Férias de julho são oportunidade para educador cuidar de si mesmo

20/06/2024

Durante o período de recesso escolar, educadores devem priorizar bem-estar próprio e buscar atividades relaxantes, preparando o corpo e a mente para o segundo semestre letivo

Os cadernos já foram guardados na mochila, o sinal toca, os estudantes estão em festa e começam as despedidas: as férias de julho chegaram! Essa cena será muito comum em todas as escolas do país nos próximos dias. Mas e você, educador, já parou para pensar no que vai fazer durante esse período?

É sabido que, para a maioria dos profissionais de educação, os finais de semestre são momentos de esgotamento e exaustão - seja físico, seja mental, ou até mesmo ambos. Recentemente, pesquisas indicam que a saúde mental é um dos principais problemas dos professores brasileiros

Nesse cenário, o intervalo entre o primeiro e o segundo semestre letivo é uma ótima oportunidade para os educadores descansarem, dedicarem tempo a outras atividades e recarregarem as baterias para novas experiências que virão no mês seguinte. É aconselhável que, durante julho, professores busquem práticas que combinem o descanso mental com atividades físicas, praticando autocuidado e investindo no próprio bem-estar.

Equilíbrio entre descanso e estudo

É preciso pontuar, contudo, que no Brasil as férias de inverno normalmente são de curta duração. Ainda, se o período de recesso escolar não coincidir com as férias legais dos educadores, eles precisam estar à disposição da escola para atividades pedagógicas, que normalmente vão de formações docentes até avaliações das ações do primeiro trimestre.

Por isso, o educador deve considerar se, para além do merecido descanso, o quanto de tempo e disposição terá para investir em estudos e aperfeiçoamento em temas que julgar necessário. É possível combinar momentos de relaxamento e de aprofundamento, desde que haja um equilíbrio.

A dica do Escolas Conectadas para o mês de julho alia conhecimento e saúde do educador. Trata-se do curso gratuito “Bem-estar docente: autocuidado e redes de apoio para quem transforma a educação”, que busca aprofundar referências sobre sistemas de apoio, métodos dialógicos e bem-estar docente, destacando a importância da prática do autocuidado. A formação responde perguntas importantes para este momento, como: quem cuida do professor? Como gerenciar o cansaço, as angústias e as incertezas? É possível integrar uma rede de cuidados mútuos?

Sugestões de atividades para as férias

A seguir, reunimos algumas dicas e sugestões de atividades que os educadores podem se dedicar durante o recesso escolar, de acordo com seus interesses e gostos pessoais:

• Exercícios físicos: a endorfina é o hormônio responsável pela sensação de bem-estar, e é liberada durante as atividades físicas. Correr, nadar, dançar, puxar ferro ou praticar algum esporte coletivo - são muitas possibilidades para chacoalhar esse esqueleto!
  • Reflexão e metas: refletir sobre os objetivos pessoais e profissionais para o segundo semestre, com base naquilo que foi atingido nos primeiros meses do ano, pode ser um exercício interessante. Listar as suas conquistas - sejam elas pequenas ou grandes - ou os desafios e as estratégias que utilizou para superá-los ajudam a criar um olhar positivo sobre o que foi vivido.
  • Meditação e yoga: práticas de relaxamento também são uma ótima forma de aliar estímulos físicos e descanso mental.
  • Desconexão: utilize recursos tecnológicos para desconectar durante as férias. É só configurar bloqueadores de notificações e limitar o tempo de uso de aplicativos.
  • Atividades culturais: a programação cultural da sua cidade pode ser explorada, como cinema, shows ou exposições artísticas. Nada como o período de festas juninas e julinas para reunir família e amigos e descontrair um pouco, não é mesmo?
  • Entretenimento: você é do time que gosta de maratonar séries? Ou ver uma sequência de filmes? Ou quer mesmo aproveitar o tempo para tirar o atraso nas leituras? Se divertir em grupo, com videogame ou jogos de tabuleiro? Ouvir suas músicas favoritas? Aproveite as férias para isso!
  • Atividades mão na massa e ao ar livre: para aprofundar o relaxamento e ainda por cima estimular a criatividade, nada como investir tempo em atividades manuais como pintar, bordar, cozinhar, cuidar das plantas e do jardim. Será ainda mais potente se você fizer alguma dessas ações ao ar livre, seja em alguma praça, parque, praia ou campo, tomando sol e vento na cara. Afinal, tanto a exposição à luz solar como o contato com a natureza são fatores relevantes para o cuidado com a saúde física e mental.