Dia do Cinema Brasileiro: Saiba como incentivar a autoria através do audiovisual

Dia do Cinema Brasileiro: Saiba como incentivar a autoria através do audiovisual

+
21/06/2022
Dia do Cinema Brasileiro: Saiba como incentivar a autoria através do audiovisual
O cinema pode ser uma poderosa ferramenta de autoconhecimento e expressão. Conheça o potencial pedagógico do audiovisual!
 
Em junho de 1898, o filme Vista da Baía da Guanabara entrou para a história do Cinema Brasileiro como o primeiro longa a ser rodado no país. A partir de então, o dia 19 de junho se tornou um marco para celebrar as produções nacionais.
 
Embora a data seja uma excelente oportunidade de aproximar a linguagem cinematográfica dos estudantes, é possível aliar cinema e educação ao longo do ano todo. Principalmente porque o audiovisual pode ser uma poderosa ferramenta de autoconhecimento e expressão.
 
 
O potencial pedagógico do Cinema 
 
O cinema não apenas conta histórias de forma dinâmica, como também amplia a percepção sobre o mundo. Além de despertar o interesse, as produções audiovisuais permitem traçar paralelos com o cotidiano.
 
Dessa forma, os estudantes passam a formar um repertório cultural que permite acrescentar camadas às discussões feitas em sala de aula. Ou seja, o cinema complementa as disciplinas regulares ao mesmo tempo em que gera engajamento. 
 
Isso sem contar a oportunidade de desenvolver habilidades como comunicação, síntese e resolução de problemas. Afinal, com o avanço das tecnologias, ficou cada vez mais fácil realizar as próprias produções audiovisuais.
 
Vídeos de bolso: da sala de cinema para a sala de aula
 
Aliás, essa é a proposta do curso Laboratório de criação de vídeos de bolso, do Escolas Conectadas. Utilizar os celulares para fazer registros históricos e reforçar o audiovisual como ferramenta de aprendizagem. 
 
Nesta formação de 20 horas, os educadores aprendem a  trabalhar a construção de narrativas e a expressão em múltiplas linguagens. A ideia é reforçar o protagonismo dos estudantes ao torná-los autores e comunicadores. 
 
A produção dos chamados “vídeos de bolso” vai ao encontro das seguintes competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular): Pensamento científico, crítico e criativo; Comunicação; Cultura Digital e Repertório Cultural.
 
Além disso, o curso on-line é gratuito e certificado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Se interessou? Fique de olho nas próximas turmas e conheça o potencial pedagógico da linguagem cinematográfica!