Imersão | Práticas pedagógicas potencializadas pelas tecnologias digitais
15/12/2023
Bem-vindo(a) ao terceiro desafio da nossa imersão!
Nossa proposta é trocar ideias e construir em conjunto enquanto nos divertimos! Esta não é uma atividade obrigatória para a certificação.
Vamos então às etapas:
1 - Relembre uma prática pedagógica que você implementou, vivenciou ou presenciou no espaço educativo e que considera uma inspiração para todos os profissionais que trabalham com educação. Você pode destacar os motivos de ela ser inspiradora, os detalhes que você observou e de que forma ela te marcou.
2 - Compartilhe o seu relato no espaço abaixo. Não esqueça de colocar seu nome, cidade e município onde está.
3 - Inspire-se no compartilhamento feito por seus colegas.
Um abraço!
ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?
Comentários - 58
27/12/23 23:17
Faço com pouca frequência um quiz pesquisando no google ou youtube de várias questões de raciocínio lógico, matematizando e trabalho com meus alunos pelo menos duas vezes no mês e eles adoram.
29/12/23 14:38
Máira Firmino - São João Dos Patos Eu respondo quiz e questões na internet
05/01/24 21:46
Maria Rivanda Penha do Nascimento, Lago da Pedra-Ma.
Uso slide com animação e quiz.
Uso slide com animação e quiz.
10/01/24 19:01
Slide com animação
13/01/24 19:39
Utilizo slides, quiz.
14/01/24 15:39
Rafael Luis Fernandes
Mirador-MA
Utilizo slides para exposição de conteúdo, complementando estudos disponíveis no livro didático, além de utilizar recursos interativos, mas expositivos, como o Prezi.
Mirador-MA
Utilizo slides para exposição de conteúdo, complementando estudos disponíveis no livro didático, além de utilizar recursos interativos, mas expositivos, como o Prezi.
19/01/24 08:44
Uma pratica inpiradora que acontece na escola é o trabalho de grupos com um aluno liderando pequenos grupos e o professor mediando. O aluno líder se sente importante, valorizado e os liderados se sentem muito mais a vontade pra tirar dúvidas com o colega e a aprendizagem acontece.
01/02/24 12:03
Como trabalho na Eja, é muito complicado utilizar tecnologias inovadoras com os alunos, o tempo é muito curto, eles chegam cansados nas aulas, e não tem Internet nas salas de aula. Geralmente uso o data-show, eles gostam bastante, peço pra pesquisarem algo em sala de aula e utilizamos bastante PDFs pois eles não têm livros e a escola nem sempre consegue tirar xerox. Já tentei fazer Quiz, poucos participaram, se enviar algo no Google forms, poucos respondem. Como não tem Internet na sala de aula, eles usam a Internet deles para baixar o PDF, material didático q eu mesma elaboro para cada bimestre.
01/02/24 15:21
Eliana Ferreira das Neves Cunha
Bacabal-MA
Utilizo quiz sobre o conteúdo ministrado em sala de aula com pouca frequência, mais percebo que eles participam e interagem bastante.
Bacabal-MA
Utilizo quiz sobre o conteúdo ministrado em sala de aula com pouca frequência, mais percebo que eles participam e interagem bastante.
04/02/24 16:27
Turiaçu/MA
Um dos momentos cruciais é no mês de inscrição para ENEM, temos um quantitativo muito baixo de alunos inscrito no ENEM, pois nesse mês um professor teve e ideia de fazer inscrição dos alunos na escola.
05/02/24 18:37
Madalena Rodrigues Sousa
Alto Alegre do Maranhão - MA
Faço com pouco frequência um Quiz de perguntas, pesquisas no Google e trabalhos com meus alunos.
Alto Alegre do Maranhão - MA
Faço com pouco frequência um Quiz de perguntas, pesquisas no Google e trabalhos com meus alunos.
06/02/24 10:12
Célia Maria de Melo Machado
Timon - MA
Após a conclusão do curso de Introdução a Educação Digital, como prática, escrevi um projeto para levar minhas turmas ao laboratório de informática da escola. Criamos o Blog de Literatura do Higino Cunha, orientei o básico sobre como pesquisar, coloquei como atividade uma pesquisa sobre literatura, que eles teriam de postar no blog com seu nome, foto e fonte da pesquisa. Durante naquelas aulas, meus alunos eram os primeiro a chegarem e nenhum deles faltou as aulas, estavam super animados, então percebi, que a mudança de espaco das aulas, a inclusão deles no mundo digital, o protagonismo que exerceram , tudo isto contribuiu para o sucesso desta experiência que mudou minhas práticas pedagógicas e a vida daqueles discentes.
Timon - MA
Após a conclusão do curso de Introdução a Educação Digital, como prática, escrevi um projeto para levar minhas turmas ao laboratório de informática da escola. Criamos o Blog de Literatura do Higino Cunha, orientei o básico sobre como pesquisar, coloquei como atividade uma pesquisa sobre literatura, que eles teriam de postar no blog com seu nome, foto e fonte da pesquisa. Durante naquelas aulas, meus alunos eram os primeiro a chegarem e nenhum deles faltou as aulas, estavam super animados, então percebi, que a mudança de espaco das aulas, a inclusão deles no mundo digital, o protagonismo que exerceram , tudo isto contribuiu para o sucesso desta experiência que mudou minhas práticas pedagógicas e a vida daqueles discentes.
08/02/24 10:27
Faço uso de um quiz ligado ao meu componente, envio o link aos alunos, todos acessam e respondem às questões com um determinado espaço de tempo para cada uma. No final, o resultado dos que mais acertaram questões e quanto cada um levou para responder.
09/04/24 14:24
Luciano José da Silva Azevedo
PIO XII -MA
Utilizo a avaliação em forma de vídeo nas disciplinas de Química e Física, onde os estudantes fazem demonstração de práticas experimentais e/ou apresentação de conteúdos específicos, atividades utilizando o Google Forms que inclusive apresentam gráficos de desempenho da turma e a plataforma de simuladores educacionais: PhET, uma ferramenta essencial para os Professores da Ciência da Natureza.
PIO XII -MA
Utilizo a avaliação em forma de vídeo nas disciplinas de Química e Física, onde os estudantes fazem demonstração de práticas experimentais e/ou apresentação de conteúdos específicos, atividades utilizando o Google Forms que inclusive apresentam gráficos de desempenho da turma e a plataforma de simuladores educacionais: PhET, uma ferramenta essencial para os Professores da Ciência da Natureza.
28/04/24 09:22
Sou Nádia Rúbia Oliveira da Silva, moro em Buriti Bravo - MA e atualmente sou Gestora no CEM Professora Zuleica Santos. Como gestora presenciei duas prática interessantes. A primeira foi um vídeo que a professora de Biologia mostrou aos alunos sobre o aparelho reprodutor masculino e feminino, mostrou os aparelhos na essência, como são na realidade. Outra prática é o uso do Kahoot que tem sido utilizado pela maioria dos professores. Vê-se, assim, o quanto o uso das tecnologias em sala pode ser útil para o aprendizado de nossos estudantes.
01/05/24 10:07
Ótimo conteúdo
01/05/24 11:10
Adriana de Sousa Silva, Itinga do Maranhão /Ure de Acailândia.
- Aula dinâmica e com quiz acima do tema trabalhado.
01/05/24 14:20
Eu trabalho com slides de animação, vídeos e quiz
01/05/24 21:21
Utilizo o Kahoot e o Wordwall para quiz, o Kan Academy para vídeo-aulas e questionários e os canais do Youtube Plataforma Gonçalves Dias, Canal Futura, Descomplica e Ciência Mapeada para trabalhar sala de aula invertida e complementação dos conteúdos vistos em sala de aula. Planejo trabalhar com o Google Forms, tanto para eles responderem aos questionários quanto para produzirem. Também peço com frequência as pesquisas e os trabalhos apresentados em grupos em forma de apresentação digital pelo Power Point, Canva ou Powtoon.
Sempre peço pesquisas em fontes confiáveis e também criação de modelos didáticos manipuláveis, seminários, campanhas, rodas de conversas, debates. Tenho bons resultados com essas práticas, porém há vezes em que a dificuldade de acesso à internet e falta de recursos operacionais não deixam obter os resultados conforme o planejado, mas utilizo e adapto o que tenho no momento, nem que a mostra das atividades sejam feitas fora da escola, compartilhada em grupos no Whatsapp.
Quando iniciou o pedido de isenção do ENEM formei um grupo com cada turma para ensiná-los a fazer a solicitação e também ajudar aqueles que não tinham computador ou celular para fazer. Todos 3ª Série fizeram e a maior parte da 2ª.
Sempre peço pesquisas em fontes confiáveis e também criação de modelos didáticos manipuláveis, seminários, campanhas, rodas de conversas, debates. Tenho bons resultados com essas práticas, porém há vezes em que a dificuldade de acesso à internet e falta de recursos operacionais não deixam obter os resultados conforme o planejado, mas utilizo e adapto o que tenho no momento, nem que a mostra das atividades sejam feitas fora da escola, compartilhada em grupos no Whatsapp.
Quando iniciou o pedido de isenção do ENEM formei um grupo com cada turma para ensiná-los a fazer a solicitação e também ajudar aqueles que não tinham computador ou celular para fazer. Todos 3ª Série fizeram e a maior parte da 2ª.
02/05/24 10:09
Práticas com uso de laboratórios virtuais, podendo ser por meio de aplicativos ou plataformas virtuais. Como é de conhecimento, os laboratórios físicos tradicionais são locais específicos para a realização de práticas experimentais, mas na rede pública de ensino a quantidade de laboratório de ciências equipado e ou em funcionamento é incipiente. Dados do censo escolar, (BRASIL, 2019) somente 3,6 % das escolas municipais brasileiras têm laboratórios de ciências, atualmente, não mudou muito a realidade.
02/05/24 22:29
Dominic Pire Serejo
Rosário-MA
Já há alguns anos, não estou atuando em sala de aula, mas já trabalhei com alunos e alunas do ensino fundamental, com a criação de um blog e postagens de conteúdos (imagens, textos e atividades) na área de ciências da natureza, orientando os alunos a acessar, buscar as atividades e interagir, na época a escola contava com um laboratório de informática. Alguns alunos e alunas apresentaram dificuldades, mas mostraram interesse em utilizar recursos diferentes. Hoje faço uso de formulários on-line para acompanhamento pedagógico nas escolas.
Rosário-MA
Já há alguns anos, não estou atuando em sala de aula, mas já trabalhei com alunos e alunas do ensino fundamental, com a criação de um blog e postagens de conteúdos (imagens, textos e atividades) na área de ciências da natureza, orientando os alunos a acessar, buscar as atividades e interagir, na época a escola contava com um laboratório de informática. Alguns alunos e alunas apresentaram dificuldades, mas mostraram interesse em utilizar recursos diferentes. Hoje faço uso de formulários on-line para acompanhamento pedagógico nas escolas.
03/05/24 11:11
Francisco das Chagas Lima de Sousa. Cantanhede -MA. No momento estou na gestão adjunta, mas quando estava em sala de aula, fazia com frequência o quiz com os alunos, com diferentes níveis de perguntas (fácil, médio e difícil) onde os alunos eram agrupados por equipes, cada uma em um canto da sala e de acordo com as respostas, um componente da equipe avançava ou recuava uma casa, em uma pista desenhada no chão da sala. Era muito divertido e os alunos adoravam.
03/05/24 14:22
Durante a época das aulas via Google Meet, durante a pandemia, utilizei o Mentimeter para iniciar os conteúdos de gramática, como quiz para promover a curiosidade dos estudantes sobre o assunto que iriamos estudar.
Atualmente, trabalho como gestor adjunto da CE Ardalião Américo Pires, município de Barra do Corda-MA.
Atualmente, trabalho como gestor adjunto da CE Ardalião Américo Pires, município de Barra do Corda-MA.
03/05/24 20:45
NOME: Antônio Alexandre Santana Lopes
CIDADE: Anajatuba - MA
Aprendizagem colaborativa: Promover a colaboração entre os alunos por meio de ferramentas online, como plataformas de compartilhamento de documentos, fóruns de discussão e salas de aula virtuais, permitindo que trabalhem em projetos em grupo e aprendam uns com os outros.
CIDADE: Anajatuba - MA
Aprendizagem colaborativa: Promover a colaboração entre os alunos por meio de ferramentas online, como plataformas de compartilhamento de documentos, fóruns de discussão e salas de aula virtuais, permitindo que trabalhem em projetos em grupo e aprendam uns com os outros.
03/05/24 21:39
Wânia Vasconcelos dos Santos
Caxias MA
Utilizo a televisão com slides, uso trechos de filmes, música, atividades em PDF ou no word!
Caxias MA
Utilizo a televisão com slides, uso trechos de filmes, música, atividades em PDF ou no word!
04/05/24 06:15
No período da pandemia aprendi a produzir cartaz no Padlet, Mentimenter e mais recentemente a utilizar o wordwall na revisão de conteúdos. Tem me ajudado bastante na dinamização das aulas.
05/05/24 10:23
Nome: Marcela do Nascimento Gomes Silva
Município: Gonçalves Dia - MA.
Estou fora da sala de aula no momento, mas das práticas pedagógicas que considero inspiradora é a utilização de questionários no Google forms. No período da pandemia utilizei bastante essa ferramenta com meus alunos, pois é possível criar avaliações bem dinâmicas e atrativas, possibilitando ainda ao professor um relatório bem detalhado dos resultados.
Município: Gonçalves Dia - MA.
Estou fora da sala de aula no momento, mas das práticas pedagógicas que considero inspiradora é a utilização de questionários no Google forms. No período da pandemia utilizei bastante essa ferramenta com meus alunos, pois é possível criar avaliações bem dinâmicas e atrativas, possibilitando ainda ao professor um relatório bem detalhado dos resultados.
06/05/24 15:28
Francilda Diniz da Silva
Tutóia -MA
Utilizo quiz sobre o conteúdo ministrado em sala de aula com pouca frequência, mais percebo que eles participam e interagem bastante.
Tutóia -MA
Utilizo quiz sobre o conteúdo ministrado em sala de aula com pouca frequência, mais percebo que eles participam e interagem bastante.
06/05/24 18:10
Utilizo o Google forms e com uma frequência menor quiz.
06/05/24 18:18
Utilizo o quiz como ferramenta para auxiliar no ensino aprendizagem.
06/05/24 19:15
Utilizo o Instagram para que os alunos criem perguntas e respostas sobre ciência no dia a dia e postem na rede e busquem visualização e aeguidores. A participação e engajamento é visível entre os alunos.
06/05/24 19:15
Utilizo o Instagram para que os alunos criem perguntas e respostas sobre ciência no dia a dia e postem na rede e busquem visualização e aeguidores. A participação e engajamento é visível entre os alunos.
06/05/24 20:22
JACIARA RODRIGUES DE ABREU
TIMBIRAS- MA
TIMBIRAS- MA
06/05/24 20:40
Elisangela Cristina de Sousa
Joselandia Ma
Utilizo um quiz normalmente duas ou três vezes ao mês, onde todos tenham a disponibilidade de responder, durante a aula seguinte fazemos as considerações entre erros e acertos. Incentivando alguns que por vezes não tenha tido a oportunidade ou interesse em fazer o mesmo. O quiz pode ser de captação de questões. Levando-o a reconhecer as questões oriundos de algumas provas de vestibular. Tenho alcançado um retorno satisfatório e uma participação bem expressiva
Joselandia Ma
Utilizo um quiz normalmente duas ou três vezes ao mês, onde todos tenham a disponibilidade de responder, durante a aula seguinte fazemos as considerações entre erros e acertos. Incentivando alguns que por vezes não tenha tido a oportunidade ou interesse em fazer o mesmo. O quiz pode ser de captação de questões. Levando-o a reconhecer as questões oriundos de algumas provas de vestibular. Tenho alcançado um retorno satisfatório e uma participação bem expressiva
08/05/24 06:16
Manoel
Faço uso de quiz ( com questões de vários níveis)em grupos , após a abordagem de conteúdos. É tbm produtivo vídeos de observação no microscópio.
Faço uso de quiz ( com questões de vários níveis)em grupos , após a abordagem de conteúdos. É tbm produtivo vídeos de observação no microscópio.
08/05/24 06:16
Manoel
Faço uso de quiz ( com questões de vários níveis)em grupos , após a abordagem de conteúdos. É tbm produtivo vídeos de observação no microscópio.
Faço uso de quiz ( com questões de vários níveis)em grupos , após a abordagem de conteúdos. É tbm produtivo vídeos de observação no microscópio.
08/05/24 21:05
Maurício, URE Timon
Trabalho em grupo com a mediação do professor é sempre um momento enriquecedor que além de ouvir o que os estudantes tem a dizer sobre determinado tema, desenvolve o protagonismo estudantil, tornam-os mais seguros de falar em público e expor suas ideias.
Trabalho em grupo com a mediação do professor é sempre um momento enriquecedor que além de ouvir o que os estudantes tem a dizer sobre determinado tema, desenvolve o protagonismo estudantil, tornam-os mais seguros de falar em público e expor suas ideias.
09/05/24 15:12
CILENE MENDONÇA ,URE ITAPECURU
Trabalho algumas vezes com quiz, cruzadinhas e trabalhos em grupo e é sempre uma experiencia boa.
Trabalho algumas vezes com quiz, cruzadinhas e trabalhos em grupo e é sempre uma experiencia boa.
18/05/24 19:20
.....
23/05/24 10:18
Trabalhei algumas vezes com quiz em grupos, uma experiência ótima
27/05/24 19:17
Trabalho com a utilização de slides nas minhas aulas e faço alguns jogos
27/05/24 19:40
Gosto de desafios do aprender fazendo. Já desenvolvemos (professora e alunos) uma atividade de simulação de um jornal televisivo com todos os equipamentos (câmeras, microfones, mapa do tempo e tudo que possui um estúdio de TV) produzidos pelos próprios alunos, com o auxílio de alguns pais, artesanalmente e, para nossa satisfação, foi um sucesso!
01/06/24 18:04
Desenvolvi muitos trabalhos com vídeos, slides, explorando contextos. Os trabalhos em grupo são uma forma muito boa de interação entre os estudantes.
04/06/24 17:14
NOME COMPLETO: Alaíde Lopes de Azevedo
MUNICÍPIO: Codó
ESTADO: Maranhão
No momento estou Gestora Auxiliar. Observamos nossos docentes utilizando o Google Forms, Google Meet, Plataforma Gonçalves Dias, entre outros. Quando estava em sala de aulas trabalhava muito com jogos educativos.
MUNICÍPIO: Codó
ESTADO: Maranhão
No momento estou Gestora Auxiliar. Observamos nossos docentes utilizando o Google Forms, Google Meet, Plataforma Gonçalves Dias, entre outros. Quando estava em sala de aulas trabalhava muito com jogos educativos.
04/06/24 22:30
Marconi Francisco dos Santos Reis
Barreirinhas -Ma
Atualmente estou como Gestor, diariamente converso com os docentes e observo práticas que eles realizam nas salas. Frequentemente, utilizam slides interativos, jogos que incentivam a busca por conhecimento dos alunos, criação de peças e cenário que fazem com que o contato entre alunos e professores seja ativo, logo ocorre a consolidação de um maior conhecimento por parte dos alunos e de uma educação inovadora com o uso das tecnologias. Como professor, acredito que a interação mais ativa dos alunos faz com que o conhecimento seja fixado com maior facilidade, por isso sempre busquei estar fazendo perguntas e atividades que possuam uma interação entre alunos e o uso benefício da tecnologia.
Barreirinhas -Ma
Atualmente estou como Gestor, diariamente converso com os docentes e observo práticas que eles realizam nas salas. Frequentemente, utilizam slides interativos, jogos que incentivam a busca por conhecimento dos alunos, criação de peças e cenário que fazem com que o contato entre alunos e professores seja ativo, logo ocorre a consolidação de um maior conhecimento por parte dos alunos e de uma educação inovadora com o uso das tecnologias. Como professor, acredito que a interação mais ativa dos alunos faz com que o conhecimento seja fixado com maior facilidade, por isso sempre busquei estar fazendo perguntas e atividades que possuam uma interação entre alunos e o uso benefício da tecnologia.
05/06/24 13:58
José Marinaldo Neves dos Santos
Rosário-MA
Estou como gestor geral. Mas acompanho sempre que posso as aulas dos docentes e vejo a enorme diferença daqueles que usam em suas aulas alguns recursos tecnológicos digitais para aqueles que ainda não conseguiram sair do tradicionalismo. Com uso dos recursos digitais as aulas se tornam bem mais atrativas.
Rosário-MA
Estou como gestor geral. Mas acompanho sempre que posso as aulas dos docentes e vejo a enorme diferença daqueles que usam em suas aulas alguns recursos tecnológicos digitais para aqueles que ainda não conseguiram sair do tradicionalismo. Com uso dos recursos digitais as aulas se tornam bem mais atrativas.
05/06/24 14:45
Iseuda Lopes Alexandre Nunes
Imperatriz, Ma
Imperatriz, Ma
Costumo fazer quiz pelo Google forms, no final de uma unidade, com imagens, tirinhas, e outros recursos. A turma gosta do feedback que é dado no final do quiz. E isso ajuda os alunos a avaliarem o que não ficou claro, e também me dá direção naquilo que precisa ser reforçado, e a utilizar outra estratégia de ensino.
06/06/24 13:14
Josana Marta Andrade de Almeida - Pio XII/MA
Uso de slide com imagens e vídeos curtos
prendem a atenção do aluno;
Produção de vídeo, slide e folhetos informativos com uso de aplicativos no próprio celular ajudam o aluno a usar/desenvolver a criatividade;
Quiz quando feito em grupo pode contribuir para o interesse do aluno em aprender mais.
Uso de slide com imagens e vídeos curtos
prendem a atenção do aluno;
Produção de vídeo, slide e folhetos informativos com uso de aplicativos no próprio celular ajudam o aluno a usar/desenvolver a criatividade;
Quiz quando feito em grupo pode contribuir para o interesse do aluno em aprender mais.
06/06/24 22:20
Josilede Nunes Santos
Codó - MA
Estou no apoio pedagógico, e observo os professores com sua dinâmicas utilizando , slide, produção de Videos dos alunos com temáticas , a plataforma do google forms, ou seja, vejo o esforço dos professores proporcionar aulas mais atraentes com auxilio da tecnologia.
Codó - MA
Estou no apoio pedagógico, e observo os professores com sua dinâmicas utilizando , slide, produção de Videos dos alunos com temáticas , a plataforma do google forms, ou seja, vejo o esforço dos professores proporcionar aulas mais atraentes com auxilio da tecnologia.
07/06/24 09:18
Uso slides com vídeos não muito longos, os alunos prestam bastante atenção, uma forma de diversificar o ensino e o aprendizado do aluno, e a tecnologia nos proporciona isso..
07/06/24 10:13
Maria Lúcia Soledade Silva
Lago da Pedra - MA
Faço uso de slides com imagens, animação, gamificação e produção de vídeos.
Lago da Pedra - MA
Faço uso de slides com imagens, animação, gamificação e produção de vídeos.
07/06/24 12:12
Sempre que possível, utilizo o Google Forms como instrumento para avaliação, autoavaliação e feedback dos estudantes em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Por ser uma ferramenta dinâmica e de fácil manuseio, há uma boa aceitação e utilização pelos estudantes.
07/06/24 15:39
Blitanio Silva de Sousa - IEMA - IMPERATRIZ MA
O conteúdo foi muito enriquecedor uma vez que me trouxe a reflexão sobre a importância do uso das tecnologias de forma coerente e organizada para a conquista dos objetivos propostos.
O conteúdo foi muito enriquecedor uma vez que me trouxe a reflexão sobre a importância do uso das tecnologias de forma coerente e organizada para a conquista dos objetivos propostos.
07/06/24 16:12
UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS E ESTIMULADORES DE APRENDIZAGEM EM SALA
07/06/24 17:45
Criei em em 2010 um blog literário, fez muito sucesso entre os alunos.
07/06/24 19:33
O uso de aplicativos que mostram a realidade do conteúdo, principalmente onde não tem laboratório. Uso aplicativos que demonstram esses espaços
07/06/24 21:40
Gosto muito do kahoot
27/12/23 18:19