Confira datas importantes para trabalhar em sala de aula no mês de maio

Confira datas importantes para trabalhar em sala de aula no mês de maio

+
10/05/2022

O mês de maio já começou e é sempre bom ficar de olho nas datas comemorativas para trabalhar em sala de aula. Além de conectar os estudantes com as histórias que existem por trás das comemorações, trabalhar com as efemérides pode servir de gancho para discorrer sobre diversos conteúdos. Separamos algumas datas deste mês para você se inspirar e incluir no seu planejamento escolar. Confira a seguir.

05/05 - Dia da Língua Portuguesa

O português é a principal língua falada no hemisfério sul e o idioma falado por cerca de 265 milhões de pessoas ao redor do mundo. A data celebra a importância cultural e histórica da língua portuguesa e a sala de aula pode ser um ótimo ambiente para preservar, valorizar e ultrapassar as fronteiras culturais e linguísticas nas atividades com os alunos. No Portal TRILHAS, projeto parceiro do Escolas Conectadas, você pode conferir cursos que trabalham a leitura e a escrita para crianças em fase de alfabetização, com práticas alinhadas à BNCC. Os cursos também são gratuitos, com certificação inclusa. 

06/05 - Dia Nacional da Matemática

O universo dos cálculos e medidas homenageia o matemático Julio César de Mello Souza (1895-1974). A data foi escolhida para reverenciar o estudioso que desenvolveu mais de 120 obras escritas sobre as exatas e também é um gancho que pode ser utilizado em sala de aula.  Conheça o plano de aula de Matemática para o 7º ano que aborda o reconhecimento das propriedades da circunferência, desde os elementos, lugar geométrico, construção com recursos diversos, clicando aqui. 

E se você deseja ir um pouco mais a fundo, que tal dar uma olhada no curso 100% gratuito do Escolas Conectadas “Se meu computador pensasse: uma correlação entre a lógica computacional e os problemas do dia a dia”? Clique aqui e veja este curso que apresenta o pensamento computacional e a resolução de problemas como alicerces da aprendizagem, possibilitando que os alunos entrem em sintonia com as competências e habilidades exigidas na sociedade do século XXI.

13/05- Dia da Abolição da Escravatura

Que tal propor discussões a respeito das consequências sociais do escravismo no Brasil e dar visibilidade aos problemas estruturais da sociedade brasileira? Clicando aqui, você terá acesso ao plano de aula “A vinda dos africanos para o Brasil - Análise do Documentário A última Abolição” e encontrará sugestões de como abordar temas como a escravidão no Brasil, a produção açucareira no século XVI, grupos étnicos que foram trazidos para o território brasileiro, além das relações de trabalho no período colonial e na atualidade. Conheça também a publicação  da Fundação Telefônica Vivo sobre educação antirracista. 

20/05 - Dia do Pedagogo

Quem compartilha conhecimento merece os parabéns todos os dias, mas nada melhor do que separar uma data somente para os pedagogos, profissionais que zelam e executam a importante função de ensinar, planejar, executar e coordenar tarefas dentro do âmbito escolar. 

Além disso, são muitas as muitas demandas que atravessam a vida desses educadores como, por exemplo, o desafio de cultivar a curiosidade genuína do estudante, permitir que expresse o que pensa e desenvolva sua autonomia. Uma dica de curso 100% gratuito que desperta novas reflexões e possibilidades aos docentes é BNCC, autoria e tecnologias digitais: inspirações para criar e aprender, com 10h de carga horária e certificação inclusa! Saiba mais, clicando aqui.

E como dica de atividade para este dia, nada melhor que ouvir os alunos sobre a importância dos professores e pedagogos para eles, propondo criação de vídeos e mensagens de agradecimento. 

E então, quais datas você pretende trabalhar em maio? Deixe nos comentários!