Água: a importância de incentivar a conscientização sobre o recurso natural mais precioso do mundo

23/03/2020
Pela primeira vez em 2020, o curso Água: gotas de conscientização abre uma nova turma na plataforma do Escolas Conectadas. As inscrições estarão abertas a partir de 30 de março.

De acordo com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, o Serviço Geológico do Brasil, cerca de 12% da água doce superficial disponível na Terra está no Brasil. Apesar disso, quase metade dos brasileiros (45%) não tem acesso a serviços de água tratada, além de termos 96 milhões de pessoas que vivem sem esgoto sanitário. O brasileiro desperdiça 40% da água tratada que recebe, segundo o CRPM. Por esses motivos, é preciso que quem está dentro e fora da sala de aula saiba como formar as próximas gerações para terem maior conscientização.

Formado por três unidades, o curso tem duração de quatro semanas, em 50 horas. A formação, inicialmente criada a partir da crise hídrica brasileira que ocorreu entre os anos de 2014 e 2016 no estado de São Paulo, tem foco na conscientização sobre o recurso natural.

Além disso, contempla cinco das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre elas: conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, comunicação, argumentação e responsabilidade e cidadania.

Para a professora Vanessa do Nascimento, cursista de Piedade do Rio Grande, Minas Gerais, a formação permitiu trabalhar os recursos hídricos da cidade com seus alunos do primeiro ano da Educação Infantil, com em torno dos quatro anos de idade.

Na cidade dela, com pouco mais de cinco mil habitantes, há algumas vertentes do Rio Grande. Esse curso d’água banha os estados de Minas Gerais e São Paulo, além de formar o Rio Paraná. A professora levou seus alunos a um mirante, para que pudessem observar uma parte do rio, e educá-los sobre a preservação da água e das matas ciliares. Como ainda são pequenos, os alunos da professora fizeram uma atividade alusiva ao Dia Mundial da Água, comemorado neste mês de março.

— Depois de falar tudo que os alunos sabiam sobre o assunto, fizemos um cartaz com suas mãozinhas para comemorar o dia! — relembra.

Para inscrever-se no curso, clique aqui.