Aprendizagem a todo tempo e lugar

06/10/2020

Repensar tempos e espaços convida a uma inovação que extrapola o ambiente físico em que a aprendizagem, tradicionalmente, acontece. Além de problematizar a sala de aula como reduto da construção de conhecimento, pressupõe entender que a curiosidade e o desejo de aprender não cessam quando o período de aula termina.

Nos cursos do caminho Tempo e espaço, tomamos de empréstimo a provocação feita por Seymour Papert (1994, p. 9): por que, durante um período em que tantas atividades humanas foram revolucionadas, não vimos mudanças comparáveis na forma como ajudamos nossas crianças a aprender?

Com base nesse desafio, trazemos ideias, possibilidades, inspirações e, também, novos questionamentos, a fim de construirmos juntos alternativas para apoiar a aprendizagem dos estudantes dentro e fora da sala de aula, considerando sempre os contextos e as realidades locais.

Quer uma amostra de como os cursos do caminho Tempo e espaço já se refletiram sobre a vida de professores e estudantes do País?

Autoria multimídia>> Os alunos da profa. Luzia de Oliveira da Silva (Itaporã/MS), do prof. Weverton Augusto da Vitória (Cariacica/ES) e da profa. Marli Rodrigues (Anápolis/GO) hoje criam e compartilham recursos on-line por meio de serviços de armazenamento e sincronização de arquivos: assim, têm seus espaços de autoria, trocas e aprendizagens ampliados!
Estudantes desbravadores>> A profa. Valéria Lemos da Silva descobriu nas saídas disparadoras formas de potencializar a aprendizagem dentro e fora do ambiente escolar. A partir da exploração de outros espaços, encoraja que os estudantes proponham perguntas que sintetizem seus interesses e oportuniza ricos processos de investigação.

Referência:

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

Ednalva Maria da Silva Santos
17/10/20 09:33
Dicas importantes. Uma forma de manter o aluno antendo, com uma atividade não enfadonha.
Claudinete de Omena Gomes Santos
12/11/20 21:48
Muito esclarecedor
Karina Michelle Alcantara de Moura Guedes
21/11/20 11:46
Bastante satisfatório, fazendo com que o alunado não fique desestimulado.
Maria Lenite Batista Araújo
29/11/20 18:07

Sou Lenite estou muito feliz e agradecida por participar do curso.
Elizabete Maria de Souza
07/12/20 14:33
A aprendizagem dentro e fora da sala de aula, faz com que os alunos explorem mais outros espaços, e se interessem por outros conhecimentos.

Adriana da Silva Paiva Braz
08/12/20 07:28
Agradeço por participar do curso.
Vanda Jardilene de Oliveira
14/12/20 08:27
acho que o essa metodologia fora do ambiente sala de aula , ampliar mas a visão da educação, pois o conhecimento vai além de uma sala de aula ,aumentando a oportunidade de outras Cultura.
Ademildes Rebouças
19/01/21 15:18
"Fala- me e esquecerei, ensina-me e eu aprenderei..." aproveitar outros espaços fora da sala de aula desperta no aluno algo do qual sempre viam mas não compreendiam a sua utilização!
Gina Nardie Correa Rosa
23/02/21 15:39
Aulas diferenciadas propõem um desafio aos alunos e professores. Sair da mesmisse motiva o aluno a buscar novos caminhos para suas dúvidas e questionamentos.
Angela Fátima Lima Pereira
19/04/21 18:27
Fala-me e esquecerei, ensinar -me e eu aprenderei..." aproveitar outros espaços fora da sala de aula desperta no alunos algo do qual sempre viam mas não compreendiam a sua utilização.
Hildesandria Maria da Silva Albuquerque Carvalho
24/06/21 12:45
 É gratificante participar de um curso rico em aprendizagem! experiências boas pra levar para nossos educandos!
Valdeniza Maria Tavares de Souza
11/07/21 22:58
Foi para mim muito esclarecedor.