Como transformar o assunto “alimentação saudável” em prática pedagógica?

28/07/2021
Manter uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental, mas nem sempre é tarefa fácil entre crianças e adolescentes, já que a recusa a experimentar frutas e legumes é um problema conhecido de muitas famílias!

Mas será que é possível transformar esse assunto em prática pedagógica nas escolas?  A resposta é: sim! E para ajudar na transmissão desse conhecimento, a plataforma Escolas Conectadas desenvolveu o curso Conheça o Pomar Doméstico: um futuro saudável com frutas o ano todo, que apresenta maneiras criativas de ensinar para os alunos as conexões entre os conceitos de alimentação saudável, desenvolvimento dos frutos, clima, solo e sazonalidade, promovendo debates e despertando a curiosidade da turma.

Em três módulos, os cursistas aprendem sobre tipos de plantas frutíferas e sua relação com o ambiente, as características da fruticultura brasileira, o planejamento completo de implantação e manutenção de um pomar na sua escola e outros locais, controle de pragas, podas, plantio e muitas outras informações fundamentais para contribuir com a qualificação do consumo alimentar e a melhoria da saúde dos pequenos aprendizes.

Aprender mais sobre sazonalidade e seus processos fornece elementos-chave para que o educador construa ações didáticas para trazer o tema do meio ambiente para as aulas! O curso apresenta, também, uma série de inspirações práticas de educadores utilizando o tema para inovar nos processos de ensino e aprendizagem! Que tal aprender a desenvolver o tema com a sua turma, com conhecimentos interdisciplinares?

A formação oferecida na plataforma tem 20h de carga horária e é 100% gratuita, on-line e com conteúdos referenciados pela BNCC!

Ative a notificação de inscrições para a próxima edição do curso e participe!