Competências e habilidades previstas pela BNCC nos cursos da Escolas Conectadas

Competências e habilidades previstas pela BNCC nos cursos da Escolas Conectadas

+
28/04/2021
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo, com definições a respeito do conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo de todas as etapas da Educação Básica. O objetivo do documento é nivelar o ensino, já que estabelece competências e habilidades comuns a todos os alunos brasileiros, enquanto considera as particularidades regionais e sociais de cada realidade escolar.

As competências gerais indicadas na Base se articulam com os cursos oferecidos pela plataforma Escolas Conectadas, que tem o objetivo de fortalecer educadores, gestores e toda a equipe escolar. O projeto tem o propósito de auxiliar na construção de possibilidades de resolução dos desafios do dia a dia escolar, com assuntos relevantes para as aulas e que impactem as práticas pedagógicas com os alunos. 

A formação de professores é fundamental para a implementação das competências da BNCC, já que os educadores são a ponta da transmissão do conhecimento. Ao implementá-las, acontecem transformações em diversas políticas educacionais, como na elaboração dos currículos, formação inicial e continuada de professores, produção de materiais didáticos e apoio aos estudantes.

Todos os cursos da plataforma apresentam conexões com as competências e habilidades previstas pela BNCC, com desenvolvimentos para as diferentes etapas da Educação Básica. As formações também possuem uma seção chamada "BNCC na prática" que disponibiliza, ao final de toda formação, dicas de aplicação levando em conta os critérios de aprendizagem apontados pela norma. 

Conheça um pouco melhor o que determina cada competência geral da BNCC na plataforma Escolas Conectadas, pesquise os cursos que melhor se alinham a cada uma delas e descubra qual a formação ideal para você! 

Ficou interessado? Saiba mais sobre a BNCC