Agenda do Educador: planeje suas aulas de setembro com antecedência

Agenda do Educador: planeje suas aulas de setembro com antecedência

+
28/08/2023

Conheça as principais datas comemorativas do mês, suas origens e possibilidades de abordagem em sala de aula

 

Setembro é um mês repleto de datas relevantes para serem incluídas no calendário escolar e transformadas em assuntos a serem trabalhados em sala de aula com os seus estudantes. Na plataforma Escolas Conectadas, você, educador, encontra conteúdos e cursos gratuitos para apoiar o seu planejamento pedagógico. Confira a seguir.

 

Independência do Brasil (07/09)

A independência do Brasil de Portugal completa 201 anos em 2023. O acontecimento, que culminou no grito do Ipiranga, na verdade levou anos até resultar nesse fato histórico. Ainda após deixar de ficar sob o domínio lusitano, o Brasil Império ficou vigente até 1989.

Esse é um gancho para disciplinas como História e Geografia tratarem desse processo histórico, suas causas e principais personagens. Assim como suas consequências na realidade atual do Brasil.

 

Dia Nacional de Prevenção ao Suicídio (10/09)

Todos os anos, o mês de setembro é marcado pela campanha "Setembro Amarelo". Seu objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio. A mobilização teve início em 1994, nos Estados Unidos, com foco em promover o bem-estar emocional, a partir de uma ação feita por amigos e familiares de um jovem que cometeu suicídio. 

De fato, questões ligadas à saúde mental são, muitas vezes, negligenciadas em diversos contextos sociais. Então, por que não fazer da escola um ambiente propício e aberto para discussões sobre esse tema? Mas além do trabalho sobre comunicação, autocuidado e empatia com os estudantes, é preciso pensar no bem-estar docente. 

Educadores têm uma alta carga mental na rotina de trabalho. Por isso, é preciso que construam  redes de apoio e aprendam a gerenciar demandas e cuidados. O curso Bem-estar docente: autocuidado e redes de apoio para quem transforma a educação, disponível aqui na plataforma Escolas Conectadas, oferece caminhos para tornar isso possível.

Leia mais: Cuidando de quem ensina: qual a importância da promoção do bem-estar docente?

 

Dia do Programador (13/09)

As habilidades presentes na profissão de programador(a) fazem parte das principais competências para o futuro do mercado de trabalho. Nesse sentido, introduzir conceitos básicos de programação em sala de aula é uma forma de estimular o pensamento lógico e a resolução de problemas entre os estudantes. Além disso, a lógica de programação pode ser aplicada aos próprios métodos de ensino e aprendizagem.

Disponível de forma on-line e 100% gratuita na plataforma Escolas Conectadas, a formação Ensinando o computador: da lógica da programação para a lógica da aprendizagem apresenta alguns elementos básicos das linguagens de programação. A partir do uso de atividades plugadas e desplugadas (com ou sem o uso de  equipamentos e conexão à internet), você entenderá como levar esses aprendizados para a sala de aula.

Leia mais: Pensamento computacional: do entendimento à aplicação efetiva

 

Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21/09)

A escola precisa ser, sobretudo, um lugar de inclusão e promoção de diversidade. Para isso, é preciso investir em estruturas e na preparação de educadores para que o respeito e a empatia se tornem mais do que temas de estudo e sejam, efetivamente, práticas diárias. 

Estratégias pedagógicas inclusivas podem ser discutidas para garantir que todos os alunos tenham igualdade de oportunidades e sintam-se valorizados em sala de aula. O curso Escola para todos: inclusão de pessoas com deficiência fornece a você, educador, os caminhos para que isso seja possível. Além da introdução a conceitos básicos, a formação promove o debate sobre os principais desafios e demandas nesse sentido.

Leia mais: Educação Profissional e Tecnológica é um dos caminhos para inclusão das juventudes

 

Dia Nacional do Rádio (25/09)

Em celebração a um dos meios de comunicação mais antigos e ainda vigentes, o Dia do Rádio marca também a data de nascimento de Roquette-Pinto, considerado o Pai da Radiodifusão no Brasil. Ele foi o responsável por fundar a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923, também a primeira emissora do país. 

Professores podem explorar a história do rádio, seu papel na disseminação de informações e entretenimento, e até mesmo discutir com os estudantes a evolução da mídia ao longo do tempo. Essas são estratégias interessantes para incentivar a reflexão crítica sobre como a informação é transmitida e recebida.

 

Dia Mundial do Turismo (27/09)

Celebrado desde 1980, o Dia Mundial do Turismo foi estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) com o objetivo de ressaltar a importância social, cultural e econômica da atividade turística.

Neste dia, destaca-se a importância do turismo para a economia e a cultura. É interessante abordar em sala de aula temas relacionados à geografia, cultura, economia e sustentabilidade do turismo. Além disso, esse é um convite para incentivar os estudantes a explorarem e valorizarem as belezas naturais e culturais da região onde vivem.

 

Aproveite as sugestões para preparar suas aulas e não deixe de compartilhar esse conteúdo com os seus colegas!

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 15


Eder José de Morais
31/08/23 13:01
Parabéns 👍 ☺ 🆗️ pelos ☺  E. R. E. Projetos, geoprojetos, histoprojetos, filoprojetos e pelos socioprojetos tbém ok 👍 ejm 👍 🆗️ ☺ parabéns 👍 sucessos 👍 sempre 👍 🆗️ parabéns 
Micheli Inácio Cordeiro
04/09/23 23:09
Muito obrigado pela ajuda!!!
Lourdinha Gomes dos Reis
05/09/23 05:58
Conteúdo  maravilhoso e muito bem desenvolvido. 
Lourdinha Gomes dos Reis
05/09/23 06:05
Conteúdo maravilhoso e muito bem desenvolvido 
Soides Trindade de Jesus
07/09/23 08:58
Maravilhoso esse conteúdo 
Elianeide de Jesus Correia Lima
07/09/23 20:07
ótimo
Neide Pacheco
09/09/23 22:55
Muito bom trabalhar datas 
Maria de Fátima Comini da Silva
12/09/23 00:26
Sensacional
José Caetano dos Santos
12/09/23 19:28
 Ótimo!
José Caetano dos Santos
12/09/23 19:28
 Ótimo!
José Caetano dos Santos
12/09/23 19:28
 Ótimo!
José Caetano dos Santos
12/09/23 19:28
 Ótimo!
José Caetano dos Santos
12/09/23 19:28
 Ótimo!
Tejanira Barbosa Souza
15/09/23 20:53
Gostei muito do conteúdo. 
Foi importante para mim.
José Gonçalo de Figueiredo Filho
18/09/23 17:34
importante para mim como profissional da educação.

Conteúdos recentes