Dedicação ao estudo ainda na graduação: conheça a história da professora Marisa

26/03/2021
Logo que entrou no curso de Letras-Português-Inglês da Universidade Federal de Goiás, em 2018, a professora Marisa Silva de Souza, de Damianópolis (GO), começou a buscar por formações continuadas que a levassem à docência. Desde então, já foram 37 cursos completos só aqui no Escolas Conectadas, além de mais da metade da graduação cursada.

— Estava com dificuldade em uma disciplina de mídias educacionais da faculdade. Tinha que aprender a lidar com a tecnologia em sala de aula e procurei por cursos no Escola Digital — relembrou.

A plataforma Escola Digital, assim como o Escolas Conectadas, também é uma iniciativa da ProFuturo, realizada pela Fundação Telefônica Vivo e Fundação “La Caixa”. O Escola Digital é um repositório de objetos de aprendizagem, roteiros de estudo, planos de aula, cursos e ferramentas para criar uma aprendizagem inovadora.
— A gente faz um curso e não se contenta com um só. Quando eu vi, já tinha feito quase todos — contou.

2021 era o ano em que a universitária ia colocar o estudo em prática: o esperado ano de estágio em docência da graduação. Mas tinha uma pandemia no meio do caminho que a fez permanecer no estudo à distância.

— Gostei do Grandezas e medidas, que é voltado voltado mais para matemática. Lá nesse curso tem alguns probleminhas que são oferecidos para aplicar e é muito proveitoso! — avaliou.

A formação recomendada pela prof. Marisa, Grandezas e medidas: explorar para compreender, está com o período de inscrições aberto! O curso tem carga horária de 50 horas e é recomendado para profissionais que trabalham da Educação Infantil ao Ensino Médio. Várias competências da Base Nacional Comum Curricular são mobilizadas nos alunos: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; comunicação; argumentação e Cultura Digital.

O curso trabalha com a resolução de situações-problema, o contato com práticas inspiradoras e da troca de experiências entre colegas para ampliar e qualificar ações focadas na exploração e compreensão dos conceitos de grandezas e medidas. A formação é mediada por um tutor. que acompanha a turma durante todo o curso pelo fórum do ambiente de aprendizagem.

Reconhecimento pelas horas de dedicação
No final de 2020, a professora Marisa também teve seu progresso nos estudos notado pela Fundação Telefônica Vivo. Ela foi um dos 15 cursistas reconhecidos pela trajetória aqui no Escolas Conectadas, engajamento e desenvolvimento. Todos receberam, em março, uma coleção Escolas Criativas, criada em parceria com a Fundação Telefônica Espanha, o projeto disponibiliza a metodologia criativa e inovadora do famoso chef Ferran Adrià e traduzido pela Fundação Telefônica Vivo.

A dedicação continua, mesmo de casa!
Por ora, Marisa continua estudando de casa, tanto pela graduação quanto aqui pelo Escolas Conectadas. Assim que concluir o curso universitário, o foco de Marisa é se tornar professora de séries iniciais.

— Acho que o que me levou a essa profissão foi isso: eu gosto muito de criança e sei que quando eu começar na sala de aula, vou gostar, porque é ensinar criança — finalizou.

Walter de Souza Dias
31/03/21 19:57
Eu fiz 708 horas de cursos maravilhosos no ano passado. Agradeco a todos da Fundação Telefônica por me proporcionar formações fantásticas na busca de uma educação de qualidade.
Anere Meire Souza e Silva
31/03/21 20:46
Parabéns Professora por sua dedicação! Você merece todo o reconhecimento por sua dedicação.
Estou motivada com os depoimentos. E começando também uma nova jornada.
Obrigada a Fundação por esta oportunidade!
Sonia dos Santos Porto
31/03/21 21:16
Assim como a professora, também amei o curso Grandezas e medidas.Super que recomendo. Fiz pedagogia e já estou há 35 anos em sala de aula.Resolvi fazer minha segunda graduação em Letras- Português.Termino em maio. E os cursos que Faço pela Plataforma já me ajudaram muito na minha formação.Tenho 320 horas de cursos, permeando por vários caminhos.Hoje divulgo e incentivo professores do meu município e  colegas de outros estados a fazerem também.O material de estudos são fantásticos. É um contexto de competências que resultam em um aprendizado significativo.Tenho ótimas indicações para dar dos cursos.Mas como não falar do que me levou a ser escolhida para representar a Região Sudeste.Eu amo crescer profissionalmente com as formações.A cada curso, uma nova aprendizagem. Eu também fui agraciana pela coleção em destaque.Simplesmente maravilhosas.Sou grata pela iniciativa e inovação que nos é oferecida.
Francisca Gesuina de Sousa Oliveira Landim
31/03/21 22:50
A plataforma escolas conectadas através dos seus cursos tem me proporcionado aprendizados e ocupação benéfica ajudando a perpassar o isolamento da pandemia de Covid 19 de forma proveitosa .
Renata Alves Pereira
01/04/21 20:39
A plataforma escolas conectada tem mim proporcionado vários cursos de aprimoramento no ensino aprendizagem durante esse período de pandemia,ajudando no saber de novos conhecimentos é trocas de experiências e novas técnicas tecnológicas. É um prazer fazer parte desta equipe.
Maria Elizabeth de Lima Nascimento
06/04/21 20:11
Esse Curso Grandezas e Medidas: Explorar para compreender é excelente. Super recomendo!