Saiba porque a Educação Socioemocional é fundamental para o novo contexto da educação

Saiba porque a Educação Socioemocional é fundamental para o novo contexto da educação

+
25/05/2023

Claudia Campos Cavalcante Gomes, de Alagoas, utiliza a Educação Socioemocional para recompor aprendizagens e resgatar a autoestima de estudantes 

 

Temas como saúde mental e bem-estar emocional passaram a ser pautas cada vez mais presentes em sala de aula depois que professores e alunos vivenciaram o período de Ensino Remoto por conta da pandemia de covid-19. Esse formato de ensino precisou ser adaptado e colocado em prática, na maior parte das vezes, sem os recursos necessários e durante um momento no qual as preocupações abrangiam muitos outros temas além da educação.

Com a volta presencial para a sala de aula, ficou claro que, para oferecer uma formação integral para os estudantes, é preciso pensar no desenvolvimento de competências socioemocionais com a mesma importância dada ao ensino de conhecimentos técnicos. Por isso também, é importante que cada vez mais educadores busquem formações acerca desse tema.

Foi pensando nesse contexto que a professora Claudia Campos Cavalcante Gomes, de Maceió (AL), deu início ao curso Educação socioemocional: aprendizagens-chave, na plataforma Escolas Conectadas. Graduada em Pedagogia e História, ela é mestre em Educação Brasileira e leciona nas redes estadual e municipal a alunos do 1º ao 5º ano.

“No ano passado, voltamos ao modelo 100% presencial, depois de passar 2020 e 2021 trabalhando de forma on-line. Os alunos voltaram sem referência da escola: eles tinham dificuldade para responder comandos, se ambientar, socializar. Eu e meus colegas sentimos essa dificuldade”, relata. Para a educadora, o momento atual é crucial para a educação pois os professores ainda estão lidando com os “frutos da pandemia”. Nesse sentido, é preciso contextualizar e resgatar os alunos que não conseguiram se adaptar às aulas remotas.

 

Educação Socioemocional voltada à recomposição de aprendizagens

Desde o início de 2022, Claudia Gomes trabalha em um projeto de recomposição de aprendizagem. O foco são estudantes do 5º ano que ainda têm dificuldades de leitura e interpretação de texto causadas pela adaptação ao Ensino Remoto durante a pandemia. 

Professora Claudia Gomes, de Maceió (AL)

O trabalho da professora começa com uma avaliação diagnóstica focada em leitura e matemática. Os alunos que têm necessidades identificadas nesses dois principais componentes curriculares são direcionados para um atendimento educacional especializado e passam a realizar atividades focadas na recomposição.“Esse aluno já chega desmotivado porque a autoestima dele não está sendo trabalhada nem mesmo na família”, afirma ela. 

Nessa função, o trabalho socioemocional também contribui para incentivar a evolução dos estudantes. “Todos os dias, antes da aula propriamente dita, eu gosto de exaltar as habilidades e competências individuais para, assim também, fortalecer a autoestima deles”, conta Claudia. 

Leia mais: Conheça os novos cursos gratuitos sobre recomposição de aprendizagem

 

Resultados positivos em todas as esferas da vida

O ensino socioemocional é baseado no autoconhecimento de cada aluno. Assim, além de trabalharem melhor com as suas emoções, eles podem encarar os desafios de convivência que surgem ao longo de seu desenvolvimento. 

Para a professora Claudia, é importante que a escola assuma esse papel na formação juntamente com a família. Afinal, alguns estudantes passam mais tempo na escola do que na própria casa. 

Claudia sentiu os resultados positivos na aplicação do que aprendeu no curso na disciplina de Projeto de Vida. Segundo ela, o ensino socioemocional possibilitou que os alunos se situassem a respeito de quem eles são e o que querem para seu futuro: “É preciso educar não só para o trabalho, mas para a vida também”, conclui.

Leia mais: Educação socioemocional é tema do novo curso do Escolas Conectadas

 

Formar para o futuro

A educação no século XXI exige que, além de competências técnicas presentes no currículo, os alunos desenvolvam habilidades socioemocionais, aquelas relacionadas ao comportamento e às relações com outras pessoas. Dessa forma, é possível pensar na formação integral, que abrange a perspectiva profissional e cidadã.

No curso Educação socioemocional: aprendizagens-chave, você, educador, vai entender a importância dessa aprendizagem para o desenvolvimento dos seus alunos e sua integração com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para além disso, vai criar seus próprios recursos para transformar esses propósitos em práticas pedagógicas. 

A formação é resultado de uma parceria entre Fundação Telefônica Vivo, Instituto Lotus e Testo Digital e está disponível de forma gratuita e totalmente on-line na plataforma Escolas Conectadas. São 12 horas de carga horária, divididas entre três unidades formativas e uma atividade avaliativa final. Conheça e inscreva-se! As vagas são limitadas.

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 19


Celia Rodrigues de Lima Barros
07/06/23 14:30
Parabéns professora , só quem ama ser professora, faz a grande diferença na educação com excelente resultados .
Rogério Leandro Gewinski
10/06/23 17:53
Parabéns, o amor transforma o mundo em uma corrente humana.
Luziana Fidencio e Silva
06/07/23 11:13
É  chegada a hora de todos nós, brancos e aquinhoados pela vida em abundância, repartirmos o valor da dívida com o povo negro, que pela sua escravidão, contribuiu significativamente para a construção das bases do nosso País. Nosso débito é alto. Não é possível negar essa dívida ou retribuir-lhes com a ingratidão , precisamos de ações como esta  supracitada, para construir essa nova realidade, para que o Brasil começasse a se tornar uma sociedade mais livre, justa e solidária. 
Patrícia Pereira Santos
12/07/23 11:10
O ensino sempre inovando a cada dia, parabéns para nossos educadores, sempre fazendo o melhor para nossos alunado
 Gratidão. 
Gislene Aparecida Lopes Vieira
18/07/23 18:08
O amor sempre mudou e vai mudar, qualquer história de vida tenho certeza.
Evelyn de Queiroz Souza
13/08/23 19:10
A educação socioemocional é um processo educativo que visa formar crianças e jovens considerando o desenvolvimento dos seus aspectos sociais e emocionais.
Marliete Maria da Silva
02/10/23 20:30
Sim a educação  e processo lento que ao pouco vai se.desenvendo e aprimorando ao pouco.

Edilon Dias de Morais
02/12/23 21:22
   Na medida possível devemos sim ajudar os outros
Edilon Dias de Morais
02/12/23 21:28
    Baseado no mundo em que vivemos, temos que criar de forma clara uma educação mais objetiva.
Edilon Dias de Morais
02/12/23 21:35
  O seu esforça é a resposta da sua dedicação.
Edilon Dias de Morais
02/12/23 21:38
   Nem sempre sempre aquilo que  você quer tem resposta, mas a sua insistência o encontra.
Edilon Dias de Morais
02/12/23 21:40
   O DESAFIO DA JORNADA QUE É O PRAZER DO RESULTADO.
Edilon Dias de Morais
02/12/23 21:44
   O resultado do seu esforço traz alegria da sua vida.
Edilon Dias de Morais
02/12/23 21:45
 A SUA VITORIA NUNCA QUE É TARDE.
Edilon Dias de Morais
02/12/23 21:47
    Nunca abandone que o result. vem pela amanham.
Edilon Dias de Morais
02/12/23 21:49
    O  seu resultado alcança pode você mesmo
Edilon Dias de Morais
02/12/23 21:51
        A resposta vem do  seu empenho.
Edilon Dias de Morais
02/12/23 21:52
   Uma educação mais clara mais objetiva.
Edilon Dias de Morais
02/12/23 21:55
   Comentário será  o desenvolvimento daquilo que espera.

Conteúdos recentes