emocionais funcionam, o estudante consegue compreender também o outro, desenvolver empatia, gerenciar conflitos com maturidade e cooperar com o grupo, sabendo se comunicar de maneira clara e responsável;
- A capacidade de tomar decisões: de trabalhar individual e coletivamente de maneira criativa, buscando soluções para os problemas que se apresentam e tomando atitudes construtivas;
- A consciência social: o entendimento de que o indivíduo faz parte de uma coletividade formada por outros indivíduos que também possuem complexidade de pensamentos e sentimentos e que suas atitudes causam impactos tanto no grupo como no ambiente, e que a busca por impactos positivos é mais produtiva.
Por que adaptar o currículo para uma educação socioemocional integrada
Segundo Pamela Bruening em entrevista para a revista Mundo Escolar, “pesquisas em todo o mundo apontam que o melhor aprendizado ocorre em ambientes seguros e saudáveis, ou seja, o aprendizado ocorre em um contexto social. De certo modo, é difícil separar aspectos sociais e emocionais de processos de aprendizagem acadêmica.” Por esse motivo, a educação socioemocional precisa ir além da implementação de projetos isolados.
Ao mesmo tempo, os projetos pontuais têm um papel importante na implementação de mudanças comportamentais dentro da comunidade escolar. No entanto, eles devem ser entendidos como uma porta de entrada.
No momento em que o currículo escolar é pensado a partir da perspectiva da educação socioemocional, se oferecem oportunidades constantes para os alunos desenvolverem suas habilidades emocionais e sociais em todas as disciplinas, o que aprimora, também, a consolidação de conceitos e conteúdos.
Assim que o estudante compreende que está num espaço seguro de aprendizagem, e que as disciplinas são ferramentas para que ele se insira no mundo de maneira empática e competente, a relação com a escola se torna outra. Um estudo realizado pelo Nobel de Economia James Heckman concluiu que em crianças que tiveram habilidades sociais e emocionais trabalhadas na primeira infância, é 44% maior a chance de formação continuada e 35% menor a chance de encarceramento (para mais pesquisas a respeito, acesse https://heckmanequation.org/).
O curso Práticas reflexivas de Educação socioemocional
Em consonância com as demandas da educação contemporânea, a plataforma Escolas Conectadas está lançando um novo curso voltado para a educação social e emocional. Nele, serão trabalhadas ferramentas para que o professor e a professora possam mobilizar dentro da sala de aula, e no currículo como um todo, práticas de aprimoramento das habilidades socioemocionais dos estudantes.
Além disso, o curso vai apresentar maneiras de identificar no cotidiano as oportunidades de trabalho dessas competências, de forma a instrumentalizar o educador e a educadora para a implementação de atividades, bem como a avaliação do desenvolvimento emocional e social dos estudantes.
Com início no dia 9 de maio, o curso gratuito já está com as inscrições abertas. Conheça e faça sua inscrição agora mesmo.
ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?
Comentários - 102
28/10/22 18:27
O professor é um elo importantíssimo dentro da sala de aula, ele vai ser o termômetro de como a aula deve prosseguir dentro do conteúdo que foi abordado pelo professor e grupo, para que ele dê sequência nos pilares de ensino abrangidos no texto acima:
A autoconsciência: desenvolver no estudante o autoconhecimento, de maneira que ele compreenda seus próprios limites e habilidades e seja capaz de olhar para si mesmo de maneira crítica;
- A autorregulação: a partir de uma autoconsciência cada vez mais complexa, compreender os próprios sentimentos e ser capaz de gerenciá-los diante de momentos de crise ou de interação com o outro;
- As habilidades de relacionamento: se conhecendo e entendendo como seus mecanismos emocionais funcionam, o estudante consegue compreender também o outro, desenvolver empatia, gerenciar conflitos com maturidade e cooperar com o grupo, sabendo se comunicar de maneira clara e responsável;
- A capacidade de tomar decisões: de trabalhar individual e coletivamente de maneira criativa, buscando soluções para os problemas que se apresentam e tomando atitudes construtivas;
- A consciência social: o entendimento de que o indivíduo faz parte de uma coletividade formada por outros indivíduos que também possuem complexidade de pensamentos e sentimentos e que suas atitudes causam impactos tanto no grupo como no ambiente, e que a busca por impactos positivos é mais produtiva.
A autoconsciência: desenvolver no estudante o autoconhecimento, de maneira que ele compreenda seus próprios limites e habilidades e seja capaz de olhar para si mesmo de maneira crítica;
- A autorregulação: a partir de uma autoconsciência cada vez mais complexa, compreender os próprios sentimentos e ser capaz de gerenciá-los diante de momentos de crise ou de interação com o outro;
- As habilidades de relacionamento: se conhecendo e entendendo como seus mecanismos emocionais funcionam, o estudante consegue compreender também o outro, desenvolver empatia, gerenciar conflitos com maturidade e cooperar com o grupo, sabendo se comunicar de maneira clara e responsável;
- A capacidade de tomar decisões: de trabalhar individual e coletivamente de maneira criativa, buscando soluções para os problemas que se apresentam e tomando atitudes construtivas;
- A consciência social: o entendimento de que o indivíduo faz parte de uma coletividade formada por outros indivíduos que também possuem complexidade de pensamentos e sentimentos e que suas atitudes causam impactos tanto no grupo como no ambiente, e que a busca por impactos positivos é mais produtiva.
02/11/22 05:45
Obrigada pelo artigo maravilhoso.
06/11/22 17:03
maravilhoso esse curso.
13/11/22 16:14
Ótima explanação, sabemos que o professor é um elo essencial entre o conhecimento e o educando.
19/11/22 06:05
Conteúdo bastante inspirador, demonstra a importância de contribuir para a formação de cidadãos capazes de atuar socialmente, de forma crítica e atuante.
23/11/22 21:56
Excepcional conteúdo que deve ser objetivo principal no conteúdo e nas metodologias dos educadores para com os alunos que estão em uma sociedade com seus múltiplos valores e culturas socio emocionalmente abalados nos últimos anos com muitos problemas pós pandemia, ainda traumatizados com as vítimas que o período causou nas famílias. Teremos muitos anos com consequências negativas para recuperar o mínimo possível que seja para melhorar a vida dos cidadãos da geração vitimizadas. Com muita força e garra é dever nosso de batalhar na causa da aprendizagem e contribuir para o futuro dessa geração.
11/02/23 20:48
Este curso e suas informação nos leva a refletir sobre nossas práticas e como precisamos transformar a escola para esse novo ambiente acolhedor de todos, onde as aprendizagens sejam desenvolvidas e principalmente esse novo olhar da educação socioemocional.
20/02/23 21:33
A Educação socioemocional se torna um alicerce, uma ponte para o futuro, pois trabalha com o desenvolvimento do aluno, com a capacidade dele refletir, reconhecer e descrever as próprias emoções, relacionar-se bem com os outros, e exercitar a empatia. É uma ferramenta de grande importância para a convivência escolar e para a vida em sociedade da criança.
26/02/23 16:56
É um curso muito importante , pois nos mostra e nos prepara para lidar com jovens que vivem com o emocional abalado em vários sentido, ajuda a entender e tentar ajuda los.
21/03/23 15:32
O conteúdo é por demais inspirador e remete a uma reflexão que todo educador deve fazer no contexto de uma educação comprometida com os desafios do séc. XXI, não se admite mais conceber uma educação pautada apenas no cognitivo, no aprender a conhecer e fazer, devemos fomentar nos estudantes o aprender a ser e a conviver, ou seja, considerar a educação socioemocional imprescindível na formação do cidadão crítico e consciente!
01/04/23 17:23
Pais também deveriam fazer o curso. Uma sociedade cada dia mais desajustada. A sensação que tenho é que toda a responsabilidade de formar pessoas e de transformar o mundo desaba nas costas da escola e dos professores.
14/04/23 11:20
excelente conteúdo.
14/04/23 11:28
EXCELENTE CONTEÚDO
09/05/23 12:20
Excelente tema para o momento oportuno vivenciado pela humanidade, em especial, pós pandemia.
25/05/23 15:05
O conteúdo fo inspirador, pois contribuí para a formação de cidadãos críticos, capazes de atuar na sociedade atual.
05/06/23 15:00
Excelente, momento oportuno para esta abordagem.
06/06/23 20:55
Muito bom e oportuno.
07/06/23 16:05
Entender mais sobre o emocional das pessoas, contribuindo para o desenvolvimento intelectual dos indivíduos, é um fator de suma importância.
14/06/23 18:16
ótimo tema!
20/06/23 11:18
Excelente Conteúdo
22/06/23 14:03
Esse curso é excelente e recomendo a todos os docentes. Muitas vezes já realizamos as competências socioemocionais em sala de aula porém sem a teoria desconhecendo a nomenclatura. Esse curso deixa claro quais são essas teorias e a retomada que nós enquanto pessoas, docentes estamos querendo alcançar. No século XX preparamos pessoas para serem independentes e elas se tornaram egoístas, egocêntricas. Nesse século essa teoria tem caí por terra e voltamos a pensar no outro. Como diz Edgar Morin, filósofo francês, nós docentes podemos ajudar esses alunos a viverem. Um abraço
27/07/23 11:39
Entender as nossas emoções e saber nomeá-las é essencial para nos autorregularmos. Esses conhecimentos precisam ser considerados nos planejamentos e ações docentes.
03/08/23 19:02
As emoções e sentimentos permeiam todo o tempo o cotidiano da escola: nas relações entre as pessoas, nos conflitos, na relação com a aprendizagem, com o espaço, nas conquistas, nos desafios etc. Podemos escolher olhar para isso, cuidar de como isso emerge em cada um/a ou podemos escolher não dar luz a isso. Mas as emoções e sentimentos vão estar presentes”. Temos que entender que compreender que emoções e sentimentos são coisas diferentes, para podermos transmitir para os nossos alunos.
03/08/23 19:30
Neste curso fizemos leitura que perpassam por conteúdos vivido no dia a dia da escola, nos mostra e nos prepara para lidar com jovens que vivem com o emocional abalado em vários sentido, ajuda a entender e procurar ajudar na tual realidade escolar.
28/08/23 08:30
Depois da pandemia os alunos voltaram para a escola com o emocional muito frágil.
28/08/23 17:09
Este curso deveria chegar a toda a comunidade escolar.
03/09/23 15:14
Regular ou moderar os próprios pensamentos ,sentimentos e comportamento para expressar emoções de maneira equilibrada e consciente .Esse curso está mim faz pensar muito nas minhas crise de ansiedade.
12/09/23 19:32
O artigo é inspirador e nos faz refletir sobre a nossa prática.
03/10/23 19:03
É muito importante entender nossas emoções para podermos compreender a dos outros.
18/10/23 08:18
O artigo muito relevante.
25/10/23 16:24
Gostei muito do artigo. É um artigo que inspira a reflexão.
25/10/23 18:31
Muito interessante seu artigo. Gostei.
26/10/23 11:20
O ARTIGO DE QUALIDADE E AJUDA NA COMPREESSÃO
26/10/23 11:20
O ARTIGO DE QUALIDADE E AJUDA NA COMPREESSÃO
29/10/23 12:15
Artigo extremamente relevante para o educador do futuro!
01/11/23 23:03
Muito interessante
02/11/23 19:04
Gostei muito do conteúdo.
04/11/23 23:05
Gostei, muito importante para poder compreende as emoções dos outros.
05/11/23 13:28
muito interessante esse conteúdo para o educador do futuro.
07/11/23 05:49
Pensar o cidadão como um todo é dar a oportunidade de ser protagonista de sua vida.
09/11/23 09:29
Excelente conteúdo!
11/11/23 23:34
excelente,vou estudar mais
12/11/23 18:38
Nos educadores temos que estudar constantemente, pois ainda aprendemos com nossos alunos todos os dias.
14/11/23 23:02
Inteligência emocional é fundamental na formação do ser humano.
16/11/23 09:28
Durante muito tempo nossa cultura, fortemente centrada no conceito de racionalidade, reservou um lugar secundário para a emoção. Era como se esta fosse uma espécie de prima pobre da Inteligência.
Especialmente no ambiente profissional, a tendência a emocionar-se é considerada uma fraqueza. Nesse sentido podemos dizer que Isso é um erro, uma vez que a emoção está profundamente relacionada à motivação – fator indispensável ao comprometimento com a organização e à produtividade no trabalho.
Entretanto, os recentes acontecimentos nos trouxeram mudanças positivas nesse sentido. Uma criança pode ser mais tecnológica que seu professor, mas ambos sentem medo, tristeza pela perda de parentes, angústias e saudade do convívio.
17/11/23 00:45
Extremamente importante... Auxilia muito o educador
17/11/23 19:03
Quanto mais ajuda, melhor.
17/11/23 19:44
ameiii
17/11/23 21:11
Diminuí até a ansiedade;
21/11/23 09:04
sim, muito importante
21/11/23 16:42
Muito relevante e inrequecedor.
26/11/23 14:32
Temática muito pertinente para ser discutida com os estudantes.
28/11/23 19:39
ótimo, havia lido começo do ano.
01/12/23 16:52
Excelente fundamentação para tratar de situações tão desafiadoras.
03/12/23 13:31
Interessante!!
10/12/23 15:05
Excelente!!! Muito Bom
12/12/23 12:09
BOM TRABALHO.. ESTOU CONTENTE.
26/12/23 16:51
Maravihoso conteúdo e a evidência, que o Docente deve tentar continuar a trabalhar a base das habilidades sociais e emocionais, que as crianças desenvolveram na primeira infância, junto de seus Pais e familiares, para melhor relacionamento em grupo nas atividades escolares e uma preparação para o mercado de trabalho, frente aos desafios práticos e reais de superação.
27/12/23 18:36
Amei o artigo. Assunto muito importante.
29/12/23 15:59
Excelente conteúdo! este nos traz subsídios para lidar com as situações do cotidiano escolar, promovendo um ambiente acolhedor , onde possa ocorrer a escuta ativa dos estudantes, fazê-los entender que há alguém que se interessa por eles e assim diminuir os conflitos e além disso, garantir um desenvolvimento de aprendizagem significativa.
08/02/24 12:13
É ficou otimo
09/02/24 10:26
Nos ajuda a lidar com situações reais da escola.
15/02/24 16:11
O(a) educador(a) demonstrar suas emoções aos seus alunos e perceber as vivências possíveis desta troca é trabalhar o socioemocional. Em momento difícil da internação de meu irmão por covid, em diferentes anos pude trabalhar emoções com eles, dividimos relatos de realidades parecidas, falamos sobre vírus e vacinas (sou de Ciências), dentre tantas outras trocas que foram muito importantes para mim. Ass Luana
16/02/24 17:08
Excelente conteúdo! A educação emocional deve ser trabalhada na sala de aula, ou no espaço escolar diariamente.
21/02/24 09:03
É de suma importância considerar as emoções dos alunos, só assim trabalharemos efetivamente a educação de forma integral
23/02/24 15:16
É essencial trabalharmos nas salas de aula que contribui no comportamento e à administração das próprias emoções, mas que impactam positivamente o indivíduo(estudantes), e a relação dele com o mundo ao seu redor.
27/03/24 14:11
Conteúdo maravilhoso! Principalmente em tempos em que a inteligência emocional conta mais ainda do que qualquer outra!
09/04/24 23:04
Muito bom conteúdo essencial para o desenvolvimento dos estudantes.
11/04/24 16:56
Conteúdo excelente.
16/04/24 15:17
Excelente material de estudo!
24/04/24 12:52
O material disponibiliza conhecimento de excelência e contribui muito com nossas práticas pedagógicas.
24/04/24 12:53
O material disponibiliza conhecimento de excelência e contribui muito com nossas práticas pedagógicas.
08/05/24 22:31
muito bom
07/06/24 12:56
Excelente material, para um tema tão emergente.
22/06/24 10:55
Tema inspirador, demonstra a importância de contribuir para a formação de cidadãos capazes de atuar socialmente, de forma crítica e atuante. Este curso e suas informação nos leva a refletir sobre nossas práticas e como precisamos transformar a escola para esse novo ambiente acolhedor de todos, onde as aprendizagens sejam desenvolvidas e principalmente esse novo olhar da educação sócio emocional.
08/07/24 14:41
A educação socioemocional deve desenvolver no estudante a autoconsciência, autorregulação, habilidades de relacionamento, capacidade de tomar decisões e consciência social. É fundamental que essas competências sejam integradas ao processo de aprendizagem acadêmica, indo além de projetos isolados. Projetos pontuais são importantes para mudanças comportamentais, mas devem ser uma introdução. Oportunidades constantes para desenvolver habilidades emocionais e sociais em todas as disciplinas aprimoram a consolidação de conceitos e conteúdos.
18/07/24 15:58
Excelente material, temas atuais, visando um melhor aprendizado das habilidades emocionais.
24/07/24 13:40
Material muito bom para reflexão sobre o tema. Gostei
30/07/24 18:44
EXCELENTE MATERIAL PARA A PRÁTICA EM SALA DE AULA
14/08/24 22:07
Muito bom a temática do curso, não devemos esquecer que todo ser humano possuim emoções.
27/08/24 10:32
Muito bom a temática do curso.
27/08/24 10:32
Muito bom a temática do curso.
27/08/24 10:32
Muito bom a temática do curso.
27/08/24 10:32
Muito bom a temática do curso.
27/08/24 10:32
Muito bom a temática do curso.
27/08/24 10:32
Muito bom a temática do curso.
06/09/24 18:13
É importante que o docente tenha apropriação sobre as competências emocionais , pois é papel também da escola quebrar todo tipo de resistência que o estudante apresente e muitas dessas resistências tem relação com suas emoções.
O docente pode fortalecer a autoestima desse estudante criar situações de aprendizagens para que ele se integre mais ao ambiente e aos colegas , entre outras atividades que colabore com o despertar dos estudantes em vários aspectos, pois as emoções também deve ser educada para que o ser humano consiga evoluir apesar dos infortúnios.
O docente pode fortalecer a autoestima desse estudante criar situações de aprendizagens para que ele se integre mais ao ambiente e aos colegas , entre outras atividades que colabore com o despertar dos estudantes em vários aspectos, pois as emoções também deve ser educada para que o ser humano consiga evoluir apesar dos infortúnios.
19/09/24 16:05
Acredito que se o docente conseguir ministrar bem suas competências , habilidades e gerenciar suas emoções vai conseguir lidar bem com as emoções dos outros, ao meu ver é fundamental para o desenvolvimento pessoal e social, impactando positivamente em tomadas de decisões e preservação da saúde mental. Com isso vai comunicar com facilidade e poder ajudar e trocar conhecimentos e experiencias rumo a resoluções de desafios individuais e coletivo.
24/09/24 17:45
Excelente material, visto que nós adultos e educadores, também estamos aprendendo ou aprimorando nossas competências socioemocionais.
26/09/24 21:28
Muito bom.
02/10/24 17:42
Sou educador e trabalho em uma comunidade com crianças carentes que demonstram suas emoções, desejos e carências de forma simples e real, e ao conversarmos eu percebo as suas vivências e as possíveis possibilidades de trocas e experiência inclusive da minha infância e isso para mim é trabalhar o socioemocional. Em momentos difíceis da interação com diferentes alunos e situações bem complicadas, posso desenvolver emoções positivas com eles ao dividimos relatos de realidades parecidas, falamos sobre pais, mães, convívio familiar, respeito e futuro, dentre outras coisas importantes para o crescimento pessoal e na sociedade.
02/10/24 17:42
Sou educador e trabalho em uma comunidade com crianças carentes que demonstram suas emoções, desejos e carências de forma simples e real, e ao conversarmos eu percebo as suas vivências e as possíveis possibilidades de trocas e experiência inclusive da minha infância e isso para mim é trabalhar o socioemocional. Em momentos difíceis da interação com diferentes alunos e situações bem complicadas, posso desenvolver emoções positivas com eles ao dividimos relatos de realidades parecidas, falamos sobre pais, mães, convívio familiar, respeito e futuro, dentre outras coisas importantes para o crescimento pessoal e na sociedade.
06/10/24 09:34
Boa noite!
Faço parte da equipe gestora da escola Madressilva, localizada no município de Benevides-PA. Em 2024 a escola está trabalhando com a educação em tempo integral e dentro do currículo temos como disciplina socioemocional, no início não foi fácil, pois os alunos vem de vários contexto social, e para o professor foi bem complicado, pois precisava moldar suas aulas, buscando estratégias para que todos podessem se senti parte do processo. Estamos em outubro e vários meses já se passaram e podemos observar que trabalhar atividades que mexa com o emocional dos alunos foram muito importante para mudanças de comportamento e atitudes. Por exemplo se colocar no lugar do outro, o respeito, tanto pelos colegas de sala, quanto pela família. Na verdade ter como disciplina o socioemocional é muito importante para o desenvolvimento do aluno pessoal, emocional, intelectual, social...
Faço parte da equipe gestora da escola Madressilva, localizada no município de Benevides-PA. Em 2024 a escola está trabalhando com a educação em tempo integral e dentro do currículo temos como disciplina socioemocional, no início não foi fácil, pois os alunos vem de vários contexto social, e para o professor foi bem complicado, pois precisava moldar suas aulas, buscando estratégias para que todos podessem se senti parte do processo. Estamos em outubro e vários meses já se passaram e podemos observar que trabalhar atividades que mexa com o emocional dos alunos foram muito importante para mudanças de comportamento e atitudes. Por exemplo se colocar no lugar do outro, o respeito, tanto pelos colegas de sala, quanto pela família. Na verdade ter como disciplina o socioemocional é muito importante para o desenvolvimento do aluno pessoal, emocional, intelectual, social...
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Sou educadora e acredito que o conhecimento transforma e liberta, mas é necessário apropriar desse conhecimento, com estudo, leitura, sensibilidade e empatia, pois vivemos uma época onde ouvir o outro, falar dos sentimentos, medos e abraçar são situações muito difíceis para muitas pessoas, é mais fácil viver em um mundo virtual, é cômodo e muitas vezes carregamos sofrimentos que não conseguimos libertar. Por esse motivo, trabalhar com adolescentes a aprendizagem sócio e emocional é transformador, pois trabalhar a capacidade, fragilidade e o potencial de cada aluno é oportunizar momentos autoconfiança em si e no que é capaz aprender.
17/10/24 18:02
Sou educadora e acredito que o conhecimento transforma e liberta, mas é necessário apropriar desse conhecimento, com estudo, leitura, sensibilidade e empatia, pois vivemos uma época onde ouvir o outro, falar dos sentimentos, medos e abraçar são situações muito difíceis para muitas pessoas, é mais fácil viver em um mundo virtual, é cômodo e muitas vezes carregamos sofrimentos que não conseguimos libertar. Por esse motivo, trabalhar com adolescentes a aprendizagem sócio e emocional é transformador, pois trabalhar a capacidade, fragilidade e o potencial de cada aluno é oportunizar momentos autoconfiança em si e no que é capaz aprender.
28/10/24 12:43
Excelente, contribuiu e muito para mim desenvolver e construir com os alunos a pratica pedagógica.
03/11/24 14:40
Excelente!
07/11/24 15:16
excelente!
07/11/24 15:17
excelente!
07/11/24 15:17
excelente!
12/11/24 01:37
Excelente documentário contribuiu imensamente para meu aprendizado
28/10/22 16:47