Imersão | Práticas pedagógicas potencializadas pelas tecnologias digitais
15/12/2023
Bem-vindo(a) ao segundo desafio da nossa imersão!
Nossa proposta é compartilhar ideias e construir em conjunto enquanto nos divertimos! Esta não é uma atividade obrigatória para a certificação.
Vamos então às etapas:
1 - Reflita sobre a seguinte questão:
Quais ações você poderia realizar com seus estudantes para prevenir a disseminação de notícias falsas?
2 - Compartilhe suas reflexões. Para isso, inicie o seu comentário informando seu nome completo, o município e o estado onde está e depois suas considerações.
Para responder, utilize a caixa de comentários ao fim da página. Digite sua mensagem e clique em ENVIAR.
Um abraço!
ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?
Comentários - 96
22/12/23 12:14
Timon-ma
Rodas de conversas, debates, leituras de textos sobre as fakenews...
Rodas de conversas, debates, leituras de textos sobre as fakenews...
22/12/23 15:59
Cosmej.t.maciel
Icatu-ma
Ter uma consciência pré-definida fundamentada em um olhar crítico para as informações advindas do ambiente digital se faz necessári sendo tal ato uma demonstração de cidadania digital.
Icatu-ma
Ter uma consciência pré-definida fundamentada em um olhar crítico para as informações advindas do ambiente digital se faz necessári sendo tal ato uma demonstração de cidadania digital.
22/12/23 18:52
Sérgio de Sousa Farias
São João do caru
Rodas de conversas e palestras.
São João do caru
Rodas de conversas e palestras.
22/12/23 19:58
debater sobre o tema, para que eles possam entender os perigos das noticias falsas e o que ela pode causar danos na vida de alguém.
22/12/23 21:05
Maria dos milagres pessoa da Silva
são João do caru.
fazer uma roda de conversa
são João do caru.
fazer uma roda de conversa
23/12/23 22:37
Paulo Conceição de Sousa
Centro do Guilherme
A tecnologia digital e muito útil para ser trabalhada em sala de aula só que precisamos obter mas conhecimentos sobre o tema..
Centro do Guilherme
A tecnologia digital e muito útil para ser trabalhada em sala de aula só que precisamos obter mas conhecimentos sobre o tema..
26/12/23 13:49
Marjoel Jerônimo Silva Campelo
Turiaçu-MA
O mundo tecnológico propicia mudanças constantes e hábitos, essa tecnologia abre o espaço para debates e conscientização do que podemos e do que não podemos.
E nessa caminhada suscita-se em mostra a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). (Redação dada pela Lei nº 13.853, de 2019) – (...) dispor sobre a proteção de dados pessoais (...), mostrando que existe toda uma legislação no mundo virtual e precisamos seguir de maneira consciente. Esse seria o início do debate e abrindo espaço para a conscientização dos alunos no uso das tecnologias digitais.
https://encurtador.com.br/dtv09
26/12/23 19:40
Geane Pinheiro Costa - Matinha, MA. É importante desenvolver projetos interdisciplinares envolvendo todos os profissionais da escola e toda a comunidade escolar, porém certos projetos como cidadania digital encontra resistência por parte da gestão escolar. O conhecimento da equipe pedagógica é fundamental, através da formação continuada de toda a equipe pedagógica podemos obter a colaboração entre pares e a conscientização sobre o potencial da tecnologia digital na educação.
27/12/23 17:42
Promover roda de conversa e debater o tema, respeitando ideias adversas.
29/12/23 14:21
Máira Silva Firmino Cidade: São João Dos Patos - Maranhão Resposta: Desenvolveria projetos e palestras com o tema, debatendo e alertando então sobre os riscos e consequências.
02/01/24 15:33
Aline Paiva da Silva
Rodas de conversas, debates, projetos são algumas ideias de conscientização que possibilitam abordar o tema.
Rodas de conversas, debates, projetos são algumas ideias de conscientização que possibilitam abordar o tema.
05/01/24 20:53
Conscientiza-los a verificar fontes confiáveis e comparar com outras fontes antes de disseminá-las, para evitar fazer News .
05/01/24 20:54
Maria Rivanda Penha do Nascimento.Lago da Pedra-Ma
Conscientiza-los a verificar fontes confiáveis e comparar com outras fontes antes de disseminá-las, para evitar fazer News .
Conscientiza-los a verificar fontes confiáveis e comparar com outras fontes antes de disseminá-las, para evitar fazer News .
09/01/24 20:51
Ozeane Ferreira dos Santos
Itapecuru Mirim, MA
Levar várias notícias para sala de aula e colocar os estudantes para descobrirem quais as falsas e quais as verdadeiras. E logo depois, discutir os impactos das notícias falsas na vida das pessoas.
Itapecuru Mirim, MA
Levar várias notícias para sala de aula e colocar os estudantes para descobrirem quais as falsas e quais as verdadeiras. E logo depois, discutir os impactos das notícias falsas na vida das pessoas.
13/01/24 22:30
Rafael Luis Fernandes
Mirador, MA
Uma das ações possíveis a ser realizada junto aos estudantes é ensiná-los a realizar um trabalho de curadoria, pesquisando fontes confiáveis e identificando sítios que estão comprometidos em veicular uma notícia verídica. Numa era em que muitos jovens acessam redes sociais para se informarem, não é raro que eles assimilem informações advindas de perfis dessas redes que se dizem "comprometidas" com a informação. Muitas vezes, o único comprometimento dessas redes sociais é com o sensacionalismo, que ajuda a movimentar a visita em suas páginas.
Mirador, MA
Uma das ações possíveis a ser realizada junto aos estudantes é ensiná-los a realizar um trabalho de curadoria, pesquisando fontes confiáveis e identificando sítios que estão comprometidos em veicular uma notícia verídica. Numa era em que muitos jovens acessam redes sociais para se informarem, não é raro que eles assimilem informações advindas de perfis dessas redes que se dizem "comprometidas" com a informação. Muitas vezes, o único comprometimento dessas redes sociais é com o sensacionalismo, que ajuda a movimentar a visita em suas páginas.
20/01/24 16:32
Rodas de conversas e debates em sala
30/01/24 20:34
Célia Maria de Melo Machado
Timon - MA
Uma das possibilidades é conscientiza-lós da necessidade de exercer a cidadania digital, orientando-os a realizar pesquisas em fontes confiáveis, identificarem sítios que veiculam notícia inverídica, mas principalmente desenvolver uma consciência e visão crítica para navegar em meios digitais com segurança, ética e responsabilidade.
Timon - MA
Uma das possibilidades é conscientiza-lós da necessidade de exercer a cidadania digital, orientando-os a realizar pesquisas em fontes confiáveis, identificarem sítios que veiculam notícia inverídica, mas principalmente desenvolver uma consciência e visão crítica para navegar em meios digitais com segurança, ética e responsabilidade.
01/02/24 14:52
ELIANA FERREIRA DAS NEVES CUNHA
BACABAL-MA
Debater sobre o tema das noticias falsas e Fakenews no ambiente escolar, é de fundamental importância. É importante que o professor oriente seus alunos do perigo que a fakenews causa na vida de uma pessoa
BACABAL-MA
Debater sobre o tema das noticias falsas e Fakenews no ambiente escolar, é de fundamental importância. É importante que o professor oriente seus alunos do perigo que a fakenews causa na vida de uma pessoa
05/02/24 15:22
Madalena Rodrigues Sousa
Alto Alegre do Maranhão
Explicar para os estudantes os perigos das noticias falsas e suas consequências.
Alto Alegre do Maranhão
Explicar para os estudantes os perigos das noticias falsas e suas consequências.
05/02/24 15:22
Madalena Rodrigues Sousa
Alto Alegre do Maranhão
Explicar para os estudantes os perigos das noticias falsas e suas consequências.
Alto Alegre do Maranhão
Explicar para os estudantes os perigos das noticias falsas e suas consequências.
05/02/24 15:23
Madalena Rodrigues Sousa
Alto Alegre do Maranhão
Explicar para os estudantes os perigos das noticias falsas e suas consequências.
Alto Alegre do Maranhão
Explicar para os estudantes os perigos das noticias falsas e suas consequências.
05/02/24 15:23
Madalena Rodrigues Sousa
Alto Alegre do Maranhão
Explicar para os estudantes os perigos das noticias falsas e suas consequências.
Alto Alegre do Maranhão
Explicar para os estudantes os perigos das noticias falsas e suas consequências.
08/02/24 10:21
Debates e rodas de conversas
09/02/24 14:04
JOSEANE CANTANHEDE
CODÓ, MA
Promover discussões em sala de aula é de fundamental importância a respeito do impacto das notícias falsas na sociedade e nas decisões individuais, destacando exemplos e consequências reais da disseminação de informações incorretas.
CODÓ, MA
Promover discussões em sala de aula é de fundamental importância a respeito do impacto das notícias falsas na sociedade e nas decisões individuais, destacando exemplos e consequências reais da disseminação de informações incorretas.
04/04/24 10:28
É essencial promover discussões em sala de aula sobre o impacto das notícias falsas na sociedade e nas escolhas individuais, destacando exemplos do mundo real e o impacto da propagação de desinformação
04/04/24 10:33
A tecnologia é um recurso de fundamental importância no processo de ensino aprendizagem, a mesma atualmente é um instrumento indispensável.
09/04/24 11:31
NOME: CILENE MENDONÇA FERREIRA
MUNICÍPIO: URBANO SANTOS
ESTADO: MARANHÃO
É importante promover discussões sobre o tema, realizar projetos interdisciplinares com os alunos afim de tentar evitar essa rede de desinformação.
MUNICÍPIO: URBANO SANTOS
ESTADO: MARANHÃO
É importante promover discussões sobre o tema, realizar projetos interdisciplinares com os alunos afim de tentar evitar essa rede de desinformação.
09/04/24 14:07
Luciano José da Silva Azevedo
Pio XII - MA
Nesse caso especifico é importante falar sobre as referencias das pesquisas que fazemos e quais são os sites com informações realmente confiáveis. Principalmente pesquisar a mesma informação em vários sites afim de verificar a veracidade da informação antes de fazer compartilhamentos e divulgações, pois inclusive qualquer cidadão pode responder processos criminais devido ao compartilhamento de noticias falsas nas redes sociais e afins.
Pio XII - MA
Nesse caso especifico é importante falar sobre as referencias das pesquisas que fazemos e quais são os sites com informações realmente confiáveis. Principalmente pesquisar a mesma informação em vários sites afim de verificar a veracidade da informação antes de fazer compartilhamentos e divulgações, pois inclusive qualquer cidadão pode responder processos criminais devido ao compartilhamento de noticias falsas nas redes sociais e afins.
10/04/24 11:07
Claudivane Granjeiro
Belágua-ma
Leitura de texto sobre a problemática e roda de conversa.
Belágua-ma
Leitura de texto sobre a problemática e roda de conversa.
10/04/24 11:12
Claudivane Granjeiro
Belágua-Ma
*Criar discussões e debates em sala de aula sobre o impacto das notícias falsas na sociedade e como podem prejudicar a democracia.
*Incentivar os alunos a compartilharem apenas informações confiáveis e verificadas em suas redes sociais.
*Realizar atividades práticas, como jogos educativos, simulações de verificação de informações e análise de notícias falsas.
Belágua-Ma
*Criar discussões e debates em sala de aula sobre o impacto das notícias falsas na sociedade e como podem prejudicar a democracia.
*Incentivar os alunos a compartilharem apenas informações confiáveis e verificadas em suas redes sociais.
*Realizar atividades práticas, como jogos educativos, simulações de verificação de informações e análise de notícias falsas.
10/04/24 11:15
Marcelo da Silva Batista
Belágua-Maranhão
As notícias falsas é um pauta que ganhou bastante relevância, saber como identicar e se proteger de golpes e pessoas mal intencionadas e primordial no uso dos meios digitais. A escola tem papel significativo no combate a Fake News.
Belágua-Maranhão
As notícias falsas é um pauta que ganhou bastante relevância, saber como identicar e se proteger de golpes e pessoas mal intencionadas e primordial no uso dos meios digitais. A escola tem papel significativo no combate a Fake News.
11/04/24 00:30
NOME: Maria Lúcia Soledade Silva
MUNICÍPIO: LAGO DA PEDRA
ESTADO: MARANHÃO
- Propor a análise e reflexão de textos informativos, jornalísticos e publicitários, distinguindo fatos de opiniões, notícias falsas e/ou sensacionalistas.
- Pesquisas, produções textuais e debates sobre o impacto das fake News na sociedade;
- Orientar os alunos a utilizarem recursos digitais para produzirem cards e vídeos curtos que a população a população para
- Roda de conversa sobre as transformações ocorridas nos meios de informação e comunicação;
- Orientar os estudantes a realizar uma campanha educomunicativa com ações midiáticas através de cards digitais e vídeos curtos no Instagram e WhatsApp para disseminar as produções de combate as fake News.
MUNICÍPIO: LAGO DA PEDRA
ESTADO: MARANHÃO
- Propor a análise e reflexão de textos informativos, jornalísticos e publicitários, distinguindo fatos de opiniões, notícias falsas e/ou sensacionalistas.
- Pesquisas, produções textuais e debates sobre o impacto das fake News na sociedade;
- Orientar os alunos a utilizarem recursos digitais para produzirem cards e vídeos curtos que a população a população para
- Roda de conversa sobre as transformações ocorridas nos meios de informação e comunicação;
- Orientar os estudantes a realizar uma campanha educomunicativa com ações midiáticas através de cards digitais e vídeos curtos no Instagram e WhatsApp para disseminar as produções de combate as fake News.
13/04/24 21:31
NOME: MAURA PIRES DE SOUSA. BACABAL- MA
Uma palestra sobre fake news nas redes sociais explanando suas consequências e leis que punem criminosos que usam as mídias para prejudicar as pessoas. Além de uma mesa redonda sobre virtudes, caráter, integridade e respeito.
Uma palestra sobre fake news nas redes sociais explanando suas consequências e leis que punem criminosos que usam as mídias para prejudicar as pessoas. Além de uma mesa redonda sobre virtudes, caráter, integridade e respeito.
14/04/24 22:15
Nome: Luiz Furtado Sousa Santos
Presidente Juscelino- MA
Opotunamente durante as aulas, orientações são passadas aos alunos para que observem alguns detalhes de verificação da veracidade das informações, comopor exemplo a fonte da infomação
Presidente Juscelino- MA
Opotunamente durante as aulas, orientações são passadas aos alunos para que observem alguns detalhes de verificação da veracidade das informações, comopor exemplo a fonte da infomação
15/04/24 16:05
NOME: Maria José da Silva Costa
MUNICÍPIO: Rosário
ESTADO: Maranhão
Realização de rodas de conversas com temas reflexivos voltados para fake News, suscitando a eles exemplos e ao mesmo tempo mostrando os perigos da disseminação de notícias falsas para a sociedade de modo geral. Ensinando-os a buscar primeiro a veracidade dos fatos antes de espalhar as notícias falsas em redes sociais.
MUNICÍPIO: Rosário
ESTADO: Maranhão
Realização de rodas de conversas com temas reflexivos voltados para fake News, suscitando a eles exemplos e ao mesmo tempo mostrando os perigos da disseminação de notícias falsas para a sociedade de modo geral. Ensinando-os a buscar primeiro a veracidade dos fatos antes de espalhar as notícias falsas em redes sociais.
18/04/24 05:49
NOME: Maria Lúcia Soledade Silva
MUNICÍPIO: Lago da Pedra - MA
ESTADO: MARANHÃO
Pesquisas, rodas de conversa, palestras e discussão sobre o modo como as notícias falsas surgem e são disseminadas, e o impacto que elas podem causar, contribuirão para prevenir a propagação da desinformação.
MUNICÍPIO: Lago da Pedra - MA
ESTADO: MARANHÃO
Pesquisas, rodas de conversa, palestras e discussão sobre o modo como as notícias falsas surgem e são disseminadas, e o impacto que elas podem causar, contribuirão para prevenir a propagação da desinformação.
18/04/24 09:49
ome: Dominic Pires Serejo
Rosário - Maranhão
As minhas barreiras operacionais listadas, são: falta de dispositivos e equipamentos adequados no local de trabalho, baixa qualidade de sinal da Internet, ausência de tutoriais, procuro adquirir meus equipamentos próprios; as pessoais: resistência ao uso das tecnologias digitais por desconhecer e ter pouca habilidade na utilização, para superar essa barreira, preciso me desafiar a tentar, praticar, pesquisar ..., concluir o curso.
Rosário - Maranhão
As minhas barreiras operacionais listadas, são: falta de dispositivos e equipamentos adequados no local de trabalho, baixa qualidade de sinal da Internet, ausência de tutoriais, procuro adquirir meus equipamentos próprios; as pessoais: resistência ao uso das tecnologias digitais por desconhecer e ter pouca habilidade na utilização, para superar essa barreira, preciso me desafiar a tentar, praticar, pesquisar ..., concluir o curso.
19/04/24 13:47
Wânia Vasconcelos dos Santos - CAXIAS, MARANHÃO
Acessar sites confiáveis, que tenham o cadeado fechado no canto do site, abrir sites de Jornais e de instituições renomadas, pois as notícias são mais confiáveis.
Acessar sites confiáveis, que tenham o cadeado fechado no canto do site, abrir sites de Jornais e de instituições renomadas, pois as notícias são mais confiáveis.
28/04/24 01:02
Camila Maria Barbosa da Cruz
Codó - MA
Trabalhando a temática já realizamos em sala de aula, momentos: com vídeos interativos apresentando dicas de como identificar uma notícia falsa, como denunciar páginas, não compartilhar antes de observar se é informação verdadeira ou não. Já tivemos rodas de conversas sobre os hábitos de dia a dia com celulares ou computadores ( o que pesquiso e o que compartilho). Dinâmicas (o correio da má notícia ou telefone sem fio, é fato ou fake?, entre outras).
Codó - MA
Trabalhando a temática já realizamos em sala de aula, momentos: com vídeos interativos apresentando dicas de como identificar uma notícia falsa, como denunciar páginas, não compartilhar antes de observar se é informação verdadeira ou não. Já tivemos rodas de conversas sobre os hábitos de dia a dia com celulares ou computadores ( o que pesquiso e o que compartilho). Dinâmicas (o correio da má notícia ou telefone sem fio, é fato ou fake?, entre outras).
01/05/24 11:03
Adriana de Sousa Silva , Itinga do Maranhão/Ure de Acailândia.
Realização de rodas de conversas com temas reflexivos voltados para fake News, suscitando a eles exemplos e ao mesmo tempo mostrando os perigos da disseminação de notícias falsas para a sociedade de modo geral. Ensinando-os a buscar primeiro a veracidade dos fatos antes de espalhar as notícias falsas em redes sociais.
Realização de rodas de conversas com temas reflexivos voltados para fake News, suscitando a eles exemplos e ao mesmo tempo mostrando os perigos da disseminação de notícias falsas para a sociedade de modo geral. Ensinando-os a buscar primeiro a veracidade dos fatos antes de espalhar as notícias falsas em redes sociais.
01/05/24 11:26
Elisangela Cristina
Joselandia Ma
A importância em conhecer as portas por o de você está assesando, que elas sejam seguras
Onde sua pesquisa é seus dados sejam confiados. Sempre buscar a confirmação de sites se são seguros
Joselandia Ma
A importância em conhecer as portas por o de você está assesando, que elas sejam seguras
Onde sua pesquisa é seus dados sejam confiados. Sempre buscar a confirmação de sites se são seguros
01/05/24 14:26
Rodas de conversas, debates e demonstração de alguns fases news
01/05/24 15:26
ADRIANA DE CÁSSIA SOUZA MENDES
MONÇÃO -MA
A IMPORTÂNCIA DO USO ADEQUADO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR E SOCIAL DOS EDUCANDO.
PARA TRABALHAR A QUESTÃO DO FAKE NEWS, FAZ-SE NECESSÁRIO MOSTRAR A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS (LGPD), MOSTRANDO QUE A INTERNET NÃO É UMA "TERRA SEM LEI", POIS EXISTE TODA UMA LEGISLAÇÃO NO MUNDO VIRTUAL E QUE DEVE SER SEGUIDO DE FORMA CONSCIENTE PARA QUE OS ALUNOS TENHAM A CONSCIÊNCIA DO USO ADEQUADO DO QUE PODE SER FEITO E O QUE NÃO PODE SER FEITO NAS REDES SOCIAIS. E EM SEGUIDA FAZER UM DEBATE COM O TEMA PROPOSTO PARA SOCIALIZAR O QUE FOI APRENDIDO SOBRE O USO CORRETO DAS NOTÍCIAS QUE ENCONTRAMOS NAS REDES SOCIAIS.
MONÇÃO -MA
A IMPORTÂNCIA DO USO ADEQUADO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR E SOCIAL DOS EDUCANDO.
PARA TRABALHAR A QUESTÃO DO FAKE NEWS, FAZ-SE NECESSÁRIO MOSTRAR A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS (LGPD), MOSTRANDO QUE A INTERNET NÃO É UMA "TERRA SEM LEI", POIS EXISTE TODA UMA LEGISLAÇÃO NO MUNDO VIRTUAL E QUE DEVE SER SEGUIDO DE FORMA CONSCIENTE PARA QUE OS ALUNOS TENHAM A CONSCIÊNCIA DO USO ADEQUADO DO QUE PODE SER FEITO E O QUE NÃO PODE SER FEITO NAS REDES SOCIAIS. E EM SEGUIDA FAZER UM DEBATE COM O TEMA PROPOSTO PARA SOCIALIZAR O QUE FOI APRENDIDO SOBRE O USO CORRETO DAS NOTÍCIAS QUE ENCONTRAMOS NAS REDES SOCIAIS.
02/05/24 09:48
Aécio Mota Sarmento, Urbano Santos - MA
A principio pode-se afirmar que deve-se partir de uma ação de Conscientização e Reflexão sendo necessário:
- Despertar o senso crítico: Iniciar discussões sobre a natureza das notícias falsas, seus impactos na sociedade e a importância da verificação de informações.
- Explorar exemplos reais: Analisar notícias falsas em conjunto, desvendando suas características, técnicas de manipulação e consequências.
- Questionar o conteúdo online: Estimular o questionamento de manchetes sensacionalistas, imagens duvidosas e fontes não confiáveis.
- Debater sobre vieses e agendas: Discutir como diferentes fontes podem apresentar visões distintas de um mesmo fato, incentivando a busca por múltiplos pontos de vista.
- Refletir sobre o papel das redes sociais: Explorar como as redes sociais facilitam a disseminação de notícias falsas e como usá-las de forma responsável.
É fundamental lembra-se que ensinar a pensar criticamente sobre as informações online é uma responsabilidade de todos, e o combate às notícias falsas exige um esforço conjunto de educadores, pais, alunos e toda a sociedade. Ao desenvolver a cidadania digital dos alunos, você estará contribuindo para a construção de um futuro mais informado e responsável.
Ao se dedicar a essas ações, você estará preparando seus alunos para serem cidadãos mais conscientes, críticos e responsáveis no mundo digital, capazes de navegar na internet com segurança e contribuir para a construção de uma sociedade mais informada e justa.
02/05/24 14:01
O momento ideal seria numa aula onde seria necessário a busca ou pesquis por algum fato ou informação de cunho científico. Fazia-se uma pausa para mostrar como se procede uma busca em ambiente virtual de determinadas fontes confiáveis de informaçõe multimídia e como não cair em sites escritos ou outras formas multimídi de origem dúbia.
02/05/24 17:14
Francisco das Chagas Lima de Sousa. Cantanhede -MA. Diante de uma notícia, devemos orientar os estudantes a pesquisarem a mesma notícia em outras fontes, para verificar a credibilidade da mesma. Trazer o resultado da pesquisa para sala de aula e fazermos um debate crítico.
03/05/24 10:53
Jair do Carmo da Costa
Brejo de Areia-Ma
Acho que devemos mostrar aos alunos os riscos e consequências de propagar as noticias falsas, como palestras, salas de debate, etc..
Brejo de Areia-Ma
Acho que devemos mostrar aos alunos os riscos e consequências de propagar as noticias falsas, como palestras, salas de debate, etc..
03/05/24 12:03
SANSAO SILVA
PRIMEIRA CRUZ-MA
Pesquisas, rodas de conversa, palestras e discussão sobre o modo como as notícias falsas surgem e são disseminadas, e o impacto que elas podem causar, contribuirão para prevenir a propagação da desinformação.
PRIMEIRA CRUZ-MA
Pesquisas, rodas de conversa, palestras e discussão sobre o modo como as notícias falsas surgem e são disseminadas, e o impacto que elas podem causar, contribuirão para prevenir a propagação da desinformação.
03/05/24 14:49
Carla Soriano
Bacabal-MA
Para prevenir a disseminação de notícias falsas podem ser realizadas algumas ações: análise de notícias, leituras de artigos sobre fake news, informações como funcionam as agências/portais para checagem de fake news, acesso a documentos legais que combatem esse crime e reflexões acerca dos prejuízos causados por essa propagação.
Bacabal-MA
Para prevenir a disseminação de notícias falsas podem ser realizadas algumas ações: análise de notícias, leituras de artigos sobre fake news, informações como funcionam as agências/portais para checagem de fake news, acesso a documentos legais que combatem esse crime e reflexões acerca dos prejuízos causados por essa propagação.
03/05/24 16:09
Nome: Marcela do Nascimento Gomes Silva
Município: Gonçalves Dia - MA.
Palestras ou rodas de conversas com explicação e exemplificação de como surgem as notícias falsas e reconhecimento das inconsistências nas informações.
Município: Gonçalves Dia - MA.
Palestras ou rodas de conversas com explicação e exemplificação de como surgem as notícias falsas e reconhecimento das inconsistências nas informações.
03/05/24 19:55
O conteúdo abordado muito pertinente por ser bem atual. Conhecer e combater as fakes News por meio de informações veridicas é essencial para nosso alunato. Palestras, rodas de conversas é um bom começo para iniciar a disseminação real do conhecimento.
03/05/24 19:55
O conteúdo abordado muito pertinente por ser bem atual. Conhecer e combater as fakes News por meio de informações veridicas é essencial para nosso alunato. Palestras, rodas de conversas é um bom começo para iniciar a disseminação real do conhecimento.
03/05/24 19:55
O conteúdo abordado muito pertinente por ser bem atual. Conhecer e combater as fakes News por meio de informações veridicas é essencial para nosso alunato. Palestras, rodas de conversas é um bom começo para iniciar a disseminação real do conhecimento.
03/05/24 20:23
Notícias falsas são uma forma de imprensa marrom que consiste na distribuição deliberada de desinformação ou boatos via jornal impresso, televisão, rádio, ou ainda online, como nas mídias sociais
03/05/24 20:32
Ednan Jose de Souza Almeida
As fake news tendem a apresentar uma manchete sensacionalista com o intuito de chamar a atenção do leitor. Primeiro teríamos cuidado ao abrir a matéria e ler o conteúdo completo antes de repassá-lo. Segundo iriamos checar os fatos e a credibilidade das fontes também são passos que evitam a disseminação de desinformação.
As fake news tendem a apresentar uma manchete sensacionalista com o intuito de chamar a atenção do leitor. Primeiro teríamos cuidado ao abrir a matéria e ler o conteúdo completo antes de repassá-lo. Segundo iriamos checar os fatos e a credibilidade das fontes também são passos que evitam a disseminação de desinformação.
03/05/24 20:32
NOME: Antônio Alexandre Santana Lopes
MUNICÍPIO: Anajatuba - MA
A cidadania digital na escola é vital para preparar os alunos para a vida no mundo digital. A cidadania digital na escola envolve educar os alunos sobre como se protegerem online, incluindo práticas de segurança cibernética, privacidade e identificação de ameaças como phishing e cyberbullying. Os alunos precisam entender a importância de agir com ética e responsabilidade em suas interações online, incluindo o respeito aos direitos autorais, a honestidade na comunicação e a consideração pelos outros nas redes sociais.
Com a proliferação de informações online, é essencial que os alunos desenvolvam habilidades críticas para avaliar a credibilidade e a veracidade das fontes de informação na internet. Em suma, a cidadania digital na escola é fundamental para capacitar os alunos a navegarem com segurança, ética e eficácia em um mundo cada vez mais digitalizado, preparando-os para serem cidadãos responsáveis e participativos na sociedade contemporânea.
MUNICÍPIO: Anajatuba - MA
A cidadania digital na escola é vital para preparar os alunos para a vida no mundo digital. A cidadania digital na escola envolve educar os alunos sobre como se protegerem online, incluindo práticas de segurança cibernética, privacidade e identificação de ameaças como phishing e cyberbullying. Os alunos precisam entender a importância de agir com ética e responsabilidade em suas interações online, incluindo o respeito aos direitos autorais, a honestidade na comunicação e a consideração pelos outros nas redes sociais.
Com a proliferação de informações online, é essencial que os alunos desenvolvam habilidades críticas para avaliar a credibilidade e a veracidade das fontes de informação na internet. Em suma, a cidadania digital na escola é fundamental para capacitar os alunos a navegarem com segurança, ética e eficácia em um mundo cada vez mais digitalizado, preparando-os para serem cidadãos responsáveis e participativos na sociedade contemporânea.
03/05/24 21:54
;O avanço da tecnologia tem facilitado o acesso ao uso das tecnologias digitais, o que nós leva a perceber que a escola tem um importante papel em conscientiza os alunos quando a cidadania digital.
04/05/24 00:55
Gov. Nunes Freire - MARANHÃO
Jozirlandio Chaves da Silva
Combater a disseminação de notícias falsas não é tarefa fácil, mas algumas ações devem se tornar rotina na vida escolar: 1 - Desenvolver nos encontros periódicos entre estudantes, pais, gestão e professores uma conscientização da fake news e suas consequências para a sociedade.
2 - desenvolver um projeto coletivo sobre a navegação em rede e as formas de pesquisa legal.
Jozirlandio Chaves da Silva
Combater a disseminação de notícias falsas não é tarefa fácil, mas algumas ações devem se tornar rotina na vida escolar: 1 - Desenvolver nos encontros periódicos entre estudantes, pais, gestão e professores uma conscientização da fake news e suas consequências para a sociedade.
2 - desenvolver um projeto coletivo sobre a navegação em rede e as formas de pesquisa legal.
06/05/24 14:45
Francilda Diniz da Silva
Tutóia; MA
Rodas de conversas, debates, projetos são algumas ideias de conscientização que possibilitam abordar o tema emquestão.
Tutóia; MA
Rodas de conversas, debates, projetos são algumas ideias de conscientização que possibilitam abordar o tema emquestão.
06/05/24 18:05
Adriana de Sousa Silva, Itinga do Maranhão - Ure de Acailândia.
O avanço da tecnologia tem facilitado o acesso ao uso das tecnologias digitais, o que nós leva a perceber que a escola tem um importante papel em conscientiza os alunos quando a cidadania digital.
O avanço da tecnologia tem facilitado o acesso ao uso das tecnologias digitais, o que nós leva a perceber que a escola tem um importante papel em conscientiza os alunos quando a cidadania digital.
06/05/24 20:14
Liscilene Nogueira Pereira, Santa Rita-URE de Rosário.
Roda de conversa, exposição de vídeo relacionado tema, debates.
Roda de conversa, exposição de vídeo relacionado tema, debates.
06/05/24 22:57
Maurício Pereira de Andrade, Timon, URE Timon.
Projetos e debates sobre as temáticas.
Projetos e debates sobre as temáticas.
07/05/24 17:21
Maiara Amorim Pereira
Milagres - MA
Debates sobre fake news, rodas de conversas, além de palestras que ajudem a identificar o que são essas fake news.
Milagres - MA
Debates sobre fake news, rodas de conversas, além de palestras que ajudem a identificar o que são essas fake news.
08/05/24 10:10
Para prevenir a disseminação de notícias falsas o primeiro passo é conscientização. Realizar rodas de conversa e reflexão podem ser bem úteis e necessárias. É preciso partir refletir sobre causas para que se chegue à solução do problema.
08/05/24 12:36
O avanço tecnológico tem exigido , porém, solicitado o acesso ao uso das informações tecnológicas digitais. No entanto, para se acompanhar esse avanço, faz-s necessário que se tenha suporte em vários aspectos: quer seja, recursos, material, financeiro e humano. Desse modo, a tecnologia pode ser útil e indispensável, para se trabalhar em sala de aula e fora dela para se manter atualizado e consequentemente enfrentar os desafios constantes advindos das ações no meio educacional.
08/05/24 12:36
O avanço tecnológico tem exigido , porém, solicitado o acesso ao uso das informações tecnológicas digitais. No entanto, para se acompanhar esse avanço, faz-s necessário que se tenha suporte em vários aspectos: quer seja, recursos, material, financeiro e humano. Desse modo, a tecnologia pode ser útil e indispensável, para se trabalhar em sala de aula e fora dela para se manter atualizado e consequentemente enfrentar os desafios constantes advindos das ações no meio educacional.
08/05/24 12:36
O avanço tecnológico tem exigido , porém, solicitado o acesso ao uso das informações tecnológicas digitais. No entanto, para se acompanhar esse avanço, faz-s necessário que se tenha suporte em vários aspectos: quer seja, recursos, material, financeiro e humano. Desse modo, a tecnologia pode ser útil e indispensável, para se trabalhar em sala de aula e fora dela para se manter atualizado e consequentemente enfrentar os desafios constantes advindos das ações no meio educacional.
15/05/24 20:53
Natanael Rocha Caxias -Ma
Ensinar os estudantes a analisar criticamente asfontes de informação, identificar vieses e verificar a credibilidade das notícias.
Ensinar os estudantes a analisar criticamente asfontes de informação, identificar vieses e verificar a credibilidade das notícias.
16/05/24 11:57
Os fake, de notícias divulgadas em plataformas digitais favorecem a difusão das informações que acabam prejudicando nas abordagem de temas ou de assuntos de grandes relevâncias para a população.
18/05/24 00:05
Olá!
Gosto de usar Jogos do Quiz, Baladão das Figuras de Linguagem e outros. Devido nem todos os alunos ter acesso a internet, levo baixado e coloco no Projetor. Divido a turma em grupos. Daí faremos inovação nas aulas.
Gosto de usar Jogos do Quiz, Baladão das Figuras de Linguagem e outros. Devido nem todos os alunos ter acesso a internet, levo baixado e coloco no Projetor. Divido a turma em grupos. Daí faremos inovação nas aulas.
19/05/24 08:06
Roda de conversa, projetos.
19/05/24 16:22
PATRICIANA: MUNICIPIO: BELAGUAS- MA
OS FAKE SÃO SERIOS PROBLEMAS, DEPOS DE COMPARTILHADO, PODEM SURGIR VARIAS CONSEQUENCIAS, ALERTO MEUS ALUNOS A PESQUISAR A FONTE E CONFERIR A NOTICIAS EM OUTROS SITES E SEMPRE TER ATENÇÃO NOS LINKS COMPARTILHADOS!
OS FAKE SÃO SERIOS PROBLEMAS, DEPOS DE COMPARTILHADO, PODEM SURGIR VARIAS CONSEQUENCIAS, ALERTO MEUS ALUNOS A PESQUISAR A FONTE E CONFERIR A NOTICIAS EM OUTROS SITES E SEMPRE TER ATENÇÃO NOS LINKS COMPARTILHADOS!
26/05/24 08:54
Josemiltom: Barreirinhas MA: fake tem procedência de intenções maliciosas que dependendo da gravidade, muitas tem resultados negativos irreversíveis.
27/05/24 15:36
Palestras
27/05/24 18:48
Gilmar Garcia Dutra - Centro de Ensino "Professora Juanete Martins Licar" - Carema, Santa Rita-MA.
Em um mundo de notícias rápidas é importante sempre levar nossos alunos a refletirem sobre o que compartilhamos em nossas redes sociais. Uma notícia falsa pode ocasionar muitos problemas para uma pessoa, em alguns casos podem ocasionar grandes tragédias (mutilação, tentativa de suicídio e o suicídio propriamente dito.
Em um mundo de notícias rápidas é importante sempre levar nossos alunos a refletirem sobre o que compartilhamos em nossas redes sociais. Uma notícia falsa pode ocasionar muitos problemas para uma pessoa, em alguns casos podem ocasionar grandes tragédias (mutilação, tentativa de suicídio e o suicídio propriamente dito.
27/05/24 19:14
Rita Miranda
Caxias-MA
Para prevenir a disseminação de notícias falsas entre estudantes, várias ações podem ser implementadas:
1. Educação sobre Mídia e Informação: Ensinar aos alunos como funcionam os meios de comunicação, incluindo a diferença entre notícias, opinião e publicidade.
2. Desenvolvimento de Pensamento Crítico: Incentivar os estudantes a questionar as informações, a considerar as fontes e a verificar a veracidade dos conteúdos.
3. Verificação de Fatos antes de propagá-los. Desconfiar sempre é, somente depois de checar, publicizá-los.
4. Discussões em Sala de Aula: Promover debates sobre a importância da verdade nas notícias e os impactos das fake news na sociedade.
5. Projetos de Pesquisa: Realizar projetos onde os estudantes investiguem casos de fake news e apresentem suas descobertas sobre como identificaram informações falsas.
6. Simulações de Cenários: Criar atividades onde os alunos possam simular a criação e a disseminação de notícias, analisando os processos e as consequências das fake news.
7. Educação Digital: Ensinar sobre a ética e a responsabilidade digital, incluindo como compartilhar informações de forma responsável nas redes sociais.
8. Feedback Contínuo: Fornecer feedback constante sobre as práticas dos alunos em relação ao consumo e à disseminação de informações.
Caxias-MA
Para prevenir a disseminação de notícias falsas entre estudantes, várias ações podem ser implementadas:
1. Educação sobre Mídia e Informação: Ensinar aos alunos como funcionam os meios de comunicação, incluindo a diferença entre notícias, opinião e publicidade.
2. Desenvolvimento de Pensamento Crítico: Incentivar os estudantes a questionar as informações, a considerar as fontes e a verificar a veracidade dos conteúdos.
3. Verificação de Fatos antes de propagá-los. Desconfiar sempre é, somente depois de checar, publicizá-los.
4. Discussões em Sala de Aula: Promover debates sobre a importância da verdade nas notícias e os impactos das fake news na sociedade.
5. Projetos de Pesquisa: Realizar projetos onde os estudantes investiguem casos de fake news e apresentem suas descobertas sobre como identificaram informações falsas.
6. Simulações de Cenários: Criar atividades onde os alunos possam simular a criação e a disseminação de notícias, analisando os processos e as consequências das fake news.
7. Educação Digital: Ensinar sobre a ética e a responsabilidade digital, incluindo como compartilhar informações de forma responsável nas redes sociais.
8. Feedback Contínuo: Fornecer feedback constante sobre as práticas dos alunos em relação ao consumo e à disseminação de informações.
03/06/24 10:16
Krllanne Louyse de Deus Silva
Codó Maranhão
Além de formações continuadas acerca do assunto, debater com o aluno, fazer rodas de conversas, tornar uma tema de pesquisa para que os mesmos possam extrair seu próprio pensamento em relação ao assunto e acabar com o Pré conceitos em relação ao tema!
Codó Maranhão
Além de formações continuadas acerca do assunto, debater com o aluno, fazer rodas de conversas, tornar uma tema de pesquisa para que os mesmos possam extrair seu próprio pensamento em relação ao assunto e acabar com o Pré conceitos em relação ao tema!
03/06/24 15:00
Marconi Francisco dos Santos Reis
Cidade: Barreirinhas
Estado: Maranhão
Uma ótima alternativa é criar palestras, debates, roda de conversa e práticas que virassem ensinar os estudantes a serem mais críticos as notícias que recebem, além de ensinar a eles métodos para saber se a notícia é falsa ou não
Cidade: Barreirinhas
Estado: Maranhão
Uma ótima alternativa é criar palestras, debates, roda de conversa e práticas que virassem ensinar os estudantes a serem mais críticos as notícias que recebem, além de ensinar a eles métodos para saber se a notícia é falsa ou não
03/06/24 16:01
Quais ações você poderia realizar com seus estudantes para prevenir a disseminação de notícias falsas?
R- PRINCIPALMENTE AUTO REFLEXÃO IMPARCIAL PARA O NÍVEL DE AUTO CONSCIENCIA POSSA ELEVAR.
R- PRINCIPALMENTE AUTO REFLEXÃO IMPARCIAL PARA O NÍVEL DE AUTO CONSCIENCIA POSSA ELEVAR.
04/06/24 15:34
Nome: Josilede Nunes Santos
Cidade: Codó - MA
- Debates, roda de conversa
- Informá-los sobre as principais dicas como combater as fake News.
Tais como, checagem de notícias em fontes diferentes. Ao verificar algum sinal de distorção dos fatos, o ideal é buscar informações complementares sobre o conteúdo divulgado, preferencialmente em sites de veículos de comunicação confiáveis
Cidade: Codó - MA
- Debates, roda de conversa
- Informá-los sobre as principais dicas como combater as fake News.
Tais como, checagem de notícias em fontes diferentes. Ao verificar algum sinal de distorção dos fatos, o ideal é buscar informações complementares sobre o conteúdo divulgado, preferencialmente em sites de veículos de comunicação confiáveis
04/06/24 15:36
NOME COMPLETO: Alaíde Lopes de Azevedo
MUNICIPIO: Codó
ESTADO: Maranhão
Roda de conversa e palestras sobre o impacto de noticias falsas;
Campanha de compartilhamento de noticias confiável.
MUNICIPIO: Codó
ESTADO: Maranhão
Roda de conversa e palestras sobre o impacto de noticias falsas;
Campanha de compartilhamento de noticias confiável.
04/06/24 18:27
José Marinaldo Neves dos Santos
Rosário- MA
Primeiramente uma abordagem sobre o tema a ser discutido, através de pesquisa. Levando aos estudantes a oportunidade de pensar sobre os impactos negativos que causam notícias falsas colocadas de maneira inconsequente nas redes sociais.
Rosário- MA
Primeiramente uma abordagem sobre o tema a ser discutido, através de pesquisa. Levando aos estudantes a oportunidade de pensar sobre os impactos negativos que causam notícias falsas colocadas de maneira inconsequente nas redes sociais.
05/06/24 13:18
Iseuda Lopes Alexandre Nunes
Imperatriz, Ma
Há uma necessidade latente em se trabalhar com nossos estudantes o tema de notícias falsas e suas consequência. Muitas estratégias podem ser usadas para ministração de aulas sobre o tema como roda de conversa, análise de uma notícia específica. O foco principal precisa ser a consciência dos danos que as notícias falsas podem causar, porque a partir dessa motivação os estudantes irão se envolver mais na temática e passar a analisar, duvidar, criticar e se certificar se uma informação é verídica antes de repassá-la.
Imperatriz, Ma
Há uma necessidade latente em se trabalhar com nossos estudantes o tema de notícias falsas e suas consequência. Muitas estratégias podem ser usadas para ministração de aulas sobre o tema como roda de conversa, análise de uma notícia específica. O foco principal precisa ser a consciência dos danos que as notícias falsas podem causar, porque a partir dessa motivação os estudantes irão se envolver mais na temática e passar a analisar, duvidar, criticar e se certificar se uma informação é verídica antes de repassá-la.
06/06/24 11:57
Josana Marta Andrade de Almeida - Pio XII/MA
● Apresentação das principais formas de FAKE NEWS por meio de uma aula expositiva dialogada;
● Pesquisa e classificação de notícias Fake na Internet;
● Simulação das consequências de uma notícia fake;
● Rodas de conversas.
● Apresentação das principais formas de FAKE NEWS por meio de uma aula expositiva dialogada;
● Pesquisa e classificação de notícias Fake na Internet;
● Simulação das consequências de uma notícia fake;
● Rodas de conversas.
06/06/24 13:03
É IMPORTANTE A CONVERSA SOBRE A FAKE NEWS EM SALA DE AULA E OS MALES QUE PODE OCASIONAR, ASSIM COMO APRESENTAR A LEGISLAÇÃO COM AS PUNIÇÕES SOBRE A DIVULGAÇÃO OU PASSAR ADIANTE FALSAS NOTICIAS, A RODA DE CONVERSA, ESCLARECIMENTOS SOBRE O MANUSEIO E DAS FERRAMENTAS DIGITAIS COMO ALGO QUE FAVORECER O CRESCIMENTO.
06/06/24 16:00
Blitanio Silva de Sousa - IEMA PLENO IMPERATRIZ - MARANHÃO
Podemos combater através de informações e estudo das consequências das noticias falsas
Podemos combater através de informações e estudo das consequências das noticias falsas
06/06/24 18:21
Jozirlandio Chaves da Silva. Governador Nunes Freire, Maranhão.
Acredito que as primeiras ações devam ocorrer em momentos de rodas de conversas, leituras compartilhadas de textos sobre os prejuízos de notícias falsas da vida das pessoas. Em seguida, desenvolver uma apresentação de tipos de pesquisa e formas de verificá-las.
Acredito que as primeiras ações devam ocorrer em momentos de rodas de conversas, leituras compartilhadas de textos sobre os prejuízos de notícias falsas da vida das pessoas. Em seguida, desenvolver uma apresentação de tipos de pesquisa e formas de verificá-las.
07/06/24 09:21
Muito inspirador.
07/06/24 09:22
Acredito que criando rosas de conversas, através de palestras
07/06/24 15:24
Karlene Kelen Marques Mendonça
Rosário - MA
Prevenir a disseminação de notícias falsas entre estudantes é crucial para formar cidadãos críticos e bem-informados. Algumas ações que pode eu poderia realizar com os estudantes seriam:
*A promoção de discussões e debates sobre notícias atuais, incentivando os estudantes a questionarem e analisarem as fontes das informações.
*O ensino do uso de plataformas de verificação de fatos e também o uso de aplicativos e jogos educativos que ensinem sobre a identificação de notícias falsas.
*Análise de casos reais de notícias falsas e suas consequências para ajudar os estudantes a entenderem o impacto dessas notícias.
Rosário - MA
Prevenir a disseminação de notícias falsas entre estudantes é crucial para formar cidadãos críticos e bem-informados. Algumas ações que pode eu poderia realizar com os estudantes seriam:
*A promoção de discussões e debates sobre notícias atuais, incentivando os estudantes a questionarem e analisarem as fontes das informações.
*O ensino do uso de plataformas de verificação de fatos e também o uso de aplicativos e jogos educativos que ensinem sobre a identificação de notícias falsas.
*Análise de casos reais de notícias falsas e suas consequências para ajudar os estudantes a entenderem o impacto dessas notícias.
07/06/24 15:30
Informações sobre as fakes News, através de rodas de conversa, alé de debates sobre a consequência dessas informações serem disseminadas
07/06/24 16:10
Uma das principais maneiras de como combater as fake news é a confirmação de notícias em várias fontes
07/06/24 17:42
Desenvolver na escola oportunidades de, mesmo na rotina didática, dialogar sobre ética e consequências do erro
07/06/24 21:25
Muitas vezes os alunos, tem um conhecimento, no quesito das tecnologias, muito superior que o dos professores, fazer uma sondagem desse conhecimento antes do usa dessas tecnologias.
Robério - São Luís MA
Robério - São Luís MA
07/06/24 21:38
- Educação sobre fontes confiáveis
- Verificação de fatos
- Análise crítica:
- Discussões em sala de aula
- Projetos de mídia
- Simulações
- Campanhas de conscientização
- Colaboração com bibliotecários e professores de ciências sociais
- Monitoramento das redes sociais
- Promoção de empatia e respeito
21/12/23 22:41