Como ajudo meu aluno a aprender?

06/10/2020

Já nas primeiras duas competências gerais estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) como meta da educação básica, temos o convite à solução de um dilema vivenciado por muitos educadores: apoiar, simultaneamente, a valorização e utilização dos conhecimentos historicamente construídos e o exercício da curiosidade intelectual.

Nossa ação como professores com esse duplo propósito só é possível quando temos em mente questões fundamentais: o que é aprender? Como a aprendizagem se desenvolve? Como identifico se meu aluno está ou não avançando na construção de conhecimentos? Como posso ajudá-lo nesse processo?

É preciso, primeiramente, entender que o compartilhamento de saberes produzidos pelas gerações anteriores, do patrimônio constituído, não é incompatível com o encorajamento à investigação e à criação. Estas, aliás, são competências transversais ao conjunto de aprendizagens essenciais nas diferentes etapas da vida acadêmica dos nossos estudantes. Emilia Ferreiro nos diz que um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar. Ser professor é conservar, diariamente, o objetivo de não tolher a curiosidade, mas, ao contrário, promover a reflexão, o desejo de imaginar, produzir e investigar.

Os cursos do caminho Currículo buscam apoiar o docente com métodos e inspirações que favoreçam o desempenho dessa multifacetada e importante missão: aliar ao desafio de apoiar a compreensão de conceitos e estruturas dos componentes curriculares o empoderamento do aluno como autor e pesquisador, capaz de percorrer os passos que levam à construção da ciência e da cultura de maneira ética, respeitosa e responsável.

Veja como educadores participantes de cursos do caminho Currículo vêm colocando em prática essa promissora união.

Construção coletiva da nossa língua portuguesa>> A profa. Lucenilde Rodrigues Santos (São Francisco/SE) alçou os alunos ao papel de autores na formulação do "Quiz da nossa língua portuguesa". Após realizar o curso Produção colaborativa de conhecimento, o trabalho com semântica, ortografia, sintaxe e morfologia ganhou apoio das redes digitais e trouxe à tona potencialidades e dificuldades dos aprendizes da criação à execução do quiz, permitindo intervenções apropriadas a cada um.
Horta, jogos e múltiplos saberes>> Arte, Matemática e Ciências integraram a construção do "Jogo da horta", uma das ações realizadas pelo prof. Murilo Carvalho Rodrigues (Belém/PA) em parceria com seus alunos no trabalho com educação ribeirinha e ambiental. As aprendizagens nos cursos da Plataforma, conforme Murilo, tiveram como valiosa contribuição as trocas com outros educadores, de todas as regiões do País.

Referência:
BRASIL, Ministério da Educação. BNCC: Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 15 julho 2020.

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 13

Andréa Tavares Serra
26/10/20 15:16
Os componentes curriculares sem dúvida precisam está interligados nas suas habidades e competências, para melhor estigar a curiosidade intelectual de nossos estudantes.
19/11/20 18:17
Sim, o professor tem que garantir o desenvolvimento do aluno em todas as competências curriculares,construir um conjunto de habilidades que estão  relacionadas aos objetivos de conhecimentos.
19/11/20 18:27
Sim,ele e considerado a arte da ciência e com esse objetivo temos que desenvolver no indivíduos  as habilidades cognitivas para torná-los críticos e reflexivos.
19/11/20 18:39
Sim,nós educadores,buscamos fazer o máximo  para que nossos alunos superem as dificuldades e para que possamos  enfrentar  os obstaculo temos que esta sempre renovando .
Karina Michelle Alcantara de Moura Guedes
21/11/20 12:00
Sim, desenvolvendo as habilidades, encarando os desafios , os tornando cada vez melhor, através dos temas  a serem trabalhados.
Gisele Rodrigues Lavoura Carvalho
01/12/20 22:19
O educador deve garantir o aprendizado do aluno, tendo em vista seu desenvolvimento global, criando situações de desafios e estratégias, aguçando cada vez mais seu conhecimento.
Vanda Jardilene de Oliveira
14/12/20 11:50
Devemos contribuir para que o aluno tenha confiança em si , despertando suas habilidades conforme sua realidade cultural , para melhor desenvolvimento global.
Andreia Daiane Corrêa
15/12/20 10:10
Sim desenvolvendo habilidades, novos desafios, contribuindo com a realidade dos alunos.
Veronice Dias Penachioni
25/01/21 08:11
Sim bem inspirador, nos leva a reflitir nossa atuação quanto professor.
Lucineia da Penha Oliveira
15/04/21 21:20
Na minha atual realidade como regente no EJA Alfabetização de alunos privados de liberdade,  tenho o privilegio de aprender a aprender, alem de trabalhar os componentes curriculares busco ajudar os alunos a realizar alguns sonhos que podem de tornar realidade, como por exemplo assinar o seu próprio nome.
Sandra Aparecida Pereira
26/04/21 18:23
Maravilhoso
Maria da Conceição Silva
05/08/21 22:53
Sim. Desenvolver a confiança e habilidades  nas crianças desenvolvendo sua capacidade de pensar r criar.
Patrícia Marins Alves
14/02/22 15:53
Boa tarde, muito motivador!

Conteúdos recentes