Buscando nos jogos de celular uma nova maneira de trabalhar os biomas na aula de Ciências

Buscando nos jogos de celular uma nova maneira de trabalhar os biomas na aula de Ciências

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18/05/2021
Em meio de uma rotina na pandemia, com três filhos e 14 turmas para o componente curricular de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a professora Maristela Muller Donel, de Sapiranga (RS), está com a agenda lotada. Ainda assim, deu um jeitinho para buscar novas referências e atividades para os alunos.

— Eu estou sempre em busca de atividades diferentes para aplicar na escola com os alunos, para não usar sempre as mesmas metodologias — conta a professora.

O cotidiano da professora Maristela se divide entre três escolas municipais da Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), duas na cidade onde ela mora, Sapiranga, e outra escola na cidade vizinha, de Nova Hartz. Por ora, as três instituições adotaram aulas ao vivo via Google Meet para acompanhar os estudantes durante o distanciamento. 

No período anterior ao início do ano letivo de 2021, Maristela buscou nas formações do Escolas Conectadas novas referências para manter os alunos interessados para o segundo ano em aprendizagem remota. Encontrou na formação Jornada nos biomas: biodiversidade e conservação em forma de jogo a solução para envolvê-los - o jogo Jornada Biomas Escolas, disponível gratuitamente para Android. Por meio de uma "aventura investigativa", são abordados aspectos gerais, fauna, flora e ameaças à biodiversidade dos biomas Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal. 

Nas turmas de sétimos anos da profe Maristela, os alunos receberam a proposta da atividade em março, como primeira tarefa relacionada ao conteúdo de biomas: cada um deveria baixar o jogo em um celular disponível na sua casa e identificar os biomas, a vegetação, os animais e as ameaças presentes em cada uma das fases que a personagem encontra.

— Percebi pelas respostas que nem todos sabiam os animais e que eles não entenderam o que seriam as ameaças. A partir disso, lancei uma atividade diferente falando das ameaças. Tivemos várias aulas semanalmente pelo Google Meet e reforcei que não tinha importância se eles não tivessem me mandado a atividade, mas poderiam preencher a tabela conforme a gente fosse trabalhando os conceitos — conta a professora. 

A formação que Maristela concluiu, Jornada nos biomas: biodiversidade e conservação em forma de jogo, tem carga de 20 horas e é certificada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). As competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) mobilizadas nos estudantes incluem Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado e Responsabilidade e cidadania.

A formação é nova na plataforma e as inscrições estão abertas. Clique aqui para se inscrever. A próxima turma tem início previsto para 24 de maio. O curso é gratuito e propõe uma estratégia ativa de aprendizagem sobre biodiversidade, conservação e sustentabilidade dos biomas brasileiros com suporte do jogo. 

Faça como a professora Maristela, envolva os alunos com a Jornada nos Biomas!
ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 5


Luiz Ricardo Arantes
31/05/21 18:53
Parabéns! Atitude inspiradora, instiga o desenvolvimento de habilidades em atividades lúdicas .  

Pedro Augusto Cassella
31/05/21 19:14
Parabéns, como professores devemos procurar sempre a inovação e o conhecimento. Sempre podemos apreender mais.
Maria de Fátima Vieira Porto
01/06/21 11:49
DEVEMOS ENRIQUECER E APRIMORAR SEMPRE.
Rosana Braz de Oliveira de Assis
04/06/21 14:42
Como professores, somos eternos aprendizes.
As Escolas Conectadas tem sido verdadeira inspiração para nós e a professora Maristela e testemunha viva disso.
Vera Lúcia Medeiros dos Santos Rodrigues
09/06/21 19:46
Devemos sempre buscar novos aprendizados para inovar a nossa prática pedagógica e oferecer o elhor para os nossos alunos!

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