Calendário de datas e temas importantes de 2022

08/04/2022
Confira datas importantes de abril para planejar suas aulas

Trabalhar as datas comemorativas durante o ano escolar é muito importante. Dessa forma, é possível conectar os estudantes e a história por trás das celebrações.Para ajudar a planejar as aulas de 2022, separamos algumas datas e sugestões de atividades para trabalhar em sala de aula durante o mês de abril. Que tal incluir os temas no seu planejamento? Confira:

07/04 - Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola

A iniciativa foi criada  para chamar a atenção para os problemas causados pelo bullying, ato de violência física ou psicológica contra uma ou mais pessoas, e estimular a reflexão sobre o tema. A Lei nº 13.277/2016 estabelece e reforça o apelo por mais empenho em medidas de conscientização e prevenção à prática. O curso 100% gratuito e on-line Cidadania digital: educando para o uso consciente da internet,  aprofunda o conhecimento de direitos e deveres na Internet com base no Marco Civil da Internet e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Também apresenta ações preventivas e de enfrentamento às situações de discriminação e intimidação, o Cyberbullying,  e de violência sexual on-line.

09/04 -   Dia da Nacional da Biblioteca

O principal objetivo desta data é incentivar a leitura como ferramenta na educação. A biblioteca é um espaço essencial para ganhar conhecimentos, explorar a literatura, estudar ou até mesmo trabalhar. O Objeto Digital de Aprendizagem (ODA), do parceiro  Escola Digital,  traz um vídeo que apresenta o papel exercido pela avaliação no processo de ensino e aprendizagem. Confira aqui.

18/04 - Dia Nacional do Livro Infantil

A data escolhida para celebrar a literatura infantil nacional é a mesma do nascimento do escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. Para trabalhar o tema em sala de aula,  o curso 100% gratuito e on-line dos parceiros do Portal TRILHAS  Leitura em voz alta pelo professor traz novas práticas para trabalhar a leitura em voz alta de textos narrativos, poéticos e informativos com alunos em fase de alfabetização.

21/04 - Dia Mundial da Criatividade e Inovação

O Dia Mundial da Criatividade e Inovação é uma data idealizada pelas Nações Unidas para conscientizar sobre a importância do tema na solução de problemas sobre o desenvolvimento sustentável. O objetivo do dia é incentivar o pensamento multidisciplinar criativo. O Roteiro de Estudos Você é criativo na busca de soluções de problemas?, disponível no acervo da Escola Digital, aproxima os conceitos criatividade e inovação, realizando atividades práticas que contribuem para despertar e motivar a criatividade.

23/04 - Dia Nacional da Educação de surdos

A data pretende sensibilizar a todos para a  linguagem de sinais, ressaltando também a necessidade de lutar por condições de vida, trabalho e educação mais apropriadas. Para ajudar com a causa, o plano de aula da Escola Digital Recursos Didáticos para alfabetização - Educação dos Surdos traz a proposta da Educação Bilíngue, para que os alunos surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais ( LIBRAS) tenham um ensino nas duas línguas.

Já o ODA  As tecnologias e a educação de alunos surdos analisa as dificuldades e possibilidades dos alunos e como a tecnologia e o educador podem ser aliados no processo de inclusão.

28/04 - Dia da Educação

A data pretende incentivar e conscientizar sobre a importância da educação para a construção de valores essenciais e do convívio com outras pessoas. Uma dica é organizar diversas atividades que ajudem a reunir a comunidade e transmitir a importância dos valores para a formação da criança e do adolescente. Uma pesquisa realizada pelo Portal TRILHAS  com mais de 1.200 participantes mostrou que o vínculo com a comunidade escolar é um dos principais fatores para a recomposição da aprendizagem. Confira aqui.

Gostou das indicações de celebração? Conte para a gente quais datas você planeja trabalhar em sala de aula!