Ferramentas on-line do curso Escola na Nuvem  auxiliam professores e alunos no processo de aprendizagem.

Ferramentas on-line do curso Escola na Nuvem auxiliam professores e alunos no processo de aprendizagem.

+
20/05/2020
Você já ouviu falar da expressão “computação na nuvem”? 

A computação na nuvem é um recurso que permite produzir e armazenar documentos multimídia (como textos, fotos, vídeos, infográficos) em um ambiente virtual. Desta forma, esses documentos não ocupam espaço no computador e podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. O melhor é que esse tipo recurso está disponível gratuitamente em algumas ferramentas on-line, que podem se tornar boas aliadas dos professores no processo de aprendizagem dos alunos, tanto de forma presencial quanto à distância. 

Para conhecer quais são essas ferramentas e compreender como utilizá-las à seu favor para desenvolver ainda mais seus conhecimentos sobre computação na nuvem e ainda oferecer aos seus alunos aulas mais inovadoras, interativas e dinâmicas, está disponível na plataforma Escolas Conectadas a formação: Escola na nuvem - ferramentas gratuitas de produção on-line


Mas como você pode usá-las na prática?

Veja alguns relatos de cursistas que realizaram a formação e colocaram em prática o que aprenderam. Eles nos contaram, através da nossa pesquisa de opinião, como foi essa experiência.

O professor, Weverton Augusto da Vitória, afirma que conseguiu pôr em prática o que aprendeu e acredita na importância dos recursos na nuvem durante este período desafiador de distanciamento social que estamos vivendo.

“Com essa pandemia, a Nuvem da Nossa Escola associada ao Google Sala de Aula se tornaram imprescindíveis na comunicação com os alunos e professores. Além disso, nossos documentos estão a alguns "cliques" de distância” disse Weverton.   

Ele ainda pontuou que as ferramentas o auxiliaram nas rotinas de trabalho com seus colegas da rede escolar:

“Antes do curso já havia criado a Nuvem da Escola e após o curso aprimorei a utilização da nuvem. Além disso, compartilhei com meus colegas uma rotina de trabalho para organizar todos os documentos dos professores, pedagogos e coordenadores.”

Na opinião da professora Marli Rodrigues, os jovens utilizam muito a tecnologia mas nem sempre o seu uso é para a produção de conhecimento.

“Os jovens do Ensino Médio utilizam muito a tecnologia, mas não para produzir conhecimento. Daí a importância da mediação do professor para direcioná-los a fim de que utilizem as ferramentas que já conhecem ou mesmo aquelas que desconhecem, para estudar, obter e produzir conhecimento.”

Ela também contou como foi a sua experiência em sala de aula, na qual produziu com os seus alunos um storytelling coletivo:

“Primeiramente, permiti que eles brincassem, apagando as frases dos colegas e reinventando para familiaridade com a ferramenta. Depois, partimos para o trabalho sério de produção textual. Após, fizemos a correção do texto e os alunos foram orientados a observar a coerência textual; depois, a coesão. A seguir, as duplas receberam a missão de alterar o texto, de forma que tivesse sentido e estivesse de acordo com a norma culta da linguagem. Foi muito interessante.” 

Se você gostou dessas ideias e deseja se aprofundar nesse tema, o Escola na nuvem - ferramentas gratuitas de produção on-line terá sua próxima turma em breve. As inscrições estarão disponíveis a partir do dia 23/06. 

Esse curso é mediado, possui certificação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e inova ao oferecer instrumentos para os professores usarem novas tecnologias de forma construtiva em sala de aula. 

Garanta a sua participação na próxima turma e experiencie as vantagens de usar a tecnologia à seu favor! Acesse a página do curso Escola na Nuvem e marque a opção “Avise-me”. Ao fazer isso, você será avisado assim que as inscrições estiverem abertas.

O educador e os alunos que estiverem nas nuvens terão os pés bem firmes no século XXI!