O valor das histórias em quadrinhos nas aulas

27/05/2021
As histórias em quadrinhos são obras literárias de extremo valor para o trabalho do educador em diferentes disciplinas, sobretudo em Língua Portuguesa. Além de representar um ganho para a aprendizagem de diferentes gêneros textuais, as HQs contribuem para a formação de leitores assíduos e interessados, provocando um rendimento melhor nos processos de ensino e aprendizagem.

Por se tratar de uma leitura muito popular entre crianças e jovens, o trabalho com as histórias em quadrinhos em aula gera mais interesse nos alunos pelo conteúdo das aulas. Para entender melhor como aplicar práticas de utilização de HQs em aula, conheça o curso Escrita criativa: com a palavra, a autoria da plataforma Escolas Conectadas.

Apesar de já ter sido desvalorizado enquanto ferramentas didática de grande potencial, o gênero textual contribui para o desenvolvimento de leitores críticos, capazes de interpretar a linguagem verbal associada à linguagem não verbal, bem como criar situações de reflexão por parte dos alunos devido ao caráter crítico de alguns subgêneros da história em quadrinho, como as charges.

Ao propor práticas que enriquecem o conhecimento sobre o gênero HQ, desenvolve-se o hábito de leitura enquanto considera o próprio gosto e conhecimento prévio dos estudantes, que podem optar pela leitura de variados assuntos. Encante os alunos com o poderoso mundo das histórias em quadrinhos! Quem sabe eles não se tornam escritores de suas próprias histórias?

Gostou do conteúdo? Descubra outras formas de inovar em suas práticas pedagógicas com os cursos da Escolas Conectadas!