Dia Nacional do Futebol: entenda como o esporte ajuda a formar craques na sala de aula

19/07/2022
O futebol não apenas desenvolve habilidades importantes, como também envolve questões políticas, sociais e econômicas que podem ser debatidas na escola. Saiba mais!

O Brasil é conhecido, até hoje, como o país do futebol. Provavelmente, porque a seleção brasileira já conquistou cinco Copas do Mundo e lançou um dos jogadores mais reconhecidos internacionalmente: Edson Arantes do Nascimento, o famoso Pelé.

Mas o amor pelo esporte não é exclusividade do povo brasileiro. A estimativa é que cerca de 4,5 bilhões de pessoas acompanhem os campeonatos, tornando o futebol o esporte mais popular do mundo. No Brasil, o dia 19 de julho comemora o Dia Nacional do Futebol.

A data foi escolhida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para homenagear a criação do time mais antigo do país, o Sport Clube do Rio Grande do Sul, fundado em 1900. No entanto, a origem do esporte remonta à China de 3.000 a.c.

Descobrindo o potencial educativo do futebol

Ao longo dos séculos, o futebol foi evoluindo até ser caracterizado pelo conjunto de regras que conhecemos hoje. Ainda que esse esporte não agrade a todos, é impossível dizer que ele não marcou a História das civilizações.

O futebol também é uma forma de organização que mobiliza aspectos políticos, sociais e econômicos, que podem ser discutidos em sala de aula. Assim como pode ser utilizado para desenvolver habilidades como trabalho em equipe, coordenação motora e raciocínio lógico.

Em 2022, a seleção brasileira se prepara para participar de mais uma Copa do Mundo, dessa vez no Catar. O resultado ainda não podemos prever, mas por que não aproveitar a oportunidade e trazer o esporte para mais perto da escola?

Confira dicas de curso e recursos digitais que podem fazer o meio de campo entre o futebol e debates relevantes para a sala de aula.

De maneira geral, os jogos carregam um potencial pedagógico enriquecedor para o processo de ensino e aprendizagem. A partir do curso Jogos e Brincadeiras: para além da seriação, do Escolas Conectadas, os educadores terão a chance de trabalhar esse conjunto de regras lúdico para além das aulas de Educação Física. Inscreva-se para participar da próxima turma!

ODA | Sua Língua - Futebol
Basta pensar nas expressões “bola fora”, “deixar de escanteio” e “aos 45 do segundo tempo” para notar que até mesmo a Língua Portuguesa é influenciada pelo futebol. A proposta deste ODA (Objeto Digital de Aprendizagem), disponível gratuitamente na plataforma Escola Digital,  é refletir sobre a contribuição do futebol para o enriquecimento da nossa língua. Acesse o recurso e saiba mais!

Plano de Aula | Tecnologia no futebol
Quem disse que o futebol não é tecnológico? As sofisticadas tecnologias de realidade aumentada permitem que os árbitros consultem as jogadas e tomem decisões mais justas com base em imagens captadas em tempo real. O objetivo deste plano de aula — disponível gratuitamente na plataforma Escola Digital — é justamente estimular o senso crítico dos estudantes do Ensino Fundamental quanto ao uso de tecnologia no dia a dia do esporte mais popular do mundo. Clique aqui para conferir!

Plano de Aula| Igualdade de Gênero no Futebol
Em 2021, uma questão do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) comparou os salários dos jogadores Neymar e Marta, a fim de discutir a desigualdade entre homens e mulheres no Brasil. Apesar do reconhecimento internacional, a jogadora da seleção feminina recebe menos do que o jogador da seleção masculina. Além disso, os clubes femininos contam com menor investimento nos campeonatos. Na sociedade, jogar futebol ainda é visto como “coisa de menino”. Para aproximar o debate da sala de aula, você encontra o plano de aula As conquistas das mulheres: do voto ao futebol''. Saiba mais!

ODA | Futebol de Cinco - Esporte Adaptado
Você já ouviu falar do Futebol de Cinco? A partir deste vídeo aula, os professores podem introduzir a modalidade paraolímpica em sala de aula. Embora seja voltada para jogadores com deficiência visual, o objetivo do ODA é envolver toda a turma em exercícios que desenvolvam a capacidade de adaptação. Trata-se de uma forma de reforçar que o esporte é um direito de todos.