Em sala de aula, professores multiplicam aprendizados em ferramentas digitais

Em sala de aula, professores multiplicam aprendizados em ferramentas digitais

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07/10/2024

Formação mão na massa da plataforma Escolas Conectadas teve mais de 7.500 educadores inscritos e apresentou ferramentas digitais na prática

Quando se inscreveu para participar da imersão “Ferramentas digitais na prática para professores”, a educadora Rosineide Brazilino de Andrade sabia que teria uma excelente oportunidade de aprender mais sobre o uso de tecnologia na educação, algo que considera essencial para a sua prática atual. 

O que ela não esperava, entretanto, era concluir o curso com mais confiança e propriedade para utilizar plataformas digitais tão diversas, como Canva, Scratch, Voki, Computação Desplugada, Programaê e a Coleção de Tecnologias Digitais

“Por ser acessível e intuitivo, o aprendizado torna-se descomplicado, especialmente com os links oferecidos durante as aulas, que ampliam ainda mais nossa visão sobre os conteúdos”, observa a professora, que atualmente atua como técnica articuladora na Secretaria de Educação de Recife (PE). 

Ela elogiou os professores especialistas responsáveis pelas cinco aulas da imersão, avaliando o conteúdo aprendido como “riquíssimo”. “A experiência é dinâmica e prática, nunca monótona ou cansativa. Além disso, os recursos fornecidos vão além dos temas abordados, abrindo novas possibilidades para aprimorar nossas aulas, o que é extremamente gratificante.”

Acompanhar as transformações

Rosineide também acredita que o fato dos cursos da plataforma Escolas Conectadas serem oferecidos gratuitamente torna essa iniciativa ainda mais valiosa. “O mundo está mudando a uma velocidade impressionante, e embora haja uma resistência natural às transformações, precisamos estar preparados para acompanhá-las em todas as esferas”, defende. 

“A educação já se encontra profundamente imersa na tecnologia e, como docentes, é essencial nos apropriarmos ao menos do conhecimento básico para dialogar com nossos alunos, que já estão familiarizados com essa realidade. O uso de ferramentas digitais, como as oferecidas nos cursos, certamente fornece a base necessária para essa adaptação.”

Criação de imagem por IA

Após participar da imersão, Romelita Oliveira, professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Dr. Theodoro Machado, em Petrópolis (RJ), elaborou uma atividade com o apoio da Inteligência Artificial da plataforma Canva. 

Ela pediu para seus estudantes do nono ano criarem cordéis com a temática antirracista, que foram editados pela IA e, em seguida, ilustrados através de um gerador de imagens, que criou xilogravuras baseadas no conteúdo de cada cordel. Após a atividade, os trabalhos foram expostos em varais nos corredores da escola.

“O curso reforçou o uso de tecnologias que já aplico na sala de aula e trouxe novas ideias para melhorar o ensino. O que mais gostei foi aprender a usar as ferramentas de forma mais prática”, declara Romelita.

Novos recursos a serem explorados

A docente Rosilene Xavier, por sua vez, depois de participar da imersão descobriu como usar os inúmeros recursos disponíveis no Canva para Educação. “Nunca tive tempo de estudar profundamente o Canva, e o curso me despertou o interesse nisso. Eu não sabia que tinha tantos recursos à disposição e gratuitos.”

Professora de Matemática e Educação Financeira em uma escola de Curitiba (PR), Rosilene também utilizou a IA para elaborar atividades de educação financeira, já que a disciplina não possui livros didáticos. Uma dessas atividades foi um estudo de caso sobre consumismo, e agora ela pretende realizar um trabalho de dramatização sobre como as emoções impactam as relações de consumo. 

“Vou pedir para a IA criar os roteiros, que é algo que eu não tenho ideia de como fazer. Depois, eu leio e faço as adaptações necessárias. Ao invés de quebrar a cabeça e fazer isso do zero, a IA me ajuda. É a melhor coisa que já criaram para uso do professor, me dá diferentes abordagens de alguns conteúdos, estou maravilhada, tenho usado cada vez mais, e principalmente depois do curso”, afirma.

Multiplicar em sala de aula

Outro educador que participou da imersão é Jacinto Francisco Veloso, que atua como Professor Orientador de Educação Digital (POED) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vera Lucia Fusco Borba, em São Paulo (SP). Nas escolas paulistas, a função do POED é estreitar a relação da tecnologia com todas as áreas de conhecimento, buscando desenvolver nos estudantes competências e habilidades relacionadas à três eixos: programação, letramento digital e tecnologias da informação e comunicação (TICs). 

Jacinto conta que, antes mesmo de ser designado para essa função, já conhecia a plataforma Escolas Conectadas. “Eu sempre acompanho os cursos. Todo esse conhecimento adquirido me ajudou muito e tem sido importante para multiplicar em sala de aula tudo o que temos aprendido também em temas como antirracismo e igualdade de gênero.”

Para além dos conhecimentos práticos adquiridos durante a imersão, o docente ressalta um momento da aula ao vivo “Transforme suas aulas com a tecnologia”, que inaugurou a formação. Nele, a pesquisadora Patrícia Schäfer - que também foi responsável por uma das aulas gravadas da imersão - chamou a atenção para o fato de que, embora crianças e adolescentes estejam familiarizados a usos instrumentais das tecnologias digitais, isso não garante que façam um uso crítico e reflexivo. Nesse sentido, os educadores possuem um papel fundamental no apoio ao desenvolvimento dos estudantes na cultura digital.

“Comparado à nossa época, a informação hoje é muito mais massiva”, relembra Jacinto. “Precisamos entender o tempo de cada um para poder trabalhar com paciência, tendo o entendimento de colaboração como parte do processo, aprendendo com eles, que em muitos casos conhecem mais de tecnologia que a gente. Quando nos permitimos aprender junto, a aprendizagem se torna muito mais significativa”, finaliza.

A imersão

Realizada no último mês de agosto, a imersão “Ferramentas digitais na prática para professores” apresentou conteúdos práticos sobre como usar a tecnologia para tornar as aulas mais atrativas e engajar os estudantes. Mais de 7.500 educadores de todo o Brasil se inscreveram na primeira edição do curso, que teve cinco aulas práticas, além de uma aula ao vivo de lançamento e e-books com conteúdo prático para consolidar o conhecimento.

A boa notícia é que o curso está com inscrições abertas novamente. Não perca esta oportunidade de aprender como as ferramentas digitais podem potencializar a sua prática e engajar seus alunos nas aulas.